Kappa Magazine

Page 63

rou uma ou até duas páginas. Em cada artigo, havia fotos antigas, a origem do sobrenome e até mesmo a árvore genealógica. “As pessoas sugeriam quais deveriam ser as próximas pesquisadas. Tive algumas desafiadoras, outras, a família nunca permitiu a pesquisa, além daquelas que simplesmente não há dados, como a Padre Duarte. Não daria nem uma linha, pois foi um homem que nunca veio a Araraquara, apenas tinha terras por aqui”, revela. Para Samuel, o trabalho foi além do resgate histórico. Com o objetivo de reunir informações sobre as famílias, por conta de seu trabalho, muitos irmãos, primos que há tempos não se falavam, restabeleceram contato. “Valorizamos sobrenomes, mergulhamos em memórias, resgatamos histórias, emocionamos famílias”, orgulha-se. “Mas, algumas vezes, a demora na entrega de dados pelas famílias fez com que eu apelasse: fazia sobre a 9 de Julho ou Avenida São Paulo”, confessa. Seu trabalho de pesquisa durou de 1997 a 2010, semanalmente. A seção Seu Nome está na Rua era publicada aos domingos e era um a das mais lidas do jornal. Hoje, O Imparcial republica os artigos, mas Samuel faz questão de atualizá-los. “Era muito trabalhoso. Começava no domingo à noite e terminava no outro domingo no almoço de família. Agora, daqui uns 30 anos, quando eu morrer, quero se nome de rua, quero ser uma alameda”, ressalta, aos risos.

3 anos, quando os avós, os pais e os 8 irmãos solteiros da mãe resolveram instalar um açougue e uma loja de embutidos na cidade . Estudou, casou-se com Maria Teresa, teve duas filhas, Samantha e Priscila. Trabalhou como representante de laboratórios farmacêuticos durante muitos anos. Nos anos 70, ficou sócio de uma farmácia quase falida em São Carlos, mas, com muito trabalho, contatos e perseverança, venceu e chegou a ter sete filiais lá e em Araraquara. Por aqui, todos sabiam quem era o Samuel da Farmácia. “Quando começaram a abrir as grandes redes, com preços difíceis de competir, resolvi encerrar e me aposentar. Mas, como trabalho desde os 16 anos, foi difícil simplesmente parar. Após uma semana de folga fui convidado para ser o presidente do Ceproesc. Desde então, trabalho com mais de 260 jovens aprendizes, iniciantes no mercado de trabalho”, orgulha-se.

Samuel tem arquivadas todas as publicações do Seu Nome está na Rua

BRASIL BUENO - Apesar do faro de repórter e mesmo tendo desvendado centenas de histórias de outras famílias, Samuel Brasil Bueno conhece pouco sobre o próprio sobrenome. O avô morreu quando o pai tinha apenas 3 anos, restando poucas informações. Mas conhece bem a história dos avós maternos. Nascido em Rio Claro (SP), Samuel veio para Araraquara aos kappa magazine 63


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.