Issuu on Google+

Ano 2 | No 122 | Publisher: Luciano Maciel | De 14 a 20 de agosto de 2013 | Distribuição Gratuita

PRODUÇÃO Honda

HISTÓRIA

Mercedes-Benz

Marca restaura Prinz Heinrich para o Concours d’Élégance de Pebble Beach

Montadora confirma construção de nova fábrica no interior de São Paulo

pág 4

pág 14

acesse o portal: jornaldofarol.com.br

NOVIDADE

Fusion Pensou Chevrolet Pensou Itororó

Hybrid

pág 8 e 9

A Ford começa a vender o modelo no Brasil, com tecnologia para a economia de combustível e redução de emissões, combinando motores elétricos e a combustão. pág 6

02

De 14 a 20 de agosto de 2013

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

De 14 a 20 de agosto de 2013

03

04 08

De Terça-feira, 14 a 20 de 28agosto de maio dede 2013 2013

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

MERCADO

Novo Focus recebe nota máxima no Top Safety Pick+

O Novo Ford Focus 2013 recebeu a nota máxima num dos mais rigorosos testes mundiais de segurança veicular, o Top Safety Pick+, que autoriza utilizar nos veículos o selo do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), dos Estados Unidos. Para receber a classificação, o veículo teve que passar por testes de impacto frontal e lateral, de resistência ao capotamento e avaliação dinâmica dos bancos e apoios de cabeça. A montadora adotou uma visão integrada de segurança no desenvolvimento do Focus, que inclui desde a aplicação de aços ultrarresistentes na estrutura do veículo até tecnologias avançadas de segurança ativa. Esses diferenciais também ajudaram o modelo a receber a classificação de cinco estrelas do National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão responsável pela administração de segurança do trânsito nos Estados Unidos.

Novo Mini será atração nos 107 anos de Sir Alec Issigonis

Mercedes-Benz restaura Prinz Heinrich para o Concours d’Élégance de Pebble Beach A Mercedes-Benz Classic estará presente no Concours d’Élégance de Pebble Beach, este ano, com a exibição um Benz “Prinz Heinrich” 1910. Restaurado pela montadora, o veículo é considerado um dos primeiros carros verdadeiramente esportivos já fabricados. Outro carro que também estará exposto é o Benz 24/40 hp landaulet 1907, que representa a longa tradição na área dos veículos premium e de luxo. O Concours d’Élégance de Pebble Beach é realizado no estado americano da Califórnia e acontece tradicionalmente no terceiro domingo de agosto. O clássico evento, que acontece no 18º “green” do campo do Pebble Beach Golf Links, é uma das exposições de carros clássicos mais prestigiosas do mundo. Para fãs, especialistas e colecionadores de carros clássicos, os exclusivos leilões que lá ocorrem são atrações que ganham destaque. Desde 1950, a extensa relação de prêmios da Mercedes Benz inclui várias vitórias como “Best of Show” (melhor da exposição), assim como mais de 120 premiações em diversas categorias e prêmios especiais. No ano passado, a montadora recebeu o título de “Best of Show” pela participação de um Mercedes-Benz Saoutchik S Type. Criado pelo encarroçador francês Jacques Saoutchik, o carro foi lançado em 1928.

New Fiesta alcança mais de sete mil unidades vendidas em julho

O novo Mini será revelado em 18 de novembro, quando se comemora os 107 anos desde o nascimento do homem que começou uma revolução do automóvel, Sir Alec Issigonis. A fábrica da montadora, em Oxford, irá sediar a estreia mundial com uma festa em Londres na mesma noite.

O modelo também fará sua exibição diante do público internacional na mesma semana, com uma revelação quase simultânea em Los Angeles e Tóquio. Em 20 de novembro, os holofotes vão brilhar sobre a nova estrela do segmento de carros premium de pequeno volume, primeiro no Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão, seguido poucas horas depois pelo Salão do Automóvel de Los Angeles, na Califórnia, EUA. O veículo estará à venda no primeiro trimestre de 2014.

