Amazônia Maranhense

Page 32

na deterioração da qualidade de vida, saúde e economia de uma população. Uma adequada compreensão destes aspectos pode levar a um alto nível de apoio da comunidade local às ações de conservação, garantindo eficientemente a estabilidade e segurança de seus instrumentos, como são as áreas de preservação. Entende-se, assim, que a educação surge como a principal salvaguarda da preservação dos ambientes naturais3. Com a atuação do programa na Rebio, pretende-se fortalecer as ações de controle e fiscalização da reserva através da oferta de informações sobre a biodiversidade resguardada pela Unidade e seu papel na manutenção da qualidade de vida da população local. Além disso, o saber sobre a biodiversidade, seus produtos e serviços podem oferecer novas oportunidades produtivas, alternativas à degradação. O Plano de Manejo da Rebio do Gurupi foi elaborado em 1999, e aprovado pela Portaria IBAMA nº 167/ 02, de 24 de dezembro de 2002. No entanto, este plano nunca foi aplicado eficientemente devido à toda problemática enfrentada pela unidade até os dias de hoje. Com o apoio do PPBio, a Rebio do GurupiI fará a revisão de seu plano de manejo, com inventários abrangentes da riqueza biológica local, permitindo a elaboração de estratégias eficientes para a preservação e recuperação dos seus ecossistemas e de alternativas produtivas para o seu entorno, compatíveis com a preservação da Unidade.

Conclusão A Amazônia é um dos berços de uma ideia desafiadora: a promoção do desenvolvimento combinada à conservação da floresta. É um desafio para todos os que têm a percepção da necessidade de respeitar a natureza e de usar sabiamente os recursos naturais. Acreditamos que os conceitos de desenvolvimento econômico e de conservação da natureza podem caminhar juntos e formar uma parceria adequada, sendo a proteção de florestas fundamental para a manutenção da qualidade de vida da população humana. Só um trabalho consistente e efetivo que envolva as comunidades do entorno, num processo educativo contínuo, fazendo com que seja percebida a importância da Reserva, para a região e para as gerações futuras, irá reduzir as pressões ambientais que a Rebio do Gurupi vem sofrendo há tempos. Paralelamente devem ser providas ofertas de meios de subsistência que permitam a manutenção de floresta em pé, também no entorno da Reserva. Considera-se urgente a necessidade da implementação de ações que, construídas a partir do envolvimento da sociedade, revertam-se em práticas voltadas para a manutenção desta Unidade de Conservação. Neste contexto, o programa de Pesquisa em Biodiversidade surge como um suporte importante a esta Unidade. Esta parceria, unindo os objetivos do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério do Meio Ambiente e das instituições de ensino e pesquisa, integram geração de conhecimento, educação e gerência ambiental, atendendo aos requisitos fundamentais da Convenção da Diversidade Biológica prescritos na Política Nacional de Biodiversidade Brasileira. • ___________________________________________________________________________ • 3

Convenção da Diversidade Biológica, artigo 13.

31 Amazonia Maranhense: diversidade e conservação

30


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.