Issuu on Google+

Ano 2 | No 114 | Publisher: Luciano Maciel | De 19 a 25 de Junho de 2013 | Distribuição Gratuita

MERCADO Potência

COMEMORAÇÃO Centenário

Motor da Porsche recebe prêmio de “Engine of the Year”

Harley Davidson reúne mais de 100 mil pessoas em Roma

pág 4

pág 12

acesse o portal: jornaldofarol.com.br

Clássicos velhinhos RARIDADES

Encontro de Carros Antigos irá reunir mais de 300 expositores neste domingo

pág 8

02

De 19 a 25 de junho de 2013

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

www.guarulhoshoje.com.br Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

De 19 a 25 de junho de 2013

03

08 04

Terça-feira, 28junho de maio de 2013 De 19 a 25 de de 2013

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

MERCADO

Audi inaugura nova concessionária na Baixada Santista

A Audi Brasil inaugurou na última quinta-feira sua primeira concessionária, exclusivamente dedicada aos seus automóveis na Baixada Santista. Para comemorar, foi realizada uma travessia especial do Guarujá até Santos em uma balsa exclusiva, repleta de novos modelos da fabricante, como o R8 Special Edition, Novo A3 Sport, Novo Audi Q5 3.0 TFSI, A1 Sport, A1 Sportback e S5 Coupé pelas principais vias do município. A nova operação voltada ao mercado de veículos Premium na região contou com investimento de R$3 milhões. Com a presença do presidente da montadora no país, Leandro Radomile e do titular da Audi Center Santos, Leopoldo A. Arias, o evento de inauguração do novo ponto de vendas reuniu a elite empresarial da Baixada, a imprensa e autoridades locais, como o prefei-

to de Santos, Paulo Alexandre Barbosa. Também estiveram presentes o Gerente Nacional de Vendas, Thiago Lemes e o Diretor Nacional de Pós-Vendas, Marcel Yoshida, ambos representantes da marca alemã. A cerimônia contou ainda com apresentação especial de Milena Machado, apresentadora do programa dominical AutoEsporte, da TV Globo.

Novo EcoSport supera marca de mais de 20 mil unidades vendidas no ano

Motor da Porsche recebe prêmio de “Engine of the Year” O motor seis cilindros opostos da Porsche recebeu o prêmio de “Engine of the Year” (motor do ano). Este ano, o painel de jurados internacional concedeu a premiação ao propulsor de 2,7 litros usado no Boxster e no Cayman para a categoria de motor de 2,5 a 3,0 litros de cilindrada. A publicação vem concedendo este prêmio para motores de excelência nos últimos 15 anos. A escolha do prêmio “Engine of the Year” é feita por 87 jornalistas automotivos muito bem conceituados oriundos de 35 países, que avaliam motores de diversas categorias. O painel de jurados também elogiou a flexibilidade, a resposta, o desempenho e o funcionamento macio do motor boxer com menor cilindrada da montadora. Ele se originou do motor de 3,4 litros e, juntamente com a transmissão PDK (Porsche Doppelkupplung), oferece

no Cayman uma potência de 275 cv, com potência específica de 101,6 cv/l. Esta é a quarta vez que um motor boxer da Porsche venceu este prêmio. Em 2007, já havia vencido na categoria de motores de três a quatro litros com o motor do 911 Turbo. Em 2008, o motor boxer de 3,6 litros e turbocompressor com 480 cv de potência venceu até mesmo a categoria aberta (em cilindrada). Em 2009, o motor de seis cilindros de 3,8 litros do 911 Carrera S foi chamado de “Best New Engine” (melhor novo motor).

Ford lança site exclusivo para o novo Focus

O Novo EcoSport está na liderança dos utilitários esportivos compactos com cerca de 40% do segmento. Em maio, o modelo da Ford registrou mais de 5.800 unidades emplacadas. No acumulado do ano, as vendas foram da ordem de 27.412 unidades. O volume que representa mais de 80% à frente do segundo colocado. O modelo também tem sido um sucesso na mídia, ao ser indicado como melhor compra do segmento pelas revistas Quatro Rodas e Autoesporte. Além desse resultado, o Novo EcoSport vem obtendo um grande espaço na mídia social como gerador de notícias.

