Folder do Global Forum America Latina Curitiba

Page 1

promove:

EMPRESAS, UNIVERSIDADES E SOCIEDADE NUM MUNDO SUSTENTÁVEL

Uma iniciativa inovadora que vai transformar positivamente a educação, os negócios e o mundo em que vivemos. 18, 19 e 20 de junho 2008 www.globalforum.com.br


Histórico Idealizado a partir do BAWB - Business as an Agent of World Benefit -, movimento criado pela Weatherhead School of Management da Case Western Reserve University, o primeiro Global Forum foi promovido numa parceria entre a Weatherhead, a Academy of Management e o United Nations Global Compact. Realizado em Cleveland, no ano de 2006, o evento reuniu 400 líderes empresariais e representantes do mundo acadêmico de 40 países, além de 1.000 participantes via internet, para a identificação de áreas de cooperação entre o mundo empresarial e o acadêmico, visando à promoção de ações efetivas para o desenvolvimento sustentável global. Como questões tão relevantes não se resolvem em curto prazo, uma das propostas do evento em Cleveland foi que o Global Forum tivesse novas edições, desta vez em caráter regional. Por já ter sediado vários congressos do BAWB, o Brasil foi indicado para sediar o primeiro Global Forum América Latina.


Propósito O propósito da iniciativa é promover uma reflexão e ação compartilhada dos sistemas de ensino superior, especialmente nas escolas de administração de empresas e de cursos correlatos, frente ao desafio de proporcionarem capacitação em desenvolvimento sustentável. O pressuposto básico é que se faz necessária uma mudança substantiva na cultura, sistemas e processos que impactam a formação acadêmica de jovens e futuros líderes, de sorte que estes possam assumir sua vida profissional mais aptos a enfrentar os desafios exigidos pelo mundo atual.

Rodrigo da Rocha Loures Presidente do Sistema FIEP Federação das Indústrias do Estado do Paraná


Objetivos

O Global Forum América Latina, a ser realizado entre 18 e 20 de junho, em Curitiba, visa à articulação para a ação cooperativa e formação de alianças estratégicas entre os quatro principais atores implicados na educação para a sustentabilidade: empresas, academia, governo e sociedade civil. Visa também detectar e debater as necessidades de empresas que buscam o desenvolvimento sustentável, particularmente no que tange à capacitação dos egressos das escolas de ensino superior e à formação de líderes inovadores, preparados e conscientes de suas responsabilidades perante as demandas de um mundo globalizado.


Programe-se

O Global Forum América Latina terá sua abertura oficial no dia 18/06, às 19h. Neste mesmo dia, das 14h às 18h, na UNINDUS - Universidade Corporativa da Indústria -, acontecerá a apresentação simultânea de resumos científicos e relatos empresariais previamente avaliados e selecionados na modalidade blind review por um quadro de pesquisadores doutores de alto nível.

A programação prevê, além da Sessão de Abertura e da apresentação de papers, dois dias integrais de trabalho, nos dias 19 e 20 de junho, das 8h30 às 18h30 (20 horas no total).

JARDIM BOTÂNICO

I

W

B AL

A RU

TO ER

DO AR W T

SK

OM .C AV

CIETEP

OR

D DA EN O NC

A FR

Local: Pavilhão de Exposições Horácio Coimbra - CIETEP Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico Curitiba – Paraná – Brasil


PROGRAMAÇÃO DO GLOBAL FORUM AMÉRICA LATINA 18/06/2008

09h00 às 12h00

Comitê Brasileiro do Pacto Global - Oficina de COP AUDITÓRIO 1 UNINDUS

11h00 às 13h00

Apresentação de Resultados – Diagnóstico de Sustentabilidade Corporativa Paraná AUDITÓRIO 2 - UNINDUS

13h00

Almoço

13h30

Sessões Temáticas Apresentação de Resumos científicos e Relatos empresariais

15h00

Intervalo Exposição de Pôsteres

15h15

(cont.) Sessões Temáticas Apresentação de Resumos científicos e Relatos empresariais

16h45

Intervalo Exposição de Pôsteres

17h00

(cont.) Sessões Temáticas Apresentação de Resumos científicos e Relatos empresariais

