Issuu on Google+

LÓGICA COMPLEMENTO NOMINAL O complemento nominal representa o alvo para o qual tende um sentimento, disposição ou movimento, e desempenha em relação ao nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) o mesmo papel que o complemento verbal em relação ao verbo. Pode ser representado por: a) substantivo (acompanhado de seus modificadores): "Fiquei ansioso pelo Sábado." (Machado de Assis) "Fiquei indiferente a todos os seus agrados." (J. L. do Rego) b) pronomes: "Você, que é íntimo dele, não nos podia dizer o que há, o que houve, que motivo..." (Machado de Assis) "Não estava contente comigo." (Machado de Assis) c) numeral: "A vida dele era necessária a ambas." (Machado de Assis) d) palavra ou expressão substantivada: "Passo, fantasma do meu ser presente, Ébrio, por intervalos, de um Além." (Fernando Pessoa) "A certeza do hoje nasce da lembrança do ontem." (Olavo Bilac) e) oração completiva nominal: "Tomei consciência de que era um poeta menor..." (Manuel Bandeira)

LEMBRE-SE: 1º) O complemento nominal pode estar integrando o sujeito, o predicativo, o objeto direto, o objeto indireto, o agente da passiva, o adjunto adverbial, o aposto e o vocativo. 2º) Convém ter em mente que o nome substantivo cujo sentido o complemento nominal integra corresponde, geralmente, a um verbo transitivo de radical semelhante: conhecimento da verdade......................................... conhecer a verdade defesa da lei.............................................................. defender a lei

ADJUNTO ADNOMINAL Adjunto adnominal é o termo de valor adjetivo que serve para especificar ou delimitar o significado de um substantivo, qualquer que seja a função deste. O adjunto adnominal pode vir expresso por: a) adjetivo: "Os galos brancos dormiam nos úmidos poleiros..." (A. F. Schmidt) b) locução adjetiva: "Uivos de cães entristeciam lamentosamente a noite alva." (Coelho Neto) "O homem já estava acamado Dentro da noite sem cor." (Manuel Bandeira) c) artigo (definido ou indefinido): "Uma banda de música enchia o jardim com os estridentes compassos." (Lima Barreto) "Há em nós um gesto do instinto acenando para a beleza." (R. Couto) d) pronome adjetivo: "Era o nosso corretor desses homens cujo estômago professa a maior independência em relação ao coração e à cabeça." (José de Alencar) e) numeral: "– Onze mortos e vinte e cinco feridos! repetiu duas ou três vezes o alienista." (Machado de Assis) f) oração adjetiva:

"Eu contemplava os seres que passavam." (A. F. Schmidt)

LEMBRE-SE: O mesmo substantivo pode estar acompanhado por mais de um adjunto adnominal: "A beladama é filha de um velho funcionário público." (Machado de Assis)

Regras práticas para não confundir o complemento nominal com o adjunto adnominal 1. Sempre que o antecedente for adjetivo ou advérbio, o termo seguinte será complemento nominal: Obediente às leis. Relativamente a outros. 2. Geralmente, quando o antecedente é substantivo abstrato cognato de verbo ou de adjetivo usados transitivamente, o termo seguinte será complemento nominal: Subversão da ordem. (Cf. Subverter a ordem.) Fidelidade às leis. (Fiel às leis.) 3. Geralmente, quando o antecedente é substantivo concreto, o termo seguinte será adjunto adnominal: Livro de Pedro. 4. Alguns substantivos aparecem ora como abstratos, ora como concretos: A redação de definições é difícil. (redação = abstrato; termo seguinte = compl. nom.) A redação do aluno está excelente. (redação = concreto; termo seguinte = adj. adn.) 5. Representando o agente, a expressão preposicionada será adjunto adnominal: A solicitação do aluno. (aluno = agente = autor da solicitação = adj. adn.) 6. Representando o paciente, será complemento nominal: A solicitação de revisão. (revisão = paciente = ela sofre a ação de ser solicitada = compl. nom.)

Exercícios 1.Preposições: A, DE, EM, PARA, COM, POR, CONTRA 2. Faça a contração da preposição A com os artigos a) os artigos O, A, OS, AS. b) pronomes AQUELE, AQUELA, AQUELES, AQUELAS 3. Faça a contração da preposição DE com: a) os artigos O, A, OS, AS b) os artigos UM, UMA, UNS, UMAS c) pronomes ESTE, ESTA, ESTES, ESTAS d) pronomes AQUELE, AQUELA, AQUELES, AQUELAS 4. Faça a contração da preposição EM com: e) os artigos O, A, OS, AS f) os artigos UM, UMA, UNS, UMAS g) pronomes ESTE, ESTA, ESTES, ESTAS Sublinhe os complementos nominais presentes nas orações seguintes: 1. Sempre fui tolerante com os mais jovens. 2. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico são inferiores às necessidades do 3. país. 4. Vá para bem longe daqui! 5. Sou-lhe eternamente grato por tudo isso! 6. Sua dedicação aos mais humildes não passava de demagogia eleitoreira.

7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38.

