Peixes de Águas Interiores

Page 72

Este fato, que deriva possivelmente da dificuldade de captura destes organismos durante o período em questão, levou as autoras a associar o evento à ocorrência de cuidado parental, fato reportado para outras espécies do gênero (MENEZES & CARAMASCHI, 1994).

Figura 39 - Hypostomus affinis (coletado no Rio Paraíba do Sul - Itaocara)

Quanto à fecundidade, estudada para H. luetkeni, verificou-se que a espécie, como a maior parte dos Loricariidae, desova um pequeno número (446 - 936 óvulo/indivíduo) de óvulos de grande porte (5.2mm) (MAZZONI & CARAMASCHI, 1997). MENEZES & CARAMASCHI (1994) estudaram a reprodução de H. punctatus no Rio Ubatiba, uma pequena drenagem que pertence à bacia da Lagoa de Maricá. Na população estudada, machos e fêmeas atingem a primeira maturação sexual quando se encontram com comprimento padrão na classe 10,0 a 11,5cm. Observou-se reprodução concentrada nos meses de outubro a março. Tanto Kronichthys quanto Hemipsilichthys e Pareiorhina são típicos do alto curso de rios. Além de algumas informações relacionadas ao padrão de distribuição, não existem outros dados ecológicos acerca destes taxa no Estado do Rio de Janeiro. O gênero Kronichthys é encontrado nas bacias costeiras entre o Rio São João e o sul do Estado, prolongando sua distribuição até as drenagens da Baía de São Francisco (SC), onde ocorre uma espécie ainda não descrita. Vive sob rochas ou outros objetos submersos em áreas de pequenas corredeiras. No Estado do Rio de Janeiro é particularmente comum no Rio Macacu. BUCK & SAZIMA (1995) estudaram a atividade de algumas espécies de Loricariidae em um pequeno riacho costeiro de São Paulo (ribeirão da Serra), enfocando, dentre outras espécies, K. heylandi A população estudada exibiu hábito alimentar eminentemente algívoro, ocorrendo em áreas profundas e com água com velocidade entre 30 - 78 cm/seg. A atividade de forageamento ocorreu tanto de dia quanto de noite. Os cascudinhos agregados em Hemipsilichthys foram revisados por PEREIRA (1997). Em seu estudo, o autor sinonimizou Upsilodus victori Ribeiro, 1924, um táxon descrito da bacia do Rio Paquequer, com H. gobio definindo, desta forma, a existência de duas espécies no Estado do Rio de Janeiro (Figura 40). Uma terceira espécie, ainda não

71


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.