Como escrever para a Web

Page 211

EXEMPLOS

APÊNDICE

erro de fabricação, ou seja, cerca de 20 clientes. Crump reiterou que, quando o fabricante mundial solicitar, os proprietários do país poderão ser chamados para fazer as revisões necessárias e adequar os carros que precisarem, sem custo algum para o proprietário.

Crump reiterou que, quando o fabricante mundial solicitar, os proprietários do país poderão ser chamados para fazer as revisões necessárias e adequar os carros que precisarem, sem custo algum para o proprietário.

Abertura com uma descrição ambiental, exemplo: Versão impressa

Versão Web

Alertados pela súbita presença dos intrusos, dois morcegos voam às cegas, batendo contra as paredes em escombros do casarão campestre daquele que já foi considerado um dos narcotraficantes mais poderosos do planeta.

Oito anos após a morte de Pablo Escobar, a Fazenda Nápoles, um dos maiores símbolos do poder econômico do ‘capo’ das drogas, transformou-se em um monte de ruínas e de campos abandonados, pelas quais perambulam os fantasmas de uma época tão dourada quanto ilegal.

Sobre o marco descascado da janela, uma lagartixa levanta sua cabeça cor de terracota. Espera alguns segundos, imóvel, e a seguir serpenteia descendo o muro salpicado de excrementos de morcego, até desaparecer sob um tapete de folhas caídas, lajes de cerâmica quebradas e algumas mangas e limões podres. “Esta era a casa de Pablo”, aponta seu Octavio, um nativo grisalho que trabalha como mordomo da Fazenda Nápoles e cuja hamabilidade não impede de pôr em prática um lema que repete como uma ladainha a sua mulher: “Quanto menos se conversar, melhor, porque é pela boca que morre o peixe”. Eles, os moradores mais antigos da Fazenda Nápoles, chamam simplemente de ‘Pablo’ aquele a quem alguns chamavam, quando vivo, de ‘don Pablo Escobar Gaviria’, e muitos mais, ‘o inimigo público número um’ ou ‘o narcotraficante mais poderoso do país’, e a revista Forbes dos anos 1990 e 1991, um dos homens mais ricos do mundo.

“Esta era a casa de Pablo”, aponta seu Octavio, um nativo grisalho que trabalha como mordomo da Fazenda Nápoles e cuja hamabilidade não impede de pôr em prática um lema que repete como uma ladainha a sua mulher: “Quanto menos se conversar, melhor, porque é pela boca que morre o peixe”. Eles, os moradores mais antigos da Fazenda Nápoles, chamam simplemente de ‘Pablo’ aquele a quem alguns chamavam, quando vivo, de ‘don Pablo Escobar Gaviria’, e muitos mais, ‘o inimigo público número um’ ou ‘o narcotraficante mais poderoso do país’, e a revista Forbes dos anos 1990 e 1991, um dos homens mais ricos do mundo. O lugar está sob a administração do Incora desde 1993. Lá, moram nove familias desalojadas, seu Octavio e sua esposa e quatro trabalhadores que consertam cercas e caminhos.

Mas, oito anos após sua morte, a Fazenda

Î 209 ∂


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.