A Ford colocou no ar um site dedicado à nova geração do Focus, que chega ao Brasil nos próximos meses. A página (http://www.ford.com.br/novofocus) apresenta uma área de cadastro, para quem quiser receber informações antecipadas do veículo, quando estiver mais próxima a data do lançamento. O modelo é vendido em 120 mercados e é um dos maiores sucessos da história da marca. Produzido agora com uma nova plataforma global, ele incorpora uma série de inovações no design, desempenho, segurança e tecnologias. Ele também será a principal atração da marca no Salão do Automóvel de Buenos Aires. O modelo faz parte do plano da Ford de, até 2015, ter uma linha totalmente formada por produtos globais na América do Sul.

www.guarulhoshoje.com.br Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

De 19 a 25 de junho de 2013

05

06 08

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

De 19 a 25 de junho de 2013 Terça-feira, 28 de maio de 2013

CO2

Em relatório, Ford aponta redução de 37% por veículo e realiza projeções para o futuro

08

no documento “Blueprint for SusEm estudo apresentado no 14º Relatório de Sustentabilidade anual da tainability: Our Journey Continues” (Projeto para a Sustentabilidade: Ford, a montadora reduziu em 37% as emissões de CO2 por veículo em Nossa Jornada Continua). Outros assuntos do relatório vão da redusuas fábricas no mundo, entre 2000 e 2012. Além dos números a montadora ção do consumo de água e energia ainda planeja um corte de 30% entre ao corte do volume de resíduos destinado a aterros em suas fábri2010 a 2025, com o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e cas ao redor do mundo. processos de manufatura. A empresa divulgou o seu primeiro relatório de sustentabilidade em As emissões totais das fábricas já caíram 47% desde 2000, ou 4,65 1999, voluntariamente, como forma de apresentar as iniciativas sociais, milhões de toneladas. As emissões econômicas e ambientais da comgeradas pelos seus veículos também panhia. Assim como os processos e caíram 16% por unidade desde 2007, resultados ambientais da empresa, com o lançamento de modelos híbrio relatório também evoluiu - de uma dos e com motores mais eficientes. brochura impressa a um documento A Ford tem planos ainda mais ambiciosos para a redução de CO2 abrangente e detalhado como é hoje, que exige um website inteiro. - uma das prioridades destacadas Terça-feira, 28 de maio de 2013

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

NOVIDADE

Peugeot lança série especial de veículos em homenagem ao torneio de tênis Roland Garros A Peugeot resolveu homenagear o torneio Roland Garros com uma série especial de veículos dedicados um dos maiores torneio de tênis do mundo. Os modelos são limitados a 200 unidades do hatchback médio 308, 50 do crossover 3008 e outras 50 do conversível 308 CC. Em comum, eles possuem bancos em couro na cor Guerande (cinza claro) e o logotipo oficial do campeonato de tênis bordado no encosto dos assentos e aplicado na carroceria. Cada modelo tem a sua personalidade. À esportividade do 308, somam-se carpetes bordados, rodas de 17 polegadas exclusivas com acabamento escurecido e capa cromada dos retrovisores externos. Outros equipamentos de série do veículo também se destacam, como seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sensor de estacionamento traseiro, luzes diurnas em LEDs, teto panorâmico de vidro e WIP NAV (sistema de GPS integrado ao painel, com tela colorida multifunções de 7’’ retrátil eletricamente), entre outros.

O 3008 vêm com itens tecnológicos da série Roland Garros, na qual se destacam os faróis de xênon autodirecionais em moldura de máscara negra, banco do motorista com ajuste elétrico, sensor de estacionamento dianteiro, tapetes personalizados com o logo do torneio e rodas exclusivas de 17 polegadas. A lista de equipamentos conta ainda com sistema WIP NAV, ar-condicionado automático digital bizone, piloto automático e regulador de velocidade, Head-up Display, entre outros. Já o 308 CC traz rodas de liga leve escurecidas de 18 polegadas, faróis de xênon autodirecionais em moldura de máscara negra, tapetes personalizados com o logo Roland Garros, incluído também no Windstop, uma rede que suprime a turbulência de ar na cabine. Ele

agrega os itens dos outros veículos da série especial, além de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, capota retrátil automática e sistema Airwave, que aquece a nuca dos passageiros dianteiros por meio de um fluxo regulável de ar.

