Issuu on Google+

ANO 05 I Nº 49 I DE JUNHO DE 2013 I CONTATO: FOLHADOESTUDANTE@GMAIL.COM I www.issuu/jornalfolhadoestudante

folhadoestudante folha JORNAL

::P5:: ENTRETENIMENTO

BASTIDORES

::P02:: Já o lado de lá, Jalles Fontoura, parece também viver de bem com vida. Sem atender telefone e de difícil acesso, a cidade se encontra em um verdadeiro descaso. Ruas cheias de buraco, postos de saúde sem remédio, enfim... O Jalim voltou, mas ainda não se apresentou. Cadê você prefeito? EDUCAÇÃO

Embaixadora da União Europeia faz conferência na UFG ::P10::

REGIÃO

Com festa, São Luiz do Norte comemora 24 anos ::P14:: REGIÃO

Dr. Sávio: um prefeito dinâmico ::P11::

FAREMOS A MAIOR FESTA POPULAR, POR SABERMOS QUE A PECUÁRIA É UMA FESTA DA FAMÍLIA , AFIRMA WILSON PORTILHO Tudo pronto para a maior festa da região. Acontecerá de 20 a 30 de junho, no Parque CrebilonMenandro de Aráujo a 41ª Exposição Agropecuária de Goianésia, maior evento do gênero na região.

Jovens brasileiros estão entre os três mais religiosos do mundo

O senso comum prega que o jovem é rebelde e materialista. Só pensa nos prazeres mundanos. Pelo menos no Brasil essa máxima não corresponde exatamente à realidade.. ::P9::

pinião 02 Opinião

BASTIDORES Por Thalles Moura

RENATO DE CASTRO, atualmente no PTB, deverá se filiar ao PMDB nos próximos dias visandocandidatura à Deputado Estadual – objetivo: recuperar a cadeira perdida em 2010 -, o que resta saber é como será a aceitação do novo peemedebista. AS ARTICULAÇÕES JÁ COMEÇARAM. Renatão, como é conhecido, já se apresenta como pré-candidato e agora faz visitas internas entre o grupo, que apoia Gilberto Naves (PMDB), líder maior do partido em Goianésia, para tentar viabilizar candidatura. MARA NAVES PMDB, ex-deputada por três vezes, hoje é só alegria. Curte o maridão a hora que quer, faz serviços caseiros, como uma verdadeira dona de casa e curte os filhos, hoje todos formados. A tão sonhada vida tranquila que a Mara Naves sempre sonhou, é em parte realidade hoje, a final, mesmo não exercendo nenhum cargo, ela ainda se mantém como uma grande líder politica e com grande popularidade em Goianésia. E POR FALAR EM JALLES... Mesmo após o pré – anúncio do interesse da UniEvangélica e do Governo Federal em destinar a faculdade de Medicina para Ceres, o prefeito de Goianésia, ainda insiste em dizer “que ele vai trazer para a cidade, a faculdade”. O ele está muito além do nosso tempo e vendo atrás das montanhas, ou de fato, o objetivo é vender sonhos.

Já o lado de lá, Jalles Fontoura, parece também viver de bem com vida. Sem atender telefone e de difícil acesso, a cidade se encontra em um verdadeiro descaso. Ruas cheias de buraco, postos de saúde sem remédio, enfim... O Jalim voltou, mas ainda não se apresentou. Cadê você prefeito?

E BARRO ALTO? VAI BEM, obrigado! Assim diz os moradores da cidade. O prefeito Geraldo Martins (PT), desde que assumiu o posto, não para um minuto. Trabalha muito, e atende a todos. Quem passa por Souzalândia, já vê o resultado do trabalho do homem. As casinhas sendo erguidas mostra a todos, o quanto o prefeito é articulado e bem relacionado. DIA 24 DE JUNHO, aniversário de Goianésia. E quem ganha o presente é o prefeito Jalles Fontoura. Jalinho, irá entregar nesta data, 200 casas deixadas pelo ex-prefeito Gilberto Naves. Gilbertinho deixou também de presente para Jalles, o encaminhamento de mais 800 casas, das quais, mais de 400 serão lançadas no mesmo dia. DR. SÁVIO, o prefeito mais jovem de Goiás, mostra que tem habilidade de gente grande. Ousado e extrovertido, Sávio, já começa a mostrar em Pilar de Goiás, a cara da sua gestão. O Trabalho deve pegar um embalo maior, a partir do segundo semestre, quando a Yamana, empresa de mineração entrar em operação. E COMPLICADO. Enquanto temos aí, jovens mostrando seu lado administrativo, temos raposa velha mostrando imaturidade e despreparo administrativo. O governo Estadual, não para de cometer erros. Um atrás do outro. O mais recente foi o tiro no próprio pé. APÓS CONVIDAR ANDRESSA, mulher do contraventor Carlinhos Cachoeira, para uma noite de gala no Palácio Pedro Ludovico, casa do Governador e tendo como anfitriã do evento, a primeira dama do Estado e após fotos do evento vazar na interneta assessoria do governador negou três vezes a Srª Cachoeira, e quem não gostou nada e quem nao gostou nada e não perdoou, foi o marido da empresária.

