Revista do IHGM, n. 42, setembro de 2012

Page 177

OS 80 ANOS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO MARANHÃO - IHGM (publicado para efeito de registro, a pedido do Autor)

CONFERENCISTA: JOSEMAR BEZERRA RAPOSO – SOCIO EFETIVO CADEIRA N° 02

INTRODUÇÃO Inicialmente julgamos oportuno destacar fatos que registram a origem destas entidades civis no Brasil cujo principal objetivo é preservar a MEMÓRIA NACIONAL, realizando estudos permanentes nas áreas de História, Geografia, Etnologia, Antropologia, principalmente. SOCIEDADE AUXILIADORA DA INDÚSTRIA NACIONAL Desde o reinado de D. João VI, um expressivo e conceituado grupo de brasileiros entendia que somente através do desenvolvimento industrial o Brasil transformar-se-iá em uma grande potência. Essa idéia somente se concretizou em 1827, graças ao empenho de Inácio Álvares Pinto de Almeida e outros companheiros que, comungado dos mesmos sentimentos de brasílidade, fundaram a SOCIEDADE AUXILIADORA DA INDÚSTRIA NACIONAL. A consciência industrialista dominava não somente àqueles que hoje integram a categoria de empresários, mas também envolvia os intelectuais e atuantes em outras áreas, ou seja, os economistas dos nossos tempos. A fim de disseminar seus programas e projetos, a Sociedade mantinha uma revista denominada O AUXILIADOR DA INDÚSTRIA NACIONAL — que expressava as preocupações da classe empresarial e da elite intelectual da época, com os problemas brasileiros. Foi desse núcleo de patriotas que nasceu a convicção de que uma vez conhecedores de estudos de economia, era necessário criar uma inst ituição para colet ar, metodizar, analisar e divulgar os document ários que interessavam à História e à Geografia do Brasil. Na sessão da SOCIEDADE AUXILIADORA DA INDÚSTRIA NACIONAL, realizada em 16 de agosto de 1838 o Cônego Januário da Cunha Barbosa e o Marechal Raimundo José da Cunha Matos, membros da Diretoria da Sociedade, propuseram a criação de um Instituto Histórico e Geográfico e que seria filiado à citada SOCIEDADE. Os signatários da proposta enunciaram as bases nas quais funcionária o Instituto a ser criado. Foi lavrada em Ata um voto de louvor aos seus componentes "pela idéia da criação de um Instituto do qual grandes vantagens se devem esperar em prol da Pátria e para a glória de seus amigos".


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.