MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Page 73

73

submetido. Oliveira (2008), ao tratar do sistema de tutoria na EaD, faz um importante resgate histórico da atuação do tutor nos diferentes contextos educacionais relativos à EaD. Na concepção fordista de educação, o papel do tutor ficava em segundo plano, já que todo processo educativo era centrado no ensino. Diante isso, a importância estava nos materiais didáticos impressos e outros recursos utilizados no desenvolvimento do curso. Ao tutor restava a mera verificação da execução de atividades solicitadas. Já para a teoria do auto-didatismo, considera-se que a grande maioria dos que participam de cursos na modalidade a distância são adultos e, portanto, responsáveis pela elaboração do conhecimento. Dessa forma, o aluno é quem decide sobre o que estudar, cabendo ao tutor, também, um papel secundário, visto como ―facilitador‖ da aprendizagem. Ou seja, o tutor é aquele que indica caminhos para promover, de maneira mais simples, a execução de atividades. Na ―tutoria como conversação dialógica‖ encontramos, segundo Oliveira (2008),

o

equilíbrio

na

relação

estudante

e

instituição,

no

sentido

de

responsabilidade com o aprender. De acordo com a autora, as teorias de comunicação e interação colaboram para centrar a tutoria no diálogo com o aluno, permitindo um olhar humanizador sobre a EaD. Por último, a autora aponta a tutoria como mediação, a qual consideramos como mais oportuna, pois:

[...] permite vislumbrar um processo de ensino e aprendizagem em que o conhecimento pode ser construído por meio não somente da interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento, mas, principalmente, por meio da interação sujeito-objeto, sujeito-sujeito. (OLIVEIRA, 2008, p.05)

Nessa concepção, a mediação pedagógica não se apresenta apenas como a tarefa de ―tirar-dúvidas‖ ou motivar a aprendizagem, procedimento comum nos cursos desenvolvidos nos AVAs. Para Oliveira (2008), mediar pedagogicamente exige que o docente, além de conhecer os conteúdos a serem trabalhados, conheça também as bases epistemológicas do conceito de mediação que se deseja. Não basta apenas o conhecimento técnico, é preciso que o docente-tutor tenha clareza sobre a concepção de educação que defende, que sujeito ele pretende formar e quais bases epistemológicas pretende trabalhar, seja na


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.