www.guarulhoshoje.com.br Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

De 19 a 25 de junho de 2013

07

08

Terça-feira, De 19 a 25 de 28junho de maio de 2013 de 2013

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

RARIDADES

Encontro de Carros Antigos vai reunir mais de 300 expositores neste domingo A avenida Paulo Faccini recebe no próximo domingo (23) o 4º Encontro de Carros Antigos de Guarulhos. Cerca de 350 veículos entre clássicos, off-roaders, militares, caminhões e ônibus poderão ser vistos e admirados pelo público das 9h às 14h em frente ao Bosque Maia. Além da exposição de carros, o evento terá feira de peças antigas e souveniers, e sorteio de brindes para visitantes e expositores. A entrada é gratuita, mas haverá um posto de arrecadação para quem quiser doar um agasalho na chegada ao local. Realizado pela Secretaria de Cultura, o encontro tem como objetivo contar um pouco da história do antigomobilismo. Todos os anos o evento destaca um grupo de colecionadores.

HOMENAGEADO Nesta edição, o homenageado é o Clube do Opala de Guarulhos. A programação não vai se restringir apenas ao lado de fora do Bosque Maia. Na tenda do parque vão acontecer palestras da Polícia Rodoviária Federal sobre alcoolismo e prostituição infantil nas estradas, e também uma sessão de autógrafos com cinco escritores de obras especializadas em carros antigos.

ATRAÇÕES Um palco será montado na avenida para receber atrações musicais como a “The Blueszarros Brothers Band” e o Guaru Trio, grupo instrumental formado pelos ex-alunos do Conservatório Municipal Diogo Ville (piano), Marcos Nogueira (contrabaixo) e Jeyson Gualtter (bateria). Um concurso vai premiar o melhor casal caracterizado com vestimentas de época.

09

AFM_UNI_19992-004_Seminovos_246x287_Jr.Farol_13JUN.indd Pasta : 563 www.guarulhoshoje.com.br De 19 a 25 de| junho de 2013 Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

COMPRE UM SEMINOVO NA UNIDAS E ESCOLHA UM PRESENTE: GARANTIA DE 2 ANOS OU TRANSFERÊNCIA DO VEÍCULO GRÁTIS.

PALIo FIre 1.0

ecoNomY FLeX 2P 2012 A PARTIR DE

R$

19.590,

00

cLAssIc 1.0

vhc FLeX 4P+Ar+dh 2011 A PARTIR DE

R$

20.990,

00

OFERTAS DA SEMANA ModELo

ANo/Mod

PLACA

PREÇo R$

Gol 1.0 City G4 Flex 2P

2011/2012

ATZ 9411

19.090

Fiesta 1.6 Sedan Flex 4P+ar+dh+ve+te

2011/2012

EUQ 3034

27.790

Celta 1.0 LS Flex 2P

2011/2012

GWH 4676

19.190

Strada 1.4 Fire Flex 2P

2010/2010

HMY 5534

21.090

Focus 2.0 Sedan Glx Flex 4P+ar+dh+ve+te+at+abd+abs

2010/2011

EMG 6542

41.500

Mille 1.0 Economy Flex 2P

2011/2012

EUW 1 954

16.590

Novo Uno 1.0 Vivace Flex 4P+ar+dh+ve+te

2011/2012

HBJ 4832

24.590

Punto 1.4 Elx Flex 4P+ar+dh+ve+te+abd+abs

2009/2010

ELN 2954

27.590

ANHAIA MELLO

ITAIM PAULISTA

SÃO MIGUEL

AV. PROF. LUIZ IGNÁCIO DE ANHAIA MELLO, 4.659

AV. MARECHAL TITO, 3.000

AV. SÃO MIGUEL, 7.285

ARICANDUVA

MAUÁ

SÃO BERNARDO DO CAMPO

Av. Aricanduva, 3.838

AV. CAPITÃO JOÃO, 648

AV. BRIGADEIRO FARIA LIMA, 1.760

CASA VERDE

MOGI DAS CRUZES

TABOÃO DA SERRA

AV. ENG. CAETANO ÁLVARES, 1.150

AV. DR. EDISON CONSOLMAGO, 181

ESTRADA KIZAEMON TAKEUTI, 1.300

GUAIANAZES

OSASCO

ESTRADA ITAQUERA GUAIANAZES, 2.000

AV. DOS AUTONOMISTAS, 3.299

IPIRANGA

SANTO ANDRÉ

AV. NAZARÉ, 1.272

AV. DOM PEDRO II, 1.909

(11)

GRANDE MIx DE MARCAS E MODELOS COM ÓTIMOS PREçOS. VEÍCULOS ADqUIRIDOS DIRETO NA FÁbRICA. ENTRADA PARCELADA NO CARTãO DE CRéDITO EM ATé 6x. É como tem que ser

3155 5804

unidasseminovos.com.br

Respeite os limites de velocidade. A entrada poderá ser parcelada em até 6x sem juros no cartão de crédito (Bandeiras: American Express, VISA, MasterCard e ELO). Condições válidas de 12 a 30/6/2013.