A Ford ultrapassou a venda de 7 mil unidades do New Fiesta no mês julho, estabelecendo o recorde da montadora no mercado brasileiro. Esse resultado representou a liderança nos veículos compactos acima de 1.0. Um dos grandes destaques da linha foi o resultado da versão com câmbio sequencial PowerShift, que é uma das maiores novidades do segmento de carros compactos. Somado com o Fiesta Rocam, o volume da linha no segmento foi de 14.374 unidades, que coloca esses modelos da marca entre os quatro mais vendidos do País.

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

De 14 a 20 de agosto de 2013

05

06 08

De Terça-feira, 14 a 20 de 28agosto de maio dede 2013 2013

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

NOVIDADE

Ford confirma vinda do Fusion Hybrid para o Brasil

A Ford começa a vender neste mês no Brasil, o Fusion Hybrid de nova geração, com tecnologia para a economia de combustível e redução de emissões, combinando motores elétricos e a combustão. Um dos destaques no mercado norte-americano, essa versão da linha chega

Segurança O Novo Fusion Hybrid vem com 8 airbags, sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de monitoramento de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, assistente de partida em rampa e sistema Advance Trac com controle eletrônico de estabilidade e tração. A lista de tecnologias voltadas para o conforto também é grande. Tem sistema SYNC com tela touch-screen de oito polegadas e comandos de voz em português, painel com telas configuráveis MyFord Touch, sistema de acesso inteligente e partida sem chave e ar-condicionado automático digital com controles individuais para o motorista e o passageiro. Bancos com ajuste elétrico em 10 posições e três memórias, espelhos retrovisores elétricos com três memórias, farol alto automático, sensor de chuva, tomada de 110 V e teto solar elétrico são outros itens de série.

com um diferencial importante: é o veículo com menor consumo de combustível do País, segundo o Inmetro/Conpet - 16,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. O Fusion Hybrid também tem destaque no design, desempenho, segurança e conforto, com diversas

tecnologias inteligentes a bordo. O veículo completa a linha do sedã de luxo, junto com os modelos 2.0 EcoBoost e 2.5 Flex. A sua nova propulsão híbrida é resultado de uma tecnologia testada e refinada em vários anos no mercado, que também conta com a estrutura de suporte técnico da marca no País.

Tecnologia avançada O modelo completa a linha do sedã de luxo, junto com os modelos 2.0 EcoBoost e 2.5 Flex. Seu sistema propulsor foi aprimorado com uma bateria de íons de lítio, 23 kg mais leve e mais potente, um novo motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson e um novo motor elétrico, que geram uma potência combinada de 190 cv. Entre outras novidades, esse conjunto permite ao carro acelerar até 100 km/h usando somente o modo elétrico. O sistema de frenagem regenerativo recupera até 95% da energia perdida nos freios. A transmissão continuamente variável e-CVT, controlada eletronicamente, gerencia a energia dos motores a gasolina e elétrico. A direção e o ar-condicionado com acionamento elétrico também contribuem para a economia de combustível. Ele avança também na interatividade, com vários recursos inteligentes, que informam e orientam o motorista sobre a melhor forma de aproveitar toda a sua tecnologia. Seu painel de instrumentos “Smartgauge” conta com duas telas de LCD configuráveis e o “Ecoguide”, tela que ensina a dirigir de modo mais sustentável usando grafismos de folhas que aumentam ou diminuem junto com a eficiência no uso da energia.

Preço

O Novo Fusion Hybrid é mais um exemplo da filosofia da Ford de tornar as novas tecnologias mais acessíveis para o mercado. A nova geração teve seu preço reduzido em relação à versão anterior e custa R$124.990.

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

De 14 a 20 de agosto de 2013

07

08

De 14 a 20 de agosto de 2013

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

De 14 a 20 de agosto de 2013

09

10 08

De Terça-feira, 14 a 20 de 28agosto de maio dede 2013 2013

PRODUTOS

Citroën lança aplicativo com músicas francesas e brasileiras

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

Honda apresenta novo pacote de acessórios para a VFR 1200X Crosstourer

A Citroën divulgou nesta semana a nova iniciativa da montadora na internet. Trata-se do aplicativo Mobile Lifestyle, cuja primeira versão foi desenvolvida para iPhone e iPad, traz, além de playlist sofisticada com grandes nomes da música francesa - do soul ao jazz -, diversas tendências do cenário cultural brasileiro. “O Lifestyle foi concebido para estreitar o vínculo dos clientes não apenas com os produtos, mas com o universo da marca, ampliando a sua vivência a partir da extensão da experiência para outras esferas da sua vida”, afirmou o Gerente de Publicidade e Propaganda da Citroën do Brasil, Alexander Greif.