ENDEREÇO (62) 3353-2224/ 8494-9436 - jornalfolhadoestudante@gmail.com Rua 39, número 191, Bairro Carrilho - Goianésia - GO

EM CARTA ABERTA, publicada no jornal Diário da Ma-

JUNHO DE 2013 JORNAL

“A persistência é o caminho do êxito.” Charles Chaplin

Governador do GDF, Agnelo Queiroz e Júnior Fribroi pré-candidato ao Governo de Goiás, se reúnem com a imprensa de Goianésia As articulações políticas já começaram e aqueles que possuem interesse em se fortalecer visando às eleições de 2014 já começam a se apresentar. No último dia 05, o pré-candidato a governador pelo PMDB, Júnior Friboi, recebeu em seu escritório político, representantes do partido e membros da imprensa de Goianésia. O objetivo da reunião foi falar sobre a movimentação dele dentro do partido para se viabilizar, além, de solicitar apoio dos companheiros de partido de Goianésia. Na reunião estiveram presentes o ex-prefeito Gilberto Naves (PMDB), o presidente da legenda, Giovane Machado, ex-

-presidente do partido e ex-vereador, Orcedino Wenceslau; presidente do PTB local, Fião, e o seu filho, que deverá se filiar no PMDB nos próximos dias, o pré-candidato a deputado estadual, Renato de Castro,, juntamente com os presidentes dos jornais Opinião, André Wenceslau; Realidade News, Edmar Duarte; Imparcial, Gil Negrão e do Folha do Estudante, Thalles Moura. Lá, o grupo ficou praticamente definido em apoiar a pré-campanha do megaempresário, Júnior do Friboi, que confidenciou “estar de bem com vida e com os amigos, entre eles: Iris Rezende, o maior líder do partido em Goiás”.

REUNIÃO COM AGNELO QUEIROZ No dia seguinte foi à vez do grupo se reunir com o governador do Distrito Federal, o amigo e companheiro de Júnior do Friboi (PMDB), o petista Agnelo Queiroz. Em uma conversa longa, o atual governador, disse com satisfação as realizações do seu governo, e da sacada do seu gabinete mostrou a obra já inaugurada do Mané Garrincha, Estádio, que receberá o primeiro jogo da Sele-

ção Brasileira, na Copa das Confederações. Lá também, ficou acertado a participação dos jornais Folha do Estudante, Opinião, Realidade News e Imparcial, no núcleo de mídia do Governo, sendo esses veículos, os responsáveis pela divulgação das ações do governador nas cidades do entorno e também as satélites. Júnior do Friboi mostrou nesta ação rápida, que realmente o que ele escreve, se lê com todas as letras.

nhã, Carlinhos Cachoeira foi só declaração de amor à esposa e chuvas de ameaças ao Governador Marconi. Ele diz “aguenta tudo, menos o ataque a sua amada”. E ainda completa: “Quando eu entrar na guerra entrarei para vencer, posso até morrer, mas vou pro vale tudo”. A guerra está declarada e haverá derramamento de sangue para todos os lugares.

GILBERTO NAVES PMDB, por sua vez, deverá ser um dos grandes nomes que estará por trás na campanha de Júnior Friboi, caso este consiga se viabilizar. Ex-prefeito por dois mandatos, ex-deputado e ex – secretário de governo, Gilberto é forte candidato para assumir uma secretaria, numa possível vitória de Júnior Friboi.

EDITOR–CHEFE Thalles Moura

EDITORIAL FE

DIRETORA ADMINISTRATIVA Daiane Moura

REDAÇÃO ANDERSON ALCÂNTARA

DIRETOR ARTE Ghensi alves

DIRETORA DE DISTRIBUIÇÃO Jessica Patrícia

COLABORADORES Pastor Wesley, Renato Guimarães, Caca Filho, Denny Willian e Colaboradores do departamento de empresas das faculdades, universidades e imprensas.

FOTOGRÁFIA Cristiano Melo IMPRESSÃO: Gráfica O Popular

EDITORAÇÃO GRÁFICA

www.dodadiagramador.com.br

SITE www.issuu.com/jornalfolhadoestudante

JUNHO DE 2013 JORNAL

Publicidade 03

04 Esporte

JUNHO DE 2013 JORNAL

Capoeira contra as drogas

O

adominável mundo das drogas tem a cada dia seduzido e alistado para seu exército mais crianças e adolescentes. Em Goianésia, inclusive. Para combater esse mal, o mestre de capoeira Mauro César Martins Arruda desenvolve o “Projeto Guardiã”, que leva capoeira a estudantes de 7 a 14 anos em diversas escolas da cidade. Integrante da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Guardiã e Companhia, Mauro iniciou o projeto em janeiro, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. Hoje ministra aula

nas escolas Saint-Clair Otoni, Judith Leite, Professor Gessy Justino de Faria, João Manoel, Presidente Costa e Silva, além dos alunos da Apae. Além disso, Mauro encontra tempo para lecionar no Centro Desportivo Alfredo Nasser e no Peti. “Trabalhamos com aproximadamente 480 alunos, com muita seriedade e disciplina. O

esporte tem um fator social muito importante, além de fazer bem ao corpo”, afirma o professor. Mauro tem mais de vinte anos de experiência com capoeira, tendo trabalhado em cidades como Ceres, Carmo do Rio Verde, Uruana, Rianápolis e Catalão. “Fui também diversas vezes campeão brasileiro, goiano, com experiência de ter participado de centenas de competições e ter ajudado a formar muitos campeões. Mas o mais importante é ajudar a formar cidadãos de bem e que ficam longe das drogas”, disse o campeão.

