Revista Mandato da gente

Page 1

Informativo

Mandato da Gente Junho 2015

Agroindústria indicada por Neusa é entregue em Uibaí Dia do Assistente Social é celebrado com alerta contra a precarização da profissão. Pág 03

Obra beneficiará 900 famílias em Barro Alto Pág 04


População de Uibaí contemplada com Praça e Agroindústria Geração de trabalho e renda, incentivo para a economia local, lazer e investimento em saneamento básico. Um conjunto de ações foram entregues à população de Uibaí pelo governador Rui Costa no mês de maio, entre elas uma Agroindústria de Alimentos na Comunidade Caldeirão, obra indicada pela Deputada Neusa Cadore. Além disso, foram inaugurados um Laticínio de Caldeirão, a Praça Marinho de Carvalho e dada a ordem de serviço para obra de saneamento básico e de extensão de rede de água nos povoados de Altamira e Mandacaru. Durante o ato de entrega, Neusa encontrou com as mulheres que produzem biscoitos, bolos e doces que são comercializados através do Programa de Aquisição de Alimentos para a merenda escolar do município. Já no Laticínio Caldeirão de Uibaí, Neusa conversou com os cooperados da COMAGRU – Cooperativa Mista Agropecuária de Uibaí, que farão a gestão da unidade. Serão cerca de 110 empregos diretos e indiretos na produção 02

de leite pasteurizado e bebida láctea. Ao longo do tempo a ideia é incluir a produção de iogurte, queijo e manteiga. Experiência exitosa de convivência com o semiárido Durante a visita e inauguração do laticínio, os produtores receberam das mãos do governador Rui Costa o certificado de propriedade livre de tuberculose e brucelose. De acordo com a ADAB, este é o primeiro laticínio do Brasil a processar exclusivamente leite produzido por propriedades com esta certificação. Neusa mantém relacionamento com Uibaí há 10 anos quando foi conhecer a rica experiência de convivência com o semiárido. “Esta experiência será muito importante para continuar sendo luz para outras comunidades”, desejou a deputada Neusa Cadore.


Dia do Assistente Social é celebrado com alerta contra a precarização da profissão

Audiência Dia do Assistente Social

Homenagens e reivindicações trabalhistas marcaram a audiência pública celebrativa do Dia do Assistente Social no dia 15 de maio. A iniciativa foi da deputada Neusa Cadore (PT) e do deputado Gika Lopes (PT), com o apoio do Sindicato de Assistentes Sociais da Bahia (SASB). Participaram do debate alunos de mais de 11 faculdades, professores e profissionais, além de representantes de órgãos municipais e estaduais. A deputada Neusa, que também é estudante do curso de Serviço Social, explicou a motivação para a audiência pública. “A classe luta hoje contra a precarização do trabalho e a incompreensão da importância deste profissional, que pode atuar tanto nos órgãos públicos, como na iniciativa privada. É um momento de refletir sobre o papel do assistente social que é garantir direitos e a autonomia dos cidadãos”. O acesso à assistência social foi defendido como um direito da população, por Mara Moraes, superintendente de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social “Quando você pensa no Estado como um ente garantidor de direitos, pensar o tripé educação, saúde e assistência social, que são os principais atores da proteção social, é fundamental”.A precarização do trabalho do Assistente Social foi o principal alerta feito na audiência. A classe luta pelo cumprimento da jornada de trabalho de 30 horas semanais, pelo cumprimento do piso salarial nacional e a garantia da presença deste profissional em escolas e em programas governamentais, como o Programa Saúde da Família.

Neusa intermedia demandas de Morro do Chapéu com a SDR A deputada Neusa Cadore (PT) intermediou uma audiência da vereadora Sheila, do município de Morro do Chapéu, com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. Na pauta do encontro estavam demandas que visam fortalecer a formação profissional e o desenvolvimento de grupos ligados à agricultura familiar. A audiência aconteceu no dia 26 de maio e contou também com presença de Grayson Valois, professor do Centro Estadual de Educação Profissional e os representantes do povo indígena Payayá, cacique Juvenal; Otto, assistente espiritual e Edilene, presidente da associação dos índios.A vereadora Sheila trouxe para a Secretaria a demanda da APLEITE – Associação de Pequenos Produtores de Leite de Morro do Chapéu para a aquisição de um tanque resfriadouro de leite. Já da ACAPAM – Associação dos Pequenos Produtores do Povoado de Mônica foi apresentada de poço artesiano necessário para a instalação do Projeto Reniva, arranjo produtivo que permite a extração de produtos da mandioca. O CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional também protocolou ofício pedindo a cessão de uma área do Estado para o desenvolvimento das atividades práticas dos cursos que atendem 600 alunos, sendo 70% provenientes da zona rural e da agricultura familiar.

03


Audiência cobra urgência na segunda etapa de Pedras Altas

Em audiência realizada no início deste mês com o presidente da Embasa, Rogério Costa Cedraz, os prefeitos de Quixabeira, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Mairi cobraram urgência na realização da segunda etapa do sistema de abastecimento de Pedras Altas. Além de não serem abastecidos com água doce, esses municípios vêm sofrendo com a baixa qualidade por causa do nível da barragem de São José, atualmente em menos de 5% da capacidade. O presidente da Embasa disse que já há recurso garantido com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e se comprometeu

em trabalhar para que a licitação seja publicada o mais breve possível. A audiência foi solicitada pela deputada estadual Neusa Cadore (PT), autora da indicação da obra. O encontro teve a participação dos prefeitos de Mairi (Raimundo) e Várzea da Roça (Dida), o diretor da Embasa, José Ubiratan, além do representante da deputada, o assessor José Inácio Neto, e da secretária de Assistência Social de Quixabeira, Jacy Costa. Serão investidos 34 milhões de reais para beneficiar com água doce os municípios de Quixabeira, Várzea do Poço, Várzea da Roça e Mairi.

Obra beneficiará 900 famílias em Barro Alto Uma antiga reivindicação da comunidade de Lagoa Funda, no município de Barro Alto, está prestes a se tornar realidade. No final de maio, a Embasa expediu a ordem de serviço para realizar a obra que levará água encanada à comunidade, beneficiando cerca de 900 famílias nessa região rural.“É um grande objetivo alcançado. Depois de várias viagens a Salvador buscando uma extensão de água de qualidade para Lagoa Funda, o sonho começa a ser realizado”, comemorou o vereador Maurício Fernandes (PT). No mês de maio, Maurício e o vereador Lourinho (PT) tinham se reunido com a deputada estadual Neusa Cadore (PT) para cobrar da Embasa a emissão do documento. “É um compromisso do governo para beneficiar a população rural de Barro Alto, sem dúvida a ação vai proporcionar uma melhor qualidade de vida para os moradores de Lagoa Funda e demais comunidades”, afirmou Neusa. A obra beneficiará ainda a comunidade de Lagoa Bonita e também comunidades rurais no município de Canarana, totalizando investimentos de mais de 1,2 milhões de reais.

Informativo Mandato da Gente - Junho 2015 - Algraf Serviços Gráficos - Tiragem: 15.000 exemplares www.neusacadore.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.