A VFR 1200X Crosstourer acaba de ganhar um novo pacote de acessórios para facilitar a rotina dos motociclistas na hora de pegar estrada. Disponível por meio das concessionárias Honda Dream, o novo conjunto é formado por seis itens em viagens mais longas: cavalete central para estacionamento, parabrisa dianteiro estendido, protetor de carenagem, kit de malas laterais, bolsa interna e top box. As novas malas laterais e a top box permitem um transporte mais prático das bagagens. Com o cavalete central, é possível estacionar a motocicleta com a roda traseira, o que facilita o manuseio do bagageiro e a realização de manutenção de emergência. Outra novidade é o parabrisa estendido, que protege o motociclista contra os incômodos do vento e poeira e o protetor de carenagem contra os pequenos acidentes que podem danificar o modelo.

Stetsom apresenta novo amplificador da linha Vision

Michelin apresenta novo pneu para caminhões articulados

A Stetsom aumentou a linha Vision com o lançamento de um novo produto: o VS 250.2 RCA. Uma das grandes novidades do amplificador é a possibilidade de ser instalado usando as entradas de áudio via FIO ou RCA. Ele foi desenvolvido para suprir a grande demanda de veículos que têm som original de fábrica com saída de áudio á fio e também para atender sistemas de som que já possuem a saída de áudio com conectores RCA. Como característica da linha Vision, o amplificador digital possui tecnologia SMD, feito em policarbonato transparente. Ele muito leve e compacto o que proporciona ser instalado em áreas diversas no veículo. Além disso, ele conta com 250W RMS de potência em 13,8V, sendo dois canais de 125W RMS em 2 Ohms ou 2 canais de 80W RMS em 4 Ohms.

A Michelin apresentou o novo pneu MICHELIN X-SUPER TERRAIN +, que comporta toda a gama de soluções tecnológicas oferecidas pela empresa aos operadores que trabalham em pedreiras e em projetos de infraestrutura em grande escala. Tanto em locais de difícil acesso como em minas de superfície, os pneus operam em condições extremamente difíceis. Durabilidade, tração e dirigibilidade, quaisquer que sejam as condições de trabalho, são fundamentais, assim como a confiabilidade e a robustez das máquinas que eles equipam. Ele oferece três importantes avanços em todas as áreas, como o maior desempenho no quesito segurança, graças aos flancos reforçados. Ao contrário do pneu da geração anterior, este apresenta reforço lateral. Ele também possibilita maior rentabilidade, devido à sua maior resistência a cortes e rasgos e à sua carcaça mais durável que, combinada a um composto mais resistente, aumenta a durabilidade do pneu. Além disso, ele foi desenvolvido para otimizar a quantidade de material necessário na fabricação, realizada em usinas certificadas ISO 14000, cujo impacto ambiental foi reduzido em 16%, desde 2005. Além disso, o respeito pelo meio ambiente também cumpre o objetivo de aumentar a durabilidade do pneu. Atualmente, o novo Michelin X-Super Terrain + está disponível no tamanho 29.5 R25. As equipes da Michelin já estão trabalhando para desenvolver outros tamanhos de pneus.

