Aterro Sanitário do Município de Viamão - RS

Page 29

Com relação às águas subterrâneas, principalmente aquelas captadas em poços artesianos e utilizadas pela população para abastecimento humano, destaca-se que serão adotados uma série de cuidados construtivos no Aterro Sanitário bem como o contínuo monitoramento das estruturas que o compõem. Tais medidas assumem a função de afastar a água das chuvas do corpo do Aterro, minimizando a infiltração de água para dentro do mesmo, e assim reduzindo a formação de chorume. A redução do chorume propicia menores quantidades de efluente a ser tratado, e conseqüentemente de efluentes a serem lançados no meio ambiente. A impermeabilização da base do aterro tem a função de manter o chorume no interior do aterro até sua drenagem e captação na caixa de coleta para ser enviado à estação de tratamento. Assim, com a impermeabilização e a captação do chorume, evita-se que vazamentos contaminem o solo e a água subterrânea. Assim sendo, a promoção de uma boa drenagem superficial, a captação do chorume, a impermeabilização da base, e o monitoramento da condição estrutural das drenagens superficiais e da qualidade das águas subterrâneas serão as medidas adotadas para evitar a contaminação das águas superficiais e subterrâneas e para a proteção da saúde humana e do meio ambiente.

E a qualidade da água do arroio Garcia, é boa? Embora os estudos apontem uma qualidade razoável das águas, foi observada a presença de coliformes fecais, fato este que indica os efeitos das atividades desenvolvidas na região, sobre o arroio Garcia, tais como: o acesso de animais ao mesmo, a ocorrência de enxurradas que lavam os pastos ou até mesmo o lançamento de esgotos domésticos (limpeza de fossas).

29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.