UEG vive mais uma crise

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) está na UTI. Tratada com descaso pelo Governo Marconi Perillo (PSDB), o complexo de faculdades é um caos em diversas modalidades: prédios carecendo de reformas, falta de laboratórios e bibliotecas adequados, ausência de recursos tecnológicos e, principalmente, professores mal pagos e com pouca qualificação. O resultado dessa desordem foi uma greve deflagrada por quase todas as unidades da UEG em maio. A paralisação teve apoio de professores e estudantes. Além dos pro-

blemas de infraestrutura, docentes e alunos reclamam do descaso com o ensino. A falta de professores é um dos principais problemas, pois faz com que o trabalho dos docentes acumele e que fique prejudicada a graduação dos alunos. Inclusive, segundo as manifestantes, várias faculdades deixaram de ter aula por falta de profissionais. Os servidores também reivindicam reajuste salarial. Os alunos afirmam que há um descaso do governo com a própria universidade e, por consequência, com quem

estuda no local. Eles contam que quem estudam na UEG não têm nenhum apoio. Os problemas de infraestrutura são notados na maioria das 42 unidades da UEG. Um exemplo é um dos prédios da universidade, que foi construído há mais de 50 anos. O local não é reformado há muito tempo. Há infiltração no teto e nas paredes. O reitor da UEG afirma que sabe das reivindicações dos alunos. No entanto, Haroldo Reimer pontuou que não recebeu nenhum documento formal informando do movimento grevista.

JORNAL

JUNHO DE 2013

Entretenimento 05

Faremos a maior festa popular, por sabermos que a pecuária é uma festa da família , afirma Wilson Portilho T

udo pronto para a maior festa da região. Acontecerá de 20 a 30 de junho, no Parque CrebilonMenandro de Aráujo a 41ª Exposição Agropecuária de Goianésia, maior evento do gênero na região. Realizada pelo Sindicato Rural em parceria com a prefeitura, a Pecuária 2013 terá shows de grandes nomes da música sertaneja, rodeios, leilões, barraquinhas, parque de diversões, praça de alimentação, ranchão, entre outros atrativos. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Wilson Portilho da Cunha, o evento, a exemplo dos últimos quatro anos, será de

portões abertos à população. “Não haverá cobrança de ingressos. Está dando certo assim e iremos continuar”, disse Portilho. Grandes nomes da música sertaneja brasileira estão confirmados para o evento, que também comemora os 60 anos de emancipação política de Goianésia. Israel e Rodolfo, Di Paullo e Paulino, João Neto e Frederico, Eduardo Mello e Milonário e José Rico cantarão de graça no palco principal da festa. Cantores locais também abrilhantarão o evento. “É importante também que possamos dar oportunidade aos artistas da terra”, explicou o presidente.

O rodeio, que terá início no dia 27, terá como narrador Ivan Diniz. “Contratamos o que tem de melhor também para o rodeio, que é outro grande atrativo do evento. Com certeza será uma das melhores pecuárias dos últimos anos de Goianésia”, aposta Wilson. Nem só de diversão e gente bonita vive a Exposição Agropecuária. É também um espaço para grandes negócios na área rural. “É a força do agronegócio de Goianésia. Esperamos que os produtores façam grandes negócios, mostrando que nosso município é uma potência também na pecuária”, finaliza o presidente.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO Dia 21: Israel & Rodolfo

Dia 25: Milionário e José Rico

Dia 28: Danilo Morais / Sambatuke

Dia 26: Pedro Paulo e Matheus

Dia 29: Eduardo Melo

Dia22: Max & Luan Dia 23: João Neto e Frederico Dia 24: Bruno e Henrique

Dia 27: Di Paulo e Paulino e abertura do Rodeio

Dia 30: Banda Corpus e Encerramento do Rodeio.

06 Publicidade

JUNHO DE 2013 JORNAL

A atual legislatura trabalha compromissada em atender bem a Comunidade. Realizar projetos de Leis e Requerimentos, afim de concretizar o sonho de cada cidadão, de ver Barro Alto crescendo, mas principalmente crescendo para Todos.

Câmara Municipal de Barro Alto

AC

sa da Cidadania

Sessões todas as Segundas às 19:00 horas.

Em suas férias Visite

Pilar de Goiás

JORNAL

Ensino a Distância 07

JUNHO DE 2013

Grupo anhanguera educacional lança cursos de graduação ead no modelo online

O

ferta de cursos em formato online estará disponível na Anhanguera Anápolis e faz parte do compromisso da instituição de democratizar o acesso a educação em todo o País. Atualmente, mais de 3,5 milhões de brasileiros estudam em cursos a distância. A partir de agosto, o Grupo Anhanguera Educacional passará a oferecer cursos de graduação EAD no modelo online, no qual os alunos irão à unidade obrigatoriamente duas vezes por semestre apenas para fazer as provas. A oferta de cursos em formato online faz parte do compromisso da instituição de democratizar o acesso à educação em todo o País. Os primeiros cursos ofertados neste modelo são: Administração, Ciências Contábeis, Letras, Serviço Social, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Recursos Humanos, marketing, RH, logística e gestão pública. A matriz curricular do modelo EAD online é a mesma das modalidades presencial e semipresencial, permitindo mobilidade ao aluno sem perda de conteúdo acadêmico. As disciplinas são oferecidas em blocos e têm duração bimestral. As aulas são gravadas e disponibi-

lizadas semanalmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Assim, o estudante poderá acessá-las a qualquer momento, de qualquer computador conectado à internet. Um tutor a distância é responsável por esclarecer dúvidas e dar orientações a cada grupo de alunos por meio de fóruns, ou ao vivo, via chat em horários previamente agendados. “Seja no ensino presencial ou a distância, hoje o professor cumpre papel de orientador e mediador, sendo o próprio aluno o responsável por bus-

car informações significativas, desenvolver desafios de aprendizagem e trazer sua experiência profissional e de vida para discussão com seus colegas”, afirma o Prof. José Moran, Diretor de Planejamento de EAD da Anhanguera, destacando que a utilização de ferramentas online é também uma realidade em centros de ensino de referência no restante do mundo, como Massachusetts Instituteof Technology (MIT) e Harvard, nos Estados Unidos, e Cambrigde, no Reino Unido. Para Moran, o crescimen-

