Jornal dos Bairros | Novembro de 2013

Page 6

Jornal dos Bairros

Geral

Novembro 2013

06 6

Região Centro enumera suas demandas Foto: Karine Endres

Segurança para os moradores do centro e arredores foi uma das principais reivindicações destas comunidades, apresentadas durante a 4ª edição do Câmara Vai aos Bairros 2013. Ao todo, 38 bairros e loteamentos da região Centro participaram do encontro promovido pela Câmera de Vereadores no dia 14 de outubro, no salão da comunidade Nossa Senhora do Carmo, no Panazzolo. Dionisio Smaniotto, morador do Cristo Redentor, foi um dos que pediram mais atenção para a segurança pública. “Muitos vereadores falaram que moram nesta região, então, eu acredito que eles deveriam se mobiCâmara Vai aos Bairros reuniu 38 loteamentos e bairros da região Centro para debater demandas lizar mais para buscar segurança para estes loteamentos”, disse. Ele as mais idosas, que tem dificuldade de cidade, sobretudo entre a Marcopolo e também chamou a atenção para o fato mobilidade. São Romédio, onde existe um gargalo. das construtoras ‘tomarem conta das Outro ponto para o qual Osvaldino charuas’ onde estão realizando as obras. Discriminação mou a atenção é o transporte do bairro. “As construtoras não respeitam as ruas, Ilves Maria Teixeira, presidente do Segundo ele, há um ano foi protocolado afundam o calçamento e alguém preci1º de Maio, alertou para a discriminaum pedido junto à secretaria de Trânsisa enxergar isso e fiscalizar”, completou. ção que o bairro sofre. to, para reivindicar “Só aparecemos nos jormelhorias para a Dificuldades no OC nais quando a notícia é linha do PanazzoOutro morador, porém do Panazzoruim”, afirmou. “Vim aqui lo. Ele aponta que lo, Osvaldino da Silva cobrou que há três pedir e cobrar, eu sei que o midbus adotado anos reivindica uma praça de lazer para o somos uma ocupação, na linha gera desloteamento através do OC, e não se veem mas quem aqui conhece conforto, sobreturesultados. “Nossa principal demanda é o bairro?”, questionou. do para as pessoem relação ao OC, que está complicado Ela convidou os vereapara a Amob do Panazzolo”, “Vim aqui pedores a conhecerem o 1º disse ele. “Depois das pessodir e cobrar, eu sei de Maio. as se reunirem e deliberarem, que somos uma Além disso, o fato o órgão público deveria ao meocupação, mas 1º de Maio ser uma ocunos retornar as informações quem aqui conhepação acaba impedindo sobre a demanda”, afirmou. ce o bairro de receber obras da preOsvaldino alertou para o (1º de Maio)?” feitura. “Precisamos de trânsito congestionado, no treIlves Maria mais infraestrutura. Techo urbano da BR-116 que corta a Teixeira

!

Interior quer eletricidade mais fácil A solicitação por desburocratização nos pedidos de ligação de energia elétrica, no interior caxiense, ganhou ênfase entre as reivindicações da 5ª edição de 2013 do Câmara Vai aos Bairros, realizada no dia 4 de novembro, no salão paroquial do distrito de Vila Oliva. O morador Luiz Antônio Oss alertou que a Rio Grande Energia (RGE) vem exigindo laudos de construção, antes de fazer a ativação. “O interior necessita desenvolver projeto e contrato para ser energizado. Essa lei carece de maior flexibilização. Os proprietários de casas de menor porte, por vezes, encontram dificuldades para custear as taxas de ligação”, explicou. Renan Daneluz, de Vila Oliva, recla-

mou do não funcionamento de linhas de telefone celular, nas imediações do distrito. Servidora da Subprefeitura de Vila Oliva, Caroline Ebertz atentou para a falta de creche. Relatou a própria experiência e de outras mulheres da localidade. Ou seja, para trabalharem, precisam deixar os filhos com parentes ou amigos. Do contrário, não conseguem manter um emprego. O subprefeito de Vila Oliva, Ricardo Daneluz, destacou o engajamento da comunidade para construir a nova sede da subprefeitura. O terreno já foi declarodo de utilidade pública e que o projeto de execução da futura obra se encontra em elaboração.

mos problemas com calçamento, esgoto, energia e iluminação pública”, afirmou. O atraso na nomeação da agente de saúde do bairro também mereceu o destaque da presidente. “A menina passou no concurso e até hoje não foi contratada, mas precisamos muito de saúde lá”, relata.

Agradecimento Ao comemorar obras de esgoto no Saint-Etienne, Ana Carla de Carvalho, presidente da Amob, alertou que ainda existem carências a serem enfrentadas, como calçamento, área de lazer e linhas do transporte coletivo. “Estamos muitos felizes, porque depois de 30 anos reivindicando as obras de esgoto, agora elas estão terminando. Agradeço a todos que nos ajudaram”, disse. Ana informou que agora a comunidade vai voltar sua atenção para o calçamento das vias e por uma área de lazer. “Temos uma área que é do Samae e que pode ser doada”, informou. Baderna Wagner Rodrigues Marcel Souto, presidente da Amob São Leopoldo, reclamou a falta de uma escola infantil no bairro e a confusão no trânsito da avenida São Leopoldo. “Não deveria mais ter estacionamento na São Leopoldo e as garagens colocam seus carros no acostamento, prejudicando o trânsito”, afirmou. As badernas que frequentemente tomam conta da rua Francisco Kalher foi outro problema apontado. “Há inclusive decisões judiciais mandando os moradores colocarem lâmpadas e cercarem os terrenos. Eu entendo que os jovens precisam ter seu espaço. Mas para isso, é preciso criar um local para eles se divertirem e deixarem os moradores descansar à noite”, argumentou.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.