20180317 1

Page 1

Variedades

Jornal A Plateia Sant’Ana do Livramento 17 e 18 de MARÇO de 2018

Cuidar da beleza é fundamental!


Variedades

Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

2

17 e 18 de março de 2018 facebook.com/aplateia

EDITORIAL Dia desses estava ‘passeando’ pelo Twitter (me segue lá: @hanelleabot) e me deparei com um vídeo, muito especial da youtuber Thays Lessa. O título do vídeo é “Não é um tutorial de maquiagem/ é um lembrete” e o texto é mais ou menos assim: “É muito precioso esse tempo que tiramos para estar só com a gente, com o corre-corre da vida, com o tanto de informação que a gente recebe, muitas vezes esquecemos de nos amar e de ter atitude de cuidado e de atenção com nós mesmos. Você já experimentou respirar bem fundo e sentir o prazer de estar vivo? Já experimentou rir de si mesmo e consigo mesmo? Já tentou escrever no papel coisas que admira em si? Já passou um tempo se olhando no espelho e sendo grato por cada traço único que é só seu? Já parou para admirar as suas perfeitas imperfeições? Não deixe que o tempo passe tão rápido que não deixe conhecer a si mesma. Não deixe que o tempo passe tão rápido que não te deixe ver o quão especial tu és. Para viver uma vida abundante

e leve, o primeiro passo é amar o companheiro de viagem, e o nosso companheiro é o nosso corpo. Você convive consigo mesma todos os dias então que coisa melhor seria se amar, se aceitar e cuidar de si? Falando um pouco de maquiagem agora, não a use como uma forma de ser aceita ou como se ela fosse uma máscara para você se esconder atrás. Usa-a como uma forma de passar um tempo consigo e faz desse um momento só seu, para olhar para si, cuidar de si e se dar atenção. Um momento único e especial!” Apesar de a afirmação “beleza é fundamental”, do poeta Vinícius de Morais, ser um tanto polêmica é muito importante parar um pouco para pensar e cuidar de si mesma. Afinal, se cuidar traz bem-estar, e mais fôlego para você alcançar seus objetivos. Você, mais do que ninguém, merece ser feliz em tudo o que deseja para si! Ame-se. Busque atitudes que tragam benefícios para sua vida. Nesta edição trazemos várias dicas para você começar.

NOSSA CAPA Ilustrando a nossa capa, a blogueira youtuber, maquiadora e empresária Alice Salazar que estará na fronteira no dia 15 de abril. Ela compartilhará conosco as melhores dicas de maquiagem e você não pode ficar de fora!

EXPEDIENTE Editora Hanelle Abot Fotografia Marcelo Pinto Revisão Jurema Luz

Hanelle Abot Editora do Caderno Variedades

Projeto Gráfico Jonathan Almeida

Endereço: Almirante Barroso,

Diagramação

n° 358

Rogério Cardozo

Telefone: (55) 3242-2939

Artes publicitárias

E-mails:

Maik Acosta, Rogério Cardozo

variedades@jornalaplateia.com

Diretora Comercial Laura Saravia

sociedade@jornalaplateia.com


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

Alice Salazar na fronteira!

Alice Caetano Salazar, mais conhecida como Alice Salazar, é uma Maquiadora Profissional premiada nacionalmente e idealizadora do blog Espelho Meu. A blogueira gaúcha, de Santo Antônio da Patrulha, vai estar em nossa cidade proporcionando um Workshop de Auto Maquiagem, onde irá ensinar a fazer duas makes para a mulherada, uma para estar linda durante o dia e outra para a noite. Alice Salazar, uma das primeiras Youtubers de maquiagem do Brasil, atualmente tem mais de 2 milhões de seguidores nas Redes Sociais. Em conversa com o Variedades, ela contou que começou com um Blog onde explicava maquiagem somente com fotos e textos, quando percebeu que isso não era suficiente. – “Comecei a ver que era muito pouco e não bastava explicar maquiagem só com fotos e textos. Já tinha algumas pessoas fazendo vídeos no You Tube, foi quando percebi que seria o melhor caminho para explicar maquiagem e foi aí que eu comecei”. Alice jamais imaginou fazer tanto sucesso – “Nunca imaginei que seria um sucesso e que alcançaria isso, era apenas para ser um conteúdo para o Blog, mas como fui uma das primeiras mesmo, logo estourou e os vídeos começaram a ter mais e mais visualizações”, conta ela.

Além das redes sociais

As melhores dicas de Alice Salazar foram reunidas no primeiro livro, De Bem Com o Espelho (2013). Ela tem sua própria linha de make. Dá palestras em todo o Brasil, tem contratos com marcas de moda e também é empresária, comandando uma rede de franquias

com seu nome. Mas como conciliar tudo isso com a vida pessoal? – “Uma das coisas que ajudou a conciliar trabalho e vida pessoal foi trazer o Maikel (Silva) para trabalhar comigo, que é o meu marido”, conta Alice sobre a relação profissional com o marido. Ele é publicitário e trabalhou em agências por muitos anos e ela precisava de alguém que a acompanhasse nas várias viagens e que a ajudasse e fotografasse. Então, uniu o útil ao agradável.

Dica de quem entende do assunto:

Se Alice Salazar tivesse que dar apenas uma dica de maquiagem ou cuidado com a pele, qual seria? – “De maquiagem: sombra marrom é a mais importante para se ter na necessaire. É da nossa cor só que de um tom diferente, é o que deixa a gente mais natural e mais sofisticada. Dá profundidade para onde tem que dar, tira profundidade através do contraste que ela cria. É um produto muito completo. Assim como é importante a maquiagem para a gente se sentir bem enquanto desempenhamos nossas atividades, é importante remover! É beeeem importante todas as noites tirar a maquiagem, não dormir com ela. É algo muito importante, principalmente, a longo prazo para a pele”.

Expectativa para a Fronteira

– “Minha expectativa está muito alta, nunca fui para esses lados só que eu tenho um carinho muito grande. Estou muito ansiosa, acho que vou ser recebida porque tenho um público grande que me dá muito carinho”. Sobre o que as meninas vão aprender: – “Maquiagem! (risos). Vou fazer uma maquiagem de

dia-a-dia, na mesma modelo uma maquiagem para noite e vou fazer um técnica muito possível de todo mundo aprender. Dá para dizer que se a pessoa seguir o que eu vou dizer na palestra, vai conseguir fazer uma maquiagem de dia e uma para noite. É isso! Um beijão e até lá!”

Sobre o evento

Realização: Tendências - Avecena Tranin No dia 15 de abril, o Solar Dom Pedro será o palco deste Grande Show. Patrocínio: Solar Dom Pedro, Shopping Melancia, Confort Fronteira Hotel, Salão La Bella, Centro de Belleza Kapricho, Toda Bella Cosméticos, Lucas Matheus Fotografia, Jornal A Plateia, Maria Vaidosa e Clauce Cabelo e Arte – Extenções (São Gabriel) Compre o seu ingresso pelo link: http://alicesalazarnafronteira.com. br/ Cupom de desconto alicenaplateia A partir da próxima semana teremos venda de convites com nossos patrocinadores, Corra e garanta seu! Mais informações: +55 (55) 98 418680 4 (whats) – Avecena Tranin

3

A famosa Youtuber vai nos dar Super dicas sobre Maquiagem


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

Unhas de gel VIP Peluquería & VIP Nails & Beauty: cabelos, unhas e estética em um só lugar!

A beleza da mulher está nas pequenas coisas, no conjunto de detalhes únicos. Obviamente, as unhas fazem parte desse pacote rumo à perfeição. Mas nem sempre nosso biotipo está de acordo com aquilo que desejamos, algumas de nós possuem unhas não-lineares e assimétricas e muitas vezes também passamos por uma fase difícil de fazê-las cooperar no crescimento. Sendo assim, existem soluções alternativas que podem trazer o resultado esperado e garantia de qualidade e durabilidade para manter as mãos mais bonitas com unhas admiráveis. Quando se fala em beleza, a pauta do momento é “unhas de gel”. No Salão VIP temos profissionais preparadas para deixar suas unhas impecáveis. O alongamento de unhas existe desde o início dos tempos, mas as feitas com o gel são as mais tecnológicas e avançadas, criando próteses idênticas a nossas unhas naturais, além de preservarem a integridade delas.

O que são unhas de gel?

Contatos: Endereço: Rua Enrique Cottens, 234 (Entre Cuaró e Fernando Segarra) Telefone: 462 27974 / 098 422 757

São unhas artificiais moldadas sob a unha natural. Feitas de gel UV, que precisam de cabine de luz ultravioleta para curar o gel e possuem como extensão o próprio gel sob um molde adesivo ou então ‘tips’ com cola (unhas postiças cuja função é dar alongamento para a unha de gel). São recomendáveis para quem tem unhas quebradas, lascadas, roídas obsessivamente, curtas e vítimas de pequenos acidentes, como danificar alguma às vésperas de um evento importante. Após moldadas e submetidas à luz ultravio-

leta, a luminosidade faz com que o gel se fixe e endureça mais rápido no processo. Por isso, ela é uma grande e famosa aliada em tantos casos de emergência da beleza.

