Plano de Bairros - Transforma São Paulo/Perus

Page 1

Julho 2012

Perus

Nova iluminação traz mais segurança aos moradores de Perus

créditos: equipe Police Neto

Perus e Anhanguera terão 7.000 pontos de iluminação remodelados e 379 novos postes de luz até o fim de agosto. Até agora, 1.433 pontos de luz já foram trocados.

Moradores aprovam troca de lâmpadas Iluminação fraca e ruas escuras eram uma das principais queixas da população de Perus, que temiam pela segurança dos jovens que estudam à noite.

Informativo_PN-JULHO.indd 1

Operação Delegada diminui em 80% furtos no Centro de Perus PMs fazem ronda a pé nas ruas comerciais do bairro para combater ambulantes clandestinos, mas sua presença inibe também roubos na região.

02.07.12 13:37:15


Luz, segurança e respeito Vereador José Police Neto - Netinho (PSD) cada vez mais acesso a infraestrutura e serviços públicos de qualidade. E o Plano de Expansão e Qualificação da Iluminação Pública, como vocês vão ler neste informativo, faz parte desse processo, assim como a Operação Delegada, que trouxe tranquilidade aos comerciantes e aos que fazem suas compras no centro de Perus. Espero que gostem das novidades. Vem muito mais por aí!

Perus e Anhanguera terão mais de 7 mil pontos de iluminação revitalizados

O

s distritos de Perus e Anhanguera vão ganhar, até o fim do mês de agosto, um novo e moderno sistema de iluminação pública. A subprefeitura de Perus e o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) firmaram um convênio e estão remodelando 7.000 pontos de iluminação, além da instalação de 379 novos postes de luz na região. O serviço consiste na substituição dos braços que sustentam as luminárias – que eram muito curtos e iluminavam apenas as calçadas – por braços mais longos. E a troca das atuais lâmpadas, cuja luz é fraca, por modelos mais potentes e econômicos. O trabalho começou no fim de maio. Até agora, 1.433 pontos de luz já foram trocados. “A nova iluminação trará muito mais segurança aos moradores dos bairros, principalmente aos alunos que estudam à noite e voltam a pé para suas casas”, afirma o vereador José Police Neto (PSD).

Informativo_PN-JULHO.indd 2

Compare: acima, os novos pontos de luz e, abaixo, os antigos, mais curtos.

De acordo com o subprefeito de Perus, Eliseu Leite Moraes, a falta de iluminação era uma das principais preocupações da população local, já que assaltantes aproveitavam os locais mal iluminados para praticar furtos e roubos. Veja alguns endereços que já estão com nova iluminação: ruas Francisco Araújo Correa, Felipe Cardoso Campos, Antonio Candido Alvarenga, Julio Maciel, Recanto, Engº Augusto Duran, Presidente Vargas, Avenidas Silvio de Campos e Principal, Estrada do Pinheirinho e Viaduto Mora Guimarães.

02.07.12 13:37:21

créditos: equipe Police Neto

espeito à população. Quando nos empenhamos para melhorar a iluminação pública nas ruas escuras e levar segurança para quem transita por Perus é de respeito que estamos falando. Respeito ao direito, de todo o cidadão, de circular sem medo pelas ruas do bairro em que mora e de usufruir de seus espaços públicos. A nossa luta, que não pode parar nunca, é para que os moradores de Perus tenham

créditos: equipe Police Neto

R


créditos: equipe Police Neto

“A estrada, que era totalmente escura, agora está clara”

foto: ão

ranh io Ma

Mauríc

Informativo_PN-JULHO.indd 3

Todos os postes de madeira da rua Alagoas Nova, ao lado da Cohab Perus, também serão trocados, inclusive esse aí, escorado na parede de uma casa.

