Cardápio de Projetos

Page 252

atividades no livro didático, que retrata alguns músicos brasileiros famosos, como Chiquinha Gonzaga, Antônio Carlos Jobim, Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e Helena Meirelles (conhecida como a “Dama da Viola”). Falando em Nordeste, trabalhamos com os estados através da cultura de cada um e confeccionamos gráficos para reforçar a aprendizagem. Z - Para desenvolver atividades de jornais, trabalhei com o fonema Z, de “Zico é o nosso rei”, uma homenagem realizada pelo cantor Alexandre Pires ao jogador. Além do fonema, assuntos esportivos foram trabalhados. Fizemos pesquisas em jornais e revistas, buscamos por propagandas, receitas, política, passatempo, novelas, clima e outros assuntos onde aparecesse a letra Z. Aproveitei para realizar algumas atividades adaptadas dentro do contexto musical. Entre elas, a de expressão oral, que consistia em prosseguir cantando a música quando era interrompida pela professora. Com essa atividade, a aluna portadora de Síndrome de Down teve a capacidade de desenvolver suas habilidades. W, K e Y - Os fonemas w, k e y foram trabalhados nos nomes de pessoas, rótulo de produtos e salientadas nas letras de músicas estrangeiras.

252

AVALIAÇÃO A avaliação contínua do projeto foi realizada de forma objetiva através da sondagem da escrita espontânea para reconhecer a hipótese do processo de leitura e escrita em que cada aluno se encontra. RESULTADOS OBTIDOS O projeto musical com os alunos do primeiro ano da Educação de Jovens e Adultos está sendo realizado com muito prazer e alegria. Constroem a cada dia a sua trajetória rumo ao letramento. A proposta desenvolvida busca aguçar o gosto pelo aprender e assegurar a confiança e a autoestima elevada dos alunos. Como parte do projeto Faces do Brasil, trabalhando com os cantores e artistas da Região Sudeste, os alunos fizeram uma belíssima apresentação no auditório da escola. Um coral com as músicas “Maria, Maria” (Milton Nascimento) e “Campeão, Vencedor” (Jamily) emocionou a plateia. Os alunos demonstram a cada momento a realização pessoal em poder ler, nas junções das letras, o mundo. AUTOAVALIAÇÃO Pela primeira vez na EJA, pude experimentar emoções diferentes no meu trabalho como educadora. A cada dia que encontro um de meus alunos a escrever pequenos bilhetes com suas mãos endurecidas e calejadas pela vida, as lágrimas me vêm aos olhos. O desafio de poder ensinar o outro a ler o mundo não tem palavras no dicionário que possam explicar. Hoje, a turma se mostra empolgada e mais autônoma. A música, que faz parte do nosso cotidiano, serviu como esteio para a busca do conhecimento e a descoberta de novos mundos. Tive a certeza de que só se aprende, constrói ou adquire novos conhecimentos se for através do prazer, da estimulação e da vivência.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.