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

De 14 a 20 de agosto de 2013

11

12 08

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

De Terça-feira, 14 a 20 de 28agosto de maio dede 2013 2013

DESTAQUE

308 CC é uma das novidades da Peugeot O novo 308 CC é uma dos destaques da Peugeot. O modelo é oferecido em uma versão única, cupê cabriolé. O conversível, cheio de charme, surpreende, principalmente pelo seu motor 1.6 turbo, a gasolina, de 165 cv. Estruturalmente, o veículo se beneficia da arquitetura das suspensões escolhidas para o 308, das suas bitolas largas, da experiência da Peugeot em matéria de cupê cabriolé e, também, da adaptação destes conhecimentos a esta silhueta transformável, particularmente bem tratada em termos de rigidez à torção, um elemento determinante para obter um bom comportamento em estrada. Mantendo a geometria da suspensão do 308, a adaptação relativamente ao hatch incidiu num abaixamento da plataforma, 12 mm à frente e 8 mm atrás, uma “receita” retomada do 307 CC. Outras opções técnicas do hatch foram reconduzidas, como é o caso dos amortecedores dianteiros com uma haste de 22 mm (em vez de 20 mm), de modo a propor uma excelente capacidade direcional, compensar o peso do veículo e suportar os esforços. O Eletronic Stability Program (ESP) detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador. O equipamento acrescenta a essas funções um sistema de antipatinagem (ASR) e controle de estabilidade (CDS). Ele pode ser desconectado, para garantir uma certa motricidade em situações delicadas, voltando a se conectar automaticamente acima de 50 km/h.

Design Com um equilíbrio de volumes particularmente estudado, tanto em sua configuração cupê como na cabriolé, o 308 CC vem com diversos destaques, como o pára-brisa com forte inclinação e os para-choques esportivos são vincados, com uma entrada de ar mais aberta e de grelha cromada. Os faróis de neblina têm contorno mais alongado e integram-se perfeitamente a outro elemento marcante, graças a seu formato de bumerangue: luzes diurnas em LED, que aumentam a visibilidade do veículo e, por consequência, sua segurança. O desenho do perfil, tanto na forma cupê como no cabriolé, exprime fluidez e estabilidade. Um friso cromado delimita os vidros e alonga a sua silhueta. O equilíbrio da traseira constitui um dos trunfos do cupê cabriolé. No caso do 308 CC, procurou-se uma leitura horizontal da face posterior, favorecendo a impressão de largura e de estabilidade. Na parte superior, as formas da tampa do porta-malas acolhem naturalmente o dispositivo aerodinâmico traseiro e a fina lâmina da terceira luz de freio em LED. Na área inferior, a superfície escura do difusor de ar, interrompida no centro pela cor da carroceria, contribui para o alargamento visual do modelo. Totalmente de acordo com o estilo e a designação do veículo, as rodas de 18 polegadas em alumínio contribuem para o dinamismo do modelo. A traseira foi trabalhada para conciliar estilo, dinamismo e uma capacidade razoável do porta-malas em qualquer uma das duas configurações. A largura entre as caixas de rodas aumentou 27 mm para atingir 1.017 mm, enquanto o comprimento do bagageiro ao nível do piso é de 781 mm (+6 mm por comparação com o 307 CC). A altura disponível entre o piso do bagageiro e a tela de cobertura é de 304 mm (+20 mm que no 307 CC). A distância disponível entre o piso do bagageiro e a tampa da mala é de 581 mm, ou seja, um ganho de 7 mm em comparação com o 307 CC.

Onde encontrar

Uma opção para encontrar o 308 CC é a Paris Peugeot, que inaugurou recentemente uma nova unidade na Avenida Condessa Elisabeth Robiano, 2640. A unidade possui vendedores especializados, treinados na fábrica da montadora. Além disso, também são oferecidas condições especiais para auxiliar os clientes que pretendem adquirir seu primeiro veículo. A concessionária abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Motorização

O carro vem equipado com o motor Turbo High Pressure (THP), que desenvolve até 165 cv de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 mkgf a 1.400 rpm. O bloco segue a nova tendência internacional de downsizing de motores, que contempla boa performance e baixos níveis de consumo e emissão de poluentes. Acoplada a essa motorização está à caixa automática sequencial de seis velocidades. Ela permite uma rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao prazer de condução proporcionado pelo 308 CC. Com conversor de torque pilotado, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o efeito de “freio motor”. Com isso, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo “freia” pelo

Loja Paris Peugeot Endereço: Avenida Condessa Elisabeth Robiano, 2640- Parque São Jorge Comercial: Seg a Sex- 8h às 20h/Sáb- 9h às 18h Oficina: Seg a Sex- 8h às 18h Mais informações: (11)2318-2999/www.parispeugeot.com.br Obs: Alguns domingos do mês, a parte de vendas funciona das 9h às 18h.

motor. Dessa forma, há maior economia dos freios e de combustível, visto que a injeção, nessa condição, não joga uma gota sequer de gasolina para ser queimada.