Foram presos ontem vários caçadores de jacarés. Esses documentos não são aceitos por todos os cartórios. Quem estaria acostumado à guerra? Creio que tal comportamento não é adequado aos novatos na fé. Os doces que comemos só eram agradáveis às crianças. Devemos ser sempre agradecidos a Deus. O rapaz parecia estar alheio aos acontecimentos do dia. Conheço poucas pessoas que sejam amantes de boa música. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Enoque foi um grande amigo de Deus. Como é bom ter filhos amorosos com os pais! Estamos ansiosos pela volta de Jesus. Achas que os prédios eram anteriores à invasão. É possível encontrar pessoas aparentadas com indianos aqui. Estou apto para o trabalho. O garoto permaneceu atento aos tristes fatos. Sou avesso a multidões. Depois do atentado ao WTC, ficamos ávidos de notícias. Não é possível aceitar acusações contra nossos amigos. Esse será o antídoto contra o veneno de cascavéis. Ele deve estar apaixonado por aquela lambisgóia! A água pura é extremamente benéfica à saúde. Não somos capazes de atos como o de Jesus. Estou cheio de promessas de políticos. O programa não parecia compatível com o nosso computador. Confiança em Deus é fundamental para a saúde integral. Temos um grande carinho por eles. Sou doido por música chinesa. Esse exercício é equivalente a outros dois. O cão estava decidido a cruzar o igarapé. Pai e mãe ficaram cientes dos fatos. Ficarei contente com o seu sucesso.

Identifique o complemento nominal e o substantivo, adjetivo ou advérbio a que está ligado: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

"... ela pareceu indiferente a essas idéias. "... mas por ser fiel à história..." "Ora, foi a lembrança do último castigo..." A sua falta às aulas foi notada. Todo o vilarejo era-lhe grato. O comentarista opinou contrariamente a seus colegas. Parecia tão dedicado a ti. A sua investida contra a minha proposta nada resolverá. "As palavras deste relativamente à família da namorada fizeram-lhe grave impressão no espírito." "... meu coração está preso a outros laços..."

Faça a distinção entre o objeto indireto e o complemento nominal nas seguintes orações: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Com essa cantiga, lembrei-me de minha terra natal. Com essa cantiga, acordaram as lembranças de minha terra natal. Sempre resisti aos vanguardistas. Sempre fui resistente aos vanguardistas. Ele manteve seu gosto pelo luxo. Ele sempre gostou do luxo. Mostrou-se generoso com o inimigo. Vou precisar de sua compreensão.

9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16.

Portou-se indiferentemente aos nossos apelos. A coleta de dados é essencial para a pesquisa. O bilhete referia-se a seus inimigos. A quantia era referente à taxa de serviços. Os seus métodos eram incompatíveis com os nossos planos. Ele optou por uma cidadezinha modesta. Sentia-se livre de qualquer responsabilidade. A sua opção pelo curso técnico revela senso prático.

Marque os complementos nominais em: 1. Alguns homens são capazes de atos extremos quando estão cheios de idéias incorretas e cegos para a realidade, cometendo atos contrários à lógica. 2. As atitudes que tomas são compatíveis com a confiança que depositamos em ti. Bem sabemos que tu és diferente de outros que te antecederam, decididos a subir na vida de qualquer modo. 3. A guerra ao terrorismo não é idêntica a nenhuma outra guerra e é impossível de término definitivo. 4. O especialista, formado em Matemática, criou um sistema de segurança dotado de cinco níveis, todos eles equivalentes a verdadeiros labirintos. 5. Cuidado com problemas fáceis de resolver! Eles são um convite à desatenção, especialmente para aqueles que são adeptos da lei do menor esforço. 6. Difícil é depositar confiança em uma pessoa que vive conformada com a miséria e contente com sua condição empobrecida. Tenho certeza de que ela poderia melhorar, mas estou ciente de que ela precisa querer mudar. 7. Desejoso de novas aventuras, o garoto tornou-se desatento a detalhes importantes, fazendo de sua ida ao Parque Nacional e de sua permanência na floresta uma experiência desastrosa para seus pais. 8. Morávamos em apartamento contíguo ao de um traficante. 9. Esses títulos podem não ser convenientes a um humilde serviçal. 10. Estás contente com tua condição? 11. Sempre se diz que é muito cedo para morrer. 12. A velha senhora denotava grande carinho por seus filhos adotivos. 13. Teremos um encontro com o líder do movimento. 14. O estudo de uma língua estrangeira é essencial para o aluno com visão de futuro. 15. Não se pode criticar sempre o gosto por coisas exóticas. 16. A investida da mídia contra consumidores infantis tem sido intensa. 17. Todo cristão autêntico desenvolve uma necessária intimidade com Cristo. 18. Cabe aos esclarecidos a intercessão pelos mais fracos ou menos favorecidos. 19. O leão tem feito fortes investidas contra o bolso dos contribuintes. 20. As lembranças de fatos positivos com certeza são mais animadores para as pessoas. 21. A necessidade de mudança para a capital era a única objeção contra os sentimentos de Luís. 22. Os jornais de Manaus deram a notícias de ataques contra funcionários da FUNAI. 23. Parentesco com uma pessoa não é garantia de se ter piedade por ela. 24. As queixas dos vizinhos contra o recém-chegado eram baseadas em sua permanência no bar, atiçadas por sua incontrolável paixão pelo futebol e realçadas por uma estranha paixão por cachorros. Nas frases abaixo, identifique se os termos destacados exercem a função de adjunto adnominal ou de complemento nominal: a) O vôo negro dos urubus fazia círculos altos em redor de bichos moribundos. b) Tinha deixado os caminhos, cheios de espinhos e seixos. c) As alpercatas dele estavam gastas nos saltos. d) Impossível abandonar o anjinho aos bichos do mato. e) Fabiano também às vezes sentia falta dela. f) As manchas dos juazeiros tornaram a parecer. g) A matrícula estava condicionada à aprovação pelo diretor. h) Os enfeites do meu espírito se reduzem a farrapos de conhecimentos. i) A requisição de equipamentos não será atendida com prestreza. j) A requisição do capataz não será atendida com prestreza. k) Eduardo aguardava o momento de sua prova.

