Gcc 206 web

Page 1

206 Ano XIX julho 2014

u m

b r i l h o

e t e r n o


FERNANDA LIMA BRASIL. TE AMO!


87 anos de brilho Mais que especial, o mês de julho pontua a unificação de dois clubes, que a 87 anos com objetivos comuns, deram início a um projeto ousado. Hoje nosso magnífico e estonteante Graciosa Country Club, reflete o resultado da ambição da época e perfeita gestão de todos que aqui passaram. E quem ganhou e ganha ao longo de todos os anos, somos nós, associados, que temos à disposição para usufruir, junto aos nossos familiares e amigos queridos uma completa estrutura que nos possibilita momentos intensos de lazer, magníficas festas e diversas outras atividades, em espaços carinhosamente elaborados, para atender a todas as faixas etárias. Sobre o Baile de Gala em comemoração ao aniversário do clube, que se deu no dia 14 de julho, faremos comentários na próxima edição quando será possível conferir a cobertura completa daquela maravilhosa noite. Não poderia deixar de citar aqui o sucesso de três outros eventos, o Love’s in the Air, uma noite dedicada ao romantismo que nos encantou com bela decoração e boa música, a Festa Junina, que reuniu a família graciosana, proporcionando momentos de muita interação entre os sócios. A festa realmente é um marco em nossa trajetória e, sempre muito aguardada por todos, reúne gerações e famílias inteiras para brincar e se divertir. Quero deixar aqui o meu agradecimento especial a todos os funcionários que participam efetivamente dela com muita dedicação, largos sorrisos e energia contagiante. Finalmente, queremos nos referir à noite em comemoração a uma década de incentivo à cultura e ao conhecimento para celebrar os 10 anos da Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Netto. O tradicional evento literário “Encontro com a Palavra”, ganhou uma edição especial, relembrando a obra de duas ilustres figuras da cultura paranaense: Munhoz da Rocha Netto e Túlio Vargas, que me inspiraram e apoiaram para concretização de mais este espaço. Que venham muitos outros anos de brilho, com programação intensa, muito requinte, exclusividade, qualidade e sempre o compromisso com o futuro para que este brilho jamais se apague.

Saudações Graciosanas, João Carlos Ribeiro Presidente

3




SUMÁRIO 08.

news Encontro com a Palavra Quarta com Música

nº 206 . Ano XIX Julho 2014

20

Chá da Tarde Dia dos Pais Comunicados Convênio com estacionamento Revista Interativa

14.

social 87 Anos do Graciosa Country Club Love’s in the Air Festa Junina Chá da Tarde com Bingo Copa do Mundo

42.

Responsabilidade SociaL Bazar Solidário

44.

cultura Quarta com Música Lançamento de “A Era do Ressentimento” O Silêncio do Vampiro com Luiz Andriolli Freguesia do Livro

52. 54.

spa masculino Reinauguração da Barbearia

CPE Apneia Festival de Futsal Torneio de Poker Campeonato de Futebol Destaques Internacionais

62.

Tênis Torneio Azul e Branco Escolinhas de Tênis Torneio de Aniversário Tenistas que Brilham

70.

Golfe

Copa Nespresso Trophy

54

Expediente Jornalista Responsável Caroline Nogarolli > MTB 5271 direção de criação Alessandra Saltori > ldeale Design designers Roberta Soares, Renato Nogueira e Paula Masetti > ldeale Design comercialização de publicidade renato@saltori.com.br www.saltori.com.br 41. 3016-9094 / 9996.9995 impressão > Total Editora Ltda.

Copa Pais & Filhos de Golfe Taça Aniversariantes Aconteceu pelo Brasil Homenagem

6

A Revista Graciosa Country Club não se responsabiliza pelos espaços publicitários comercializados, bem como pelos artigos assinados, sendo as duas formas de promoção de inteira responsabilidade de seus anunciantes e autores.



news

novidades do clube

Em j u l ho

a era do ressentimento Venha ao Encontro com Luiz Felipe Pondé, polêmico filósofo, escritor e colunista da Folha de São Paulo.

> dia 24 de julho > horário 19h30 > LOCAL Sede Social * Vagas limitadas

Em a g o sto

Em setem b ro

E m o u tu b ro

Palavra e Paladar

90 Anos de Poty passeio por suas obras

O mito de fausto em grande sertão: veredas

Com o escritor Fabiano Dalla Bona sobre seu livro “Fama à Mesa”.

> dia 28 de agosto

8

Passeio de ônibus pelas obras de Poty, guiado e comentado por Daniela Pedroso. Saída do Graciosa às 10 horas e retorno às 13 horas.

Palestra com Fani Durães.

> horário 19h30

> dia 27 de setembro

> dia 30 de outubro

> LOCAL Sede Social

> saída 10 horas

> horário 19h30

> LOCAL de saída Sede Social

> LOCAL Sede Social


chá da tarde

quarta com música

Próximos chás > diaS

> horário 15 horas 30 de julho 27 de agosto > LOCAL 24 de setembro Sede Social

Toda última quarta-feira do mês tem música ao vivo no Bar do Tênis, em um Happy Hour super animado. Venha curtir bons momentos com os amigos.

dia dos pais jantar dançante Home n s mulhe res

> dia

09 de agosto

de p reto & de colo ri do

> horário

20h30

> LOCAL

Sede Social

Venda de mesas a partir do dia 21 de julho na Secretaria Geral do Clube

9


news

novidades do clube

ação solidária Em solidariedade as famílias atingidas pelas chuvas, o Graciosa se uniu a campanha do Sindiclubes para arrecadar materiais de higiene, limpeza e alimentos não perecíveis para doar as vítimas. Contamos com sua ajuda, toda doação é bem vinda!

ponto de coleta

Portaria funcional

Próximo ao aeroporto Afonso Pena Desconto sobre a tabela vigente de 20% até o mês de outubro de 2014 e após 10%. O associado também terá sobre a hora corrida o desconto de 10% nos seguintes estacionamentos em Curitiba: > Estacionamento plaza Rua Ermelino de Leão nº 143 > Shopping metropolitan Rua Emiliano Perneta nº 297 > hospital nossa senhora das graças Rua Alcides Munhoz nº 450

r esp o nsa bi l i d a de s o ci al @ gr aci o s a.co m .b r

* Para receber o desconto nos estacionamentos o sócio deverá apresentar sua carteirinha.

revista interativa pró-renal Dia 16 de agosto / sábado, acontecerá o Jantar em comemoração aos 30 anos da Fundação Pró-Renal e o 9º Torneio de Golfe Pró-Renal, de Duplas Best Ball – Stableford, Categorias A e B. Re s e r vas Convites Jantar > 3312. 5410 Inscrições do Torneio > 3025. 1380 ou 3025. 1387

Secretaria de Golfe

10

Agora você já pode acessar a Revista do Graciosa de forma interativa pelo seu Smarthphone ou Tablet. Disponível para download gratuito pela App Store e no Google Play. > Acesse ht t ps://www.ma g t a b .com/

re v ist a - g ra ciosa - count ry- club





14

capa

aniversรกrio do clube


GRACIOSA COUNTRY CLUB UM BRILHO ETERNO SÍNTESE DE UM CONTEXTO

F

oi a partir do início do século XX que Curitiba passou a tomar ares de cidade, consciente talvez do grande papel que teria como capital na conjuntura do Estado e do País. O século XIX, fora difícil, tudo ainda muito primitivo e conturbado ao final pela alteração do regime político, ao passar da romântica fase imperial para uma modernidade republicana que se implantou insegura e repleta de controvérsias políticas. Apesar disso, já houvera, nesse século dezenove, algumas manifestações de associação para congraçamento, convívio ameno e disputa de algumas modalidades esportivas importantes do Velho Mundo. As imigrações, que aconteceram no Brasil, desde 1824, estendendo –se até 1960, conforme estatísticas oficiais, concorreram para que a cultura, com acentuada importância no sul do País, se estratificasse consubstanciada a valores mais antigos de além-mar e Curitiba acabou por se beneficiar dessa contribuição. O clima atraiu muitos desses imigrantes, na maioria alemães, que se deslocaram das terras de origem por estímulo dos próprios governos, ou, na qualidade de “wolgadeutschen” (alemães vindos da região do Rio Volga), a fim de encontrarem uma terra de promissão. A organização, a disciplina, a força de trabalho desses alemães que se assentaram em Curitiba e arredores,

apesar dos desconfortos e frustrações iniciais, produziram efetivamente uma nova postura e influenciaram a cultura nesses meios geográficos cobertos por araucárias, a ponto de, aos poucos, a região toda ficar conhecida, diante de uma promoção genial do poder público, por terra de todas as gentes. As atividades socioeconômicas, políticas e culturais, portanto, têm alguns de seus representantes estrangeiros como agentes e expoentes do desenvolvimento que a capital paranaense experimentou nas duas primeiras décadas do século passado. Nos momentos de lazer e convívio, além do congraçamento natural, praticavam-se esportes, notadamente tênis e golfe. Essa circunstância fez surgir, no ano de 1927, um clube esportivo-social diferente dos outros, com grande área livre para o desenvolvimento de esportes e movido por ideias características e avançadas decorrentes dos êxitos logrados nas atividades pessoais de cada um dos que participaram desses primeiros passos do Graciosa Country Club, de maneira que a medida do crescimento e desenvolvimento do clube deveu-se ao emprego da capacidade de cada associado para dinamizar a instituição. Aos poucos, as ações e as atividades desenvolvidas foram alternando sua estrutura para fixa-se hoje como um dos mais belos, ativos e confortáveis clubes do gênero.