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

De 14 a 20 de agosto de 2013

13

14 08

De Terça-feira, 14 a 20 de 28agosto de maio dede 2013 2013

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

MERCADO

Chevrolet realiza campanha sobre Ford realiza test drive do novo serviços de pós-venda da marca Fusion no Aeroporto de Guarulhos

A Chevrolet apresenta sua nova campanha. Criada pela Salles Chemistri, agência da rede Publicis, a ação de comunicação “Descubra o Serviço Chevrolet” reforça os serviços diferenciados de pós-venda e integra o reposicionamento global da marca: o ‘Find New Roads’, plataforma de comunicação. Os serviços incluem agendamento de horário e orçamento feito na hora. Há ainda a possibilidade de o consumidor acompanhar todo o trabalho ou de simplesmente esperar pela conclusão do serviço em uma sala especialmente reservada para ele. Com veiculação nacional em TV aberta e fechada, o filme destaca a exclusividade, a transparência, a tecnologia e a estrutura do serviço autorizado, além da reciprocidade entre o consumidor e os profissionais da Chevrolet. A campanha ainda inclui mídia impressa, peças de internet e jingle.

Honda confirma construção de nova fábrica no interior de São Paulo A Honda construirá uma nova fábrica de automóveis no país, com capacidade para produzir 120 mil carros por ano. O início das operações da nova planta está planejado para 2015 e será construída na cidade de Itirapina, no interior do Estado de São Paulo, localizada a aproximadamente 200km da capital e 100km da outra fábrica de automóveis da marca, em Sumaré. O investimento total no novo projeto será de aproximadamente R$ 1 bilhão. Na nova fábrica, que empregará aproximadamente 2 mil funcionários, deverá ser produzido um veículo compacto, da categoria do Honda Fit. Serão também aplicadas as mais recentes tecnologias em processos produtivos, de maneira a reduzir ao máximo a emissões de poluentes. Com a nova fábrica, a HAB dobrará sua capacidade produtiva no país, partindo de 120 mil (capacidade atual da unidade de Sumaré) para 240 mil automóveis por ano a partir de 2015. Além disso, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades dos consumidores brasileiros e a nacionalização de componentes, até o final do ano a montadora iniciará as operações de um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, nas dependências da fábrica de Sumaré. Com a nova unidade, o investimento acumulado no Brasil, desde o início da produção nacional de automóveis, em 1997, atingirá aproximadamente R$ 3,5 bilhões. Somando-se ainda o investimento acumulado desde o início da atuação da marca no segmento de motocicletas, em 1971, o valor investido pela Honda no país ultrapassará R$ 7,2 bilhões.

A Ford fará um programa de experimentação do Novo Fusion para demonstração das tecnologias do veículo, incluindo equipamentos avançados de segurança e assistência ao motorista. Uma dessas ações é o test-drive voltado aos motoristas que viajam pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos e deixam seu carro estacionado na região. A ação é feita em parceria com o Airport Park. Até 23 de agosto, os clientes poderão optar por fazer esse trajeto com o Novo Fusion, seja dirigindo o carro ou como passageiro, ao lado de um instrutor. Os modelos disponíveis para o test-drive são o Novo Fusion EcoBoost 2.0 e o Novo Fusion Flex 2.5. Direção elétrica, estacionamento automático, sistema de conectividade SYNC e GPS com comandos de voz, bancos de couro com ajuste elétrico e sistema de monitoramento de pontos cegos são alguns dos itens presentes na linha. O Novo Fusion é líder de vendas do segmento de sedãs grandes de luxo, com uma proposta que une design inovador, sofisticação e baixo consumo de combustível. O estacionamento de longa permanência Airport Park fica na Avenida Monteiro Lobato, 4250, junto à Av. Hélio Smidt (www.airportpark.com.br).