Benefícios

• Mantém o aspecto natural das unhas, sendo que a espessura da unha após a aplicação do gel fica idêntica à unha normal; • São resistentes quando comparadas as unhas naturais; • Suas unhas ficam bonitas e brilhantes por muito mais tempo; • Fortalecem e protegem as unhas naturais; • O gel, desde que seja bem aplicado não gera efeitos secundários e não causam desconfortos no dia a dia; • A cutícula da unha permanece; • Não causa ressecamento nas unhas; • Contribuem para a perda do hábito de roer as unhas; • Você pode colocar verniz por cima do gel e limar as unhas normalmente, dentre outros benefícios. O VIP destaca-se pela qualidade e profissionalismo de sua equipe. Aqui você encontra os melhores tratamentos de beleza para cabelos, unhas e estética com profissionais de confiança distribuídos em uma estrutura ampla, moderna e bem dividida. Sempre assegurando a excelência dos serviços e a higiene. Além da qualidade dos serviços, no VIP você será tratada com muito carinho. Trabalhamos com todos os cartões de crédito. Venha desfrutar de momentos agradáveis, pois você merece!

4


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

5

Pele sempre

jovem e linda

Zafira Clínica de Biomedicina Estética: Botox e o preenchimento facial são os procedimentos preferidos das mulheres que querem ficar sempre jovens

Nos consultórios médicos, as mulheres (e alguns homens também) costumam ter um desejo em comum: permanecer sempre jovem, com a pele livre de rugas e marcas que denotem a passagem do tempo. Com isso, entram em cena dois procedimentos muito populares na estética: o Botox e o preenchimento facial. Nós, da Zafira Clínica de Biomedicina Estética, nos dedicamos à sua beleza, saúde e autoestima, sempre de maneira responsável e cuidadosa. Por isso, somos especializados na aplicação de toxina botulínica (botox) e no preenchimento facial.

Envelhecimento cutâneo

Conforme os anos passam, nossa pele passa a produzir uma quantidade menor dos elementos que lhe dão elasticidade – as fibras de colágeno e a elastina. Além disso, a pele sofre uma redução na velocidade de renovação celular. Perdendo

também o tecido fibroso e a rede vascular e glandular. Ainda, ocorre uma diminuição da proteção contra a desidratação das células. Tudo isso somado causa o aspecto envelhecido da pele. Além da passagem do tempo, alguns outros fatores podem antecipar o envelhecimento da pele, como o uso de tabaco. O consumo excessivo de álcool, a poluição, a alimentação inadequada e a exposição desprotegida ao sol e aos raios ultravioletas. O resultado de tudo isso são as temidas rugas, marcas de expressão e perda da firmeza da pele.

Tratamentos para o envelhecimento da pele: Botox e preenchimento facial

Contatos: Endereço: Av. Tamandaré 2101 (Prédio do Palácio do Comércio) / Sala 311 Telefone: (55) 3241 1915/ 99139 0522 Horário de funcionamento: 8h – 12h / 14h – 19h

O Botox e o preenchimento facial são duas opções de tratamento para o combate ao envelhecimento da pele. Pois ajudam a suavizar rugas e marcas de expressão e a restaurar o volume facial. Mas qual é a diferença entre esses procedimentos? O Botox é uma das marcas comerciais da neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a toxina botulínica. Quando é injetada no músculo, essa toxina faz o bloqueio dos terminais nervosos e impede que a liberação da acetilcolina – neurotransmissor que leva as mensagens elétricas do cérebro para o músculo. Com isso, acontece a paralisação do músculo, deixando as rugas e linhas menos aparentes. O preenchimento facial, por sua vez, é feito por meio da injeção de substâncias para preencher rugas e sulcos. Uma das principais substâncias utilizadas nesta técnica é o ácido hialurônico. Que ocupa os espaços entre as células. Por ter também a capacidade de atrair moléculas de água para o local de sua aplicação, essa substância também contribui para a hidratação da pele.

Indicações para a aplicação As rugas não são todas iguais e se dividem em dois tipos: as rugas dinâmicas e as rugas estáticas. As rugas dinâmicas são aquelas causadas pela mímica, resultando nas marcas de expressão, que aparecem apenas quando há a contração de um músculo. Elas são comuns ao fazermos uma expressão facial, aparecendo principalmente na testa e no canto dos olhos. Elas não aparecem quando estamos com a face relaxada. As rugas estáticas, por sua vez, são aquelas permanentes, que podem ser vistas mesmo com os músculos faciais relaxados. Elas surgem como consequência da perda da elasticidade da pele e também pela repetição da contração muscular e da dobra da pele, sendo mais comuns nas bochechas e na região dos olhos. O Botox é indicado para o tratamento das rugas dinâmicas, pois a toxina botulínica é capaz de paralisar os músculos que dão origem a esse tipo de sulco. Com o auxílio de microagrulhas, a toxina botulínica é aplicada principalmente no músculo entre as

sobrancelhas e no canto externo dos olhos, onde aparecem os famosos “pés de galinha”. O Botox também é utilizado para combater a hiperidrose. Que consiste no excesso de suor nas mãos, nos pés e nas axilas, e para fazer o arqueamento das sobrancelhas. A toxina botulínica não é indicada para tratar as rugas estáticas. Pois elas são visíveis independente da contração muscular. Para esses casos, indica-se o tratamento com o preenchimento facial, que é capaz de preencher os sulcos, diminuindo sua profundidade. Geralmente, essa técnica é utilizada para diminuir a profundidade do “bigode chinês” (sulco nasolabial), das rugas ao redor da boca e das marcas no canto dos lábios. Além disso, o preenchimento facial pode ser utilizado para recuperar o volume perdido por algumas partes do rosto, resultado da diminuição da gordura local com o passar dos anos. As maçãs do rosto, os lábios, o queixo e a mandíbula podem passar por esse procedimento, renovando o formato da face. A Zafira conta com profissionais qualificados e está em constante atualização para oferecer os melhores e mais novos tratamentos dermatológicos, estéticos, corporais e de emagrecimento. Além de equipamentos com alta tecnologia para atender os pacientes em um ambiente agradável e de fácil localização (Prédio do Palácio do Comércio – próximo ao Parque Internacional).Para mais informações e um atendimento profissional especializado, entre em contato: Zafira Clínica de Biomedicina Estética


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

6


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

7

Tratamento ortodôntico acelerado Álvaro Antônio Arteche – Ortodontia estética e harmonização facil

Se você procurar na internet, hoje, sobre tratamento ortodôntico acelerado, a primeira resposta que vai aparecer na sua tela será Invisalign.

Invisalign

O Invisalign consiste numa sequência de alinhadores transparentes que irá corrigir o posicionamento dos seus dentes de uma forma mais estética e confortável. O conforto de não precisar utilizar braquetes e de poder remover para se alimentar e fazer a higiene bucal já seria uma justificativa suficiente, mas, além destes dois itens, ainda podemos ter um tratamento em um tempo médio mais curto do que os realizados com aparelho fixo na grande maioria das vezes. Os primeiros alinhadores foram confeccionados para corrigir pequenos movimentos. Mas, ao perceber a preferência da população por aparelhos quase imperceptíveis, a empresa investiu muito até alcançar a possibilidade de corrigir praticamente todos os problemas ortodônticos.

Como funciona?

Contatos: Endereço: Rua Rivadávia Corrêa, n° 890 – Sala 204 Telefone: 3242 1140 Email: aarteche@terra. com.br

Os passos para realizar o tratamento com alinhadores são os mesmos dos tratamentos convencionais. É preciso procurar um ortodontista credenciado no sistema, que pode ser facilmente encontrado na página da empresa. Após a avaliação, serão solicitados exames radiográficos, fotografias e modelos. Nesta etapa dos modelos, já podemos começar a encontrar diferenças, pois em alguns centros maiores já existem scanners capazes de copiar os dentes do paciente em 3 dimensões, não havendo necessidade da moldagem. Após a realização dos exames, o ortodontista vai planejar o tratamento e este planejamento será enviado junto com as imagens e os modelos para que os alinhadores

sejam confeccionados. O resultado final (aproximado) é enviado para o seu ortodontista e pode ser visualizado antecipadamente no seu computador. Esta etapa também apresenta muitas vantagens, pois podemos simular várias opções de tratamento antes de escolher. Para exemplificar, podemos pensar nos casos onde é preciso extrair dentes. Podemos avaliar a simulação do resultado final com ou sem extração antes de autorizar a confecção do aparelho. Quando os alinhadores ficam prontos, é agendada uma consulta para entrega e orientações. Primeiro é importante saber o intervalo das trocas. Cada alinhador deve ser utilizado por um período de 14 dias. Desta forma, antes de iniciar o tratamento, já poderemos saber o tempo que irá levar aquela etapa, pois são enviados todos os alinhadores desde o primeiro até o último de acordo com o planejamento realizado. Se soubermos que serão necessários 23 pares de alinhadores para realizar o tratamento, já poderemos compreender que o tempo necessário será de 11,5 meses (2 pares de alinhador por mês – aproximadamente). Neste ponto entra outra possibilidade – a utilização das

M O P s . M O P s si gni f i c a mi c r o o s te o perfurações. Consiste em provocar um estímulo para que os dentes sejam movimentados de forma mais acelerada. Este procedimento permite que os alinhadores sejam trocados em intervalos mais curtos de 3, 5 ou sete dias. Este processo acelera muito o tratamento, podendo reduzir até cinco vezes o tempo total. Desta forma, tratamentos de 15 meses poderiam ser corrigidos em 3 meses. Aproveitando a previsibilidade e o conforto do Invisalign com a aceleração das MOPs, teremos o tratamento mais próximo do ideal e é bem provável que logo estes procedimentos substituam totalmente a necessidade do uso de aparelhos fixos.


