Região de Leiria, 4 de Dezembro de 2009

Page 6

6

Região de Leiria 4 | Dezembro | 2009

abertura

textos ∑ Martine Rainho

SIDA já matou

202

pessoas

Em 26 anos, morreram no distrito 202 pessoas infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH). A g grande maioria, 163, era do sexo masculino. Isto num universo de 912 seropositivos seroposi diagnosticados até finais de Junho de 2009 e que faz de Leiria o distrito d da região Centro com maior prevalência de doentes infectados com c VIH/sida: 190,73 por cem mil habitantes. E parece não haver campanha que limite os danos. A taxa não pára de aumentar, ano após ano, apesar dos al alertas, das campanhas de prevenção e do apelo ao diagnóstico precoce. No último ano, foram notificados 55 novos casos no distrito. E desengane-se quem ainda acreditar acredita que os toxicodependentes e homossexuais constituem os únicos grupos com c comportamentos de risco, pois o número de casos tem aumentado entre o os heterossexuais. De notar que desde 2003, este foi o grupo gru mais “fustigado” ao ver quase duplicar o total de pessoas infectadas. Eram então e 231. Em Junho último, eram 426, sendo que 24 foram sinalizadas no prazo de um ano, revelam dados do Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis. Tr Já entre os toxicodependentes, estão sinal sinalizados 317 doentes, mais 18 do que em Junho de 2008. Quanto aos 125 casos regist registados no grupo dos homo/bissexuais, 13 surgiram nesse mesmo período.

25

∑ milhões de pessoas morreram e 60 milhões foram infectadas em todo o mundo desde que surgiu a doença

60

∑ mil chamadas foram recebidas pela Linha SOS SIDA criada em 1991 pela Liga Portuguesa Contra a SIDA

Basta um comportamento de risco. Odete Mendes, responsável da Comissão Distrital de Luta contra contr a SIDA (CDLS), garante, no entanto, que muito tem sido feito na áre área da prevenção. Além da formação de profissionais, pro dos enfermeiros aos psicólogos e técnicos de acção social, entre outros – que se queixam de alguma dificuldade de acesso à informação - a comissão tem apostado na sensibilização sen contínua dos jovens, nomeadamente em m meio escolar. “A prevenção passa muito pela educação educaçã sexual e isso está a mudar”, adianta a médica, referindo refe que os jovens aceitam melhor o preserva preservativo do que há uns anos. Terça-feira, Terçano Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, cerca de 20 adolescentes e jovens procuraram cur aconselhamento no Centro de Atendimento A a Jovens Janelas Verdes. Quiseram saber quais as vias de transmissão do vírus, qual o número de pessoas infectadas, e que riscos podem correr apesar do uso do preservativo. Odete Mendes nota que continua a perpassar a ideia de que a SIDA apenas acontece aos outros e que afecta os ditos grupos de risco, nomeadamente os toxicodependentes. Nada de mais errado. Basta um comportamento de risco, sublinha, para abrir portas ao contágio. “Há um grande caminho a percorrer”, afirma, sem deixar de ressalvar o muito que tem sido feito.

200

∑ milhões de euros é quanto Portugal gasta anualmente em medicamentos anti-retrovirais

1,7

∑ milhões de seringas foram recolhidas/trocadas no distrito de Leiria nos últimos 15 anos, no âmbito do programa “Diz não a uma seringa em segunda mão”

43

∑ milhões de seringas foram movimentadas em Portugal ao abrigo do mesmo projecto


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.