Cartilha Pedreiro

Page 50

blocos de canto marcação das fiadas de encontro

distância entre as faces dos blocos das fiadas opostas

Feita a marcação das duas primeiras paredes, procede-se a marcação das paredes opostas às duas primeiras. Repete-se o mesmo procedimento para o bloco da outra extremidade com o mesmo comprimento lido em planta e marca-se a terceira parede. A quarta parede fecha um vão da casa e é obtida da mesma forma que foi marcada a terceira parede.

Alinhamento da Fiada Com os blocos das extremidades de todas as paredes já marcadas, inicia-se o fechamento das fiadas. Obtem-se o alinhamento da fiada com duas linhas fixadas uma em cima e outra em baixo da face dos blocos das extremidades de uma mesma fiada. Com estas linhas fixas, posicionamos os blocos intermediários já com argamassa no lado dos furos (frente) em cima da argamassa da base e apertamos em direção aos furos do bloco anterior. Nas fiadas em que há marcação dos vãos de portas, deve-se marcar um comprimento, a partir do bloco da boneca, da largura da porta mais a folga do contramarco e deixá-lo livre sem assentamento de bloco. Esta abertura na fiada serve para a colocação dos contramarcos ou aduelas das portas. A boneca é um pedaço de parede que varia de 10 a 20 cm construído entre a marca do contramarco e a face do bloco da fiada lateral.

48

CARTILHA DO PEDREIRO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.