De Musa à Medusa

Page 102

O registro infantil na construção do olhar feminino

visão infantil do mundo adquirem em suas obras uma conotação perversa, por vezes amarga, como sugere a epígrafe de Paul Éluard, escolhida por Maria Judite de Carvalho para o seu livro Os armários vazios: “J’ai conservé de faux trésors dans des armoires vides” (“Conservei tesouros falsos em armários vazios”). Tesouros que são histórias lidas ou ouvidas, e aprendidas, mas para não se poder vivê-las, porque falsas. Daí a impressão – plástica? – de imobilismo em suas narrativas. São histórias de não-histórias, ou de quasehistórias, desviadas de seu curso natural ou possível, interrompidas, emudecidas, congeladas num instante. São histórias de gente e de ninguém, como Tanta gente, Mariana e Os idólatras; histórias de silêncio e solidão. Histórias cruéis, contadas em geral por meninas, pequenas ou grandes, que descobriram vazios os armários onde haviam guardado os seus mais preciosos tesouros. Na pintura de Paula Rego a decepção parece talvez mais intensa, pela maior e mais direta exposição do meio pictórico. Suas crianças de rostos farsescos como os de bruxas e faunos ilustram histórias de Disney, ou povoam com pesadelos as mais inocentes cantigas de ninar, ou clássicos como “Pinóquio”, “Peter Pan”, “Branca de Neve”, “Histórias de Mamãe Ganso”, “Contos populares portugueses” – todos esses “tesouros da juventude”, em geral moralistas, e em geral tão ricos em detalhes ambíguos, cujos terrores inconscientes a pintora desnuda e revela para o seu angustiante, e não menos amargo e vazio universo de cores e de formas nada didáticas nem edificantes. Talvez, simplesmente, verdadeiras. Consideremos, a título de ilustração, o caso da emblemática personagem “Chapeuzinho Vermelho”.

O clássico de Perrault e dos irmãos Grimm Dentre a imensa variedade dos clássicos contos de fadas, nenhum será talvez mais famoso no mundo do que “Chapeuzinho Vermelho”. Sua origem é remota e imprecisa. Uma das primeiras versões impressas é assinada por Perrault, e parece, segundo os críticos, constituir um alerta à conduta

100


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.