> Aos poucos, as ações e as atividades

desenvolvidas foram alternando sua estrutura para fixar-se hoje como um dos mais belos, ativos e confortáveis clubes do gênero.

15


capa

aniversário do clube

n o ss a h i s t ó r i a

fotos: Acervo do Clube

No início do século XX, Curitiba sofreu profundas mudanças, tanto no aspecto cultural como no humano. A presença dos imigrantes europeus, italianos, poloneses, ucraínos e especialmente, alemães, provocou mudanças nos costumes da capital paranaense.

16

Tennis Club 1914 Em 15 de janeiro de 1919, o Sport Club Germânia, passou a ser chamado de Tennis Club 1914.

Graciosa Tennis Club

192 1

Os alemães, praticantes de tênis, criaram um clube voltado a esse esporte. A fundação aconteceu no dia 11 de novembro de 1914. A sede, que ficava no Parque Graciosa, (atual Avenida João Gualberto), possuía duas quadras de tênis.

1919

19 14

Sport Club Germânia

Devido sua localização, situada na estrada chamada Graciosa, o Tennis Club 1914, passou a ser chamado de Graciosa Tennis Club.


1 927

fotos: Acervo do Clube

Graciosa Country Club No segundo semestre de 1926, a Diretoria do Graciosa Tennis Club, propôs união aos componentes do Curityba Golf Club, para que formassem uma só sociedade. A proposição foi aceita, e no dia 3 de janeiro de 1927, o Curytiba Golf Club foi incorporado pelo Graciosa Tennis club. Sobre o Curityba Golf Club No Campo dos Ingleses, no bairro de Santa Quitéria, em torno de 1908, onde se situaria a antiga Vila dos Bancário, Harry Herbert Gomm, proprietário de uma grande área, como bom inglês, aproveitou para construir três ou quatro buracos no campo a fim de praticar seu esporte preferido. Nascia ali o golfe, tão popular hoje no Brasil e no mundo. Um jogo onde se mostravam técnica, arte e paciência. Os amigos foram chegando e o jogo aparecendo como um estimulo para diálogos e para “jogar conversa fora”. Seu Henrique Gomm, como ficou conhecido, passou a convidar pessoas de seu relacionamento. Os convidados foram aumentando com o decorrer do tempo e logo foram construídos mais alguns buracos, conforme a regra, era necessário fazer três voltas. Segundo dizem, assim nasceu o Curityba Golf Club, um dos primeirs Clubs de golfe do Brasil. Nessa mesma época, os Diretores do ainda Graciosa Tennis Club solicitaram ao arquiteto Francisco Pinow, um projeto para a construção de uma Sede Social. No dia 28 de fevereiro de 1927, foram assinadas as plantas e apresentadas à Prefeitura de Curitiba. Diante da transformação pela qual o clube passava surgiu a necessidade de criar um novo estatuto. No dia 14 de junho, em Assembleia Geral, foi lido o novo estatuto e fundado o Graciosa Country Club. A nova Diretoria foi eleita e empossada no dia 28 de junho de 1927. Entretanto, convencionou-se estabelecer a data de 14 de julho de 1927, quando foi inaugurado o campo de golfe, como data oficial de fundação do Graciosa Country Club.

17


capa

aniversário do clube

graciosa country club

fotos internas: José Guillon

Desde sua fundação, em 14 de julho de 1927, até os dias de hoje, o Graciosa Country Club tem representatividade e glamour muito especiais na sociedade curitibana. O estatuto, que determina número reduzido de sócios, diferencia-o dos demais clubes, proporcionando uma convivência sadia e harmônica entre os associados. As festas sociais e os eventos esportivos realizados ao longo de sua história traduzem o status, a elegância e o charme na vida do Graciosa Country Club, das pessoas e da própria cidade.

18

São aproximadamente 245 mil metros quadrados de área em local privilegiado, um campo de golfe a poucos minutos do centro de Curitiba, quinze quadras de tênis, um moderno parque aquático e uma Sede Social imponente e aconchegante. No ano em que o clube foi fundado, 300 pessoas compunham o quadro social. Hoje aproximadamente 8.000 associados (entre titulares e dependentes) têm o privilégio de frequentar o Graciosa Country Club.



social

love’s in the air

Diretora Social, Eliana Fadel Farracha de Castro

ROMANTISMO TOMOU CONTA DO GRACIOSA Ao som de violino e back vocal com a DJ Stephania Lima e um sofisticado clima de romantismo, sócios e convidados foram recebidos no dia 12 de junho para celebrar o Dia dos Namorados com a noite Love´s In The Air. A atmosfera de paixão já começava na fachada da Sede Social, que recebeu iluminação especial em tons de vermelho, e se espalhava por todos os detalhes da decoração, com rosas vermelhas e maças que simbolizam o amor e à luz de velas, preparada pela Diretoria Social – que tem à frente Eliana Fadel Farracha de Castro.

fotos: Lucas Lopes

O cantor e ator Daniel Boaventura fez o show principal da noite, trazendo um repertório na medida para em-

20

balar os casais pela pista de dança que lotou logo na primeira música. O próprio Daniel Boaventura se deixou contagiar pela emoção. “Como artista, foi uma experiência única. A receptividade do público superou todas as minhas expectativas, com as pessoas dançando desde a primeira canção”, contou após o evento. “O Dia dos Namorados é uma oportunidade de celebrar o romantismo”. Com uma carreira de destaque na Rede Globo, onde costuma viver papeis de galã que encantam as mulheres, Boaventura revelou sua visão sobre as principais qualidades que elas buscam nos homens. “O que deduzo é que as mulheres gostam de um par que seja seguro, verdadeiro e que saiba defender o que ama sem ser machista”.


02

fotos: Lucas Lopes

01

03 04

05

01. Francisco Luiz Klimovicz e Miriam Klimovicz 02. Rita Cooper Mylla e Osmar Mylla 03. Karina Guedes Pereira Bley e Glaucio Fernando Bley Filho 04. João Carlos Ribeiro e Adriana Winter

06

07

05. Gustavo Hauer e Morgana Hauer 06. João Ricardo Almeida e Ana Cecília Almeida 07. Antonio Muffone e Sônia Muffone

21


social

love’s in the air

08

10

09

11

fotos: Lucas Lopes

08. Alexei Affonso S. Antoniuk e Gabriela Cristina R. Curi Antoniuk 09. Leoni Jacomel e Celso Jacomel 10. Solange Zornig e Luiz Henrique Zornig

22

12

11. Jesus Sarrão, Arahy Sarrão e Andrea Casagrande 12. Jóse Lucio Glomb e Suely Glomb 13. Agostinho Afonso Hauer e Maria José Hauer

13


14

15

14

16

14. Didio Rocha Loures, Angela Rocha Loures 18. Gerson Tavares e Cida Tavares 15. Daniel Boaventura e Cristiane Moro Keinert 19. Luiz Alberto Cartaxo Moura, Edna Mendes Moura, Reynaldo Garmatter Neto e Regina Maria Crema Garmatter 16. Fabiana Cunha Muricy e Jos茅 Ricardo Muricy 20. Ant么nio Ruppel e Daniela Ruppel 17. Amanda Cavalca Petraglia e Mario Celso Keinert Petraglia 17

18

19

20

23


social

love’s in the air

21

fotos: Lucas Lopes

22

23

21. Ana Lectícia M. Mansur e Roberto Teixeira de Freitas, Ana 22. 24

24

Claudia L. dos Santos Michelin e Ricardo Michelin, Maria Victoria Mansur e Antônio Figueiredo Bastos

23.