to da EaD no Brasil reflete a mudança do perfil acadêmico do estudante brasileiro. “Seja por motivos profissionais ou pessoais, adultos em geral precisam de flexibilidade em seu horário de estudos, algo que não costuma acontecer no ensino tradicional”, afirma o professor. “Soma-se a isso a falta de mobilidade existente nos grandes centros urbanos, o que torna o acesso a determinados locais simplesmente inviáveis.” Atualmente, mais de 3,5 milhões de brasileiros estu-

dam em cursos a distância. O número representa aumento de 58% no total de matriculados em cursos de EaD em todo Brasil no comparativo dos anos de 2011 e 2009, quando o número de alunos era próximo a meio milhão. Hoje, 14,1% dos cursos de Ensino Superior oferecidos no País são realizados em formato a distância, segundo dados do último Censo EaD BR, divulgado em 2012. Para Thais Costa de Sousa, Diretora de Desenvolvimento de EAD da Anhanguera, esse modelo irá atender a alunos que querem estudar, mas possuem restrição de dias e horários e não podem comparecer a encontros presenciais obrigatórios. “Seja por motivos de trabalho ou dificuldades de locomoção por residirem longe dos polos, cidadãos acabam sendo privados de ingressar em um curso superior. Neste modelo, o aluno assiste a todas as aulas no AVA e terá que se programar apenas para as provas presenciais. Com uma agenda semanal de estudos organizada e apoio pedagógico do tutor a distância, ele poderá conquistar seu diploma e uma chance no mercado de trabalho”, finaliza a acadêmica. Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.

A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado. TO:

SERVIÇO AO CANDIDA

Vestibular Segundo Semestre 2013 Informações:0800 888 2344 / www.vestibulares.br Local: Faculdade Anhanguera de Anápolis Endereço: Av. Universitária 683, Centro.

08 Publicidade

JUNHO DE 2013 JORNAL

Câmara de Vereadores de ALTO HORIZONTE

Fazendo o melhor para

Alto Horizonte Sessões ordinárias sempre nos 05 primeiros dias úteis de cada mês.

Câmara Municipal de

ALTO HORIZONTE

Bom é viver em Alto Horizonte

JORNAL

Religião 09

JUNHO DE 2013

Jovens O brasileiros estão entre os três mais religiosos do mundo

senso comum prega que o jovem é rebelde e materialista. Só pensa nos prazeres mundanos. Pelo menos no Brasil essa máxima não corresponde exatamente à realidade. Um levantamento realizado em 21 países constatou que o Brasil possui a terceira população jovem mais religiosa do mundo. Segundo pesquisa de um instituto alemão, 65% dos jovens brasileiros são considerados "profundamente religiosos". Empatado com a Indonésia e o Marrocos --países de maioria muçulmana--, o Brasil fica atrás apenas da Nigéria e da Guatemala, primeiro e segundo lugar, respectivamente. No Brasil, 65% dos jovens se declaram profundamente religiosos, 30% se dizem religiosos e 4% afirmam não ter religião. Apesar de 74% dos brasileiros declararem que rezam diariamente, somente 35% disseram viver de acordo com os preceitos religiosos.

PARTE INTELECTUAL

A pesquisa mostra que só um terço dos jovens brasileiros se dizem convencidos de que devem seguir os mandamentos de sua religião, ou que estão dispostos a obedecer os mandamentos religiosos. A tendência é reduzir a religião a uma coleção de crenças, segundo os autores da pesquisa. Para um dos pesquisadores, quando se reduz a religião "a uma simples adesão intelectual, começa-se a fazer misturas (de religiões)". "Não significa, necessariamente, que se está sendo orientado por aquelas idéias religiosas", explica o professor. "A vida pode ser orientada por outras coisas, por uma relação mais pragmática com a realidade --mesmo na vida em família, há muito mais um processo de negociação do que se deve fazer do que uma postura

de abaixar a cabeça e dizer, 'Deus mandou eu fazer assim, vou fazer assim'." Sobre o número de não-religiosos, pesquisadores afirmam que o grupo é uma parcela crescente da população. "O censo de 2000 apontava que 7,3% da população brasileira se declaravam sem religião, o que já representou um crescimento bastante grande em relação ao censo de 1991, que apontava pouco mais de 2%."

"MERCADO RELIGIOSO"

No entanto, quem se declara sem religião não é exatamente uma pessoa sem fé. A tendência é as pessoas não terem mais problema em dizer que não têm religião, embora acreditem em Deus e cheguem a rezar nos momentos de fraqueza, perigo ou desamparo. Mais de 90% dos brasileiros dizem acreditar em Deus e em vida após a morte.

CONTRADIÇÕES

Segundo o estudo, a religião representa, nas vidas das pessoas, uma "pequena oração diária, no máximo, um ou dois minutos". É uma situação aparentemente contraditória: uma população muito religiosa, como a brasileira, que gosta de religião e a respeita, a pesquisa mostra bem isso.

