Eutanásia: Matando os doentes, os deficientes e os idosos em nome da compaixão

Page 181

atribui sua cura emocional à sua esposa: “Ela me valorizava quando eu mesmo não me valorizava”. Ele teve a oportunidade de falar no Senado canadense, que estava estudando a possibilidade de legalizar a eutanásia no Canadá. Ele concluiu seu discurso dizendo: “Peço que resistamos à escuridão de hoje de entreter idéias de eutanásia e suicídio com ajuda médica como soluções. Não deve haver lugar para a eutanásia nas sociedades civilizadas… Vamos parar toda essa conversa de matar e vamos dedicar nossas vidas a ajudar uns aos outros…” Mesmo em sua situação onde muitas vezes ele tem de ficar confinado à cama, ele comenta: “Minha tristeza não é tanto pelas funções físicas que perdi, mas por uma cultura que questiona a santidade de toda vida humana”. Não importa o que a sociedade diga sobre os doentes, Mark sabe que ele tem valor aos olhos de Deus. Ele fala com convicção: “Não sou menos ser humano após todos esses anos de deficiência degenerativa. Meu valor como ser humano permanece intacto porque trago em mim a imagem de Deus. Nenhuma deficiência, nenhuma fraqueza mental, nenhuma deformidade, nenhuma doença incurável e nenhuma velhice tirará essa imagem de mim…” Mark fez 45 anos em 1999 e no meio de sua deficiência ele diz: “Estou feliz de estar vivo”. Recentemente, ele celebrou, com sua esposa e dois filhos adolescentes, 25 anos de casamento. Ele crê: “Dê uma vida com dignidade para alguém e, quando chegar a hora de morrer, ele morrerá com dignidade também”. Mark não recebeu cura para o seu problema, mas isso não se tornou razão para ele desprezar a vida que Deus lhe deu. É interessante que um dos argumentos mais fortes dos defensores da eutanásia tem a ver exatamente com a questão da qualidade de vida. Eles dizem: 278

278O

caso de Mark Pickup foi assunto do artigo Living With Dignity, o qual apareceu na revista Celebrate Life (ALL: Stafford-EUA, 1999), pp. 26-28.

181


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.