Peixes de Águas Interiores

Page 292

Fonte de impacto Atração hidráulica de peixes pelo canal de sucção durante as operações de manutenção de turbinas Reduções súbitas da vazão a jusante para o enchimento da represa ou atender picos de demanda energética Interceptação do rio pela barragem

Ação Impactante Concentração de peixes sob condições de oxigênio em de pleção

Impacto Observado Mortandade de peixes por asfixia

Exposição do leito do rio

Mortandade de peixes por asfixia temperatura ou dessecamento

Inacessibilidade dos peixes a sua área de reprodução e ou alimentação Concentração de peixes nas proximidades da barragem

Redução do estoque, com possível inviabilidade da espécie Aumento nos níveis de predação, inclusive pelo homem Fonte: AGOSTINHO (1994)

a) Alterações da composição e abundância das comunidades e populações: Os peixes que colonizam uma represa pertencem às populações presentes nos rios e lagoas marginais que foram atingidos pela inundação. Em princípio, observa-se uma redução no número de espécies e uma modificação na abundância, pois é reconhecido que as represas em geral apresentam poucos tipos de habitat em comparação com os rios e os ecossistemas a ele associados (lagoas marginais, alagadiços, etc.). Caso a represa promova a submersão de barreiras naturais como cachoeiras, que impediam à existência de determinadas espécies de peixes rio acima, isto possibilitará a invasão de espécies para montante daquele antigo limite. Espécies que não ocorriam nos trechos superiores do rio se estabelecem e passar a concorrer com as residentes. Outrossim, a inundação permitirá o contato entre populações da mesma espécie antes isoladas pela queda d'água. Sobre a abundância, peixes que naturalmente ocorriam com populações baixas podem ser tornar-se numerosos. O contrário também tem sido observado. Em geral , as espécies de peixes migradores de grande e médio porte diminuem consideravelmente as suas populações. Diversos estudos, compilados por BHUKASWAN (1980), mostram que as populações de peixes em represas crescem rapidamente em número de indivíduos e biomassa acima das condições originais do rio que foi barrado. Entretanto, esta alta produção inicial não é sustentada, ocorrendo apenas nos primeiros anos após do enchimento e decaindo rápida ou gradualmente para níveis de baixa produtividade. Isto ocorre porque a inundação incorpora matéria orgânica de plantas terrestres ao sistema, através da decomposição das mesmas, incrementando a cadeia alimentar. Contudo, este suprimento extra de nutrientes é gradualmente consumido até esgotar o estoque. Alguns peixes nativos favorecidos pela construção de represas são principalmente a traíra (Hoplias malabaricus), os lambaris (Astyanax spp.) e o acará (Geophagus brasiliensis). Dentre os exóticos, sobressaem as tilápias, e tucunarés.

291


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.