Informativo Adepol-SC

Page 1

ADEPOL

Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Santa Catarina

Santa Catarina

Informativo Adepol-SC • Edição 6

Assembleia Geral dos Delegados de Polícia Durante o Encontro Estadual dos Delegados de Polícia de Santa Catarina de 2012, pelo menos quarenta delegados estiveram na Assembleia Geral da classe, que foi realizada no Viena Park Hotel, em Blumenau. O evento também contou com a presença da diretoria da Adepol do Brasil, como o presidente Paulo Roberto D’Almeida, o vice-presidente, Carlos Eduardo Benito Jorge e o primeiro vice-presidente parlamentar, Benito Augusto Galiani Tiezzi. Os dirigentes da associação nacional aproveitaram a oportunidade para expor aos delegados catarinenses os Projetos de Leis de interesse da classe que tramitam no Congresso

Nacional. Também apresentaram as matérias de atuação da Adepol Brasil, os trabalhos realizados pela associação frente aos projetos e aos parlamentares.

Leia a ATA da Assembleia Geral no site: www.adepolsc.org.br

LEIA TAMBÉM PEC que atribui exclusivamente de investigação às polícias Federal e Civil é aprovada em comissão especial.

Pág. 2

ATENÇÃO: Caro associado, não esqueça de cadastrar os seus dados pessoais para continuar recebendo as informações da Adepol-SC. Entre em contato conosco! Tel: (48) 3028 8836 ou email: adepolsc@adepolsc.org.br


www.adepolsc.org.br

Encontro Estadual dos Delegados de Polícia de Santa Catarina

Fátima Damaceno

Delegados e esposas durante a degustação na cervejaria Schornstein, em Pomerode

Presidente da Adepol-SC, Renato Hendges e presidente da Adepol do Brasil, Paulo Roberto D’Almeida, entregam homenagem para o deputado estadual Mauricio Eskudlark.

PEC 37/11 é aprovada em comissão especial A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou no dia 21 de novembro, a Proposta de Emenda à Constituição, PEC 37/11, que atribui exclusivamente às polícias Federal e Civil a competência para a investigação criminal. Assim, o Ministério Público estaria impedido de realizar investigações criminais por conta própria. A PEC 37 é de autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), delegado da Polícia Civil e foi aprovada no dia 13 de dezembro pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, CCJC, da Câmara dos Deputados. No total foram 14 votos a favor e 2 votos contra. A Adepol-SC acompanha todo o processo desde o princípio e ainda manteve contatos com os deputados Ronaldo Benedet (PMDB-SC) e Jorginho Mello (PSDB-SC), que fizeram parte da comissão e votaram a favor. A proposta vai agora a plenário sem possibilidade de emendas.

2

Fátima Damaceno

Cerca de sessenta pessoas participaram do Encontro Estadual dos Delegados de Polícia de Santa Catarina, realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Blumenau. As atividades foram concentradas no Viena Park Hotel. Na abertura, os delegados foram recebidos por uma banda alemã e chopp artesanal da região. No segundo dia, o grupo participou de um passeio por Pomerode, com visita na loja Cativa Outlet, passeio guiado pela fábrica Oxford Crystal, parada na Torten Paradies e na loja de fábrica da Nugali Chocolates, além de uma passada pela loja Velas Guenther e degustação na cervejaria Schornstein. Ainda no sábado, 17 de novembro, a Adepol-SC ofereceu um almoço para os delegados. A noite foi realizado no Bela Vista Country Club, localizado em Gaspar, o tradicional jantar dançante. Autoridades catarinenses e da Adepol do Brasil participaram do evento, como o deputado estadual Mauricio Eskudlark, que recebeu das mãos do presidente da Adepol-SC, Renato Hendges e do presidente da Adepol do Brasil, Paulo Roberto D’Almeida, uma placa em homenagem as ações em prol da classe dos delegados de polícia, especialmente por ter sido o autor da PEC 0009.7/2011, aprovada em julho, que reconhece a carreira do delegado de polícia como atividade essencial na defesa da ordem jurídica. No terceiro dia de encontro, um almoço de encerramento foi oferecido pela associação no Park Blumenau Restaurante que fica anexo a Vila Germânica em Blumenau.


Informativo Adepol-SC

|

Edição 6

JANTAR DANÇANTE

Envie suas fotos para adepolsc@adepolsc.org.br

3


Fique por dentro Delegado lança livro sobre segurança pública de Santa Catarina A obra “Reinventando a Segurança” foi lançada no dia 27 de novembro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e é de autoria do delegado Ricardo Lemos Thomé. O livro é editado pela Insular e resgata o debate entre estudiosos e especialistas na área, com múltiplas abordagens que vão desde a origem da atuação das polícias, passando pelos grandes planos de segurança pública de diferentes governos, federal e estadual, até a apresentação de ações positivas, como a realidade financeira e operacional da área no atendimento à população catarinense. A ideia surgiu de pesquisas realizadas por Thomé quando atuou como chefe da Polícia Civil entre 2004 e 2005. O delegado também é autor de três obras na área da segurança pública e esteve a frente do planejamento da Secretaria de Segurança Pública. Hoje é ouvidor da SSP.

O livro está a venda nas Livrarias Catarinenses.

Os delegados Renato Hendges e Ricardo Lemos Thomé, autor do livro.

Adepol-SC define recesso de fim de ano A diretoria da Adepol-SC, juntamente com os demais colaboradores da associação, entrará em recesso do dia 21 de dezembro de 2012 ao dia 3 de janeiro de 2013. Os trabalhos ficarão suspensos até o retorno das atividades. Toda a equipe estará de plantão apenas para situações de emergência.

ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DE SANTA CATARINA • ADEPOL-SC Rua João Pinto, nº 30 Edifício Joana de Gusmão, sala 401 - Centro Florianópolis/SC - CEP 88010-420 Telefone/Fax 48 3028 8836 | 48 3028 9836 www.adepolsc.org.br

EXPEDIENTE Tiragem: 2.500 exemplares Redação e edição: TXTCom • Assessoria de Comunicação Jornalista Responsável: Moniky Bittencourt - MTB/SC 3543 JP Revisão: Tex.do Diagramação: Lueji Luana Gráfica: Sagrada Família


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.