Jaqueline de Toledo Ribas, Michele de Souza Leme, Daniel Boaventura, Julianna Muggiati e Danuza Hauer Schaedder

24. Daniel Boaventura e Wilson do Rosário

Joaquim Marques de Souza Neto, Patrícia Marques de Souza, Aristides de Athayde Neto e Elizabeth de Athayde



social

festa junina

arraiá graciosano O

mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É o início das Festividades Juninas, que se iniciam no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram no dia 29, dia de São Pedro, com um ponto alto entre os dias 23 e 24 com o dia de São João. Aqui no Graciosa esta é uma das festas mais aguardadas por todos, com muitas guloseimas, decoração temática que este ano ganhou a forte presença das cores verde e amarelo devido a Copa do Mundo de Futebol, sócios e convidados puderam se divertir com muita música caipira e forró, diversão garantida para todas as idades. “A festa é perfeita, encontrar os amigos neste ambiente festivo e animado é sempre muito bom, a comida está maravilhosa, sem contar a felicidade pela minha filha que conquistou o 1°lugar em seu primeiro concurso”, com largo sorriso no rosto comentou Cristiane Kotzias Piegel, mãe da Geórgia de apenas um aninho de idade. 26

Os pequenos se deliciaram com a variedade de atividades oferecida a eles, e toda animação do Tio Pipoca Recreações e sua turma, teve touro mecânico, guerra de cotonetes, tobogã inflável, pula-pula, piscina de bolinhas, pescaria, argola, pintura com tinta guache, futebol inflável, muro de escada, camarim de pintura com a turma do Clubinho da Criança e um acirrado concurso de melhor caracterização, as crianças fizeram bonito na passarela e pais e familiares na torcida. Para sócia Jaqueline Dal Lin, “todas as festas são maravilhosas, mas esta é especial e sem dúvida uma das melhores”, comentou a mãe da pequena Luiza Ferreira Lopes que ganhou em 3° lugar no concurso. Ana Zélia de Oliveira Lorkievicz da Costa, mãe da pequena Isabela, disse “ minha filha fica muito animada e empolgada para colocar o vestidinho para o desfile, gostamos muito de vir aqui reencontrar os amigos, adoramos a festa, todos os anos é um sucesso”.


fotos: Lucas Lopes

oisa Petras, Fernanda e Hel

Família Tuoto

Sawaia

Família Krause

a, Dayse Kesselring Adriane, Maria August

27


social

festa junina

da Silva Família Barrionuevo

Família Oliveira Franco

Souza ria Victoria Sade de Gabriel, Manoela e Ma

28

órgia Kotzias Piegel gel, Andre Piegel e Ge Cristiane Kotzias Pie



social

festa junina

FamĂ­lia Giublin

a do Enrico e Ana Carolin

Vale, Fabbi, Pedro e

ro Zaniek Leprevost Carina Zaniek e Ped

30

Rico Muricy

Valentina Marco Demeterco e

ues kmann, Karina Doming Gutierrez, Tatiana Dic Mara CorrĂŞa, Marcia


fotos: Lucas Lopes

Wosniaki França , Andressa e Beatrice aela Wosniaki França Mic e ki snia Wo ina Kar

Davi Linhares de Egon José de Assis e

Assis

31


social

festa junina

Marisa Dayse Strobel Moro,

ke Vanessa e Taciana Ehl

FamĂ­lia Maestrelli

FamĂ­lia Raad

32

e Dionisio Wosniaki



social

chá da tarde

> Déborah Nogueira, Carla Nodari e Beatrice Wendling

> Maria de Jesus Sebastião, Roseli Wistphal e Vera Lupion

chá da tarde O tradicional Chá da Tarde da quarta-feira dia 28 de maio trouxe um “Q” a mais para esquentar as tardes geladas que anunciam a proximidade do inverno. A diretoria social Eliana Fadel Farracha de Castro organizou um Chá da Tarde com Bingo recheado de prêmios, que agradou em muito as participantes deixando o chá ainda mais animado.

Agradecemos aos parceiros que contribuíram gentilmente cedendo artigos de suas lojas para abrilhantar ainda mais a nossa tarde: Bonatto Design, Otello Donna, Ernesto Ristorante, Clube da Mulher Farmácias Nissei, LIZ – Pátio Batel, SPA Tereza Zanchi e Elegance Buffet.

fotos: Lucas Lopes

A cada rodada o mestre de cerimônias mudava as formas de chegar ao conhecido “bati”, dando mais emoção a brincadeira, e interagindo muito com as participantes. Elas estavam tão concentradas que foi dada uma pausa para o chá, e retornando em seguida com mais prêmios, e entre uma rodada e outra uma corridinha até o variado buffet, para saborear as delícias.

> Vera Virmond e Elaine Lemes

> Maria Lucia Dias, Eveli Lacerda, Bernadete Bettega, Julieta Bettega, Maria josé Cidral

34

> Simone Hillani, Elizabeth Rauen, Margareth Negrelle e Lucia Helena Beirão


> Terezinha Freitas, Lia Martins e Munira Caluff Salomão

> Marila de Paula Xavier e Silva, Maria do Carmo de Athayde Guimarães, Maria Nazareth Athayde de Hollanda e Eveli Lacerda

> Regina Nascimento e Nereida Dias > Maria Helena Ramos e Eliana Teixeira de Freitas

agradecimentos

> Linda Condessa Wolff e Claudia Mendes > Eliana Farracha, Iracema Baptista, Alessandra Marçaiole e Aurea Araujo Marquenõ

>

35




social

copa do mundo

COPA DO MUNDO FLAMINGO GRACIOSA Na terça-feira dia 17 de junho o Restaurante do Tênis ganhou decoração especial em verde e amarelo para receber sócios e convidados para torcerem e vibrarem a cada lance pela Seleção Brasileira de Futebol. A organização da Festa ficou por conta da Diretoria do Grêmio Flamingo que tem a frente

38

o jovem Leonardo Scheidt que cuidou para que tudo estivesse perfeito e em verdadeira sintonia para a festa que teve ainda banda de Samba & MPB. A partida contra o México finalizou em 0 x 0.


39

fotos: Lucas Lopes


40

social

copa do mundo



bazar de inverno

responsabilidade social

BAZAR SOLIDÁRIO DE INVERNO por Claudia Dedini

Num lindo sábado de sol, apesar da previsão de chuva, num clima alegre e descontraído, os funcionários do Graciosa acompanhados de um familiar ou amigo, participaram de mais um Bazar Solidário de Inverno. Ao som de música caipira, em pouco mais de duas de horas, eles compraram quase tudo que havia sido arrecadado neste primeiro semestre. Foi maravilhoso e gratificante ver como, com esforço, trabalho e dedicação consegue-se realizar um sonho. O bazar continua sendo duplamente solidário já que após o mesmo o pouco que sobrou foi dividido e entregue a entidades beneficentes as quais o clube ajuda. Gostaria de agradecer a todos os associados que, incansavelmente efetuam as doações; aos funcionários que comparecem em massa para adquirir os produtos; ao Sr. Zé Carlos e

ao Sr. Wartil e sua equipe que nos ajudaram transportando mesas, estantes, araras, caixas e cartazes; ao John que cuidou e organizou a entrada providenciando sacolas e crachás, a Priscila e Luana que nos ajudaram com o caixa e aos demais funcionários que direta ou indiretamente contribuíram para este evento, e ao nosso grupo de colaboradoras que incansavelmente dedicam parte do seu tempo e que felizmente, não para de crescer. Não tenho palavras para descrever o trabalho destas voluntárias que deixam casa, família, esporte e profissão para se dedicar ao próximo, sempre com um sorriso no rosto. E aqui eu gostaria de destacar o trabalho da nossa mais nova voluntária, Luisa Ferreira Lopes, que com apenas cinco anos já aprendeu da mãe Jaqueline Dal Lin, o significado das palavras doar, colaborar e ajudar.

A todos meu mais profundo obrigado!

42


fotos: Lucas Lopes

> Seja tambĂŠm um voluntĂĄrio responsabilidadesocial@graciosa.com.br

43


cultura

quarta com música

quarta com música O inverno está chegando, mas nem mesmo o vento gelado consegue afastar os amigos e o clima adorável que paira sobre o happy hour do Bar do Tênis. A noite do dia 28 de maio foi assim, com muitas ri-

sadas, boa conversa, comidas deliciosas e um bom vinho para aquecer. Se você gosta de música e bom papo, aqui é o lugar. Toda última quarta-feira do mês você já tem um encontro marcado, esperamos você!

01

02

03

04

04. Joseli Macedo e José João Macedo 05. Alvaro Passos, Miguel Richter e Kelson Krieger 06. Sonia Selig, Sueli King e Sandra Pinho Bitencourt

fotos: Gilson Janchuky

01. Paulo Niebel e Haedy Niebel 02. Marilena Sobocinski, Claudia Surugi, Clara Luhm 03. Rubens Maluf Dabul e Beatriz de Moraes Kormannn

44

05

06



cultura

encontro com a palavra

LANÇAMENTO NACIONAL Polêmico filósofo, escritor, articulista e colunista da Folha de São Paulo, Luiz Felipe Pondé lança no dia 24 de junho seu livro “A Era do Ressentimento”, na Sede Social do Graciosa “Qual o segredo da esquerda? É ser festiva. Outro dia, conversando com um amigo e colega que é bastante conhecido (por isso vou preservar sua privacidade), chegamos à conclusão de que a direita (liberal, claro, não estou falando de gente que gosta de tortura, tá?) precisa desesperadamente encontrar sua face festiva. Imagine a energia de uma manifestação! Braços dados ou não, mas caminhando e cantando. Imagine a fuga, correndo juntos da polícia. Os corações batendo juntos! E claro, imagine vocês no bar da faculdade (matando a aula, porque quem assiste aula não pega mulher): muita cerveja, muitas juras de revolta contra as injustiças sociais, muitas citações de Marx e Foucault”.* Quem, nessa era de ideias mornas, escreve assim no maior jornal do país? Ora, quem mais senão Luiz Felipe Pondé, escritor e ensaísta, doutor pela USP, com pós-doutorado pela Universidade de Tel Aviv, professor da PUC-SP e da FAAP, médico não praticante, filósofo (muito) praticante e, segundo a esquerda, agente provocador da direita, que ainda não se manifestou. A boa arte contempla a vida sem anteparos ou atenuantes, e Pondé pratica a melhor arte. Seus textos não manifestam nenhuma piedade por fracos ou ignorantes presunçosos, o que escreve é cru, estoico, quase cínico, seria cruel não viesse temperado por brilho e senso de humor cada vez mais escassos entre os intelectuais desses alegres trópicos. A grande pergunta, nunca feita a sério entre nós, é: está rindo de que? “Como ter esperança no mundo sem ter que abdicar da capacidade de vê-lo tal como é? Por isso, sinto um halo de graça quando vejo a esperança visitar o mundo. Afora as ilusões, só a generosidade é capaz de acolher a esperança. Talvez o próprio Camus dê uma pista, sendo ele um filósofo, e sabendo, como nós todos, que nós filósofos sofremos da vaidade intelectual como pecado capital. Camus diz que “a obsessão em ter razão é a marca suprema de uma inteligência grosseira”. Portanto, talvez, a humildade, virtude capital para Camus, seja a esperança para a filosofia. Ou, como dizia Santo Agostinho, o que falta ao filósofo é chorar”. Ateu, cético não iconoclasta, conhece bastante as “bíblias” judaica e cristã, e proclama sua imensa importância cultural, filosófica e espiritual.