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

8

Férias Realinhamento e Reestruturação Essencial Cosméticos: Representante Salvatore Cosméticos

Contatos: Endereço: Rua Uruguai, 939 – Centro Telefone: (55) 3243 3742 ou (55) 9 9634 7597

Para fazermos uma diagnóstico certo e preciso é necessário sabermos qual o desejo da cliente: alisar totalmente, reduzir o frizz ou diminuir o volume? TANINOPLASTIA - SALVATORE COSMÉTICOS O TANINO, ativo natural da tecnologia Taninoplastia, promove uma reestruturação molecular formando uma nova rede protéica junto ao cimento intercelular do córtex. Atua preenchendo e reconstruindo ao ser ativado pela temperatura. Possui nano partículas com maior aderência dos ativos nos fios, deixando os cabelos mais resistentes e refletindo brilho intenso enquanto alisa e reduz o volume. A Taninoplastia não impermeabiliza o fio e não danifica a fibra com aplicações sucessivas. Em relação aos relaxamentos, a Taninoplastia não modifica definitivamente a estrutura dos cabelos, o que resulta em aspecto natural, com mais maleabilidade, sedosidade e resistência. Redutores de volume têm ação fisio/química que agem preenchendo o cimento intercelular do córtex e alinhando as cutículas, promovendo um efeito de redução de volume por um curto período de tempo.

Os reestruturadores tem como função devolver nutrientes que fortalecem a fibra e estabilizam a elasticidade, porosidade, estrutura e o aspecto saudável dos fios. Os reestruturadores contem em sua composição maior absorção e aderência de ativos. Inspirada na força da natureza, em sua essência, beleza e complexidade, a linha TANINO THERAPY foi desenvolvida para os profissionais que buscam versatilidade e resultados para o seu salão. Com a alta tecnologia TANINOPLASTIA em sua composição, a primeira no mundo com o ATIVO ORGÂNICO TANINO, criada para os mais diversos protocolos de tratamentos com produtos que se complementam quando associados, possibilitando também a criação de novos serviços, de maneira autêntica e individual, resgatando a natureza saudável dos cabelos. Representante autorizado: SALVATORE COSMÉTICA PROFISSIONAL LINHA COMPLETA E EXCLUSIVA PARA USO PROFISSIONAL, QUE OFERECE CUIDADO, RESPEITO AO FIO E MAIOR PROTEÇÃO DO COURO CABELUDO. Mais informações: (55) 3243 3742 ou (55) 9 9634 7597


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

9

Beleza Masculina tem lugar! Barbearia Auto Estima: Novo espaço dedicado 100% ao público masculino

Contatos: Endereço: Av. Tamandaré, n° 1175 (esq. Bento Gonçalves), frente ao posto Larratea WhatsApp: 98413 6158 Horário de atendimento: Segunda a sexta 9h – 13h/ 14h30 – 19h. Sábados 9h – 19h sem fechar ao meio dia.

Não é de hoje que o público masculino tem se mostrado mais vaidoso e atento às novidades do mundo da beleza. Cada vez mais, os homens estão preocupados com os cuidados pessoais. Mais que uma questão estética, a atenção ao corpo se tornou uma questão de bem-estar. Com o objetivo de proporcionar conforto, discrição e atendimento diferenciado o cabeleireiro e barbeiro Felipe Lima inaugura o seu novo espaço, a Barbearia Autoestima – localizada na Av. Tamandaré, n° 1175 (esq. Bento Gonçalves), frente ao posto Larratea. Este novo comportamento masculino, mais preocupado com o visual, que se cuida e não perde o seu estilo, foram as premissas que impulsionaram a abrir um espaço totalmente dedicado a eles. Os homens da fronteira terão à disposição serviços de qualidade para garantir a melhor forma de inovarem, renovarem e reinventarem a sua beleza. Tudo isso acontece em um espaço com design diferenciado, com estilo retrô. Um ambiente acolhedor, que resgata o espirito e a tradição das barbearias de antigamente, bem diferente dos salões de beleza frequentados por mulheres. Além dos cuidados com barba&cabelo&bigode, na Auto Estima o público tem acesso a WiFi, TV por assinatura, café e serviços diferenciados. Tem tudo para ser um ponto de encontro cheio de tradições masculinas. Além disso, é um

estabelecimento onde o homem moderno pode contar com a atenção de profissional e materiais especializados somados à atenção de quem gosta do que faz. Conheça a Barbearia Auto Estima, um espaço personalizado, intimista, misturando o estilo retrô com a alta tecnologia implantada nos produtos de tratamento para cabelo e barba. Fácil acesso, estacionamento e boa localização. Esse novo espaço tem tudo para conquistar homens de todas as idades, que encontrarão um novo lugar para trocar ideias com os amigos.


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

Cuide das suas unhas

Sandra Cabeleireira: Serviços de manicure e pedicure

Contatos: Endereço: Rua General Câmara, n° 2240. Telefone: 3244 3270 / WhatsApp: 98448 2909 Facebook: Sandra Cabeleireira Horário de Atendimento: 9h às 12h e das 14h às 19h. Em horários diferenciados por agendamento.

Toda mulher gosta de ficar bonita e cuidar da aparência é prioridade para a maioria delas. Por isso, o que não faltam são motivos para ir ao salão de beleza da Sandra Cabeleireira. Cuidar do visual melhora a autoestima e faz bem para a saúde — além de causar um impacto positivo na rotina. Agora temos mais um motivo: Sandra Cabeleireira está se especializando e oferecendo os melhores serviços de manicure e pedicure. Hoje em dia é gr ande o percentual de mulheres que se preocupa com o aspec-

to das suas unhas, tanto das mãos, quanto dos pés. Atualmente são muitas as mulheres que buscam por alternativas para terem unhas bonitas e bem cuidadas por mais tempo. Também não é para menos, pois as unhas representam uma parte muito importante na beleza feminina e que não deve ser ignorado e deixado em segundo plano, pois as unhas bem cuidadas, reforçam, significativamente, a beleza das suas mãos, transmitindo mais delicadeza, sensualidade e feminilidade, sensações que se refletem na vida social e até profissional. Por que manter suas unhas bem cuidadas? O cuidado com as unhas é algo que vai muito além do aspecto estético. Ao fazerem parte das mãos e estar todo

10

o tempo em contato com diversas superfícies e elementos, as unhas acumulam sujeira e bactérias que podem acabar causando diversas doenças se não forem eliminadas. Por isso cuide das suas unhas dos pés e das mãos e mantenha-as bonitas assim como você! Às vezes, você quer uma cor especial para a semana. Em outras, prefere apenas um estilo clean. Mas você sabe que suas unhas não passam despercebidas. Elas também são ícones de elegância. Sabemos que, para você, não é só uma vaidade. É um momento de se cuidar, de inovar e ousar sem receios. Sandra Cabeleireira sabe que não há nada melhor do que ter alguém que cuide das suas unhas com todo carinho. Venha conhecer os serviços da profissional que está há muitos anos cuidando da beleza da mulher santanense.


Variedades Aniversariantes da semana Aniversariantes do dia 18/03 Solange Viglione Rizzo Aniversariantes do dia 19/03 Danilo José Leonardi Jair Vasques Ney Albuquerque Aniversariantes do dia 20/03 Ligia Fernanda Goulart Aniversariantes do dia 21/03 Izolina do Carmo Rodrigues da Silva Maria Teresita dos Santos Safons Talita Pinheiro Aniversariantes do dia 22/03 Marlene Oliveira Bique Aniversariantes do dia 23/03 Adão Vieira Gonçalves Cleber Albeche da Silva Soares Dinanci Zanone Couto Leila da Silveira Gonçalves Sandra da Rosa Silvia Leondina Nequesdert Aniversariantes do dia 24/03 Dilceu Pereira Joana Angélica Leal Noeli Luis Carlos Correa Gusmão Regina Silveira Ribeiro Terezinha de Jesus Chaves

TV APLATEIA Sábado e Domingo 7:00 - Seleção Musical 8:00 - Panorama Agropecuário (ao vivo) 10:00 - Falando em Saúde (ao vivo) 11:00 – Resumo de Notícias 11:30 – Sobre Rodas com Júlio Neves 12:00 - Cantores de Bota e Bombacha 15:00 - Santanenses Pelo Mundo (reprise) 15:30 - A Fronteira como Ela é com Elis Regina 17:30 - Resumo de Notícias 18:30 - Conversa de Fim de Tarde ( reprise) 20:00 - Aperitivo com Cleizer Maciel 20:30 – Jornal das Cinco (reprise) 21:00 - Resumo de Notícias 23:00 – Futsal Reprise

Acesse: tvaplateia.com.br/

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

11

Horóscopo Semanal

Áries

(20/3 a 20/4)

Nesta semana, procure se dedicar ao que gosta, assim, vai conseguir relaxar mais. No trabalho, pode ter bons resultados se você se juntar aos colegas.

Touro

(21/4 a 20/5)

Terá excelentes ideias, então, aproveite para transformar sonhos em realidade.

Gêmeos

(21/5 a 20/6)

Muito cuidado para não descontar suas preocupações em pessoas queridas.

Câncer

(21/6 a 21/7)

O sucesso está garantido em uma sociedade. No emprego, não seja tão crítico(a) e não queira impor suas opiniões.

Leão

(22/7 a 22/8)

Você vai encarar o trabalho com muita garra e disposição, mas procure trabalhar em equipe e terá resultados melhores.

Virgem

(23/8 a 22/9)

Quem deseja trocar de emprego terá boas oportunidades agora. Procure organizar melhor suas coisas.

Libra

(23/9 a 22/10)

Se você está pensando em fazer melhorias no seu lar, os astros avisam que pode ir em frente.

Escorpião

(23/10 a 21/11)

Você vai se dar bem ao fechar acordos ou negociações, pois terá boa lábia. No trabalho, tente ser mais flexível.

