Regina Silveira - Um esboço biográfico

Page 23

laberintos

– O senhor fica falando sobre o artista e sua história, o artista e a história da obra, eu gostaria que comentasse mais sobre o trabalho em si. O grupo estava em frente de um retrato do general de Palafox montado em um cavalo, feito pelo artista espanhol Francisco Goya. O professor, contrariado por conta da reação da aluna, deu uma explicação sobre a obra, mas não foi bem como Regina tinha pedido. Salas escolheu apenas uma parte da pintura para analisar: a traseira do equino. A artista ficou aborrecidíssima na hora, mas hoje se lembra rindo da atitude “machista” do professor. As perspectivas artísticas de Regina se abriam rapidamente. A Espanha era um solo fértil para ela experimentar novas técnicas e outras formas de arte. Pintar se tornava algo cada vez mais obsoleto em comparação às diferentes propostas apresentadas pelas vanguardas europeias. Era uma arte sem a marca da mão do artista, com a possibilidade de utilizar materiais industrializados, como alumínio. Alguns trabalhos eram muito próximos dos feitos pelos artistas dos movimentos concretistas que aconteceram no Brasil na década de 1960. No entanto, Regina não teve qualquer contato com a corrente brasileira. Segundo ela, “certamente via sem ver, porque não estavam no meu repertório”.

viagens para outros

países do continente europeu também contribuíram para que a artista perdesse de vez a fé na pintura. Como a que fez para a França, onde visitou a exposição de arte cinética organizada por Frank Popper, Lumière et mouvement, no Museu de Arte Moderna de Paris. Regina ficou impressionada ao ver trabalhos dos artistas cinéticos. “Eles investiam fortemente em novos materiais e experiências com luz e movimento reais, e em obras investigativas que propunham ambientes multissensórios a um espectador tornado muito mais ativo do que aquele tradicionalmente incluído nas representações caracterizadas apenas pela subjetividade”, relembrou numa entrevista à Revista E, em 2004. A artista voltou à exposição pelo menos umas seis vezes para entender como funcionavam aqueles objetos. As pesquisas visuais-cinéticas, que tanto impressionaram Regina, deri-

[um esboço biográfico] Regina Silveira

47


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.