46

“O Deus de Israel não gosta de covardes. Homem, mulher, criança, todos são chamados à coragem, à dor e a tomar decisões difíceis. O profeta Isaías, 54:1-55:5, compara as agonias e posteriores alegrias da mulher infértil (ou desamparada ou solitária) às águas de Noé: ‘Canta, ó estéril que não deste à luz; rompe em cânticos, e clama com alegria, tu que não tiveste dores de parto; porque mais serão os filhos da mulher solitária do que os da casada, diz o Eterno’. Sabe-se que Deus escolhe Rachel como a que ‘amolece’ Seu coração, quando Ele fica irritado com o povo israelita. Está aí o mistério da dor feminina que encanta até o Eterno. Quando você ouvir alguém dizer que a Bíblia é um livro bobo, saiba que você está diante de um ignorante”.


Politicamente, Pondé é colocado “à direita de Gengis Khan”, geralmente por pessoas para quem Gengis Khan é uma espécie de churrasquinho, e que não tem a menor ideia do que são direita e esquerda no contexto de uma sociedade moderna. Se vivêssemos em ambiente menos polarizado, ou contaminado conforme se queira, por rótulos de conveniência, Pondé seria um independente ou, quem sabe, de centro (o de verdade, não o dos nomes dos “partidos” políticos). Como vivemos onde vivemos, Pondé é de direita. E por ser de direita, comete esse tipo de maldade contra os “socialistas”: “Se eu pregar que todos que discordam de mim devem morrer ou ficarem trancados em casa com medo, eu sou um genocida que usa o nome da política como desculpa para genocídio. No século 20, a maioria dos assassinos em massa fez isso. O Brasil, sim, precisa de política. Não se resolve o drama que estamos vivendo com polícia apenas. Mas me desespera ver que estamos na pré-história discutindo ideias do ‘século passado’. Tem gente que ainda relaciona ‘socialismo e liberdade’, como se a experiência histórica não provasse o contrário. Parece papo das assembleias da PUC do passado, manipuladoras e autoritárias, como sempre.

A tragédia política no Brasil está inclusive no fato de que inexistem opções partidárias que não sejam fisiológicas ou autoritárias do espectro socialista. Nas próximas eleições teremos poucas esperanças contra a desilusão geral do país. Mas a esquerda não detém mais o monopólio do pensamento público no Brasil. Não temos mais medo dela”. É preciso ouvi-lo, concordar ou discordar dele, em santa indignação ou em demoníaca complacência. Poucas pessoas neste país pensam por conta própria como ele, e menos ainda dizem realmente o que pensam.

> O colunista da Folha de São Paulo

Luiz Felipe Pondé lançou seu livro “A Era do Ressentimenro” em junho no Graciosa Contry Club

A maioria de nós, pelo menos quem é responsável pelo seu sustento e da sua família, não concorda com o socialismo autoritário que a ‘nova’ esquerda atual quer impor ao país. A esquerda é totalitária. Quer nos convencer que não, mas mente. Basta ver como reage ao encontrar gente inteligente que não tem medo dela. Ela, a esquerda, constrói para si a imagem de ‘humanista’, de superioridade moral, e de que quem discorda dela o faz porque é mau. Ela está em pânico porque estava acostumada a dominar o debate público tido como ‘inteligente’ e agora está sendo obrigada a conviver com gente tão preparada quanto ela (ou mais), que leu tanto quanto ela, que escreve tanto quanto ela, que conhece seus cacoetes intelectuais, e sua história assassina e autoritária. Professores pautados por esta mentira filosófica chamada socialismo mentem para os alunos sobre história e perseguem colegas, fechando o mercado de trabalho, se definindo como os arautos da justiça, do bem e do belo. A esquerda nunca entendeu de gente real, mas facilmente ganha os mais fragilizados com seu discurso mentiroso e sedutor, afirmando que, sim, a vida pode ser garantida e que, sim, a sobrevivência virá facilmente se você crer em seus ideólogos defensores da ‘violência criadora’. Ela sempre foi especialista em tornar as pessoas dependentes, ressentidas, iludidas e incapazes de cuidar da sua própria vida. Ela ama a preguiça, a inveja e a censura.

*Os textos de Pondé foram publicados originalmente no jornal Folha de São Paulo entre janeiro e maio de 2014, e utilizados com autorização expressa deste periódico. A seleção dos textos e os comentários destacados em azul são da professora Wanda Camargo, assessora da Presidência das Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil. 47


cultura

encontro com a palavra

O Silêncio do Vampiro A noite do dia 29 de maio foi de muitas revelações em torno dos mistérios que permeiam a vida do escritor Curitibano Dalton Trevisa, que é tido como o Vampiro de Curitiba, e sua história comparada com a do personagem Drácula de Bram Stroker. Mesmo com pouco acesso a traços biográficos da vida literária e social, o jornalista e escritor Luiz Andrioli passou informações importantes, algumas desconhecidas, que teve acesso pela comunicação através de cartas que foi desenvolvida durante sua tese de mestrado. Durante o bate-papo a plateia interagiu muito e alguns foram convidados a ler trechos da obra, em uma edição histórica de 1969 do acervo pessoal de Andrioli. Fato é que os contos, as histórias e a vida de Trevisan são fascinantes e continuam encantando gerações.

fotos: Lucas Lopes

01

01. Lealis Sponholz e Celina Lacerda Ferreira 02. Wilson Negrelli e Guilherme Holanda 03. 02

48

03

Fani Durães, Maria Comninos e Constantino Comninos


04

05

04. Alícia Campelo e Sofia Bibas 05. Luciane Passos e Tatiana Marchette 06. Luiz Geraldo Simões, Taisa Simões e Betty Martinelli

07. Isabella Ribas, Isadora Bibas e Maria Fernanda Chaves

08. Jô Bibas, Luiz Andrioli, Claudia

Hollanda, Silvia Camargo e Angela Duarte

09. Cleris Muzzilla, Maria Luiza e Angela Zacarias

06

08

07

09

49


cultura

freguesia do livro

freguesia do livro

você tem livros parados em casa? Potencializar e acelerar a transformação pela leitura é simples e a Freguesia do Livro está disposta a facilitar a jornada de todos que querem transformar o mundo num lugar habitado por leitores.

Que livro você está lendo? Há quanto tempo seus livros estão parados na prateleira de casa? A Freguesia do Livro se interessa por fazer livros circularem e, assim, estimular a leitura. Atua em duas pontas: a do leitor que pode doar livros e, na outra, daqueles que têm pouco acesso a boa literatura e podem ser beneficiados pelos livros doados. Higienizados, consertados, carimbados e classificados, esses livros são espalhados por Curitiba, região metropolitana, litoral do Paraná e Campos Gerais em Pontos de Leitura, caixas cheias de livros livres para quem quiser ler e aproveitar. Os livros ganham o mundo mais uma vez e são três os seus possíveis destinos: manutenção de bibliotecas comunitárias, feiras de distribuição gratuita de livros em escolas da periferia e os Pontos de Leitura, que já chegam a 100. Os Pontos de Leitura recebem livros selecionados de acordo com o perfil de seu público e estão em locais onde o fluxo de pessoas é grande: cafés, supermercados, lojas, portarias de prédios e condomínios, associações de moradores, asilos, salas de espera de clínicas, em hotéis, pousadas, ONGs, frutarias, escolas rurais, escolas de yoga, restaurantes, fábricas, salões de beleza, barbearias, etc. As possibilidades são infinitas. Em Curitiba, basta se cadastrar no blog da Freguesia para receber uma caixa. A premissa do projeto é o empréstimo livre e a colaboração: pode pegar qualquer livro, não há cadastro nem controle, o único desejo da ONG é que os livros sejam lidos e circulem e que as caixas continuem vivas e alimentadas. Em cada ponto de leitura é incentivada a arrecadação e doação de livros, e a leitura para os clientes e comunidade.