10 Geral

JUNHO DE 2013 JORNAL

Embaixadora da União Europeia faz conferência na UFG

D

Anglo American é uma das empresas mais admiradas de Goiás Ranking realizado pelo jornal goiano O Popular prestigiou as principais companhias do Estado A Anglo American, por meio de sua planta de níquel Codemin, localizada na cidade de Niquelândia (GO), foi prestigiada pelo jornal O Popular como uma das 75 empresas mais admiradas do Estado de Goiás. Para ele-

ger as companhias vencedoras, o veículo realizou uma pesquisa que avaliou a qualidade da gestão em dez atributos distintos. Leitores do jornal, empresários e jornalistas foram consultados para a composição do ranking, criado em comemoração aos 75 anos do veículo. O Popular é o jornal de maior circulação no Estado de Goiás.

iplomata portuguesa falou sobre a importância de laços para enfrentamento de problemas A UFG recebeu na última sexta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE) no Brasil, Ana Paula Zacarias. A embaixadora é portuguesa e representa a União Europeia (UE) no Brasil desde 2010, quando foi nomeada chefe da delegação em Brasília. Antes de sua nomeação ela era representante de Portugal na União Europeia. A diplomata falou em sua palestra do valor que a aproximação com o Brasiltem para a União Europeia e também da importância do enfrentamento de crises e criação de parcerias estratégicas. Em sua fala, a embaixadora fez um panorama geral sobre a criação e desenvolvimento da União Europeia. Para ela, o feito mais importante desta iniciativa foi a

abdicação dos países de uma parte de sua soberania em prol dos cidadãos da União, o que pode ser visto, principalmente, pela livre circulação de pessoas. Na conferência estavam presentes o reitor Edward Madureira Brasil, o pró-reitor

de cultura e extensão e responsável pelas atividades do Instituto Brasil Europa (IBE) na UFG, Anselmo Pessoa Neto e a Coordenadora de Assuntos Internacionais(CAI/ UFG) e membro do comitê diretivo do IBE, professora OfirBergemann.

IBE - O IBE é uma instituição patrocinada pela UE que reúne universidades brasileiras e europeias visando o desenvolvimento de ensino e pesquisa em nível superior no Brasil. No contexto do ensino, a embaixadora ressaltou a importância que a educação tem para o fortalecimento das relações entre a Europa e o Brasil, com destaque para os intercâmbios internacionais. Segundo a professora OfirBergemann, a Europa é o destino favorito dos estudantes que procuram intercâmbio. E foram eles, os alunos, que lotaram a sala para saberem mais sobre a União Europeia e a parceria com o Brasil. Os estudantes puderem fazer perguntas sobre economia, relações internacionais e intercâmbios entre as universidades. Fonte: http://www.ufg.br/page. php?noticia=9977

Palestra do Sebrae para os alunos de Computação A palestra 'Gestão de TI na atualidade' tratou de temas importantes e atuais da área de Tecnologia da Informação, relacionados ao dia a dia da operação de uma área de TI. Foram abordados temas como ITIL, COBIT, Gerenciamento de Projetos, Segurança da Informação, intimamente ligados a área de TI, assim como Estratégia, Processos de Negócios, Indicadores e Gestão de Pessoas, assuntos igualmente importantes para a gestão de qualquer área de uma organização. Por atuar como

gerente de Tecnologia da Informação no Sebrae/GO há quase 10 anos, o palestrante, Daniel Daher de Alencar Gerente da Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação Sebrae-GO, conseguiu fazer uma correlação dos temas com a realidade da sua área, analisando diferenças e dificuldades entre a teoria e a prática. O evento foi organizado pela professora Esp. Suelma Rodrigues Duarte e pelos alunos dos cursos de Gestão em Tecnologia da Informação e Análise e De-

senvolvimento de Sistemas. Estiveram presentes o Coordenador dos cursos de informática, Prof.Ms. José Ricardo Cosme Lérias Ribeiro, o Pro-Reitor de ensino, pesquisa e extensão, Prof.Ms. Valdir Mendonça Alves e os professores e alunos dos cursos de Gestão em Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação. Fonte: http://www. anhanguera.edu.br/home/ index.php?option=com_co ntent&task=view&id=1841& Itemid=1

JORNAL

Região 11

JUNHO DE 2013

Dr. Sávio: um prefeito dinâmico

D

inamismo: esta palavra pode definir bem como vem sendo a gestão de Dr. Sávio Batista (PMDB) à frente da Prefeitura de Pilar de Goiás. Desde que assumiu o mandato, em 1º de janeiro, diversas ações foram realizadas, mudando totalmente a cara da cidade. Arrojado, Sávio tem demonstrado muita vontade de trabalhar e tem contagiado sua equipe. Antes de Sávio, o ritmo era lento e muitas

obras ficaram pelo meio do caminho por falta de ação dos gestores. Agora a coisa mudou. “Não tenho preguiça de trabalhar. Há muito para ser feito e o tempo voa. Se o prefeito não pegar firme a cidade não desenvolve”, disse. Sávio foi surpreendido com a cidade em situação caótica, com ruas cheias de buracos e lixo tomando conta de todos os pontos de Pilar de Goiás. Medidas urgentes foram tomadas. Mas

o principal foco do prefeito é melhorar os índices da Educação e oferecer uma Saúde de qualidade para todos. “Nossa prioridade se resume a Educação e Saúde. Precisamos oferecer um ensino melhor às nossas crianças e garantir acesso ao sistema de Saúde para todo o nosso povo”, explica. “Temos buscado melhorar as condições de atendimento e acredito que já avançamos muito e, a partir de 2014, muitos resultados

aparecerão”, garante. O dia a dia do prefeito tem sido muito movimentado. Vistoria programas, faz reuniões com secretários e diretores, atende a comunidade e, peregrina a Brasília e a Goiânia em busca de recursos. “Sabemos que com a receita que temos é impossível realizar grandes obras. Para isso, estou toda semana batendo em portas na capital do Estado e do País em busca de verbas para nosso município”, finaliza.