10 08

De Terça-feira, 19 a 25 de 28junho de maio de 2013 de 2013

GERAL

PSA Peugeot Citroën recebe prêmio pelo Hybrid Air O sistema Hybrid Air da PSA Peugeot Citroën rendeu o “Prêmio das Tecnologias do Futuro MAAF”. O modelo, que já tinha recebido o prêmio de inovação “Fleet Worlad Honours” e o “Engine Technology Development Of The Year”, associa gasolina e ar comprimido, uma etapa essencial rumo ao carro com consumo de 2l/100 km (50 km/l). O Hybrid Air é uma tecnologia inédita da montadora, composta por um grupo motopropulsor full-hybrid inovador, sem bateria, associando gasolina e ar comprimido. Ela combina um motor a gasolina com uma bomba hidráulica, armazenamento de energia na forma de ar comprimido e trans-

missão automática. Os membros do júri salientaram em particular nesta inovação a adaptabilidade do motor ao estilo de condução de cada um. O motor escolhe de maneira autônoma um dos três modos de funcionamento disponíveis: Zero emissão, térmico a gasolina ou misto.

Nissan é indicada como uma das marcas mais verdes do mundo A Nissan foi indicada pela multinacional de consultoria de gestão de marcas Interbrand como uma das cinco empresas mais “verdes” do mundo em 2013. Em seu terceiro relatório anual, que pesquisa as práticas ambientais das empresas e a percepção dos consumidores sobre elas, a consultoria apontou que a fabricante japonesa conseguiu comunicar positivamente sua liderança em emissão zero à opinião pública. A Nissan também foi a que mais cresceu entre as 50 empresas da lista ao sair da 21ª posição do ano passado e entrar pela primeira vez entre as dez principais. O motivo principal para essa subida é o efeito positivo na percepção do mercado consumidor que o Leaf, primeiro veículo 100% elétrico produzido e vendido em massa da montadora, trouxe. Além disso, a marca teve seus esforços reconhecidos

em outras práticas de sustentabilidade, como o plano de redução de peso dos seus veículos em até 15% nos próximos quatro anos (com o aço de alta resistência) e a colaboração com a Daimler e a Ford no desenvolvimento e venda de modelos movidos por célula de combustível até 2017.

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

Funcionários da marca no Brasil autografam 208

Como parte do lançamento do Peugeot 208 no Brasil, a PSA Peugeot Citroën convidou seus cerca de 5 mil funcionários no país a criar um modelo, que confirma a importância de todos e do trabalho em equipe na produção dos carros brasileiros do Grupo. Um 208 Griffe 1.6 16V recebeu a aplicação de uma película plástica (foi “envelopado”) em toda a carroceria e os colaboradores foram convidados a deixar sua assinatura nela. Entre fevereiro e junho, o modelo foi levado para todas as unidades do Grupo PSA no Brasil, passando por Porto Real,

Rio de Janeiro, Barueri e São Paulo. No fim, voltou para o Centro de Produção Porto Real, onde foi fabricado. Em cada unidade, o carro foi exposto e os funcionários da empresa puderam assiná-lo. No total, o modelo recebeu cerca de 5.000 assinaturas, que o deixaram com um estilo exclusivo. Como previsto desde o início deste projeto especial, o próximo passo será a retirada da película que cobre a carroceria. Ela será utilizada na criação de uma obra de arte, que conservará as assinaturas em um grande mosaico.

Destaque no motocross fecha comemoração dos seus 30 anos de carreira no Salão Duas Rodas Um dos maiores nomes do motociclismo nacional, Jorge Negretti, completa 30 anos de carreira, 45 de idade, e pretende encerrar o ano comemorativo da data com uma apresentação de Freestyle inédita no Salão Duas Rodas 2013, que acontece entre os dias 8 e 13 de outubro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O piloto conquistou, ao todo, 10 premiações de campeonatos brasileiros, nove em torneios paulistas, além dos títulos sul-americano e latino-americano, nas categorias MotoCross e SuperCross. A Jorge Negretti Motocross Show, equipe de Negretti, percorre o país desde 2001 com apresentações de MotoCross Freestyle e promete performance memorável durante o evento, além de planejar realizar durante o Salão uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Freestyle, mas ainda são necessários alguns ajustes de agenda para que mais essa atração seja confirmada. “Tive muita sorte de comemorar meus 30 anos de carreira num ano em que teremos o Salão Duas Rodas. É o evento mais importante para nós e sempre participamos com muito cari-

nho. Fazemos diversas apresentações pelo Brasil e na maioria delas o público presente é maior que o do Salão, mas é este evento que realmente reúne os mais apaixonados por moto. Isso faz com que nossas exibições no Salão Duas Rodas sejam sempre muito especiais”, afirmou.