Ângela Duarte, Josiane Mayr Bibas e Maria Luiza Mayr

Um dos mais ativos Pontos de Leitura em Curitiba fica na Frutaria São Francisco, no bairro Ahú. Os proprietários, Nenê e Fátima, colocaram a caixa de livros no meio das caixas de frutas, e, como amantes dos livros, se tornaram grandes agentes de leitura. Hoje as frases mais comuns na Frutaria São Francisco, além do quilo do tomate e da doçura da laranja, são: “Tá levando banana, aproveita e vê se não tem um livro bacana aí que você vai gostar ”. A Freguesia do Livro é coordenada pelas sócias do Graciosa Country Clube Ângela Marques Duarte e Josiane Mayr Bibas, além de Maria Luiza Mayr. Elas acreditam na leitura democratizada, nas ações sociais que, mesmo pequenas, podem fazer alguma diferença. Se você se identificou com o projeto, comece por olhar sua estante, ver que livros pode doar e sugerir lugares para multiplicarmos os Pontos de Leitura. Fazer a leitura circular é fundamental.

“Ao fazer com que pessoas comecem a ler um livro e não parem, querendo saber o que acontecerá na outra página, a literatura força as pessoas a aprenderem novas palavras, novas formas de pensar, e com isso descobrir o prazer da leitura. Esse prazer, uma vez descoberto, leva as pessoas a lerem tudo. Vivemos num mundo de palavras, a internet é essencialmente feita por palavras, precisamos compreender o que lemos, e nos entender, para que possamos nos expressar melhor e assim trocar ideias”. — Neil Gaiman

W 50

www.freguesiadolivro.com.br

G

www.facebook.com/freguesiadolivro

m

fregues@freguesiadolivro.com.br



barbearia

bem estar

reinauguração barbearia A Barbearia do Graciosa tem muita história, com mais de 50 anos, ela já ficou alocada por um grande período em uma das salas da Sede Social. Em 2005 quando o Presidente João Carlos Ribeiro em um de seus mandatos inaugurou o SPA, ela ganhou um novo espaço, e em 2014 ela foi totalmente reformada, ficando ainda mais agradável e muito mais confortável. Sua reinauguração aconteceu no dia 28 de maio.

fotos: Gilson Janchuky

“Alegro me por fazer parte deste tempo de comemoração e a partir de agora poder atender a cada um com maior conforto e sofisticação”. Comentou o barbeiro Sr. Benjamin Letchakowski.

Venha conhecer! > De segunda a sexta-feira das 17h30 às 22h30 > Sábado das 16 às 21h30 / Domingo fechada

Atende a todas as idades 52



cpe

mergulho livre

O MERGULHO LIVRE por Adriana Buechner de Freitas Brandao

A

prática do mergulho livre como esporte é reconhecida internacionalmente pela AIDA, (Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apnéia). Ela é que regulamenta como prática esportiva organizando competições, homologando recordes e fiscalizando a segurança dos competidores. O mergulho livre é tão antigo quanto a humanidade. Um esporte derivado da prática da pesca submarina e da observação do fundo do mar através do uso de máscara, snorkel e nadadeiras.E é praticado no mar, lagos, rios e piscinas. Exigindo do atleta o máximo de concentração e condicionamento físico para suportar fortes pressões e longos períodos sem respirar, a prática da apneia é considerada um esporte de risco, comparado ao paraquedismo, vôo livre,esqui e outros esportes radicais. Quando praticado de maneira competitiva o desafio é manter o fôlego para percorrer a maior distância, profundidade, bem como estabelecer o maior tem-

54

> Dean’s Blue Hole Bahamas

po possível submerso. Após a invenção do aqualung na década de 40 o mergulho livre perdeu bastante espaço para o scuba, mas em 1988 voltou ao palco com o filme “Imensidão azul” de Luc Besson. Apesar de fictício, o filme é baseado em fatos reais e fala sobre a rivalidade de duas lendas do esporte: Jacques Mayol e Enzo Mallorca. Talvez seja a melhor representação do espirito “Zen” do esporte. Hoje cada vez mais nos aproximamos do limite da fisiologia humana com as profundidades chegando a 128m. Grandes nomes do esporte atual como William Trubridge, Alexey Molchonov, Natalia Molchonova, Goran Colak continuam melhorando suas marcas. Na Europa a prática da apnéia é bastante popular, principalmente na França, Itália. São dezenas de equipes e até seleções nacionais que disputam seguidos campeonatos. As competições são sempre fora do Brasil em locais onde tenha profundidade suficiente para a prática das disciplinas de mar. Entre estes estão as ilhas Grand Cayman, Dean’s blue Hole nas Bahamas, Blue hole em Dahab no Egito, Grécia, Scicilia na Itália, Nice na França.


> Descida do constante com nadadeiras fotos: Acervo pessoal

modalidades do Mergulho Livre Piscina a p n é i a e s t á t i c a > O atleta retém a respiração pelo maior tempo possível.

d i n â m i c a c o m n a d a d e i r a s > O atleta

percorre submerso a maior distância possível na piscina com o auxílio de uma nadadeira.

d i n â m i c a s e m n a d a d e i r a s > O atleta

percorre submerso a maior distância possível na piscina sem o auxílio de nadadeiras.

Mar lastro constante com nadadeiras>

O atleta, usando nadadeiras e retendo a respiração, desce até a profundidade que anunciou e retorna à superfície com o mesmo lastro com o qual iniciou a prova.

lastro constante sem nadadeiras>

O atleta retendo a respiração, desce até a profundidade que anunciou e retorna à superfície, com o mesmo lastro com o qual iniciou a prova.

i m e r s ã o l i v r e > Sem nadadeiras, o atleta mergulha e retorna à superfície utilizando um cabo guia.

> Volta do constante sem nadadeiras

> Com a Tag apos fazer 61 m

55


cpe

mergulho livre

a atleta Adriana Buechner de Freitas Brandao, é casada tem 43 anos, mãe de 3 filhos e divide a paixão pelo esporte e fotografia com a vida familiar e a profissão de Médica/Cirurgiã Vascular.

ano atingi um objetivo pessoal de ultrapassar os 60m de profundidade e os 125m na piscina. O que mais me atrai no mergulho livre é a paz e a tranquilidade de mergulhar sem nenhum equipamento, de parecer fazer parte do oceano e de superar os próprios limites.

como tudo começou

Para isso treino 2 vezes por semana com um personal trainner, 3 vezes por semana na piscina do clube, ambos com exercícios específicos para apneia e um dia reservado apenas para alongamento e yoga. É muito difícil treinar profundidade aqui no Brasil, apenas alguns locais como Lagoa misteriosa em Bonito/MG, Rio de Janeiro, Fernando de Noronha e algumas represas possuem a profundidade e estrutura para o mergulho livre, portanto este treino específico é realizado no local da competição algumas semanas antes.

Sempre tive interesse por mergulho e qualquer esporte relacionado a água. Comecei fazendo o mergulho ”scuba” (no qual você mergulha com a ajuda de cilindro de ar comprimido) em 1993 e também praticava o mergulho livre recreativo ou “snorkeling”. Como também gosto de fotografar durante o mergulho em 2008 resolvi fazer um curso de apneia, ou mergulho livre, para melhorar minha técnica de respiração durante o mergulho. Durante o curso com a Carolina Schrappe fiquei totalmente apaixonada pelo esporte e participei da minha primeira competição em 2011, onde fiquei em 4° lugar. Desde então procuro organizar o meu tempo como mãe e médica para participar de pelo menos uma vez por ano de uma competição internacional. E em todas que participei fui gradativamente melhorando as minhas marcas. Em maio deste ano fiquei em 1° lugar geral feminino na competição internacional Deja Blue V nas ilhas Cayman. Quando iniciei minha disciplina favorita era estática e meu melhor tempo é de 6:02”min sem respirar, mas à medida que fui praticando e aprimorando a técnica comecei a gostar muito das disciplinas de mar e esse

Só tenho a agradecer a todo pessoal do CPE que com muita paciência sempre me ajudam seja guardando meu equipamento ou me incentivando. Me sinto realmente privilegiada em poder treinar em um local tão agradável quanto o nosso clube.

a competição A competição é organizada anualmente pela Performance Freediving Internacional e reconhecida pela AIDA internacional. Participam atletas do mundo inteiro que competem em 6 modalidades durante 7 dias. Ganha quem obtiver mais pontos em todas.