12 Barro Alto

Q

JUNHO DE 2013 JORNAL

Dr. Geraldo recebe grupo de idosos em seu gabinete

uando o assunto é cuidar dos idosos de Barro Alto, o prefeito Geraldo Martins (PT) se emociona. Raras são as vezes que não chora quando se encontra com os internos do Centro de Convivência dos Idosos. O último desses encontros foi muito especial: aconteceu na terça-feira (3) no gabinete do prefeito. Acompanhados da coordenadora do Centro, Marly F. Ferreira Alves, os acolhidos

foram de van até a Prefeitura. Antes, porém fizeram um tour pela cidade, conhecendo ruas, praças, lagos, escolas, lojas e igrejas. Um passeio inesquecível para eles. Na Prefeitura, foram recebidos pelo prefeito Geraldo Martins, acompanhado da 1ª Dama, Nilza Martins e da secretária de Assistência Social, Soraya Mendonça. Foi servido um farto café da manhã e os idosos conversaram com o prefeito dentro do

gabinete, em um clima muito descontraído e afetuoso. Ao saírem da Prefeitura, os acolhidos seguiram seu passeio por outros bairros da cidade, retornando ao Centro de Convivência, onde um almoço os esperavam. Atualmente o centro de convivência de Barro Alto conta com 30 funcionários, sendo 4 auxiliar em enfermagem , serviços gerais, cozinheira, passadeira, lavadeira , recepcionista, auxiliar administrativo e guarda.

Dr. Agenor: um presidente que atende a todos na Câmara Após recuperar a credibilidade da Câmara Municipal, o presidente Agenor Pires (PMDB) tem dado um exemplo de democracia em sua atuação. Tem buscado o diálogo com todas as bancadas do Legislativo, oxigenando assim o debate democrático em torno das ideias e projetos que melhorem a vida do povo de Barro Alto. “Fomos eleitos para ser presidente da Câmara com

essa meta: dialogar com todos, esquecer as cores partidárias e pensar apenas no projeto Barro Alto, que é o mais importante para nós”, disse. A relação com o Poder Executivo também tem sido muito positiva. “Temos uma relação de independência, porém, de parceria, harmonia. Afinal, tanto o prefeito quanto os vereadores foram eleitos pelo povo para trabalhar pelo

bem do município. Então creio que é importante somar forças e lutar para que obras e benefícios sejam implantados”, afirmou o presidente. O atendimento à população também sido uma constante. “O vereador é o elo mais próximo entre o Poder Público e a população. É o ente político mais acessível. Então procuramos atender a todos, ouvir, conversar, filtrar os anseios e

transformá-los em requerimentos e projetos”, explica. “Tenho certeza que Barro Alto é que ganha com posturas políticas assim. Continuarei sendo vigilante com os recursos públicos e atento às políticas públicas nas áreas de saúde, educação, social, infraestrutura. É nosso papel, enquanto Câmara, não só fiscalizar, como também ajudar”, finaliza.

JORNAL

Política 13

JUNHO DE 2013

Rosana Rodrigues (PPS) A Câmara Municipal de Alto Horizonte tem sido conduzida com competência, responsabilidade e transparência pela vereadora Rosana Rodrigues (PPS). “Temos procurado trabalhar para o bem da comunidade altorizontina, propondo, votando e aprovando projetos de Lei que visam oferecer melhorias na qualidade de vida da população”, afirma a presidente. Rosana tem se dedicado a colocar em pauta projetos que sejam de importância para a cidade, lutando para que tenha agilidade, sem no entanto, ferir o regimento ou a legalidade. “É nossa função buscar o equilíbrio. Não atropelar nenhuma norma, mas não deixar também que a burocracia atrase os projetos que sejam de interesse para o município”, disse. Ela tem buscando também um relacionamento de respeito e entendimento com os demais vereadores. “É importante que tenhamos um bom canal de diálogo, afinal todos fomos eleitos para isso. É com entendimento que conseguiremos ajudar Alto Horizonte a se desenvolver”, acredita Rosana. Além de conduzir as decisões da Casa de Leis, Rosana também exerce com brilhantismo seu papel como parlamentar. Exemplo disso é seu pedido à Prefeitura para que retire a torre da teleonia Oi do Centro. A medida visa melhorar o paisagismo da cidade. Na área pode vir, no futuro, ser construído um órgão público.

Edson Carvalho Cunha (PSDB)

Eguinaldo de V.

Apesar de novato na Câmara Municipal, o vereador Edson Carvalho (PSDB) tem mostrado que veio para ficar, com destacada atuação em prol da comunidade de Alto Horizonte. Arrojado, o parlamentar tem buscado se informar sobre os principais problemas do município e dialogado com diversos segmentos, na busca de soluções. O vereador Edson Carvalho sugere que a Prefeitura encaminhe projeto de Lei com revisão do Plano de Carreira dos servidores públicos. “Isso visa assegurar aos servidores públicos o poder aquisitivo e a corrente de seus vencimentos”, justifica o vereador. Também de autoria do parlamentar solicitação para que sejam implantadas unidades de Telecentros no Centro de Convivência (UAI). A proposta tem como objetivo beneficiar as pessoas da terceira idade com noções de informática. O vereador pediu ainda para disponibilizar iluminação pública

O vereador Eguinaldo de Vasconcelos (PSDB) pede, em requerimento aprovado por seus pares, que o prefeito Oildo Silveira (PP) celebre convênio com uma clínica para dependentes químicos em Anápolis ou Goiânia, com o propósito de oferecer um tratamento de qualidade às pessoas que necessitem. O vereador pede ainda que a Prefeitura cubra os exames de alto custo que o SUS não cobre o objetivo e beneficiar as pessoas carentes. Eguinaldo sugere também que seja feita a troca do madeiramento pra concreto ou a construção de uma nova no córrego São Gonçalo na Fazenda de Divino Honório e pede também a construção de 5 pontes sendo 2 pra Tião Ramos e José Antônio Vieira e 3 Geraldo Tiofa e Juscelino e uma no sentido Mineração Maracá ao Zé do Rafael, visando melhorar o acesso das pessoas que por ali transitam utilizando as mencionadas pontes. O vereador pede também um

pra Av. Getúlio Vargas, próximo à empresa Sanefer, visando oferecer maior segurança e conforto aos moradores do local. O vereador pede também pra que sejam doados três computadores para a entidade do CEREA. “O objetivo é promover conhecimento, inclusão digital, informações e exclusão digital”, disse.