08h30

10h30 às 11h

13h00

14h00

14h00 às 17h00

Reunião Ordinária Comitê Brasileiro do Pacto Global Sala dos Conselhos

15h30 às 15h

17h30 às 18h

18h30

Intervalo

19h00 às 22h00

Abertura “Princípios para a Educação em Gestão Responsável” Rodrigo Rocha Loures Presidente da Federação das Indústrias do Paraná JONAS HAERTLE ONU - Pacto Global ISRAEL KLABIN Presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável Carlos Osmar Bertero, PhD Presidente da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração

19h00 às 22h


h00

h50

h00

h00

19/06/2008

20/06/2008

“Alianças Estratégicas: Empresas, Universidades e Sociedade cooperando para a Sustentabilidade”

“O sonho Possível: a Sustentabilidade como a oportunidade de negócios do século XXI”

Oscar Motomura Amana-Key ricardo young Instituto Ethos Mario mOnzoni GVces CHRISTINA CARVALHO PINTO Mercado Ético CLÁUDIO DE MOURA CASTRO, PhD Presidente do Conselho Consultivo da Faculdade Pitágoras.

MARIA CLÁUDIA DE SOUZA Diretora de Relações Governamentais - Wal-Mart Brasil Ltda. caco de paula Núcleo de Turismo da Editora Abril ALTAIR ASSUMPÇÃO Diretor do Banco Real EXECUTIVOS DO BBVA Bilbao Vizcaya KENNETH O’DONNELL Coordenador da Brahma Kumaris - América Latina

08h30

Facilitadores: Ante Glavas Weatherhead School of Management ILMA BARROS, PhD Case Western Reserve University

Facilitador: ronald fry Weatherhead School of Management Case Western Reserve University

Coffee-break / Espaço de Networking

10h30 às 11h00

Coffee-break / Espaço de Networking

Almoço / Espaço de Networking

13h00

Almoço / Espaço de Networking

“Do sonho ao desenho: construindo um mapa de oportunidades”

“Desafios Estratégicos da Cooperação para a Sustentabilidade” Ram Charan, PhD Facilitador: WILLIAM O’KEEFE, PhD

Coffee-break / Espaço de Networking

14h00

16h00 às 16h30

Facilitador: ronald fry Weatherhead School of Management Case Western Reserve University

Coffee-break / Espaço de Networking “Articulação e Preparação para Chamada de Ações”

Encerramento 18h00

18h30

JORGE GUIMARÃES Presidente da CAPES - Coordenador de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ANTONIO DE ARAÚJO FREITAS ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração HECTOR OCHOA DIAZ, PhD Presidente do CLADEA - Consejo Latinoamericano de las Escuelas de Administración Encerramento Pós-conferência - “Redes e Sustentabilidade”

Reunião Comissão de Educação do Comitê Brasileiro do Pacto Global 19h00 às 21h00

DAVID DE UGARTE Autor de “O Poder das Redes” JUAN URRUTIA Catedrático de Fundamentos del Análisis Económico, Espanha AUGUSTO DE FRANCO Autor de “Alfabetização Democrática” (2007) RODRIGO DA ROCHA LOURES Presidente da FIEP


Um evento imperdível sob qualquer ponto de vista

No Global Forum América Latina você terá a oportunidade de trocar experiências e debater propostas de ação e engajamento com pessoas da mais alta relevância nos seus respectivos campos de atuação. Confira os desafios propostos pelo encontro, na perspectiva de cada setor envolvido: • Educação Empresarial Visualizar novas alternativas de conhecimento - para empresas, indústrias e economias - capazes de contribuir com o desejo de criar, alcançar e agregar valor sustentável aos empreendimentos e à produção. Entre os efeitos desejados estão o alargamento das fronteiras no campo da educação e da formação profissional responsável, levando a resultados como reformas curriculares, fortalecimento da responsabilidade pelo meio-ambiente e da cultura do empreendedorismo responsável, novas formas de inovação e criatividade. • Empresas e Negócios Visualizar alternativas para transformar, empreender, produzir e comercializar produtos e serviços, de forma cada vez mais sustentável e lucrativa, assim como encontrar novas formas de fomento e financiamento. • Sociedade em Geral Visualizar novas formas de consumo e de demanda por bens e serviços consistentes com os imperativos da sustentabilidade. • Poder Público Visualizar novas formas de administrar, arrecadar, fiscalizar e prover políticas públicas e sociais básicas que valorizem e recompensem a sustentabilidade econômica, política, social e ambiental. Assim, todos os participantes do diálogo têm como desafio encontrar novas perspectivas, isto é, “novas formas de ver”, como produto da reflexão coletiva sobre o impacto das ações em curso. O resultado esperado é o estabelecimento de uma estratégia a ser implementada de forma articulada, interdependente e mutuamente reforçadora.