AS CONQUISTAS MINHAS MARCAS CWT > Lastro constante com nadadeira

61 m

CNF > Lastro constante sem nadadeira

36 m

FIM > Imersão livre

45 m

ATUAL RECORD NACIONAL 74 m Car olina Schr appe

44 m Car olina Schr appe

69 m Flávia He r bhar d

STA > Estática

6:02”

7:18 Kar olyne M ye r

DYN > Dinâmica com nadadeiras

130 m

135 m Kar olyne M ye r

DNF > Dinâmica sem nadadeiras

82 m

100 m Kar olyne M ye r

56

> Ao final do mergulho / Bahamas

> Lagoa Misteriosa / Bonito



esportes

cpe

V FESTIVAL DE FUTSAL

M

ais de 400 pessoas entre atletas e familiares marcaram presença no V Festival de Futsal que aconteceu no dia 31 de maio, com destaque para os atletas graciosanos, o ginásio de esportes ficou lotado. Parabenizamos a todos pelo excelente trabalho em equipe!

torneio de POKER

N

o dia 31 de maio foi realizada a 2ª Etapa do CIRCUITO GRACIOSA DE TEXAS HOLD´EM 2014 no PUB. O evento é apenas para sócios maiores de idade. Convidamos a todos para a 3ª etapa que acontecerá no dia 16 de agosto.

resultados 10 lugar > 20 lugar > 30 lugar >

58

Ed u ar d o Sgu a r i o Ar ge mir o F i l ho C r ist hian R i ba s


em clima de copa do mundo

CAMPEONATO DE FUTEBOL

A

fotos: Gilson Janchuky

equipe do CPE pegou carona na Copa do Mundo e organizou um campeonato interno de futebol que iniciou em abril e contou com a participação de 7 equipes que foram nomeadas com o nome dos países participantes do mundial. Com disputas acirradas o “nosso” Brasil e México terminou em 6 x 2 para o adversário, ao contrário do jogo da Copa entre os mesmos países no dia 17 de junho que ficou no 0 x 0. Confira como ficou a classificação final do nosso campeonato, esperamos que na Copa do Mundo da vida real o Brasil esteja em primeiro.

resultados 10 lugar > 20 lugar > 30 lugar > 40 lugar >

>

2º lugar, Costa do Marfim

>

3º lugar, Japão

Alem a n ha Co s ta do Ma rf im Ja p ã o Aus trá lia

>

1º lugar, Alemanha

>

4º lugar, Austrália

59


cpe

ACONTECEU INTERNACIONAL

campeã mundial da

categoria Figure Toned O Graciosa parabeniza a conquista de sua colaboradora Carol Crozetta no IFBB WORlD FITNESS CHAMPIONSHIP 2014, disputado em junho na Irlanda

Depoimento da atleta exclusivo para Revista do GCC “Minha preparação para esse Mundial foi 100%, dei meu melhor nos treinos e fui muito correta e disciplinada na alimentação. O atleta tem que viver 24 horas para o esporte, com treinos intensos, suplementação e alimentação correta. Fui para a Irlanda super feliz em poder representar meu país estava lá confiante e sabendo que tinha feito o melhor e tudo o que podia para esse campeonato. A concorrência era muito grande, tinha 21 atletas de altíssimo nível como já era o esperado, Mas no palco estava muito confiante e entrei segura, fiz o que podia e tinha treinado. Claro que vamos para o mundial com a intenção de ganhar, mas sabendo que a luta ia ser contra gigantes e lindas mulheres, minha intenção era ficar entre as Tops 6 para receber premiação! Quando soube que era TOP 6 e voltaria aos palcos para ser premiada já queria chorar, me segurei e já estava muito feliz e com a sensação de dever cumprido. Quando fique eu TOP 3 chorei, não pude me conter e quando olhei e estava TOP 2 contra a menina Kesley a qual compete a anos já ganhou vários títulos, e que me inspirei na preparação foi inacreditável! Ao me consagrar campeã desmoronei, chorei muito e achei que não conseguiria subir aos palcos para receber a premiação, minhas pernas tremiam, era o sonho da minha vida sendo realizado! Indescritível, emocionante e sensacional! Cheguei onde queria chegar a Segunda Brasileira a se consagrar Campeã Mundial da categoria Figure Toned! Meus planos mudaram e quero daqui 4 meses competir o Miss Universe o qual ano passado fiquei entre as 6 finalistas. Normalmente estão as meninas que já foram campeãs mundiais ou com vários títulos já recebidos anteriormente. É mais um desafio!”

championships o campeonato aconteceu de 23 a 28 de maio 2014 phoenix convention center, phoenix, arizona Parabenizamos nossa professora de vôlei Denise que integrou a equipe 50 anos, Campeã em sua Categoria. “É um campeonato super interessante e bem organizado. Para quem gosta de vôlei é um exemplo de competição, vale a pena”. Comentou a professora. 60



torneios

tênis

torneio AZUL e BRANCO O torneio foi criado em 2013 para intensificar o calendário que contava anualmente com quatro competições. Com total adesão dos tenistas, a competição está no mesmo nível técnico e de participantes dos outros torneios, proporcionando sempre disputas acirradas e muita troca de experiência.

Na quinta-feira dia 29 de maio aconteceu na Casa de Festas a Cerimônia de Encerramento da edição 2014 e a premiação, onde este ano foram entregues 82 troféus. Parabenizamos a todos os participantes!

fotos: Gilson Janchuky

>

62

>

Carlos Aguiar, Helena Aguiar e Thays Aguiar

>

Pedro F. Lopes, Antonio Cunha, Sérgio Bevilaqua, Wedson Milani, José Carlos Marques e Dante Gulin

>

Gilberto Scherman, Ivo Ribeiro e Osiris Oliveira Jr.

Diretor de Tênis Silvio Luhn

>

Luciana Hepp, Marcela Wosniaki e Cicída Gontijo


>

Tatiana C. Ribeiro, Jane Frigotto e Giselle Strapasson

>

>

Nicole Melhem, Silvia Candeloro, Cíntia Helm e Maria Angelica Santos

>

Wedson Milani, Dante Gulin, Marcelo Toledo, Alain Dufour e Carlos Iwersen

Ricardo Canto, Rogério Menta, Magdal Frigotto e Marcelo Toledo

>

Maria de Fátima Camargo, Jane Cattalini, Nilma Ribeiro e Marisa Aragão

>

José Hillani e Marco Beirão 63


tênis

escolinha

escolinha de tênis

mais uma edição e novos adeptos

S

fotos: Lucas Lopes

ucesso garantido, a escolinha vem a cada edição conquistando novos adeptos do esporte, e mesmo com frio, nossos pequenos não se deixam intimidar e comparecem em massa para participar e interagir com os colegas. A presença dos pais e familiares também é maciça e muito importante para

64

o atleta, pois é neste momento que eles demonstram tudo o que vem aprendendo e aperfeiçoando nas aulas. A edição do dia 21 de junho, foi diferente, com o horário trocado para tarde, a escolinha foi um “esquenta” para a grande Festa Junina.


65


tênis

escolinha

66

> c o n t i n u a ç ã o ESCOLINHA de tênis


AV. GETÚLIO VARGAS 3309 | LOJA 03 | (41) 30293558 | CURITIBA

WWW.MARREH.COM.BR


torneios

tênis

torneio de ANIVERSÁRIO As tenistas Simone Hillani e Miriam Amaral, comemoraram seus aniversários no dia 27 de maio realizando um torneio interno feminino. Esta é uma maneira diferente, alegre, divertida e saudável de reunir as amigas. Com muita descontração e quitutes brindaram a idade nova fazendo uma das coisas que mais gostam, jogar tênis. 2ª Classe

Campeãs > Vice-Campeãs >

Adyone Torres / Tatiana C. Ribeiro Dione Melhem / Mônica Gulin

Sueli Gossling / Marcia Doria Ana Demeterco / Jane Cattalini

3ª Classe

Campeãs > Vice-Campeãs >

4ª Classe - manhã

Marcella Achy / Luciane O. Pinto Lucia Achy / Rita Fraletti fotos: Lucas Lopes

Campeãs > Vice-Campeãs >

TENISTAS QUE BRILHAM Nossos pequenos e promissores atletas não param nunca, em constante aperfeiçoamento, o resultado de muito treino e dedicação vem aparecendo cada vez mais nos torneios que disputam. A eles o nosso Parabéns pelas conquistas!

Julia Klimovicz > C a m p e ã - 1 2 S F

Circuito Escolar Universitário - Curitiba - 15 a 18/05/14

Julia Klimovicz > C a m p e ã - 1 2 S F

Circuito Paraná Banco 3ª Etapa - Curitiba - 29/05 a 01/06/14

Giovana Bellizia > V i c e - c a m p e ã - 1 2 S F Circuito DRTTC - Curitiba – 15 a 18/05/14

Gustavo Stephanes > C a m p e ã o - 9 S M DM - Curitiba – 23 a 27/04/14. 68



copas

golfe

copa nespresso trophy e copa PAIS & FILHOS DE GOLFE Com participação de cerca de 48 duplas, foi disputado sábado dia 31 de maio, a Copa Nespresso Trophy e a Copa Pais & Filhos Na Copa Nespresso Trophy, a dupla campeã na categoria “A” foi Marcos Zanier e Arlindo Brun Jr. com 46 tacadas, e na categoria “B”, Francisco Klimovicz e André Fauth com 43 tacadas. Ambas as duplas garantiram vaga na Etapa Final do Nespresso Trophy Brasil, que acontecerá em São Paulo no dia 17 de agosto, com despesas aéreas, de transfer e hospedagem pagas pela organização. 70