Sagitário

(22/11 a 21/12)

Fique de olho no que ganha e gasta, evite compras desnecessárias e mantenha os pés no chão.

Capricórnio (22/12 a 21/1)

Para Rir... P: Qual o brinquedo preferido do THOR? R: é o AuTHORama P: Por queo lápis estava triste? R: porque ele estava desapontado

Pode enfrentar altos e baixos com seu humor, por isso, será importante se controlar para não se indispor com os outros.

Aquário

(22/1 a 18/2)

Terá mais confiança para correr atrás do que deseja, mas fuja de fofocas e cuidado com o que diz para evitar aborrecimentos.

Peixes

(19/2 a 19/3)

Olho vivo com sua grana. Evite fazer acordos financeiros com gente conhecida. Priorize as tarefas mais importantes.


Variedades Sociedade & Eventos

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

12

A união de Natalia e Klen

No sábado, 03 de março, foi um dia muito especial para nós, da Equipe Pujol Cerimonial e para o casal Natália Romero e Klen Lotito, pois disseram sim ao amor. A noiva escolheu um modelo de vestido criado por ela, no estilo romântico, de cetim de seda, complementado com renda chantilly e finalizado com bordado de pérolas e pedrarias. O buquê deu um toque especial, sendo totalmente estruturado com ramos de eucalipto. A celebração do casamento civil aconteceu ao ar livre, no novo espaço Pool Garden La Posta, onde os convidados puderam desfrutar de um belíssimo pôr do sol à beira do lago.

Logo após, os convidados foram recepcionados num ambiente totalmente descontraído, cheio de louges, com várias mesas deliciosas de finger foods. A decoração foi um dos pontos altos, pois vários detalhes foram escolhidos e selecionados minuciosamente pela noiva, como: os trilhos de crochê espalhados pelas mesas e os abridores de garrafa personalizados do casal. O estilo utilizado Vintage desestruturado resultou um ar de aconchego, refletindo a personalidade dos anfitriões. A mesa de doces foi a queridinha, pois o cenário para ela foi a própria paisagem do local, unindo elementos significativos para o casal. A recepção contou com momentos únicos e cheios de emoção, no momento do brinde o chef do serviço gastronômico montou a famosa torre de champanhe, que é símbolo de beleza, sofisticação com certa excentricidade e também de luxo, houve após esse momento a queima de fogos com o cenário da lua cheia ao fundo. Os noivos eternizaram o seu dia especial com uma foto ao nascer do sol. A organização e envolvimento da empresa Pujol Cerimonial e Eventos, foi um somatório: de dedicação, profissionalismo e muito amor envolvido. Desde o início do planejamento até o dia do SIM, assessoramos cada momento para que tudo acontecesse conforme o sonho e desejo dos noivos. Natalia e Klen, agradecemos pela oportunidade de planejarmos e executarmos um momento tão importante na vida de vocês. Desejamos que esta nova caminhada seja repleta de amor, felicidade e união! Contem conosco sempre!

saida dos noivos

noivos

queima de fogos


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

13

Sociedade & Eventos

mesa de doces

noivos com os pais

Noivos e equipe pujol cerimonial

noivos com os pais e padrinhos

torre de champanhe

Parabéns

Felicidades!

No dia 19 de março, o sr. Paulo Pimenta comemora o seu aniversário. Parabéns, felicidades, sucesso e conquistas!

Mirca Cibele Correa comemora mais um aniversário no dia 21 de março. Parabéns! Muitas felicidades, paz e que todos os seus sonhos se realizem!

Felicidades! No dia 14 de março, Lisa Lopes Boligon completou 7 anos de idade! Parabéns! “O pai Afraneo Boligon, a mãe Tatiana Lopes Boligon e o maninho Ian Lopes Boligon, desejam toda felicidade do mundo. Amamos você!”

Feliz aniversário! Hoje, 17 de março, Maria Sales Safadi está comemorando mais um ano de vida! Parabéns, muitas felicidades, saúde e realizações! Homenagem dos colegas do Grupo A Plateia.


Variedades Sociedade & Eventos

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

14

Papo de Noiva – 2ª edição

Papo de Noiva – 2ª edição

Parabéns pra você... Hoje, Cristiane de Moreira Rodrigues está comemorando o seu aniversário. “Mãe, obrigada por escutar meus pensamentos, por compreender meus sonhos, por me amar durante todos esses anos. A única coisa que peço a Deus no dia de hoje é para que eu possa continuar a ser abençoada com sua presença na minha vida durante muitos e muitos anos. Te amo muito!” Homenagem da filha Isabella Victoria e demais familiares: esposo Whelington, pais Wolney e Marlene, irmão Fátima, Fabiano, Wolney e Fabiana e sobrinho Christhopher Wolney.

Parabéns No dia 20 de março, o Jornalista Edis Elgarte comemora mais um ano de vida. Feliz aniversário! Que você tenha muitos anos cheios de saúde, felicidade e realizações. Homenagem dos colegas do Grupo A Plateia.

Felicidades! No dia 22 de março, o sr. João Manoel Fuentes comemora mais um aniversário. Parabéns! Muitas felicidades, saúde, realizações e paz!


Variedades ASIC dá as boas-vindas à nova titular do 1ª Tabelionato de notas No ultimo dia 08/03 os membros representantes da ASIC – Associação Santanense das imobiliárias e corretores receberam num clima amistoso e de confraternização a visita da nova titular do 1ª Tabelionato de notas de Santana do Livramento, Sra. Marise Dornelles Brea. Na ocasião os membros da associação deram as boas-vindas a nova Tabeliã e colocaram-se também a disposição para eventuais demandas que possam surgir onde a figura da associação possa se fazer presente no intuito de somar aos processos que envolvem o mercado imobiliário. Ambas as partes mostraram-se motivadas e dispostas a trabalhar em um

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

clima de harmonia e excelência. A ASIC agradece a Sra. Tabeliã pela pronta atenção que nos foi dada e acredita que mais um passo está sendo dado para que alcancemos uma realidade de interdependência das esferas públicas e privadas com o único e importantíssimo objetivo de

15

criar transparência e agilidade beneficiando de forma direta e objetiva a população de nossa cidade. Nosso muito Obrigado a Sra. Marise Dornelles Brea. Atenciosamente ASIC – Associação Santanense de Imobiliárias e Corretores

Encontro em Brasília Nesta semana, o advogado, empresário e Diretor Presidente do Grupo A Plateia, Dr. Antônio Badra, teve um encontro especial com o Presidente Nacional da OAB, Cláudio Lamachia que também é presidente da União dos Advogados de Língua Portuguesa.

Parabéns!

Felicidades!

No dia 19 de março, Rogério Cardozo, diagramador do Jornal A Plateia e vicepresidente do Rotaract Livramento, completa mais um ano de vida. Parabéns! Felicidades, saúde e realizações!

Parabéns ao jovem empresário, proprietário da Next Soluções em Informática, Willian Rocha pela passagem do seu aniversário, no dia 16 de março. Felicidades, muitas realizações e sucesso!

Momento Poesia Olhos de Ver Vejo tanta maldade na vida, vejo cura onde existe ferida Vejo paz onde existe e fé, vejo carência onde há solidão Vejo a trave no teu coração, vejo medo nos olhos de tantos Vejo amarras prendendo a ação, vejo a busca em lugares errados Feito ovelhas sem direção, veja a vasta lavoura de Deus Vejo a semente da sua palavra querendo brotar Vejo poucos obreiros dispostos, vejo braços que se estendem em vão Ouço gritos que se calam, vejo a fome de miséria de amor No mercado da indiferença, vejo o egoísmo ganhando horizontes Sinto o amanhecer da esperança em breve chegar. Jesus. *Por Etelvina de Almeida Antunes (Santanense, poetisa e escritora; já teve diversos trabalhos premiados na cidade de Porto Alegre e Brasília). (A plateia informa que opiniões e expressões são de inteira responsabilidade de seus idealizadores).


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

Batom Lip Matte Lita Lopes Cosméticos: Saiba mais sobre os batons líquidos matte da Latika

Contatos: Facebook: Lita Lopes. Whatsapp: (55) 98122 1259.

A Lita Lopes Cosméticos é especializada na venda de maquiagens, oferecendo diversos produtos. Para atender todas as necessidades das consumidoras em relação a produtos de beleza, Lita traz marcas de qualidade e atende a todas às clientes de forma personalizada e única. O objetivo é fornecer produtos de qualidade e o nosso maior prazer é ver as clientes 100% satisfeitas com seu produto em mãos. Quem aí ama batom!? Acho que é um dos principais itens de muitas mulheres, não é mesmo!? A Lita Lopes Cosméticos, junto com a Latika, trouxe para você (cliente mais que especial) o Batom Líquido Lip Matte, com diversas cores incrivelmente lindas para você arrasar! É um produto inovador que possui uma excelente cobertura e o efeito mais desejado o Matte, foi desenvolvido pelos melhores especialistas para não craquelar e não transferir. A textura do batom é fininha e apesar do efeito sequinho, ele

hidrata e deixa os lábios intensamente mais bonitos. Possui longa duração para você aproveitar o dia inteiro, além da secagem ser rápida. Com cores que prometem encantar a todos se encaixam em todos tons de pele, vão desde os tons vibrantes até os nudes. O batom tem um cheiro gostosinho de baunilha, mas bem leve que não incomoda na aplicação. Além disso, a identidade visual da Latika é toda muito fofa. É o típico produto que você tem vontade de comprar pela embalagem! Os batons são um colírio aos olhos de qualquer uma, e ainda dentro da caixinha podemos perceber todo o cuidado e delicadeza com que esses batons foram fabricados. Para quem não sabe, a Latika não apoia os testes em animais, ou seja, é ‘cruelty free’. Então pode usar os produtos da marca de consciência tranquila. Conheça esses e muitos outros produtos da Lita Lopes Cosméticos.

