Guia Prático de Matriciamento em Saúde Mental

Page 56

♦estabelecimento ♦ de identificações, reforçando a possibilidade de estruturação de comportamentos imitativos positivos: se deu certo para o outro, pode dar para mim também. Esse processo reforça a percepção da Universalidade Humana, que é fonte de instilação de esperança. ♦reprodução ♦ de conflitos, por se tratar de um verdadeiro microcosmo social, permitindo uma elaboração mais direta e rápida de conflitos e o desenvolvimento de novas formas de relacionamento e socialização. ♦possibilidade ♦ de a transferência também ocorrer de um modo lateralizado (ou seja, entre todos os membros do grupo), reeditando de forma corretiva o grupo familiar primário, porém com mudança de posições enrijecidas. ♦catarse ♦ e realização de experiências emocionais corretivas. ♦espaços ♦ importantes de apoio social, em que a troca de informações, a participação e a discussão das dificuldades de todos e de cada um levam a uma aprendizagem interpessoal em um ambiente coeso.

CAPÍTULO 3 – Intervenções em saúde mental na atenção primária

Alguns desses mecanismos terapêuticos são:

♦apoio ♦ ao estabelecimento de uma verdadeira “mente grupal”, que reforça fatores existenciais humanistas e altruístas.

O grupo, como um verdadeiro “ego grupal”, por ter uma identidade, é capaz de “emprestar” estruturas mentais com funções egoicas, auxiliando na reestruturação dos indivíduos que o compõem, para além da ação individual de cada um. Essa ação positiva ampliada reflete os diversos benefícios que toda ação grupal pode produzir, se adequadamente conduzida. Nos grupos de educação em saúde, a estruturação mais participativa, menos hierarquizada, com maior espaço para os aspectos subjetivos das dificuldades dos pacientes, traz muitos benefícios, dentre os quais destacamos: 55


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.