Revista Eletrolar News Ed54

Page 125

com p o n e n tes

Ametek A empresa preparou-se para enfrentar a crise financeira internacional, razão pela qual não foi afetada por ela. Em 2008, atingiu 94% do planejado, lançou 18 produtos para algumas linhas de motores e entrou no segmento de saúde e beleza visando o crescimento neste ano.

Fotos: Divulgação

BALANÇO DE 2008 Devido à“irreal”taxa de câmbio, perdemos a participação em alguns segmentos, porém aceleramos os investimentos para desenvolver novas oportunidades em outros. FATORES MAIS POSITIVOS DO ANO Somente os investimentos em equipamentos importados. O QUE FOI NEGATIVO A elevada taxa de juros e a tributação. Temos, hoje, a maior taxa de juros real em termos globais e uma tributação incompatível com os serviços oferecidos pelo setor público

Odair Chieffe Monteiro, gerente geral da Ametek.

RESULTADO DA EMPRESA Conseguimos atingir 93% do nosso planejamento para 2008. CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL A crise não nos afetou porque vínhamo-nos preparando durante o período de euforia que, historicamente, antecede todas as crises. A estratégia da empresa está mantida, com os investimentos previstos para 2009. Essa é a diretriz de nossa matriz. POLÍTICA ECONÔMICA BRASILEIRA A política econômica precisa rever o patamar de juros no Brasil, de forma que nos coloque em posição de igualdade de competição com os demais países, bem como a carga de impostos que inibe os investimentos. PRODUTOS LANÇADOS O número foi superior ao de 2007, totalizando 18 produtos, com destaque para as linhas de motores dedicados à movimentação de ar, de ímã permanente e microcompressor. NOVOS SEGMENTOS Entramos em novos segmentos, como o de saúde e beleza. Entendemos que somente com novos produtos poderemos pensar em crescimento a partir deste ano. EXPORTAÇÕES Nossas exportações não foram expressivas devido à contramão da taxa de câmbio. Por se tratar de uma empresa global, nossa divisão está focada nos países da América do Sul. Em termos de volume, as exportações diretas ficaram em menos de 15%, em 2008.

CRESCIMENTO DO PAÍS Se nossos governantes diminuírem a dívida pública, haverá espaço para crescimento em torno de 3%. LANÇAMENTOS PARA 2009 Nossas novas plataformas de produtos terão lugar entre abril e julho. Serão duas plataformas para motores DC. EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO Nosso crescimento deverá acompanhar o do mercado interno. A diferença é que nossas expectativas serão alcançadas com os lançamentos.

eletrolarnews 125

ametek.indd 3

13/02/2009 19:31:40


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.