www.guarulhoshoje.com.br Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

De 19 a 25 de junho de 2013

11

12 08

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

De 19 a 25 de junho de 2013 Terça-feira, 28 de maio de 2013

COMEMORAÇÃO

Harley Davidson reúne mais de 100 mil pessoas em Roma A Harley-Davidson reuniu mais de 100 mil pessoas e 35 mil motocicletas nas comemorações em Roma, na Itália, no último final de semana, em comemoração aos 110 anos da marca. Ocorrido entre 13 e 16 de junho, este foi um dos maiores eventos da empresa em toda a história. O destaque foi a participação do Papa Francisco, que rezou uma missa especial para dois mil fãs e clientes da Harley-Davidson na Basílica de São Pedro e também abençoou, ao som dos motores V-Twin, milhares de motocicletas, onde circulou de papamóvel aberto cumprimentando o público. Durante a missa, o pontífice agradeceu a todos que fizeram parte das celebrações do aniversário de 110 da Harley-Davidson, em Roma. A festa contou ainda com uma série de atividades, realizadas em vários pontos da capital italiana, como a exposição de motos customizadas no Foro Itálico, shows de música, rotas guiadas e lojas de acessórios e MotorClothes®. O desfile levou três mil motociclistas do Porto de Ostia, no centro de Roma, onde estava situado o Harley Village, com muita música ao vivo de dezenas de bandas como Adam Ant, Bonnie Tyler e Mike e da Mecâni-

08

ca. Entretenimento também fez parte da programação em Ostia com test-rides, demonstrações e simuladores para os milhares de fãs e clientes de todo o mundo que curtiram a festa italiana. O Foro Itálico Village, próximo a Roma, também apresentou uma programação intensa, com música ao vivo no Stadio Olimpico, além de exposições com alguns dos principais customizadores de motocicletas do mundo e uma grande variedade de modelos Harley-Davidson modificadas por eles.

Terça-feira, 28 de maio de 2013

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

PROJETO

Estão abertas as inscrições para o Talento Volkswagen Design 2013 A Volkswagen do Brasil está com inscrições abertas para o Talento Volkswagen Design 2013, que podem ser feitas até o dia 28 de junho por meio do site www.vw.com.br/ design, onde também está disponível o regulamento. Em sua 15ª edição, o processo seletivo de estágio da área de Design elegerá quatro vencedores, sendo três na categoria Shape Design (design externo e interno de veículos) e um em Color&Trim (design de acabamentos). Os vencedores irão ser premiados com um estágio remunerado em 2014 no Estúdio de Design da montadora do Brasil, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, e viagem para o Salão do Automóvel de Paris, no mesmo ano. O Talento Volkswagen Design é aberto a estudantes universitários, maiores de 18 anos, que estejam cursando, em 2014, o último ano em

instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Podem participar da categoria Shape Design, alunos de Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto. Da categoria Color & Trim, podem participar estudantes de Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto e/ou Programação Visual, Design de Interiores e Acabamentos, Moda ou Arquitetura. O tema do Talento Volkswagen Design 2013, “Soap Box GP 2013”, é um desafio para os estudantes, que terão de criar um carro a partir do conceito de Soap Box (carro originalmente construído com caixas de sabão, rodas, sistema de freios e sem motor). Além do projeto em desenho 2D (sketches), os candidatos também terão de construir o veículo movido a gravidade. Eles poderão, inclusive, conseguir apoio para a realização do projeto. A seleção dos finalistas será

realizada de julho a novembro, envolvendo etapas como prova de aptidão, dinâmica e entrevista na fábrica da Volkswagen do Brasil, em

São Bernardo do Campo. Na final, agendada para 24 de novembro, serão promovidos desfile, exposição e corrida com os carrinhos.


Jornal do Farol Autos | A02 | N114