De Musa à Medusa

Page 182

Phármakon: a escrita-contaminada de Clarice Lispector

esposas e mães exemplares, na sua ficção, Clarice Lispector sente-se livre para desabafar e retratar a busca dessa perfeição como algo sufocante, trabalhando a possibilidade de fuga dos lugares-comuns exaustivamente (d)escritos nessas páginas. Por isso, conferir importância acadêmica aos textos da crônica feminina clariceana significa, a nosso ver, contribuir para o enriquecimento da fortuna crítica da escritora, investigando e compreendendo os motivos fundadores de sua importante obra ficcional.

Metamorfose: a dona de casa como agente de transformação O conto de Clarice Lispector intitulado “A quinta história”1 – e antes dele, os relatos sobre “Como matar baratas” publicados diversas vezes, e em diferentes versões, em colunas jornalísticas – figura como uma de suas mais enigmáticas peças literárias. É nele que se encontra o gérmen da famosa barata cuja “substância vital” a personagem de seu intrigante romance A paixão segundo G. H. (1964) vai engolir numa das cenas mais esmerizantes da literatura brasileira contemporânea.2 Uma cena que reproduz tanto a freudiana concepção do mal-estar da civilização moderna quanto a temática da náusea sartreana; enquanto estabelece a inconcebível figura de um inseto repulsivo, a “barata”, como um

1. Publicado em Felicidade clandestina: contos (1971) 2. Atenta por diversas vezes Nádia Batela Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, para a importância deste conto na sua obra: “o tema de “matar baratas” foi cultivado (obsessivamente?) ao longo dos jornais antes de chegar à forma do conto, em “A quinta história”, ou do romance, em A paixão segundo G. H.” (Mais um doce veneno, in: Nunes, Aparecida Maria. Clarice Lispector jornalista (2006:11); o que prova a força simbólica, e mesmo “metapictórica”, que a imagem da barata vai adquirindo ao longo do percurso de amadurecimento profissional da escritora.

180


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.