Wanderson Pereira (PSD) O vereador Wanderson Pereira (PSD) tem sido um incansável batalhador por recursos para a comunidade de Alto Horizonte. Ele é o autor de requerimento que solicita que a Prefeitura crie projeto de Lei para criação da secretaria da Juventude, que irá fomentar políticas públicas para os jovens do município, criando uma interface entre todas as entidades e segmentos que tratem desses temas tendo como foco central a juventude. Wanderson pede ainda a construção de uma sede para o PETI, visando dar maior comodidade e conforto aos alunos e funcionários,

Marcos R. Flois (PPS)

O vereador Marcos Rodrigues (PPS) tem procurado pautar seu trabalho legislativo pela ética, pela dedicação e pela competência. “O segredo é ouvir o povo, participar de suas dificuldades e buscar, no diálogo construir uma alternativa positiva aos problemas apresentados”, disse o vereador. “Todos os meus projetos e requerimentos têm como foco o bem estar da comunidade de Alto Horizonte. Tenho procurado também somar forças com os colegas, com o Poder Executivo, com a sociedade organizada, para conquistarmos mais desenvolvimento e qualidade de vida

Souto

para Alto Horizonte”, afirmou Marcos Rodrigues. O vereador pede ainda que a população possa acompanhar mais de perto o trabalho legislativo. “Com mais pessoas participando quem ganha é o município. Todos são bem vindos para sugerir melhorias para Alto Horizonte”, finalizou.

(PSDB)

projeto de lei instituindo um programa de bolsa auxílio aos alunos que frequentam as aulas de karatê, futebol entre outras modalidades de esporte. O vereador é autor também de pedido para a construção a secretaria de esporte para o complexo recreativo (clube municipal). A obra irá proporcionar um espaço físico no complexo recreativo, para o atendimento da comunidade. O parlamentar solicita também a construção de 2 bueiros sendo um para o Sr. Venor na fazenda São Sebastião e outro para o Sr. Nenê dos Baianos, na fazenda São Sebastião, para oferecer maior segurança, comodidade as pessoas dessas regiões.

Jonaires Inácia Moreira (PSD)

evitar aluguel e ter um espaço mais amplo onde possam ser desenvolvidas várias atividades.

Vereadora compromissada com o progresso de Alto Horizonte, Jonaires Inácia (PSD) tem utilizado seu espaço na Câmara Municipal para fiscalizar e acompanhar de perto as ações do Poder Executivo. “É uma das funções do vereador: ser vigilante com as contas públicas, como são feitas as obras e a justiça social. Isso tem pautado a minha atuação”, disse. Conhecedora da realidade parlamentar, pela experiência adquirida de muitos anos como vereadora, Jonaires tem colocado todo esse capital político a serviço da comunidade. “A experiência faz com que possamos conhecer melhor tanto os problemas

como as soluções”, garante. A vereadora tem apresentado diversos requerimentos que beneficiam a população, mas principalmente tem acompanhado de perto o andamento da administração pública, fiscalizando, cobrando e sugerindo medidas que visam melhorar a vida dos altorizontinos.

Vilmar Gomes dos Santos (PPS)

Neuza Maria de A. Araújo (PSDB)

O vereador Vilmar Gomes (PPS) tem sido um grande defensor dos interesses da comunidade de Alto Horizonte, ouvindo suas reivindicações e levando para o plenário e transformando em matérias legislativas. Em um dos requerimentos, Vilmar solicita à Prefeitura solicita a construção de uma ponte na fazenda de Tião Rodrigues, em direção à propriedade de Abeci, no córrego Caraíba. O objetivo, segundo o parlamentar é melhorar as condições do local e proporcionar segurança às pessoas que utilizam o referido espaço. “Minha luta é transformar os anseios da população em realiza-

A vereadora Neuza Maria (PSDB) é autora de matéria que pede a construção de hortas comunitárias em parceria com as escolas nos setores Sul, Nossa Senhora Aparecida e José Basílio, com o objetivo de ajudar as famílias com os gastos dentro de casa, despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação. Neuza Maria solicita também a instalação de luminárias e refletores no Colégio Integral, situado no Setor Sul, para zelar pelo tráfego de pessoas a qualquer hora, permitindo também o lazer e atendimentos noturnos. A vereadora sugere ainda a implanta-

ções, obras e benefícios, para que Alto Horizonte possa continuar crescendo e se desenvolvendo”, disse o vereador.

Lauanda Peixoto Guimarães (PRB) Sempre atenta as maiores necessidades do município tenho procurado criar mecanismos que venham a combater permanentemente os problemas que esse município enfrenta,porque acredito que remediar não seja a solução eu prefiro criar e buscar artifícios que venham a solucionar.Valorizando isso e para garantir e preservar os princípios moralidade na administração pública, com intuito de coibir a nomeação de pessoas que não possuem a Ficha Limpa para ocupar cargos em nosso município é que apresentei o Projeto de Lei Ficha Limpa Alto Horizonte. Esse Projeto de Lei, cognominado “Ficha Limpa Municipal’’ estabelece critérios para provimento de cargos e funções gratificadas com intuito de proteger a moralidade administrativa, evitar o abuso de Poder Econômico e Politico”. Vale lembrar que ele é livremente inspirado na Lei da Ficha Limpa, referendada recentemente no Supremo Tribunal Federal-LC nº 135/2010. Espero que os nobres colegas vereadores venham a aprovar esse Projeto de Lei e se infelizmente isso nãoacontecer seguiremos a iniciativa de Lei Popular, colhendo assinaturas de 5% dos eleitores do Município de Alto Horizonte.Acredito que todos querem muito moralizar a nossa politica e resgatar a dignidade de nossos administradores e funcionários e não vejo nenhuma razão para não aprovarem esse projeto.