A metodologia do Encontro

De modo a assegurar a inclusão e participação significativa dos múltiplos atores envolvidos nesta iniciativa, bem como a produtividade do diálogo, optou-se pela metodologia Appreciative Inquiry (Investigação Apreciativa), formulada pelos professores David Cooperrider, PhD e Ronald Fry, PhD, da Weatherhead School of Management, escola de negócios da Case Western Reserve University, Cleveland, Ohio. Esta metodologia, que será conduzida no encontro por professores da própria Case, convida a experimentar de forma coletiva e solidária um processo de investigação e reflexão, que é tanto uma jornada como um ciclo de aprendizagem. Dentro da Investigação Apreciativa, o Global Forum América Latina está concebido como um processo que obedece a quatro grandes passos: a) Descobrimento e detalhamento de experiências de alianças estratégicas bem-sucedidas em prol da educação e da sustentabilidade. Em outras palavras: saber aproveitar o conhecimento instalado ou conhecimento online - disponível e acionável - incorporado nas pessoas e organizações, que permita alavancar novas visões e iniciativas de futuro; b) Visualização e exploração de novos cenários e oportunidades de ação colaborativa que atendam ao anseio coletivo de uma educação significativa em termos técnico-científicos e de gestão estratégica -, produtora de sustentabilidade, resultando em novas formas de inovação, produção, comercialização e consumo; c) Concepção e planejamento de projetos e ações guiados pela partilha dos princípios de uma educação sustentável; d) Implementação e início das ações e sua monitoração, com base no call for action a ser realizado algumas semanas após o encontro. Este passo é uma chamada planejada para ações conjuntas e efetivas que, inspiradas pelos resultados do GFAL, constituam um ponto de partida para outras iniciativas, multiplicando assim o seu poder de transformação.


O lugar de líderes comprometidos com a transformação

O convite a participar do Global Forum América Latina é uma oportunidade ímpar de empreender coletivamente uma tarefa significativa de relevância histórica. Pela primeira vez, empresários e seus principais executivos, universidades e escolas de negócios, conjuntamente com representantes de organizações da sociedade civil e de órgãos responsáveis pelas políticas públicas e de financiamento, estarão reunidos em um ambiente especial e tecnicamente desenhado para dialogar, trocar experiências e compartilhar inquietações e estratégias, além de conceber e planejar ações futuras consistentes com os propósitos da sustentabilidade. O encontro será também uma excelente oportunidade de criar ou estreitar relacionamentos com potencial para fomentar parcerias e novos negócios.


Realizadores

UNINDUS – Universidade da Indústria (Curitiba/PR - Brasil) A Unindus - iniciativa do Sistema FIEP - está apoiada em uma extensa e articulada rede de parceiros nacionais e internacionais e atua no mapeamento e desenvolvimento de competências essenciais à Indústria. Um processo em que temas centrais são a liderança, a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável. Utilizando-se de ferramentas e ambientes inovadores de aprendizagem, a Unindus oferece programas especializados de formação e atualização gerencial, serviços de consultoria e desenvolvimento de competências para empresas e setores produtivos. www.unindus.org.br Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP/FGV (São Paulo/SP - Brasil) Criada pela Fundação Getulio Vargas, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV) é pioneira no ensino de Administração de Empresas no Brasil e um dos principais centros brasileiros de ensino, pesquisa, publicação e consultoria no campo da Administração. A EAESP/FGV é uma das 16 instituições credenciadas fora dos Estados Unidos e a primeira escola do Brasil a ter seus cursos reconhecidos com o Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB) accredited. O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) é uma iniciativa da EAESP/FGV e tem como missão disseminar o conceito e as práticas de sustentabilidade em todas as suas dimensões, por meio de atividades de educação, pesquisas e publicações e de comunicação. www.fgv.br Global Forum: www.globalforum.com.br


INICIATIVA

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

PROMOÇÃO

APOIO INSTITUCIONAL

PARCERIA INSTITUCIONAL

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

APOIO B

www.globalf orum.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.