16


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

Cuide da sua beleza! Yes! Salón de Belleza Unisex: Tu look habla por ti!

Contatos: Endereço: Rua Artigas, 301 (esq. Damboriarena) – em frente à Praça 18 de Julio. Telefone: 094 833 204 Horário de atendimento: Terça à sexta 13h30 – 20h/ Sábado 9h30 – 20h30 sem fechar ao meio dia.

Com o dia a dia cada vez mais movimentado, é normal que optemos por retocar cabelo, unha e depilação em casa mesmo. No entanto, não há nada que se compare à felicidade de uma mulher quando ela está em um salão de beleza. Para isso, em Rivera você encontra o Yes! Salon de Belleza Unissex, localizado na Rua Artigas 301 em frente à Praça 18 de Julio. Cuidar da sua beleza faz bem não só para o seu corpo, mas para a sua autoestima também. Além do que, que mulher não gosta de passar um tempinho em um salão de beleza fazendo o cabelo, manicure, pedicure, enfim...? A proprietária Yesica Cordeiro, com anos de experiência na área da beleza, reuniu em um só espaço todos os serviços que ela, como cliente, sempre buscou, com produtos de qualidade e profissionais especializados. O Yes busca o máximo para poder agradar os clientes. Para eles saírem realizados da cabeça aos pés. Os clientes do Yes têm à sua disposição uma grande variedade de serviços para cuidar da

beleza, com um atendimento personalizado, respeitando as particularidades de cada um, valorizando a sua personalidade e estilo. • Cabelos: corte, coloração, luzes, hidratação, químicas em geral; • Manicure e pedicure; • Maquiagem; • Depilação facial; • Dia da noiva ou debutante;

17

Além de técnicas atuais, cuidado e paixão também estão presentes em nosso trabalho para que seu visual seja único. A decoração não é menos importante e o espaço é cor-de-rosa e foi todo montado para ficar super confortável enquanto você faz seu tratamento ou serviço. O Yes foi cuidadosamente idealizado para aliar conforto e bem-estar em um ambiente de muito alto astral.


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

Beleza e saúde! MP Fit oferece diversas atividades para você cuidar do corpo e da sua saúde!

Contatos: Endereço: Av. Tamandaré, nº 2270. Em frente ao Parque Internacional. Telefone: (55) 3243 4724 Facebook: Academia Mp Fit

Atividade física é uma necessidade básica ao longo de toda a vida, que deve ser praticada de uma forma prazerosa e contínua. É essencial para todos nós, seja para melhorar a aparência, aumentar a produtividade profissional, auxiliar no cuidado com a saúde ou para combater o estresse do dia a dia. A MP Fit é sua melhor opção para cuidar do corpo e da saúde, pois reúne uma equipe altamente qualificada e disposta a acompanhar e instruir seu progresso, além de uma infraestrutura completa para você se exercitar, em um ambiente alto astral, propício para fazer novas amizades. Dispomos de espaço amplo e climatizado, tecnologia avançada e profissionalismo para você manter a forma e se sentir à vontade na Academia.

Na MP Fit você tem 16 modalidades de ginástica LIVRES! Há quem goste de ir à academia para pegar pesado, puxar ferro, levantar pesos e usar toda sua disposição na vasta e moderna linha de equipamentos disponíveis na MP Fit. Porém, existe uma gama de alunos que até se interessam pelo salão de musculação, mas seu foco principal são as aulas coletivas. A maior variedade de aulas coletivas da fronteira você encontra aqui, confira: Fit dance, Kangoo jumps, Power abdominal, Gap, Pump, jump, muay thai, ballet Fit, melhor idade, Ritmos, Power dance, treinamento funcional, power attack, yoga, pilates e muito mais! Venha fazer uma aula experimental GRATUITA. Venha conhecer a melhor academia da fronteira!

18


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

19

Beleza, elegância e feminilidade Corrêa Studio Óptico: joias em prata e semijoias que valorizam e realçam a beleza feminina

Contatos: Endereço: Rua Duque de Caxias, n° 1654. Telefone: (55) 3244 1876 Facebook: Corrêa Stúdio Óptico

Toda mulher gosta de se sentir bela e charmosa, razão pela qual são tão apaixonadas por acessórios, especialmente os que possuem aquele ar particular de refinamento e sofisticação, como as joias e semijoias. Semijoias e joias são peças chaves para qualquer look, pois diferentemente dos acessórios mais simples, estas, com sua durabilidade e design cuidadosamente trabalhados, garantem a toda produção beleza, requinte e realçam a beleza natural da mulher seja qual for a ocasião. O adereço certo é capaz de dar um verdadeiro ‘up’ na vestimenta e valorizar toda a composição, até porque, qual mulher não gosta de sentir-se bela? Qualquer roupa básica com o acessório certo pode ganhar um ar totalmente fashion e moderno. Quando você procura uma semijoia ou joia para valorizar sua presença, você está buscando um produto mais personalizado, de acordo com o seu próprio perfil, valorizando o conjunto todo que você quer apresentar, em combinação com a roupa, com os cabelos, a maquiagem, enfim, combinando com sua personalidade. Por isso, a Corrêa Studio Óptico tem diversos modelos que agradam todos os estilos. São joias em prata 925, semijoias folheadas a ouro 18k, com certificado de garantia. Exemplares que vão desde o clássico até as últimas tendências da moda, com zircônias, pérolas e madrepérolas complementando o visual. Além disso, confeccionamos joias por encomenda, de acordo com o gosto do cliente. Dicas para usar joias e semijoias

Aposte nas que compatibilizem com seu estilo: É possível encontrá-las para todos os gostos, desde as discretas e minimalistas, às mais modernas e ousadas, ou as maxi e extravagantes, mas o importante é investir naquela que traduz suas preferências e estilo. Busque o equilíbrio entre os itens da produção: Se a ideia é usar um colar mais avantajado, use somente este acessório, ou opte por brincos minimalistas. O mesmo vale para vice-versa. Não tenha medo de ousar: Atualmente, muitas joias e semijoias são caracterizadas por uma proposta mais ousada, desta forma têm atraído diversas mulheres a aderirem a tal moda e, apesar das versões clássicas serem igualmente maravilhosas, combinar o look a uma peça mais arrojada é também uma ótima ideia. Para não errar, harmonize todos os elementos da produção, ou seja, se o adereço é inusitado, como modelos maxi, assimetria, ou cores de destaque, opte por roupas lisas e mais básicas e, deixe apenas esta peça protagonizar a combinação, assim, a criação ficará charmosa, idem contemporânea. Gostou das dicas? Venha até a Corrêa Studio e conheça os nossos modelos. Confira algumas ofertas na linha de óculos da Corrêa Studio: Linha Disney com 20% de desconto à vista Armações infantis a partir de R$ 99 Armações adultas a partir de R$ 149 Na compra dos óculos você leva de brinde spray limpa lentes Aceitamos todos os cartões, parcelamento em até 6x sem juros e sem entrada.


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

20

Dicas de beleza Valmaris Valmaris: Vantagens do produto manipulado para sua pele

Contatos: Endereço: Rua dos Andradas, n° 319 Telefone: 32423404 / 32441900 / 984490533 Site: www. farmaciavalmaris.com.br

Os produtos manipulados de estética apresentam uma grande tendência por serem de última geração e podem ser personalizados de acordo cada necessidade específica. Por meio da combinação de ativos, outra opção é a formulação de produtos manipulados que sejam multifuncionais. Atualmente os cosméticos manipulados estão na preferência dos prescritores e consumidores e alguns exemplos são os hidratantes que também são filtro solar e os próprios nutricosméticos, que nutrem o organismo e proporcionam beleza e vitalidade de dentro para fora. Hoje em dia, temos muitas fórmulas para manter sua beleza e auto-estima, entre elas: MELAVOID, é um ativo clareador que atua sobre os mecanismos iniciais da pigmentação, reduzindo a atividade melanogênica e causando uma redução da tonalidade da pele e das manchas. É um extrato da raiz da planta Boerhaavia difusa, padronizado em boeravinonas. Recentemente estudos demonstraram que a distribuição do pigmento melanina e a textura da pele variam segundo o estado de saúde e da idade. Uma coloração irregular é um dos indicadores cronológicos da pele, uma vez que o envelhecimento é também associado à presença de manchas. Atualmente a hiperpigmentação afeta milhões de pessoas no mundo, e é a terceira maior preocupação cosmética, por ser um dos sinais evidentes do declínio da juventude. FILMEXEL é um ativo cosmético de origem natural e diferente de qualquer outro ativo existente no mercado. Possui efeito lifting e promove a formação de um filme sobre a pele protegendo-a das agressões externas, como a poluição. Oferece uma gama abrangente de benefícios – Protetor / Lifting / Percepção. PROTETOR: Forma um filme biomimético resistente e não oclusivo, o qual previne a penetração de agentes externos nocivos.LIFTING: Suaviza a pele rapidamente, atenuando as rugas visivelmente, através do seu alto efeito tensor.PERCEPÇÃO: Confere a pele uma aparência mais radiante e maior atratividade facial, AGING COM MATRIXYL desde a primeira aplicação. ANTI 3000 e Cerasomosides: Evita a degradação de colágeno e de fibras elásticas da pele, previne ru-

