Guia Prático de Matriciamento em Saúde Mental

Page 42

...informação sobre os membros de uma família e suas relações por pelo menos três gerações; o genograma apresenta graficamente a informação sobre a familia de maneira que permite uma rápida visão dos complexos padrões familiares e é uma rica fonte de hipóteses sobre como um problema clínico pode estar relacionado tanto com o contexto familiar atual quanto sobre o contexto histórico familiar.

Wagner et al. (1997) nos dizem: Suas características básicas são: identificar a estrutura da família e seu padrão de relação, mostrando as doenças que costumam ocorrer – a repetição dos padrões de relacionamento e os conflitos que desembocam no processo de adoecer. O instrumento, útil para a equipe de saúde, também pode ser usado como fator educativo, permitindo ao paciente e sua família ter a noção das repetições dos processos que vem ocorrendo e em como estes se repetem. Isto facilita o “insight” necessário para acompanhar a proposta terapêutica a ser desenvolvida.

CAPÍTULO 2 – Instrumentos do processo de matriciamento

McGoldrick et al. (1999) esclarecem que o genograma apresenta:

Ainda sobre as vantagens do genograma, McGoldrick et al. (1999) acrescentam: A maior vantagem do genograma é o seu formato gráfico. Quando existe um genograma no prontuário, o clínico pode, em um piscar de olhos, ter uma imagem imediata da situação clínica e da família sem uma árdua procura em pilhas de notas. Informação médica importante pode ser destacada no genograma e o problema médico atual pode ser visto em seu amplo contexto familiar e histórico. Desta maneira, o genograma, por si só, amplia a perspectiva sistêmica da doença.

O genograma usa símbolos gráficos universalmente aceitos, o que facilita sua compreensão por qualquer profissional de saúde familiarizado com o sistema. Apresentamos alguns exemplos a seguir.

41


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.