Guia Prático de Matriciamento em Saúde Mental

Page 148

Na discussão com a equipe do ESF, o psiquiatra descreve as medicações que podem ser usadas, dependendo do diagnóstico: metilfenidato, antidepressivos, sulpirida, estabilizadores de humor.

Atualmente existe um excesso de medicalização, principalmente com metilfenidato. Devemos ficar atentos porque a medicação não toma o lugar da abordagem familiar e psicoterápica. Caso 20 – Aurélia e seus filhos Uma ACS solicitou matriciamento com a terapeuta ocupacional (TO) porque uma família recém-chegada na comunidade era composta de um casal com dois filhos deficientes com retardo mental. A TO foi fazer uma visita domiciliar com a ACS e a enfermeira. Chegando lá conheceram dona Aurélia, que conta a história de seus filhos. Luana, 9 anos, sempre foi esperta, porém não fala, apesar de entender tudo o que dizem. É agitada e agressiva, principalmente quando contrariada. Nasceu de parto normal, andou na idade, com 1 ano e 3 meses. Já Lucas, 6 anos, apresentou problema de parto e atraso em tudo: andou com 2 anos e 6 meses, fala muito mal, só a mãe entende, e tem dificuldades para entender as coisas. Na outra cidade em que morava ele era atendido por uma fisioterapeuta. Dona Antônia sente-se muito só nessa nova cidade e não sabe por onde começar. A equipe volta ao posto e traça o projeto terapêutico, dando prioridade a um novo matriciamento com o psiquiatra, numa Visita Domiciliar (VD) ou no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), junto a algum membro da equipe. Na interconsulta, o psiquiatra, após avaliar e colher a história dessa família, dá o diagnós-

CAPÍTULO 4 – Situações comuns da saúde mental na atenção primária

No segundo matriciamento, com a presença do psiquiatra, foi levantada a necessidade de reformular os hábitos da Mariana, ajudando-a a aquietar-se e tentando incluí-la em um grupo de dança que acontece numa ONG na comunidade.

147


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.