gas e melhora o micro-relevo cutâneo. Composição: Cerasomosídes 3%; Matrixyl 3%; Gel Creme qsp 30g. Indicações: ◦Altíssimo poder hidratante; ◦Evita degradação de colágeno dérmico; ◦Inibe a degradação de fibras elásticas da pele; ◦Previne rugas e melhora o micro-relevo cutâneo; ◦Peles ressecadas e sensíveis; ◦Poderoso antioxidante e anti-inflamatório; ◦Potencializa efeito do ácido retinóico. HYAXEL 7% - PEELING BIOLOGICO NATURAL =Peeling natural com efeito retinoic-like Indicações: Combate reações inflamatórias (indicado para peles sensíveis); Efeito preenchedor e firmador; Peeling biológico natural; Renovação celular para as camadas epidérmica e dérmica; Alta Hidratação cutânea (aumenta a produção de Ac. Hialurônico natural) Hyaxel: é um potente anti-aging composto por ácido hialurônico vetorizado pelo Silício Orgânico cuja função é intensificar a renovação epidérmica. Acelera o processo regenerativo e restaura a elasticidade cutânea. Atua diretamente contra o envelhecimento cutâneo, normaliza a permeabilidade capilar e previne a formação de estrias. Atua aumentando o sistema de defesa da pele e combate reações inflamatórias, agindo como potente renovador celular. Tem ação hidratante e é indicado para pele sensíveis inclusive

para pré e pós tratamentos estéticos como lasers, peelings e cirurgias plásticas. Modo de usar: Pode ser usado durante o dia e a noite em todo o rosto, pescoço, colo e até no corpo. Miracle Complex Antiaging Instantâneo 10g Contém: Miracle complex 10g Á partir de 3 minutos você sentirá uma diferença incrível nos sinais de envelhecimento! Complex® é um blend de ativos que funciona de forma rápida e eficaz para diminuir os sinais de envelhecimento visíveis como as linhas finas, rugas, poros e bolsas oculares a partir de 3 minutos após a aplicação. Miracle Complex® possui em sua composição, ingredientes ativos como o Argireline®, que quando associados garantem benefícios inovadores e de alta tecnologia para a melhora imediata da aparência da pele. Estudos avaliaram o efeito imediato de Miracle Complex® na região dos olhos em 11 voluntárias após 5 minutos, 30 minutos, 1 hora e 2 horas de aplicação. Posologia: 1. Limpar a pele com sabonete neutro; 2. Com a ponta do dedo, aplicar pequena quantidade de produto de com leves batidinhas sobre a área desejada; 3. Deixar úmido o local e não fazer sinal de expressão ou sorrir durante a aplicação e após até que o produto esteja totalmente seco. Farmácia VALMARIS- MANIPULAÇÃO DE FÓRMULAS, MEDICAMENTOS E PERFUMARIA Farmacêuticos: Marilene Tambara Souza-CRF/ RS: 3067 e Adriano Tambara CRF/RS:13711


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

21

Empresas & Negócios

Análises clínicas veterinárias Laboratório Arrayan: Excelência em Medicina Veterinária Diagnóstica

Contatos: Endereço: Carámbula 1147 – Rivera Telefone: 462 4 5177 Email: contacto@ laboratorioarrayan.com. uy Horário de atendimento: Segunda à sexta 8h – 12h/ 14h – 19h

Quando nós, seres humanos, precisamos fazer exames de sangue, por exemplo, vamos a um laboratório especializado. Não é diferente com os nossos animais. A análise clínica deles deve ser feita em um laboratório veterinário e, o mais importante, que tenha um médico veterinário como responsável técnico. O Laboratorio Arrayan atua no segmento de diagnóstico laboratorial em Medicina Veterinária e no desenvolvimento de soluções diagnósticas de forma profissional e responsável, que permita determinar o tratamento médico adequado para cada caso. Desde a nossa criação, em novembro de 2016, temos trabalhado para consolidarmos dia-a-dia como um grande laboratório de análise clínica. Colocamos à disposição os últimos avanços tecnológicos com o objetivo de oferecer uma resposta eficaz e de qualidade aos nossos pacientes. Nossa equipe é altamente especializada e dispomos de aparelhos de última geração totalmente automatizados. Os profissionais são treinados para oferecer orientação na coleta e obtenção das amostras, além de assessoria e suporte à interpretação de resultados dos diversos tipos de exames, tudo isso apoiado por uma ótima estrutura tecnológica. À frente do Laboratório Arrayan estão as Médicas Veterinárias:

Dra. Elsa Alfonso Registro profissional 6424 Dra. Virginia Mecol Registro profissional 6316

Atendemos as mais diversas neces-

sidades da clínica médica e cirúrgica de animais de companhia e da cadeia agropecuária, sendo um nome de excelência e inovação no segmento PET e de GRANDES ANIMAIS. Realizamos os seguintes exames: • Hemograma; • Funcional Hepático; • Funcional Renal; • Determinação de Cálcio em Soro; • Determinação de Glicose em Soro; • Bioquímica Sanguínea (Perfil completo: Albumina, Cratinina, Ureia, Proteínas totais, Bilirrubina direta, Bilirrubina total, ALT, AST, GGT, FAST, Cálcio, Fósforo, CCK em equinos e Glicose em pequenos animais); • Diagnóstico Coprológico: Parasitas gastrointestinais; • Diagnóstico Coproparasitário com Técnica de Willis; • Diagnóstico de Fasciola Hepática e Paramphistomum spp; • Diagnóstico de Parasitos Pulmonares; • Dermatológicos – Raspagem de pele; • Diagnóstico de Hemoparasitas; • Rosa Bengala. A principal filosofia do Arrayan é a de trabalhar com RESPEITO ao cliente, através da entrega de resultados rápidos e, acima de tudo, CONFIÁVEIS e PRECISOS. Acreditamos que o conhecimento técnico de uma equipe especializada é determinante no auxílio e na melhoria da atuação dos clínicos Médicos Veterinários e técnicos de campo. Conhecimento e dedicação. Não existe melhor receita para cuidar dos animais.


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

22

Madeira Por Todos os Cômodos Acêq: Esses Móveis São Puro Desejo

Contatos: Endereço: Conde de Porto Alegre, n° 431. Telefone: (55) 3242 3955

A Acêq é uma loja de móveis voltados para organização de ambientes, aliando design com praticidade. O design brasileiro, hoje, reflete a identidade múltipla, sofisticada e inovadora da época atual. A beleza se alia à funcionalidade em móveis elegantes, e os designs traduzem o desejo contemporâneo. Há um novo comportamento em relação a casa. As pessoas valorizam cada vez mais o fato de viverem em um lugar acolhedor que tenha, ao mesmo tempo, toques diferenciados, luxuosos e quase exclusivos. Na Acêq, os móveis em madeira e os sofás e poltronas com estofamentos de alto padrão agradam ao gosto de cada cliente. A beleza está sempre associada ao conforto. A casa se transformou em ponto de encontro. E quanto mais bonita, melhor! Com o tempo, a marca da loja foi se definindo - ser referência em móveis que contam histórias por

meio do Design. E isso abrange os mais diferentes estilos: do moderno ao vintage. São peças de qualidade, muitas vezes únicas, com um bom gosto que em nada lembra as obviedades do mercado. Na Acêq, a excelência de nossos produtos é inquestionável, assim como sua modernidade. Em toda essa trajetória, a palavra-chave para nós sempre foi surpreender. Tudo isso para realizar seu sonho da casa bem decorada.

DICA ACÊQ:

Apostar em madeira é apostar em durabilidade e atemporalidade. Há anos no mercado, a Acêq se destaca por trazer aos lares o design contemporâneo através peças feitas em MDF e agora também com madeira maciça e fibras naturais. Na nossa loja, você descobre peças que podem ser usadas em todos cômodos! Vamos levar toque de conforto e elegância para o lar?


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

Oportunidade Única Grande Leilão: Liquidação de antiguidades

Contatos: Endereço: Rodo, n° 1146. Entre Sarandi e Ituzaingó Telefone: (382)27233 Rivera / + 598 99821875 Whats Email: rolandrematador2011@ gmail.com

Casa de leilão que há mais de 20 anos realiza os melhores leilões da fronteira. Referência em nossa região a casa, gerenciada pelo leiloeiro Washington Roland, está organizando mais um grande leilão neste dia 17 de março a partir das 16h. Com grandes ofertas e com peças diferenciadas, o próximo leilão promete oferecer estilo único e produtos de

ótima qualidade. Serão lindas antiguidades, móveis e objetos, vitrines, cadeiras, criado-mudo, estantes, luminárias de cristal, salas de jantar vitorianas e grande conjunto de poltrona Luís XVI e muito mais. O lance será livre e aceita-se ofertas ao nível da peça. Não perca! Oportunidade única em nossa fronteira. ONDE? Rodo, n° 1146. Entre Sarandi e Ituzaingó

23


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

24

Aposentadoria especial do vigilante Manuela Sanches Advogada: Vigilantes COM OU SEM ARMA DE FOGO podem se aposentador contando tempo especial

Contatos: Endereço: Rua Sete de Setembro, n° 145 Telefone: (55) 3241 3545 E-mail: msprevidenciario@gmail. com