Sedã 530 e Foison serão as novidades da Lifan em 2014

O sedã compacto 530 deve ser uma das novidades da Lifan no início do ano que vem. O carro, que será montado no Uruguai com peças vindas da China, tem motor 1.5 a gasolina de 106 cv e 13,5 mkgf. O modelo virá como itens de série ar-condicionado, direção e trio elétricos, freios ABS e air bags frontais, entre outros itens. A Lifan também passará a vender aqui a Foison, inicialmente com cabine simples, com previsão de que seja lançada no último trimestre deste ano. No entanto, também existe a possibilidade que seja produzido a versão cabine dupla e furgão. Ele trará motor 1.3 a gasolina, com 93 cv de potência e 11,3 mkgf de torque. De série há itens como direção elétrica e air bag para o motorista. A capacidade de carga é de 800 quilos, de acordo com informações da fabricante. Os modelos 320 e 620 deixaram de ser importados, mas ainda há unidades nos estoques das concessionárias. A marca estuda voltar a trazer o primeiro, que acaba de ser reestilizado, com previsão de que seja em 2014. Atualmente, o único modelo vendido no Brasil é o utilitário-esportivo X60.

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol 08

Terça-feira, 28 de maio de 2013

Honda CR-V passa a contar com tração 2WD Lançado em abril deste ano, o Honda CR-V, que já conta com a tecnologia flex sem o subtanque de partida a frio, entre outras novidades, também passa a contar com a versão EXL 2WD, além das opções: LX 2WD e EXL 4WD. A nova versão EXL 2WD mantém a ampla lista de equipamentos da versão top de linha, EXL 4WD. A diferença fica por conta do sistema de tração 4X2. Entre os destaques, itens de tecnologia de segurança como o VSA (Vehicle Stability Assist), sistema adicionado ao modulador do ABS que controla principalmente frenagens em situações de sobre-esterço e sub-esterço, HSA (Hill Start Assist) sistema que auxilia na partida em ladeira e Motion Adaptativa EPS, sistema que trabalha em conjunto com o VSA, visando reforçar a estabilidade do veículo. O pacote de segurança inclui também seis airbags (frontal, lateral e cortina), sendo que os laterais contam com a tecnologia OPDS (Occupant Position Detection System – sistema de detecção de presença do ocupante), que emite um alerta no i-MID se uma criança estiver ocupando a posição de passageiro dianteiro ou caso o ocupante esteja sentando na posição de risco se o airbag for acionado, garantindo total segurança em colisões. Todas as versões são dotadas de propulsor de 2.0L de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC, que desenvolve 155 cv de potência máxima a 6.300 rpm, e torque máximo de 19,5 kgf.m a 4.800rpm no etanol. A transmissão automática é de cinco velocidades, que permite trocas suaves, sempre

15

De 14Siga-nos a 20 de agosto 2013 em:defacebook.com.jornaldofarol

respeitando o estilo de condução do motorista. A nova versão, EXL 2WD, tem peso de 1532 kg (em ordem de marcha), 54kg a menos do que a versão EXL 4WD. Em todas as versões, o modelo conta ainda com a tecnologia Flex, que possibilita o abastecimento do veículo com etanol ou gasolina em qualquer proporção, sem o subtanque de partida a frio. Com o sistema, ao acionar o botão no controle da chave que destrava as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata.

TECNOLOGIA

16 08

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

De Terça-feira, 14 a 20 de 28agosto de maio dede 2013 2013

PUBLICIDADE

Novo comercial da Volkswagen com Neymar e Lucas vai passar no jogo do Brasil Uma das patrocinadoras oficiais da Seleção Brasileira, a Volkswagen do Brasil apresenta nesta quarta-feira o novo comercial, durante o jogo amistoso entre Brasil e da Suíça. Os embaixadores da marca, o atacante Neymar Jr., do Barcelona, e o meia-atacante Lucas, do Paris Saint-Germain, serão os protagonistas do filme “O Brasil confia em você”, que terá uma versão para varejo. Eles também estarão nos anúncios impressos e nas peças de internet. A campanha conta também com spots de rádio. O filme começa com o ex-jogador do São Paulo concentrado, pouco antes do início do jogo. Diante do espelho do vestiário, com a amarelinha, ele repete para si mesmo: “O Brasil confia em você... O Brasil confia em você...”. A cena corta para o ex-santista, que faz a mesma coisa. A câmera fecha então no rosto de um rapaz desconhecido que também repete “O Brasil confia em você”. Quando a câmera abre, vê-se que ele é o vendedor de uma Concessionária Volkswagen, apoiado em um Gol, para quem está afirmando a confiança dos brasileiros. Em seguida, o locutor diz, então, em off: “São 60 anos de Brasil. A gente sabe bem a ‘responsa’ de ser brasileiro. É por isso que a gente faz “O Carro”. “Aqui é Brasil. Aqui é Volkswagen” . Fecha com a assinatura: “Volkswagen é O Carro. Volkswagen é Das Auto”. A campanha destaca o orgulho da Volkswagen de estar no Brasil e acompanhar a vida dos brasileiros há 60 anos, o queTerça-feira, faz dela a marca quemaio conhece, entende e faz 28 de de 2013 parte da história do País e de seu povo. Além disso, é a montadora que oferece os modelos com a mais alta qualidade, tecnologia alemã, design contemporâneo e que dispõe da maior Rede de Concessionárias do Brasil. Nos anúncios impressos, com ilustração que imita a textura da camiseta dos jogadores, Neymar e Lucas indicam as vantagens que os modelos Volkswagen oferecem a quem escolhe a marca.

