A GAZETA DE IRARÁ - 132 - SETEMBRO/2011

Page 1

A Marca do seu crescimento a Marca do seu Conforto! U AL IDADE

A TR

Irará Móveis

E SD DE 68 9

DI 1 ÇÃO DE Q

S A Qualidade por você.

075 3247 3358


LIQUIGÁS A MARCA DO SEU GÁS!

POSTO BRITO REVENDEDOR AUTORIZADO

Botijão R$ 33,00 Reais 0800.775.2000 ou 75 3247 3231


ção

uten

n a Ma

Turm


MUNICÍPIO DE PEDRÃO

IRARÁ Panificadora

Victor e Raimundo Ribeiro


Qualidade Com Prazer


POLPA É VIDA! VENDEMOS POLPAS NATURAIS. Entrega a Domicílio. Sabores: Cajá, Cupuaçu, Cacau, Graviola, Maracujá e Goiaba. Rua José Epaminondas, 211 - Centro - Irará, Bahia Fale com Senhor Valter - 3247-2862 / 8175-3058 8252-9810




Nivaldo Carneiro - Gerente


Parcelamos em 3x nos cart천es

VENDO WEB PRETA ANO:2010 Valor: R$ 2.500 A Tratar com Ana Paula Tel (75) 8112-1042


Dezembro de 2011 ano XI edição n º 135

2012


Qualidade Com Prazer


Informativo Local e Micro Regional - Dezembro de 2011, ano XI n° 135 - Irará-Ba


Dezembro de 2011 Ano XI edição nº 135


Dezembro de 2011 Ano XI edição nº 135


Dezembro de 2011 Ano XI edição nº 135

“Ano Novo é tempo de recomeçar e conquistar sonhos! Paulo Cesar Gerente Geral do Bradesco Irará e Equipe.


Dezembro de 2011 Ano XI edição nº 135

POLÍCIA.


Dezembro de 2011 Ano XI edição nº 135

VEREADOR FAZENDO DIFERENTE!


Dezembro de 2011 Ano XI edição nº 135

VEREADOR FAZENDO DIFERENTE!


Dezembro de 2011 Ano XI edição nº 135

Irará Movéis

75 3247

3358


Dezembro de 2011 Ano XI edição nº 135

ADILSON TRABALHANDO PELO ESPORTE DE OURIÇANGAS

ROCAM DEDETIZADORA

75 8103 0158 Alceu e Derivaldo


Dezembro de 2011 Ano XI edição nº 135


Dezembro de 2011 Ano XI edição nº 135

Associado a você CONTA CORRENTE/ APLICAÇÃO RDC / CARTÃO DE CRÉDITO / SICOOB FINANCIAMENTOS/

“Cooperativismo. Você participa todos crescem.”


Dezembro de 2011 Ano XI edição nº 135

Rony do PT - Secretário de Administração


Governo Inaugura uma nova fase de Desenvolvimento e Compromisso Social no Distrito de Bento Simões. No último domingo (04.12), os moradores de Bento Simões ganharam quatro belos presentes, reivindicações atendidas pelo Prefeito Derivaldo Pinto – uma Praça e Quadra Poliesportiva um Telecentro – o sistema simplificado de água. O quarto presente foi o início da construção da Creche Municipal, apontando para a nova fase de desenvolvimento e compromisso social com esta comunidade. A Praça e Quadra Poliesportiva recebeu o nome do saudoso José Dionísio dos Santos ( Zé Magno) , que recebeu aprovação total da comunidade. O Prefeito Derivaldo juntamente com seus secretários e vereadores presente, fez questão de dar o ponta-pé inicial na nova quadra. Foi entregue também a comunidade um Telecentro comunitário, garantindo o acesso gratuito de jovens e adultos a computadores e internet , proporcionando inclusão digital aos moradores de Bento Simões e região. O sistema simplificado de água inaugurado, beneficia diretamente 400 famílias,levando água tratada e de qualidade nas localidades de Bento Simões, Fortaleza, Soém, Cabeça do Boi, Alecrim, Encarnação, Tapera e Cajazeiras, O evento foi muito prestigiado e alegre com a presença dos vereadores, secretários de governo, lideranças políticas e a população local. No discurso o Prefeito Derivaldo enfatizou a satisfação de está realizando os anseios desta comunidade, proporcionando melhor qualidade de vida ao povo desta região.


