Considerações históricas e geográficas sobre o município de Almirante Tamandaré (PARTE - 1)

Page 414

CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR

ção Pública, o pedido foi indeferido pelo Parecer nº 25, de 22 de fevereiro de 1906, sendo a justificativa alegada "falta de alunos". Nesta ocasião as professoras eram as normalistas Olga Lisboa Rocha e Maria Amélia Jardim. Após, devido aos apelos em 10 de março de 1906 é decretado pelo Congresso Legislativo do Estado do Paraná a criação de uma escola mista na Lamenha. Destaca-se a partir da década de 1900, pedidos de subvenções de escola na Colônia Lamenha junto ao Estado solicitadas por professores, entre eles foi possível detectar a solicitação do professor Luiz Szczerboaski em publicação feita no jornal "A República, de 19 de março de 1907". Prestou serviço na localidade o professor Ignácio Lipski, que inicialmente lecionava três dias da semana. Estas aulas eram ministradas em polonês, uma vez que no ano de 1920, o seu ministério foi reconhecido pela autoridade escolar competente. Na Colônia Lamenha Grande, a partir de 1920, parte do dia era ele quem lecionava, e na outra parte a professora Esther Furquim de Andrade lecionava em língua portuguesa. Em referência ao "Relatório apresentado a Affonso Alves de Camargo, Presidente do Estado do Paraná pelo Dr. Eneas Marques dos Santos, Secretário de Estado dos Negócios do Interior, Justiça e Instrucção Pública em 31 de dezembro de 1916/Quadro de Professores de instrucção pública primária do Estado do Paraná", a Lei nº 1.136, de 26 de março de 1912 criava uma escola mista na localidade. No ano de 1916, lecionava na região a Sra. Marcelina Pietry Cavalliery. Em 1920, além da escola colonial, existia uma Escola Isolada com duas turmas: Uma de responsabilidade da Sra. Ottilia de Siqueira com 56 alunos e a outra de responsabilidade da Sra. Geny de Barros Teixeira com 60 alunos. Escola Municipal Vicente Kochany e Escola Estadual Tancredo Neves Na década de 1970, o candidato a vereador Vicente Kochany doa o terreno onde foi construída em madeira a Escola Lamenha Grande. Em 1985, é inaugurado o novo prédio maior e em alvenaria. Porém, só em 1989 a escola foi denominada com o seu nome. Por Foto Vicente Kochany, Tribuna dos Minérios, 1972

Vicente Kochany nasceu em 24 de janeiro de 1930 casou com Paulina Branta, faleceu em 22 de dezembro de 1986. Foi o doador do terreno onde se estabeleceu a Escola Lamenha Grande (imagem/Família de Ariel Buzzato) que atualmente se encontra a Escola Vereador Vicente Kochany.

415


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.