O comercial institucional e sua versão para varejo serão veiculados nas emissoras de TV abertas e por assinatura em todo o País e os anúncios estarão nos jornais de maior circulação, destacando as ofertas e os modelos. A campanha na internet também divulgará o que faz dos modelos Volkswagen a melhor opção em matéria de carro.

08

Siga-nos em: facebook.com.jornaldofarol

LANÇAMENTO

Volkswagen lança campanha publicitária do Fox BlueMotion 1.0 focada na sustentabilidade A Volkswagen lançou sua nova campanha publicitária do lançamento do Fox BlueMotion 1.0. O novo modelo possui aerodinâmica aprimorada e equipamentos que reduzem o consumo de combustível e a emissão de poluentes. A campanha vai mostrar um pouco do que a Volkswagen realiza na área socioambiental, além dos detalhes do modelo. Além das cinco ações no programa “Caldeirão do Huck”, da TV Globo, a campanha contará também com anúncios em mídia impressa e ações para a plataforma on-line da marca. No primeiro episódio, Huck irá apresentar o projeto ao público. Na segunda ação, o apresentador falará sobre o Novo Fox BlueMotion 1.0. Na terceira, será apresentada a pequena Usina Hidrelétrica (PCH), construída pela Volkswagen no interior de São Paulo, em São Joaquim da Barra, para utilizar energia própria na produção de seus modelos. A quarta ação visitará o Projeto Costurando o Futuro, em São José dos Pinhais, no Paraná, onde a Fundação Volkswagen criou um grupo de costureiras, que utilizam tecidos descartados dos uniformes e revestimentos dos bancos dos carros da montadora para criar produtos e ajudar na subsistência de suas famílias. O episódio final resume a ação, mostrando os

Expediente:

projetos visitados a bordo do novo Fox BlueMotion. Na Internet, dois filmetes de aproximadamente três minutos mostrarão as características do novo modelo, a PCH e o trabalho da Fundação Volkswagen nos canais digitais da marca. A preocupação com a sustentabilidade e proteção ao meio ambiente envolveu toda a produção da campanha, criada pela AlmapBBDO. A equipe técnica responsável pela captação de imagens e som dos filmes é do Instituto Criar, fundado em 2003 pelo apresentador Luciano Huck para promover o desenvolvimento profissional de jovens por meio do trabalho audiovisual e apoiado desde então pela montadora. A realização é da produtora Maria Farinha Filmes, responsável por diversos documentários sobre assuntos de interesse público e social. Em suas produções, são utilizados materiais não poluentes e é feita a neutralização do carbono e reciclagem de lixo.

Publisher: Luciano Maciel / Diretor Comercial: Luciano César Guastaferro / Diretor de Marketing: Waltinho Saavedra Editores: Francisco X. Sampaio e Gil Campos Diagramação e Arte: Ana Flávia Canto, Laisla Silva e Marina Vaitekunas - Fotos: Divulgação Editado e distribuido por: Grupo MgCom - Rua João Bueno, 75 - Jd. Barbosa - Guarulhos/SP - CEP: 07095-180 - Fone: 2823-0800 - www.jornaldofarol.com.br Projeto Gráfico: Agência Comunnica - www.comunnica.com.br / Impressão: Folha Gráfica / Tiragem: 100 mil exemplares


jornal do Farol Autos | A02 | N122