Biografia de Júlio Dinis

Page 1

J o Din Júlio nis Um ma vid da brevve...

Júlio Dinis é o pseudónimo literário de Joaquim Guilhermee Gomes Co oelho, nascido o na cidade d do Porto, a 14 Novembro de 1839, filh ho do Dr. Joséé Joaquim Go omes Coelho o e de D. Anaa Constança Potter P Gomees Coelho. A mãe m morreu quando ele tinha seis anos, vítima dee tuberculose,, doença que também atingiu mortalm mente os seuss dois irmãoss. De ascendêêcia maternaa inglesa e irlandesa, i foi bastante in nfluenciado pelos p costum mes, educaçção e meentalidade da d burguessia britânicaa, que reetrata pormenorizadamen nte em Uma FFamília Inglessa. Concluiu a instrução primária em Miiragaia, tendo o aprendido com o Padree José Henrique de Oliveira Martins o laatim, o francêês e o inglês.

c anos, entrou para a Academia Politécnica do d Porto, onde se dedico ou aos estudo os de Aos catorze B Botânica, Zoo ologia, Químicca, Física e M Matemática. Em 1856, ingrressou na Escola Médico‐C Cirúrgica do P Porto, t tendo concluí ído o curso d de Medicina, cinco anos deepois, com a apresentação da tese “Da importância dos E Estudos Mete eorológicos paara a Medicin na e Especialm mente de Suas Aplicações ao Ramo Cirú úrgico”. Entrettanto, Júlio Dinis começaara a estabelecer contactos com algu uns escritorees, principalm mente S Soares de Paassos, e a pu ublicar algunss dos seus escritos em periódicos p como A Grinallda e O Jornal do C Comércio. São de 1856 as a suas primeeiras obras – – as peças de d teatro Bollo Quente e O Casamentto da C Condessa de Vila Maior – – que apesar do seu pouco interessee literário teerão contribu uído para os bem c conseguidos d diálogos dos romances e para certas ccenas de conffrontação dass personagen ns em conflito o. Em 1 1858, com 19 9 anos, escrevve o conto "Ju ustiça de Sua Majestade", incluído, possteriormente, na 3ª edição o dos S Serões da Pro víncia, um do os primeiros ttrabalhos quee editou. Quando se formou, aos 22 ano os, já estava atacado de tuberculose, o que o obrrigou a desisttir do e exercício da medicina. Optou, então, pela carreirra universitária, tendo‐see submetido,, em 1863, a a um c concurso para a o lugar de d demonstradorr na Secção M Médica da Esccola Médico‐C Cirúrgica do P Porto. No enttanto, a a doença obri gou‐o a aban ndonar as pro ovas. Mas era e a literatura que, de faacto, o apaixo onava. Em 18 862 e 1863, publicou no Jo ornal do Portto, em folhettins, como erra comum na época, os co ontos “As aprreensões de u uma mãe”, “O O espólio do Sr. Cipriano”” e “Novelos da Tia Filomeena”, sob o p pseudónimo D Diana de Avele eda. uberculose qu ue o obriga a recolher‐se eem Ovar, terrra natal de seeu pai, onde sse instala em m casa É a tu d de uma tia, Rosa Zagalo Gomes G Coelho o, que vivia no n Largo dos Campos. A ccalma da cidade e a observvação d vida simplles das pesso da oas da aldeia inspiram‐no o a escrever As A Pupilas do o Senhor Reittor, romance que, a algum tempo depois, se to ornaria um do os mais famossos em Portuggal.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.