l) A descoberta de Sabin salvou muitas vidas. m) Sentiu um grande desgosto de si mesmo. n) Aceitamos a proposta do banqueiro. o) Todos sabíamos que ele tinha medo da morte. p) Todos sabíamos que ele tinha um medo de morte. q) Dagoberto olhava por olhar, indiferente a essa tragédia. r) Aquele novo engenho lhe seria muito útil. s) Os fiscais lhe roubaram todos os bens. t) Era uma ressurreição de cemitérios antigos. u) Foram obrigados a tomar um líquido com um gosto horrível. v) Os brejeiros estavam decididos a tudo. w) Paramos próximos ao shopping. x) A claridade da manhã entrava na casa. y) A construção de dois andares desmoronara na noite anterior. z) A construção de dois andares era a meta da imobiliária nos próximos dias. Nos exercícios abaixo, indique a opção que apresenta complemento nominal: 1. ( a ) Elas saem apressadas, latas e garrafas na mão, para a pequena fila do leite. ( b ) Tudo não passou de um ato do instinto. ( c ) A preocupação dos pais são os filhos. ( d ) O contorno da lagoa estava todo iluminado. ( e ) O contorno da lagoa foi feito pelos corredores. 2. ( a ) Eis a nossa homenagem ao bom gosto da mulher brasileira. ( b ) Os países da América Latina aderem todos ao pacto econômico comum. ( c ) Todos se satisfizeram com a boa vontade do chefe. ( d ) O rapaz, filho do caseiro, gostava de deitar cedo. ( e ) A arquidiocese do Rio promoveu o evento em todas as paróquias. 3. ( a ) Aquela situação roubava-me a dignidade. ( b ) A necessidade de obtermos dinheiro nos faz escravos dos patrões. ( c ) Comparecem nesse universo exótico burgueses e personagens das classes populares. ( d ) Na vida dele não havia mais sentimentos nobres. ( e ) Tudo concorria para que ele fosse eleito diretor da escola. 4. ( a ) Os carros de corrida passavam a toda velocidade. ( b ) Os sentimentos dos homens sobrepujam sua vontade. ( c ) Era-me difícil aceitar a mortalidade das crianças. ( d ) Eram pessoas que necessitavam de carinho e afeto. ( e ) O canto do juriti é triste. 5. ( a ) A pergunta do advogado foi pertinente. ( b ) O papel do aluno é prestar atenção. ( c ) Levava uma vida de dureza a toda prova. ( d ) A pergunta ao advogado foi pertinente. ( e ) A rapariga era filha de um velho escritor de pouca notoriedade. 6. ( a ) Imediato à sala havia um gabinete. ( b ) "Os medos do mundo são tantos!"

( c ) Obedecendo às leis, serás feliz. ( d ) Acusam-me de crime hediondo. ( e ) O amor de mãe supera todos os desgostos. 7. ( a ) "Ainda que eu fale a língua dos anjos..." ( b ) Chamam-me de sovina sem motivo. ( c ) Cursos de informática surgem a cada dia. ( d ) Um coração de pedra nada quebranta. ( e ) Não há dúvida de que disse a verdade. 8. ( a ) As regras da gramática não devem castrar a espontaneidade do falante. ( b ) Aeromoça na burocracia me dá idéia de um pé de gerânio num armário fechado. ( c ) Preciso de um espaço onde eu possa me sentir pleno. ( d ) Tudo de que preciso está aqui. ( e ) Comportamentos sem moral são condenados pela igreja. 9. ( a ) O mesmo substantivo pode estar acompanhado por mais de um adjunto adnominal. ( b ) Os mártires da Independência são aclamados até hoje como heróis. ( c ) Havia uma turba de todas as nacionalidades naquele estádio. ( d ) A vida era nessa época uma fantasia sem fim. ( e ) Tudo concorria para o bem da nação.


COMPLEMENTO NOMINAL E VERBAL - exercício