ção do uso de música na academia ao ar livre, visando motivar e aumentar a circulação de pessoas na academia. A vereadora pede também pra que seja feita a instalação de cerca elétrica na Casa do Estudante em Goiânia, para proporcionar maior segurança no local.

14 Região

JUNHO DE 2013 JORNAL

Com festa, São Luiz do Norte

comemora 24 anos

S

ão Luiz do Norte comemorou no dia 1º de junho seu 24º aniversário de emancipação política. Sob o comando do prefeito Jacob Ferreira (PMDB), o município, de 5 mil habitantes, viveu de 29 de maio a 1º de junho, diversas atividades comemorativas. O auge da festividade, que teve gincanas, show de motos, apresentação da dupla Gian e Giovani, além de bolo de 24 metros, aconteceu no dia 1º de junho. São Luiz do Norte recebeu a visita de ilustres lideranças políticas como os deputados Bruno Peixoto (estadual, PMDB) e Pedro Chaves (federal, PMDB), e do possível candidato a governador do partido, Júnior Friboi, recém-filiado à sigla. Bruno e Pedro, que já são representantes do município, na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, respectivamente, garantiram lutar por mais verbas e benefícios para São Luiz do Norte. O prefeito Jacob agradeceu os dois parlamentares e reivindicou mais melhorias para o município. Aconteceu também, como já é tradição,

PREFEITO JACOB DE SÃO LUIZ DO NORTE

AV. PRINCIPAL DE SÃO LUIZ DO NORTE

a famosa corrida de rua, Professor Teles, com premiação aos primeiros colocados. “São Luiz do Norte tem muitos motivos para comemorar. É um município jovem, que enfrenta muitos desafios, mas que consegue ser um local acolhedor e de gente honesta e trabalhadora”, disse o prefeito.

JORNAL

Educação 15

JUNHO DE 2013

Representantes da UFG visitam curso de Medicina da UniEVANGÉLICA

N

a manhã de sexta-feira (24) a Comissão de implantação do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás - Campus de Jataí esteve presente na UniEVANGÉLICA, buscando uma troca de conhecimentos e informações sobre o método de ensino PBL do curso de medicina. O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso. O projeto de implantação do curso de Medicina em Jataí está em processo de desenvolvimento e de acordo com o Diretor do Campus, Wagner Golveia dos Santos, até no segundo semestre de 2014 o curso já deverá estar em funcionamento em uma cidade com mais de 89 mil habitantes.

A comissão da UFG composta pela Pró-reitora de Graduação da UFG, Sandra Mara Matias, a Assessora de Graduação de Jataí, Eliana Machado, o Diretor do Campus de Jataí, Wagner Golveia dos Santos, o Vice-Diretor do Campus de Jataí, Alessandro Martins e demais professores da área de saúde pretendem visitar um total de quatro instituições de ensino que já adotam o método PBL para a implantação do curso em Jataí. Na UniEVANGÉLICA a comissão foi recebida pelo Pró-reitor Acadêmico, Mar-

celo Mello Barbosa, o Diretor do Curso de Medicina, João Baptista Carrijo, a Coordenadora de Planejamento, Jozelia Rêgo, a Coordenadora do Internato, Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, a Coordenadora Pedagógica, Cláudia Regina Major, e demais representantes do curso de Medicina da instituição. Após trocarem diversos conhecimentos e as vivências com os alunos, toda a equipe conheceu os espaços e laboratórios destinados ao curso. O Diretor do Campus de Jataí, ressaltou que a im-

plantação do curso na cidade visa uma fixação maior de médicos no interior, "atrair médicos através da política de incentivos é fundamental, por isso buscamos adotar o método PBL para nós adequarmos a essa mudança de visão da Medicina, lembrando que a UFG é a única na cidade que já possui cursos nas áreas da saúde", finalizou Wagner Golveia. O Pró-Reitor Acadêmico, Marcelo Mello Barbosa, discursou a todos que a UniEVANGÉLICA já é parceira a tempos da UFG e a instituição

LEIA O

está sempre aberta a receber estas comissões para um troca de informação e conhecimentos. "Temos o curso de Medicina com excelente avaliação do MEC e isso nos orgulha" - detalhou o Pró-Reitor No final da visita a Pró-Reitora de Graduação da UFG, Sandra Mara Matias, enfatizou que a intenção da UFG neste momento é criar um curso com uma proposta inovadora, visitando instituições de ensino de qualidade para assim levar um diferencial aos acadêmicos. E ressaltou ainda como as uni-

versidade federais atuam, "As condições das federais é bem diferente das instituições privadas, temos que atuar com as imposições e condições que o MEC nos proporciona, e através de uma nova política do Governo Federal novas vagas serão abertas para os cursos de Medicina em todo o país. Essa é apenas uma primeira aproximação da equipe com o PBL e a minha intenção é que até o final do ano o projeto pedagógico já esteja fechado e implantado na UFG de Jataí. concluiu a Pró-Reitora.

NO SITE

www.issuu/jornalfolhadoestudante

06 Publicidade

JUNHO DE 2013 JORNAL


Jornal Folha do Estudante - Edição 49