Já na Copa Pais & Filhos, que premiava as duplas formadas por pai e filho (a) e/ou mãe e filho (a) com melhor colocação na Copa Nespresso, os vencedores foram: com handicap de 00 a 23, Luiz Geraldo Costa e Felipe Costa com 43 tacadas, handicap 24 a 35 Luiz Cartaxo Moura e Luiz Cartaxo Moura Filho com 42 tacadas e handicap entre 36 a 61, Luciano Ribeiro e Lucas Ribeiro com 37 tacadas.


fotos: Lucas Lopes

Caio e José Bianeck

Camila Uete, Arlindo Brun Jr, Marcos Zanier, Francisco Klimovicz, André Fauth e Paula Melo

Giovano e Danielle Fantin

Resultados

Copa Nespresso TROPHY Categoria A

pais e filhos Copa Pais & Filhos 00 a 23

1º lugar

Marcos Zanier e Arlindo Brun Jr

46 pontos

1º lugar

Luiz Geraldo Costa e Felipe Costa

43 pontos

2º lugar

José Ricardo Muricy e Rafael Mellem

43 pontos

2º lugar

José Bianeck e Caio Bianeck

41 pontos

Copa Pais & Filhos 24 a 35

Categoria b 1º lugar

Francisco Klimovicz e André Fauth

43 pontos

2º lugar

José Antonio Pupo Filho e Lucia Pupo

43 pontos

1º lugar

Luiz Alberto Cartaxo Moura e Luiz Alberto Cartaxo Moura Filho

43 pontos

2º lugar

José Fernando Macedo e Rodrigo Macedo

41 pontos

copa marido & mulher Casal

Copa Pais & Filhos 36 a 61

1º lugar

Giovano Fantin e Danielle Fantin

42 pontos

1º lugar

Luciano Ribeiro e Lucas Ribeiro

37 pontos

2º lugar

Diogo Braz e Ana Teresa Braz

38 pontos

2º lugar

Leslie Bocchino e Fernando Penna

37 pontos 71


copas

golfe

Leslie Bocchino, Fernando Penna, Luiz Alberto Cartaxo Moura Filho e Luiz Alberto Cartaxo Moura

Rogério Fuchs, Gilson Werneck, Geili e Rui Bocchino Macedo

Rodrigo e José Fernando Macedo

Fabiano Rocha Loures, Rodrigo Pospissil, Roberto Justus e Dirceu Barbosa Neto 72

Freddy Kesselring, Luiz Otavio Leão, Roberto Braz Thá e Luiz Guilherme Prado


> c o n t i n u a ç ã o copa nespresso

Ricardo Mueller, Jacirlei Santos, Cosme Gomm e Glaucio Bley Filho

Helio Rauen, Guilherme Avila, Fernanda e Marco Antonio Feres

Lauro Oliveira Jr, Raffalele Marigliano, Argemiro Gomes Filho e Felix Hoette

André e Ruy Carnasciali, Rosana e José Carlos Cartaxo Moura

Marcos e André Isfer, Luiz Geraldo e Felipe Costa 73


copas

golfe

Manoel Schwartz, Ricardo Toccafondo, Roberto Amaral e Algacyr Guimarães

Luciano e Lucas Ribeiro, Osvaldo Ceccon e José Carlos Golin

Oliverio e José Gonçalves, Marisa Leal e Vanda Hauer

74

Francisco Coral, Marcelo Ferraz, William Weishof e Luiz Affonso Costacurta

Marcos Celestino, Rodrigo Fatuch, Thomaz Coccioli e Rodolfo Santos

Rafael Mellem, José Ricardo Muricy, Gustavo e Angela Ninno Leite


> c o n t i n u a ç ã o copa nespresso

Sergio Marder, Ademir Moro, Luis Renato Krause e João Guimarães

Sergio Moura, Mario Braga, Sergio Gasparin e Geninho Thomé

Solange Arnizaut, Ana Teresa Oliveira, Ivete Chemin e Mirian Joice Gianello

Tarcisio Kroetz , Carlos Eduardo Hapner, Fabiano Ribeiro e Paulo de Paula Abreu

75


taças

golfe

taça

ANIVERSARIANTES as aniversáriantes golfistas de maio comemoraram em campo no dia 25 com a Taça Aniversariantes, disputada na modalidade Stroke Play

Gilda Roth

Andrea Zilli

Suilan Bianeck

GROSS Roberta Comodo

88

1ª CATEGORIA 1º lugar

Marisa Leal

71

2º lugar

Ivete Chemin

75

2ª CATEGORIA 1º lugar

Mirian Joice

73

2º lugar

Suilan Bianeck

81

3ª CATEGORIA

76

Roberta Comodo

1º lugar

Andrea Zilli

71

2º lugar

Gilda Roth

82



golfe

aconteceu nacional

aconteceu pelo brasil

2a Rodada do Circuito Best Golfe Loca l > Joinville Country Club Data > 22/05/2014 Categ o r i a s c r atc h campeã > L u c i a n a O l i v e i r a F u c h s I nde x ate 1 6, 5

1º lugar > A d r i a n a O l i v i e r a i ndex 23 , 8 a 3 1 ,7

2º lugar > S u i l a n B i a n e c k

IV Campeonato Feminino da Federação Pr e SC de Golfe

100o Open Royal Golf Residence

Local > Costão Golfe Data > 06 a 08/06 de 2014

Loca l > Joinville Country Club Data > 31/05 e 01/06 de 2014

1º Categoria Fe mi ni na campeã > A d r i a n a O l i v e i r a vice-campeã > R o b e r t a C o m o d o

1 º Categ o r i a F e m i ni n a campeã > L u c i a n a O l i v e i r a F u c h s vice-campeã > A d r i a n a O l i v e i r a

Categoria F e mi ni na 16 ,6 a 2 3 ,7 2º lugar > M i r i a n J o i c e

Categ o r i a i ndex ate 8, 5 2º lugar > D i e g o V e i g a

10 Torneio ABGS Maringa Loca l > Maringá Golfe Clube Data > 22 e 23/06 de 2014 I nde x ate 1 4 1º lugar > L a u r o O l i v e i r a J r .

100o Torneio SÊnior do Ipe Golf Club Loca l > Ipe Golf Club Data > 05 e 06/06 de 2014 Categ o r i a i ndex 1 4 ,1 a 23 2º lugar > J o ã o A l b e r t o R o c h a G u i m a r ã e s G ru p o B 7 1 a 75 a nos

1º lugar > C l a u d i o C o r d e i r o K i r y l a

78



golfe

homenagem

campeonato celestial de golfe In memoriam ao Dr. Luiz Alberto Rego Barros, o nosso Chulipa

E assim, sem aviso prévio, o nosso LUIZ ALBERTO REGO BARROS “desencadernou”... Em uma bela manhã de quarta, 18 do corrente, com IPad e celular no colo, ouvido o soar da trombeta, a carruagem de fogo passou, sem tempo, sequer, de se propor um Agravo de Instrumento ou uma Medida Cautelar com efeito suspensivo do Ato Divino ordenado. Se penalista fosse poderia ter pensado, a tempo é claro, em um habeas corpus preventivo com pedido liminar e, com efeito, até o trânsito em julgado em última instância. Em geral, por aqui, demora anos para concluir-se tal pretensão... Mas assim foi... Completamente surpreso, sentiu-se mais leve, sem dores no pescoço, nem nas costas. Simulou um swing e notou que alguma coisa estava errada... Grip perfeito, levantada longa e lenta, finish de fazer inveja ao Nicklaus... Não aguentou e mandou...

- Alguém pode me dizer o que está acontecendo? Imediatamente uma voz angelical responde:

- Dr. Luiz Alberto Rego Barros: o Senhor o convocou para um campeonato de golfe celestial! Prontamente ele responde:

- Como assim??? Com todo respeito ao Mestre, acabei de chegar da Bahia e me inscrevi no Pé de Bicho na quarta... Ademais tenho em torno de 7 jantares na semana como é sabido... Tá tudo programado, agendado, confirmado e reconfirmado! Aproximando as sobrancelhas prossegue: Não há uma chance de se reconsiderar esta decisão tão... vamos dizer... radical para o momento? Após a sua manifestação, recebe gentilmente a resposta:

- Dr. Luiz Alberto: lamento informar, mas a decisão esta tomada e não há como voltar atrás. Até porque os horários dos treinamentos já estão postos e o drive range celestial está agendado há mais de quinhentos anos. Novas datas só a partir de 2514, aproximadamente. Portanto, sem chance, desculpe-me. 80

Já um tanto desconfiado diz:

- Então não há o que fazer? E a resposta foi:

- Não há! Superado o primeiro trauma, vai ao local indicado para o treino e é apresentado aos seus professores... Bem verdade que uma fominha já começou a bater, mas manteve-se firme! Nossa! Show completo! Para hazard de água, Moisés, que treinou com afinco no Rio Jordão; para tiros longos, Josué, que com a sua experiência em Jericó vai lhe garantir tiros precisos e altos; para approaches curtos ficará sob orientação de David, o cara da funda... todos lembram é claro...; para o Putter, nada mais nada menos que Ben Hogan... Agora, após verificarem os melhores jogos do nosso Chulipa, para hazard de banca ainda estão em consultas prévias! Paciência gente... Mesmo sendo o céu algumas circunstâncias precisam ser mais estudadas... Até porque o campeonato está chegando...


