MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Page 46

46

tecnológicos necessários para a realização dos mesmos. Para Gomes (2007), o uso da tecnologia criou uma espécie de classificação entre os países que se relacionam com tais artefatos. Esses países estão divididos entre centrais, que produzem conhecimento e as inovações tecnológicas; semiperiféricos, que aplicam esse conhecimento e geram tecnologias específicas; e periféricos, que apenas consomem a tecnologia produzida por outros países. O Brasil, assim como a África do Sul e a Índia, encontra-se no grupo de países denominados semiperiféricos. Isso significa dizer que, em uma economia baseada na Internet, estamos à mercê das tecnologias provenientes de outros países. Esses fatores demonstram porque a tecnologia ainda não é vista como instrumento democrático do saber. Quando o sujeito está inserido em um AVA, o aprender, o ensinar, os diálogos e as interações ganham novo contexto. Mas, à medida em que o instrumento ganha maior importância (tornando-se fim e não meio) e que somente a técnica passa a ser utilizada, a aprendizagem fica seriamente comprometida. Nos AVAs, as pessoas necessitam aprender e se habituar à dinâmica do virtual. De acordo com Primo (1999, p.95): Para a filosofia o virtual não é uma oposição ao real, mas sim ao atual. Virtualidade e atualidade seriam então duas maneiras diferentes de ser. O virtual seria um complexo problemático, um nó de tendências, de forças e coerções acompanhando situações, acontecimentos, objetos e entidades. Seria o movimento inverso da atualização.

Para Lévy (2005), o virtual é uma entidade ―desterritorializada‖, capaz de gerar acontecimentos reais (concretos) sem, contudo, possuir um local determinado ou tempo particular. Um dos problemas nessas situações é lidar com o aluno que se sente ―perdido‖ ou solitário. Se o concreto não possui um lugar específico, a criação de uma identidade para esse espaço e, especificamente, para o aluno, dependerá basicamente das interações e linguagens construídas nesses ambientes. Para compreender a configuração do espaço e do tempo nos AVAs e na EaD, faremos um breve exame das considerações de Harvey (2007) sobre os novos valores atribuídos ao tempo e ao espaço na atual sociedade capitalista, compreendida como sociedade pós-moderna.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.