O

motorista de perua escolar André Ricardo da Silva, de 32 anos, que nasceu em Perus, já presenciou diversos atos de violência perto de sua casa por causa da falta de iluminação pública. Ele conta que numa das vezes em que voltava do trabalho conseguiu salvar uma garota de uma tentativa de estupro na Estrada do Pinheirinho, próximo ao Cemitério Dom Bosco. A rodovia, cercada por áreas verdes, tem curvas sinuosas e ficava totalmente escura à noite, sem nenhuma iluminação pública. “Vi um cara arrastando uma menina para o meio do mato e parei para ajudar. O carro que estava atrás de mim também parou e o cara largou a menina e correu para o mato. Levamos a menina para a delegacia e registramos um boletim de ocorrência”, conta André. Hoje o mesmo local onde André presenciou a tentativa de estupro está completamente iluminado. “A estrada, que era totalmente escura, agora está clara. Nem parece o mesmo lugar”, disse o motorista. Outro local que também recebeu nova iluminação foi o Recanto dos Humildes. Na avenida principal, a novidade mudou o dia a dia dos moradores. “Realmente melhorou bastante, principalmente pra quem estuda e tem que voltar pra casa no escuro. A praça também passou a ser usada à noite por famílias com crianças, depois que foi iluminada”, conta Daniela Dantas, de 18 anos. A claridade trouxa até bons problemas, como no caso do funcionário público Antonio Correia, de 46 anos. “Ficou tão claro que terei de comprar cortinas melhores para o quarto ficar escuro”, conta Antonio, que mora na rua Estevan Ribeiro Rezende.

02.07.12 13:37:25


Ronda de PMs traz segurança ao comércio de Perus ena da Avenida Sílvio de Campos, centro comercial de Perus: moradores fazem suas compras e caminham despreocupados entre uma loja e outra. Essa realidade hoje só é possível graças a Operação Delegada, programa em que policiais militares usam parte dos seus dias de folga para ganhar remuneração extra e trabalhar em prol do município no combate a ambulantes clandestinos. Embora o foco principal sejam os camelôs ilegais, a presença dos PMs no centro comercial de Perus acabou inibindo também a atividade de assaltantes. “Conseguimos diminuir em 80% o número de furtos e roubos na Avenida Sílvio de Campos e adjacências”, conta o capitão Ricardo Moreira, comandante da 1ª- Companhia do 49º Batalhão da Polícia Militar e responsável pelo programa em Perus. Atualmente 30 policiais militares fazem a ronda a pé na região comercial de Perus: 15 em cada turno de trabalho. “A presença dos policiais traz segurança aos moradores, que podem andar pela região comercial com muito mais tranquilidade”, afirma o vereador José Police Neto (PSD), que apoia o programa e se empenhou para que ele fosse levado até Perus. Segundo o capitão Moreira, a Operação Delegada existe há dois anos no bairro e é muito bem avaliada pela população. Desde o início da operação já foram retirados do centro de Perus

Expediente

Jornalistas | Pedro E. O. Zeballos (mtb 21288) Fernando Nowikow Ricardo Rossetto Colaboração | Fábio Araújo Design editorial | Daniela N. Secondo Impressão | Ativaonline Tiragem | 30.000 exemplares

Informativo_PN-JULHO.indd 4

créditos : equipe Police Ne to

C

34 camelôs ilegais, que vendiam DVDs piratas, bebida alcoólica e produtos contrabandeados. Outro aspecto positivo, de acordo com o capitão Moreira, é a melhora na fluidez do trânsito, já que os PMs também estão autorizados a aplicar multas de trânsito. Os comerciantes da região também aprovam a operação. “A ronda é ótima, dá segurança para a gente. Desde que os policiais começaram a andar aqui no centro não há mais roubo nem vandalismo”, diz Isabel Cristina Feitosa, de 45 anos. Seu filho tem duas lojas na Rua Antônio Bartolomeu de Souza, ao lado da Estação Perus da CPTM, uma de equipamentos eletrônicos e outra de equipamentos para celular, e ela ajuda no atendimento aos clientes. A Operação Delegada começou a ser implantada na cidade de São Paulo em 2009 em diversos bairros da Capital. Atualmente, 3.718 policiais participam dela. O programa deu tão certo que o Governo de São Paulo acaba de assinar um projeto de lei que prevê a ampliação do programa para todo o estado. Para ter acesso ao programa é preciso que cada município assine um convênio com a Polícia Militar.

Participe do nosso mandato e ajude a construir uma cidade mais justa Câmara Municipal de São Paulo • Vereador José Police Neto Vd. Jacareí, 100 – 5º andar, 509 – CEP: 01319-900 – Bela Vista – São Paulo/SP Fone: (0xx11) 3396-4260 / Fax: (0xx11) 3396-3941 site: www.policeneto.com.br • e-mail: policeneto@camara.sp.gov.br • /josepoliceneto • /policeneto

02.07.12 13:37:28


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.