A decisão é recente, exarada pelo Superior Tribunal de Justiça ao julgar o Recurso Especial nº 1.410.057/RN, que reconheceu expressamente: “é possível reconhecer a possibilidade de caracterização da atividade de vigilante como especial, com ou sem o uso de arma de fogo, mesmo após 5.3.1997, desde que comprovada a exposição do trabalhador à atividade nociva, de forma permanente, não ocasional, nem intermitente”. Vale lembrar que a aposentadoria especial é o benefício concedido pela Previdência Social com requisito de cumprimento de apenas 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, ou seja, além de não exigir idade mínima, ainda possui contagem diferenciada de tempo, com o intuito de compensar o trabalhador pelo labor prestado com prejuízo a sua saúde e à integridade física. Ademais, até 28.04.1995 é admissível o reconhecimento da especialidade por simples enquadramento da categoria profissional. Ou seja, basta que o segurado tenha exercido a função prevista nos decretos que regulamentam a matéria, para que o período seja

computado diferenciadamente. Contudo, a partir de então, é exigido que o trabalhador comprove que efetivamente trabalhou exposto à nocividade. Mas então, qual a novidade trazida pelo julgado? É que inicialmente, os tribunais deixavam de reconhecer a especialidade do labor prestado como vigilante após 28.04.1995 ou após 05.03.1997, sustentando que a periculosidade deixou de ensejar o reconhecimento da especialidade e, dirimida a questão, passaram, então a aplicar, como requisito do referido reconhecimento, o uso de arma de fogo pelo trabalhador, o que agora, felizmente, corresponde a meio de prova e não regra absoluta. Isto porque, era descabida esta exigência para que o labor de vigilante fosse reconhecido como especial. Ora, aqueles que trabalham defendendo o patrimônio ou a segurança alheios sem o uso de arma, não estão sujeitos a risco? Neste caso, o fato de não portarem arma de fogo não seria ainda mais relevante para a nocividade da função (suscetibilidade)? E além disto, a lei não exige (e nunca exigiu), em nenhum dispositivo legal, o uso de arma de fogo

para o reconhecimento do tempo especial. É o trabalhador que comprovará, em cada caso, na função de vigia/guarda/vigilante, a nocividade da função desempenhada. Nas palavras da Dra. Adriane Bramante, em sua obra Aposentadoria Especial: teoria e prática, “é inegável que há exposição ao risco iminente e possibilidade de um acidente/acontecimento súbito que pode ocasionar prejuízo à integridade física do trabalhador, principalmente no que tange às atividades de segurança pessoal e patrimonial que, como todos sabemos, atualmente é bastante precária” (LADENTHIN, Adriane Bramante de Castro. Aposentadoria Especial: teoria e prática. Curitiba: Juruá, 3a. edição, 2016, p. 107). Assim, a decisão da Corte Superior constitui avanço na área previdenciária, trazendo, além de segurança jurídica aos segurados, instrumento para combater interpretações equivocadas e distorcidas de julgadores, que violam não somente preceitos legais, mas direitos sociais daqueles que dedicaram a vida inteira ao labor, protegendo coisas e pessoas e colocando em risco a própria integridade. Até porque, não podemos esquecer do pensamento do filósofo Immanuel Kant, de que o ser humano é o fim em si mesmo e não o meio para qualquer fim. Manuela Castro Sanches, advogada, OAB/RS nº 86.329, especialista em Direito Previdenciário e associada ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

25

Educação Infantil com nova Grade Curricular

Exattus - Escola de Educação Profissional: Qualificação em Educação

Contatos: Endereço: Rua dos Andradas, 514 (em frente ao Banco do Brasil) Telefone: 3244 5354

15 anos - Formando com Responsabilidade A Exattus é a 1ª Escola a incluir os campos de aprendizagem na Educação Infantil seguindo as orientações da novaBNCC- Base Nacional Comum Curricular, homologada pelo Ministro da Educação em 20 de dezembro de 2017. A Base é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Desta forma, a Exattus,vai levar esta discussão também para a sala de aula, aos alunos do Curso de Capacitação em Educação Infantil preparando-os para o trabalho com as crianças através do Desenvolvimento de Campos de Experiências, assegurando sempre os seis direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento que são: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se. O Curso que passa a chamar-se DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INFANTIL, também vai abordar a educação emocional e o perfil dos profissionais da área,

bem como o trabalho do auxiliar de turma.As aulas acontecem nas sextas e sábados, favorecendo assim a disponibilidade de tempo dos interessados. Alfabetização e Letramento Turma Inédita - Ciclo 1º, 2º e 3º anos da Alfabetização Este curso tem por objetivo trabalhar metodologias de alfabetização e letramento a fim de afinar e aprimorar o trabalho em Sala de aula. O Curso se destina a professores que atuam ou pretendem atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e demais profissionais interessados nas temáticas oferecidas.

Curso de Capacitação emAEE - Atendimento Educacional Especializado O Curso tem por objetivo desenvolver competências para a oferta do Atendimento Especializado através de estudos direcionados para a organização e atuação em Salas de Recursos e/ou centros de atendimentoEspecializados . Possui Carga Horária de 240 horas composto por sete módulos, os professores que irão atuar são todos especialistas na área e com larga experiência. Informações e Inscrições na Exattus, rua dos Andradas, 514 ou pelo Fone: 3244-5354


Variedades Reino Animal

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

26

Você sabia? Seu cachorro também precisa escovar os dentes!

V

ocê tem o hábito de e s co v a r os den tes do seu cachorro? A maioria das pessoas nem sabe disso, mas de acordo com uma pesquisa do Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal Waltham, na Inglaterra, os nossos pets correm sérios riscos de terem periodontite, e por isso precisam também escovar os dentinhos. Se seu pet for de pequeno por te ou

v e l h i n h o, p r e c i s a ainda de maiores cuidados, e ele precisa urgente escovar os dentes. A periodontite ocasiona diversas complicações em todo o corpo do seu animalzinho, e de acordo com o ve te r i n á r i o M a rco Leon, da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária, a doença está presente em quatro a cada cinco cães adultos, e para evitá-la, a escovação deve ser diária.

Qual é a escova ideal? A escova não precisa ser específica para cachorros. O mais importante é que ela tenha as

cerdas macias. Os modelos infantis, são uma ótima escolha para seu cãozinho.

Qual creme dental usar? Na verdade, sequer precisamos de creme dental. Se você inventar de usar uma pasta dental com fluor, pode ser tóxico para eles. O ideal mesmo é escovar com água. Para acos tu mar o seu pet a escovar os dentes diariamente, comece escovando somente alguns

dentes, e com os seus dedos. Depois, avance e comece a utilizar a escova. Coloque seu pet em um local mais alto, como uma mesa, ou máquina de lavar roupas, ele vai ficar bem quietinho, e basta começar a fazer com frequência, que ele acostuma. Lembre-se de incentivá-lo com brindes e recompensas, para que ele aceite a atividade. Fonte: Via Saúde e Portal dos cães e gatos. com


Variedades Reino Animal

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

27

Março Amarelo: Controle da Doença Renal Crônica em Cães e Gatos Março Amarelo: Controle da Doença Renal Crônica em Cães e Gatos

S

eguindo as campanhas do Outubro Rosa e No vembro Azul, foi lançado no mundo pet o Março Amarelo, para alertar aos tutores de cães e gatos da doença renal crônica, por ser uma enfermidade silenciosa que quando apresenta sinais clínicos já está em estágio avançado e com poucas opções de tratamento.

A doença renal crônica acomete normalmente animais com idade a partir dos sete anos, sendo os gatos a espécie mais atingida. Os rins acabam perdendo a capacidade de filtração e muitas vezes modificam o formato anatômico, a doença pode danificar um ou os dois rins, dependendo da quantidade de néfrons (células específicas do rim) lesionados os sinais

clínicos se manifestam mais cedo ou tardiamente. Os principais sinais clínicos são vômito, emagrecimento progressivo, diarréia, desidratação, e alterações na micção e volume de urina. O tratamento consiste no controle dos sinais clínicos e tem como objetivo evitar a progressão da doença, não existe cura para a Doença Renal Crônica depois de instalada. A recomendação é para que cães e gatos a partir de sete anos de idade façam consultas regulares ao médico veterinário para que passem por revisões através de exames de sangue e de imagem. Para maiores informações e dúvidas entrem em contato com a Médica Veterinária Fernanda Policarpo na PoliVet Centro Veterinário, na Rua Sete de Setembro, nº 181, ou através dos telefones 32422927 ou 997128949 (whats), ou pela fanpage no Facebook.


Variedades Bem - Estar

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

28

O conforto dos seus pés! Blue Star RFX –Calçados baseados na Reflexologia Podal

A Reflexologia podal é um tratamento que usa a pressão em pontos específicos dos pés para promover o estímulo de órgãos e regiões do corpo humano. Sua execução regular promove o bem-estar e equilíbrio do corpo, além de atuar como uma forma de reduzir o stress melhorando a qualidade de vida. Atualmente existem inúmeros produtos baseados na Reflexologia Podal, que relaxam e ativam os pontos específicos dos pés. Na La Ortopedia você encontra o Blue Star RFX, da

Medeamed. O seu uso oferece ao usuário os seguintes benefícios e ações terapêuticas: • É relaxante; • Baixos níveis de estresse; • Alivia contraturas; • Ativa a circulação sanguínea; • Melhora a qualidade do sono; • Ativa o sistema imunológico; • Encoraja mecanismos de purificação e eliminação de toxinas; • Balanceia os diferentes sistemas. Durante os primeiros dias de uso, o paciente

de marcas de renome mundial no setor de ortopedia, geriatria e médico hospitalar. Carregamos a mensagem da preservação da saúde e da vida, assim nos tornamos um referencial seguro de bom atendimento, informação e produtos de qualidade. Promoção da saúde e bom atendimento sempre. pode sentir um forte formigamento na sola do pé, que deve desaparecer. Muitas vezes os pés f icam aper tados ou sufocados dentro dos calçados, esquecidos do quanto são funda-

mentais para a saúde. Todos os órgãos, glândulas e membros estão interligados com eles, tornando-o um mapa do corpo e um microcosmo do organismo. Assim, ele se torna um poderoso aliado para combater

doenças. Venha até a La Ortopedia e conheça esse e muitos outros produtos. Aqui qualidade de vida está sempre em primeiro lugar. Somos uma empresa especializada em venda e aluguel

