Guia alimentar para a população brasileira

Page 41

41

DIRETRIZ 6 1 - GORDURAS, Os alimentosAÇÚCARES saudáveisE eSAL as refeições

Todos - Refeições são saudáveis quando prepa-radas com alimentos variados, com tipos e quantidades adequadas às fases do curso da vida, compondo refeições coloridas e saborosas que incluem alimentos tanto de origem vegetal como animal. - Para garantir a saúde, faça pelo menos três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar), intercaladas por pequenos lanches. - A alimentação saudável tem início com a prática do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e complementar até pelo menos os 2 anos, e se prolonga pela vida com adoção de bons hábitos alimentares.

da população. - Implantar, fiscalizar e exigir a implantação das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em locais de processamento, manipulação, venda e consumo de alimentos. - Assegurar o cumprimento da legislação que promove o aleitamento materno enquanto direito da criança à alimentação adequada. - Garantir que programas públicos de alimentação e nutrição incorporem os princípios da alimentação saudável. - Regulamentar estratégias de marketing de alimentos, em todas as formas de mídia, principalmente para aquelas direcionadas para crianças e adolescentes.

Profissionais de saúde Família Orientar: - Sobre a necessidade de se realizar pelo menos três refeições diárias, intercaladas com lanches saudáveis; - Quanto à importância da consulta e interpretação da informação nutricional e da lista de ingredientes presentes nos rótulos dos alimentos, para a seleção de alimentos mais saudáveis; - As mulheres durante a gestação sobre a importância da prática do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade da criança e sobre os passos para a alimentação complementar após esse período.

Saber que: - Os cereais, de preferência integrais, as leguminosas e as frutas, legumes e verduras, no seu conjunto, devem fornecer mais da metade (55% a 75%) do total de energia diária da alimentação.

- Consuma diariamente alimentos como cereais integrais, feijões, frutas, legumes e verduras, leite e derivados e carnes magras, aves ou peixes. - Diminua o consumo de frituras e alimentos que contenham elevada quantidade de açúcares, gorduras e sal. - Valorize a sua cultura alimentar e mantenha seus bons hábitos alimentares. - Saboreie refeições variadas, ricas em alimentos regionais saudáveis e disponíveis na sua comunidade. - Escolha os alimentos mais saudáveis, lendo as informações nutricionais dos rótulos dos alimentos. - Alimente a criança somente com leite materno até a idade de 6 meses e depois complemente com outros alimentos, mantendo o leite materno até os 2 anos ou mais. - Procure nos serviços de saúde orientações a respeito da maneira correta de introduzir alimentos complementares e refeições quando a criança completar 6 meses de vida.

Governo e setor produtivo de alimentos - Aumentar e incentivar a produção, o processamento, o abastecimento e a comercialização de todos os tipos de alimentos que compõem uma alimentação saudável. Implementar programas de orientação e educação nutricional, de forma continuada, respeitando a identidade cultural das populações. - Garantir a qualidade dos alimentos - in natura e processados - colocados no mercado para consumo

Considerações e informações adicionais O que se denomina alimentação saudável pode adquirir muitos significados dependendo do país ou região de um mesmo país, cultura e época. Porém, em geral, a alimentação saudável é sempre constituída por três tipos de alimentos básicos: 1) alimentos com alta concentração de carboidratos, como os grãos (incluindo arroz, milho


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.