Após o treino inicial, dirigiu-se ao buraco 19. Em lá chegando ficou deslumbrado não só com o ambiente, mas com os melhores golfistas do mundo. Walter Hagen, Sam Snead, Gene Sarazen, Bobby Jones, Nelson, Ballesteros, entre tantos outros. Enfim, quanta surpresa boa, ante o novo momento. Quase ambientado, faz o seu pedido: - Taberneiro? Por favor, um gim tônica com bastante gelo e schweppes; depois um leitãozinho à pururuca e de sobremesa um pudim furadinho, senão não quero, ok? Ouve como resposta: - Desculpe-me, mas não temos. Já um tanto premido pelas circunstâncias, responde: - Como assim, não temos??? Sem muita opção pede o cardápio! Após a leitura fica meio abatido e pensa: depois de treinar tanto, tomar a água mais pura que já experimentei, por aqui só tem comida lactovegetariana? Não suportando a pressão pede pra falar com o gerente! Passado algum tempo, chega uma pessoa toda de branco, calma, distinta, magérrima e se apresenta: - Dr. Luiz Alberto, o senhor gostaria de falar comigo? Pois não, em que posso ser útil?

O Chulipa responde: - Sabe o que é? Cheguei há pouco tempo, tive que treinar muito e no cardápio celestial não tem o que eu estou acostumado a comer? Será que não dá pra quebrar essa? O Gerente calmamente responde: - Temos um campeonato seríssimo e todos os nossos atletas precisam estar em forma. Portanto, nada posso fazer no momento. Se ganharmos o campeonato vamos pensar... Nessas condições, lembrou-se de um grande amigo da terra e pediu ovos mexidos angelicais, com tudo que pudesse ser adicionado... No fim adorou o prato! Os dias se seguiram sob total controle e calma. Aproximando-se o dia do torneio, uma surpresa: o campeonato, pasmem, era de dupla! Como ele estava se comportando muito bem, sugeriram-lhe escolher um parceiro! Você que é golfista, amigo do Chulipa, que sente genuinamente a sua falta, porventura, candidata-se ou prefere que ele escolha? Parece que será a semana que vem.... Abraços, Abdullah

p.s.:

Relembre-se que o Campeonato Celestial observará as regras de acordo com o The Royal and Ancient Golf Club of St. Andrews, excepcionalmente. Somente será permitida a participação de jogadores que tenham handicap índex oficial de suas respectivas Federações, preferencialmente sócios do Graciosa Country Club e Clube Curitibano. O destaque fica por conta da divisão das quatro conhecidas categorias do Golfe.

p.s.2:

Para quem quiser saber a categoria do Chulipa, favor consultar a FPCG. Estes terão extrema preferência...

81


diretoria gestão 2013 . 2015

PRESIDENTE João Carlos Ribeiro VICE-PRESIDENTE Glaucio Fernando Bley Filho VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO Ricardo Luiz Loures Canto VICE-PRESIDENTE FINANCEIRO Alexei Affonso Schrappe Antoniuk Diretora de Responsabilidade Social Claudia Dedini Diretor de Engenharia e Obras Daniel do Amaral Marquenõ Diretora Social Eliana Fadel Farracha de Castro Diretor Jurídico Gustavo Mussi Milani REPRESENTANTE DO GCC EM EVENTOS DOS CLUBES COIRMÃOS Hamilton Leopoldo Glaser Diretor de Sinuca Joaquim Afonso Guimarães Diretor Especial de Assessoria Presidência José Maria Gandolfi Presidente do Grêmio Flamingo Leonardo Correa Scheidt Capitã de Golfe Leslie de Oliveira Bocchino DIRETORA DO CLUBINHO DA CRIANÇA Luciana Kalinowski Ceccon Bianco Diretor de Golfe Luiz Alberto Cartaxo Moura Diretor Cultural Luiz Mauricio Camargo Carraro Diretor de Sauna Marco Demeterco Diretora de Tênis Marisa Grein Moniz de Aragão Diretor de Ouvidoria Plinio Eduardo Tiemann Andrade Diretor CPE Ricardo Michelin Diretor de Informática Roberto Teixeira de Freitas Diretor de Basquete Roberval Kugler Mendes Diretor Médico Sergio Luis Keinert Diretor de Tênis Silvio Luhm

CONSELHO DELIBERATIVO Presidente do Conselho Paulo Henrique Rocha Loures Demchuk Vice-Presidente Ricardo Alessandrini Amaral 1º Secretario Guilherme Jacques Teixeira de Freitas 2º Secretario Cassio Fernando de B. Prestes Membros Natos Fernando Antonio Miranda Geroldo Augusto Hauer Norberto F. F. de Castilho Marcos Antonio Hauer Abilio de Abreu Neto Rubens Pinho Edgard Luiz Cavalcanti Albuquerque Nelson Menicucci Rezende João Manoel de Oliveira Franco Tobias de Macedo Antonio Alves de Araújo Filho Gerson de Sá Tavares Filho Jorge Nacli Neto João Candido da Cunha Pereira Antonio Luiz C. Teixeira de Freitas Cleverson Marinho Teixeira José Candido Muricy Nelson Luiz Velloso Filho Membros Eleitos

Confira o horário de funcionamento e ramais dos departamentos do clube:

secretaria geral De segunda a sexta, das 9 às 19 horas. Ramais: 1325, 1385 e 1367

clubinho da criança Segunda das 8h40 às 12h50. De terça a domingo das 8h40 às 17h20. Feriado das 8h40 às 17h20. Ramal: 1383

secretaria do tênis De segunda a sexta, das 9 às 21 horas. Sábado e domingo, das 8 às 17 horas. Ramais: 1337 e 1348

secretaria do golfe Segunda, das 9 às 19 horas. De terça a sexta, das 8 às 19 horas. Sábado, das 8 às 18 horas. Domingo só abre em dias de torneio. Ramais: 1361, 1380 e 1387

STARTER De terça a domingo, das 7 às 17 horas. Ramal: 1360

Sec. do Centro Poliesportivo De segunda a sexta, das 7h às 21 horas. Sábado, das 8h às 19 horas. Ramais: 1352 e 1338

FIT STOP CAFÉ De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 20 horas. Ramal: 1354

Aristides de Athayde Neto Augusto Soares Molinari Bernardo Luiz Duarte Carlos Alberto Santos Pinho Cassio Fernando de B Prestes Edson José Ramon Elias Joaquim Neto Fabricio Guilherme de Macedo Buhrer Germano Ferraz Paciornik Geverson Anselmo Pilati Gilberto Guimarães Monastier Guilherme Jacques Teixeira de Freitas Jonel Chede Filho José Aristeu Pereira Neto José Eduardo Moraes Sarmento Jose Maria de Pedrosa Junior Luiz Affonso Borrelli Costacurta Luiz Antonio Leprevost Luiz Carlos Marchesini Rego Barros Luiz César Mansur Buffara Luiz Otavio Leao Luiz Roberto Pinho Borges Marco Antonio Peixoto Mauricio Alhadeff Miguel Carlos Riella Newton Bufrem Oilson Centa Negrelle Paulo Henrique Rocha Loures Demchuk Pedro Ferreira Lopes Peregrino Dias Rosa Neto Reinhold Stephanes Junior Ricardo Alessandrini Amaral Ricardo Rosa Reis Sergio José Ferreira de Souza Wilson do Rosario

Segunda das 13h às 20h Terça a sábado das 9h às 20h30 Domingo, não abre. Ramal: 1378

CONSELHO BIBLIOTECA

Segunda, das 15 às 21 horas. De terça a sábado, das 7 às 21 horas. Domingo, das 7 às 19 horas. Ramal: 1347

Angela Marques Duarte Josiane Mayr Bibas Liana de Camargo Leao Leticia De Castilho Freire Regina Wallbach Silvia Maria Wilhelm de Camargo

Sauna Masculina Segunda a sexta, das 13h30 às 23 horas. Sábado, das 13h30 às 22 horas. Domingo, não abre. Ramais: 1353 e 1375

Barbearia De segunda a sexta, das 17h30 às 22h30. Sábado, das 16 às 21h30. Domingo, não abre. Ramal: 1324

Acqua Spa

Biblioteca Segunda a sexta, das 9h30 às 18h30. Sábado e domingo, das 10 às 16 horas. Ramal: 1335

Restaurante e Bar da Sede Segunda a sábado, das 18 às 23 horas. Domingo, das 11h30 às 17 horas. Ramal: 1322

Restaurante do Golfe Segunda, das 7 às 17 horas. Terça a domingo, das 11h30 às 17 horas. Ramais: 1336 e 1330

Bar DO GOLFE

Restaurante do Tênis Segunda das 12 às 21 horas. De terça a sábado, das 8 às 21 horas. Domingo, das 7 às 17 horas. Ramal: 1373

casa de festas Graciosa Country Club Av. Munhoz da Rocha, 1146 tel. 41 3015.5005 82

Segunda a sexta, das 9 às 18 horas. Ramal: 1333




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.