UMA DICA DE: LA ORTOPEDIA DE RIVERA Av: Sarandi, nº 741 TELEFONE: 4623 8080


Variedades Bem - Estar

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

Toalha Plus – Único Sistema Descartável de Higiene Manual Chega ao mercado brasileiro, um produto específico para higiene facial e corporal. Especialmente indicado para peles muitos sensíveis. Toalha Plus é um produto importado e, respectivamente, registrado na ANVISA 2531.69745572015-11. Quais seus benefícios? √ Pode ser utilizado em higiene corporal no leito, em pacientes que estão acamados. Proporcionando limpeza e conforto; √ É utilizado na face, membros superiores, abdome, membros inferiores, região genital, peri-anal e, lombar; √ Proporciona hidratação para pessoas que apresentam a pele ressecada; √ Produto dermatologicamente testado e aprovado – Registrado na Anvisa

√ Usado em procedimentos estéticos para limpeza facial; √ Indicado na limpeza ao redor do estoma. Além de fazer a assepsia (limpeza), não possui componentes agressivos a pele. √ Ideal para a higiene íntima. Não causa irritação e desconforto após o uso. Indicado por Ginecologistas. √ Ideal para recém-nascidos e crianças que ainda usam fraldas. Além de não causar irritação, evita-se possíveis assaduras e dermatites; √ Produto ecologicamente correto! Para sua utilização há o acréscimo mínimo de água para obtenção do resultado esperado; √Destaca-se dentro das Instituições Hospitalares e Clínicas de Saúde e Estética. Pois, não oferece risco de contaminação cruzada.

Uma dica de: ClinMed Endereço: Av. Tamandaré, n° 1830 Telefone: 99649 7463 98454 4657

Vanessa Urbim, Enfermeira e proprietária da Clinmed (Foto: Cedida)

Maiores informações com a Representante Comercial Enfa. Vanessa Urbim. Faça já o seu pedido através dos telefones: (055) 99649-7463 ou (055) 98411-2879

29


Variedades Bem - Estar

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

30

AVE x Doença Cardiovascular x Reabilitação Embora haja divergência numérica na literatura, cerca de 50% a 70% dos indivíduos adquirem independência funcional, 15% a 30% permanecem incapacitados e 20% necessitam de cuidados institucionais após um AVE (Acidente Vascular Encefálico). Observa-se que cerca de 75% dos pacientes que tiveram um AVE tem uma doença cardiovascular. Logo, as disfunções motoras (hemiparesia, hemiplegia, anestesia, hipoestesia, hipotonia, arreflexia, hiporreflexia) somadas a uma doença cardiovascular, interferem significativamentenodesempenho das ABVDs (Atividades Básicas de Vida Diária) e AIVDs (Atividades Instrumentais de Vida Diária) nos pacientes pós-AVE, uma vez que se observa que a maioria desses indivíduos está descondicionada fisicamente. Nesse contexto, qualquer atividade provoca aumento no consumo energético, oca-

sionandograndedemandaao sistema cardiovascular, o que leva esse indivíduo com uma doença cardiovascular preexistente a correr grande risco de complicações cardíacas. Associadas a estes aspectos observam-se alterações estruturais no sistema vascular no membro hemiparético, o qual sofre, aparentemente, um remodelamento arterial (fica com menor diâmetro), consequentemente apresentando um menor fluxo sanguíneo. Em outras palavras um círculo vicioso é desencadeado, no qual ocorre menor aporte de oxigênio e nutrientes ao membro, favorecendo o descondicionamento físico e levando o indivíduo a um

ciclo de descondicionamento, repouso e mais descondicionamento, o que impacta diretamente na sua funcionalidade. Assim, a associação de deficiências cardiovasculares e musculoesqueléticas poderá provocar limitações nas atividades, como diminuição na velocidade da marcha, alteração no equilíbrio em pé e durante o caminhar e, consequentemente, gerar risco de quedas. Cerca de 74% dos pacientes pós-AVE sofreram quedas nos últimos seis meses e sentem-se restritos quanto à mobilidade em virtude desse fato. Assim, usualmente se apresentam descondicionados e predispostos a um estilo

de vida sedentário, que ocorre tanto em razão das limitações físicas quanto emocionais, como a depressão. O impacto desse quadro se verifica diretamente na limitação das atividades e na restrição da participação, podendo contribuir para AVEs recorrentes e doenças cardiovasculares. Logo, uma condição cardiovascular preexistente ou desenvolvida depois do evento pode inibir a participação em programas de reabilitação cardiovascular e metabólica, complicar o processo de reabilitação e limitar a sua independência

para as atividades. A reabilitação cardiovascular nos pacientes pós-AVE é desafiada em razão das deficiências em múltiplos sistemas; alterações na mobilidade, como a ocorrência de uma marcha assimétrica, com diminuição na velocidade e o alto gasto energético durante a atividade. Tendo em vista a alta incidência do AVE, especialmente em indivíduos idosos, o amplo

crescimento desta população no Brasil e a alta taxa de sobrevivência, torna-se necessária a adoção de formas alternativas de tratamento, com o objetivo de reduzir as disfunções apresentadas, os custos sociais e os custos do próprio paciente e da família.A motivação do indivíduo e o apoio da família e de amigos também vão determinar o grau de recuperação. Alguém que esteja motivado para realizar atividades como comer, vestir-se e lavar a louça, poderá usar, nestas atividades, movimentos que ajudarão a sua recuperação. A qualidade do cuidado e o estímulo dos familiares podem realmente fazer uma grande diferença. A Fisioterapia tem papel fundamental em todas as fases da recuperação doa pacientes que sofreram um AVE; contribuindo para que essas pessoas possam ter o máximo de independência, ou o mínimo de dependência nas suas ABDV’s e AIVD’s.

UMA DICA DE:

CREFITO 5º R 96.803 Telefones: 3241 3921 98127 6593 Rua: 13 de Maio, nº 531


Variedades Bem - Estar

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

31

AVC- Acidente Vascular Cerebral e a Fisioterapia O que é e como ocorre?

O

A V C (Acidente Vascular Cerebral) ou mais comumente conhecido como derrame é umas das principais causas de morte no Brasil, e a que mais deixa seqüelas. Pode ocorrer pelo rompimento de um vaso sanguíneo cerebral (AVC Hemorrágico) ou pela obstrução de um vaso (AVC Isquêmico). Ambos fazem com que ocorra interrupção da vascularização em alguma região cerebral, fazendo com que falte oxigenação na área e dessa forma as células nervosas do cérebro, os neurônios, morrem. Também há o AVC transitório de curta duração com seqüela

mínima ou nenhuma seqüela. Costumamos dizer aos pacientes que é como se a nível cerebral ocorresse “um curto circuito” em determinada área cerebral, geralmente as áreas mais atingidas são as responsáveis pelo movimento e força de um lado do corpo. Uma boa notícia, é que há tratamento para reduzir as seqüelas deixadas pelo AVC. O tratamento medicamentoso é dado pela equipe médica que trata do paciente. O Fisioterapeuta é o profissional habilitado para que utilize determinadas técnicas promovendo assim o melhor ganho de movimento e reabilitação do paciente.

Fatores de risco: Obesidade, sedentarismo, fumo, pressão alta (hipertensão), diabetes, colesterol, alcoolismo, maior prevalência no sexo masculino, e histórico familiar. Sintomas?

Tratamento Fisiote rapêutico: Na Fase Flácida- o lado do corpo afetado não possui movimento voluntário, a flacidez permanece por horas ou dias. Nesta fase, a Fisioterapia previne e promove o equilíbrio do corpo, o ganho de força muscular, a sensibilidade e mantém a amplitude de movimento, assim como ajuda a reorganizar os movimentos voluntários. Na Fase Espástica- O lado do corpo afetado fica mais rígido, os movimentos são mais difíceis de serem executados, e a caminhada torna-se estereotipada. A Fisioterapia reabilita nesta

fase para que também ocorra o ganho de equilíbrio, sentado, em pé e na caminhada, assim como promove o ganho de amplitude dos movimentos que ficam reduzidos no hemicorpo afetado (braço, tronco, perna...). A Fisioterapia proporciona também o ganho de sensibilidade e controle de força muscular readequando junto ao paciente suas atividades de vida diária. É claro que dependemos do grau de lesão cerebral e seus comprometimentos para obtermos ganhos

maiores ou menores. Mas lembre-se que nosso cérebro possui a capacidade da Neuroplasticidade que consiste em outra região cerebral assumir o papel de alguma outra região lesada, para isso ele precisa ser estimulado de forma correta o quanto antes por um profissional Fisioterapeuta. Dessa forma, o tratamento Fisioterapêutico se torna necessário e não menos importante

UMA DICA DE : EssencialFisio Consultório de Fisioterapia Dr. Marino Bonorino CREFITO 5/RS: 195.203F e Dra. Carina Queiroz CREFITO 5/ RS: 208.907F Endereço: Rua Senador Salgado Filho, n°760 Sant’Ana do Livramento Telefone: (55) 99175-6620 99730-9632 99156-1130

para que o paciente consiga obter sua melhor autonomia nas suas atividades diárias. Mas lembre-se sempre que prevenir é a melhor alternativa, faça atividade física regularmente, alimente-se bem. Cuide-se.


Variedades

Jornal A Plateia - Sant’Ana do Livramento, 17 e 18 de março de 2018

32


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.