Antropologia - Teologia Sistemática

Page 21

V.

Constituição do Homem

Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim? (Sl.42.5) Sinto abatida dentro em mim a minha alma... (v.6)

O que se pode ressaltar deste texto, senão o relato da tristeza do salmista exilado no extremo norte da Palestina, que anseia por voltar ao templo em Jerusalém. Mas o que os dois textos tem em comum? O que parece óbvio, a expressão de um sentimento, embora um atribua à alma e outro ao espírito. Seria isto uma prova de que alguns sentimentos reportam-se a alma e outros ao espírito? Não, significa que os termos, alma e espírito, são utilizados de maneira intercambiável para expressar o mesmo fato. Vamos observar outros versículos: Agora está angustiada a minha alma, e que direi eu? (Jo.12.27) Ditas estas coisas, angustiou-se Jesus em espírito e afirmou... (Jo.13.21)

A palavra grega referente ao sentimento expresso pelo vocábulo “angustia” é “tara,ssw”, que denota basicamente inquietação, angústia. Este vocábulo grego é encontrado nas duas sentenças, mas ora atribuído à alma, ora ao espírito. Ou seja, ou Jesus tem dificuldade de reconhecer a que aspecto da sua constituição reportam-se as emoções, ou os termos alma e espírito são utilizados de maneira intercambiável. (Para mais exemplos observe os seguintes textos: Mt.20.28, cf. 27.50; Hb.12.23, cf. Ap.6.9).

23

23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.