Irará Assina Convênio para construção de um Frigorífico Comunitário de Galinha Caipira Prefeito Derivaldo assinou na Secretaria da Agricultura do Estado, na última quinta-feira, (24), o projeto de Implantação de Unidades Frigoríficas Simplificadas de Abate de Galinhas caipiras.

O evento aconteceu por volta das 11 horas, no auditório da Seagri Secretária de Agricultura do estado, reunindo autoridades, associações e demais elos da cadeia produtiva da avicultura. O novo projeto da Seagri em parceria com os municípios de Irará e Conceição da Feira tem os objetivos de modernizar o parque industrial de aves do Estado, aumentar o abate inspecionado do produto, e principalmente, promover a inserção dos pequenos agricultores familiares no mercado, com destaque para a produção de aves caipiras. Durante o evento, serão assinados convênios entre o governo do Estado, através da Seagri/Adab/EBDA, e as cooperativas de produtores de Irará e Conceição de Feira, ambos situados na região de Feira de Santana, para a construção de a b a t e d o u r o s / f r i g o r í f i c o s a v í c o l a p a r a f r a n g o c a i p i r a . “Com a utilização dessa estratégia o Estado fortalece a cadeia produtiva da avicultura e contribui para o desenvolvimento econômico regional, gerando emprego e renda, além de proporcionar um forte instrumento de inclusão social para a nossa gente”, destaca o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. Municípios que possuam atividades avícolas e visam ampliar o parque de industrial da Bahia também podem integrar o projeto, assim como aqueles localizados distantes das áreas de abrangência dos pólos regionais de abate, promovendo, desta forma a criação de novos pólos para a avicultura no Estado. O projeto disponibiliza um modelo de planta frigorífica padrão. As unidades piloto serão em breve construídas e funcionarão em Irará e Conceição da Feira, com recursos alocados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep) e terão capacidade para abater 5 mil aves/dia.


(Continuação)

Irará Assina Convênio para construção de um Frigorífico Comunitário de Galinha Caipira “A realização de um projeto específico para o segmento avícola vem contemplar ainda uma demanda do setor, atendendo à legislação sanitária, proporcionando um destino correto à produção de frango na Bahia e impactando, direta e positivamente, a qualidade do alimento que chega à mesa dos baianos”, explica o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres. Outro grande impacto considerável é o desenvolvimento de cadeias produtivas c o r r e l a c i o n a d a s , a e x e m p l o d o m i l h o e d a s o j a . “ Com a construção deste frigorífico modelo no abate de aves em nosso município estamos dando um importante salto para o desenvolvimento econômico em Irará, oferecendo um destino para a criação dos iraraenses e até para produtores de cidades vizinhas que virão abater em Irará sua criação, o abate do novo frigorífico também irá agregar valor à produção e comercialização da ave.” Ressaltou o Prefeito Derivaldo Pinto durante o seu pronunciamento no auditório da Seagri. O Convênio para a construção do Frigorífico tem também a parceria da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, (EBDA), Superintendência da Agricultura Familiar da Seagri, (Suaf), e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). “O objetivo maior é garantir emprego e renda para cerca de 5 mil famílias rurais criadoras. Estamos investindo nessas unidades agroindustriais, que possibilitará o abate de 5 mil aves por dia, cada uma”, afirma o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles. “Estamos entusiasmados com este projeto, pois ele vai inserir, no mercado, o produto com certificação de qualidade, fortalecendo ainda mais o incentivo a criação”, declarou o Gerente da EBDA em Irará Jarío Martins.

Irará Sediará Curso Técnico do Estado O Município de Irará foi escolhido para sediar Curso técnico realizado pela Secretária de Educação do Estado . A Escolha dos participantes será feita por meio de sorteio eletrônico de responsabilidade da Secretária de Educação do Estado que será realizado no dia 13 de dezembro às 15 horas. Os aprovados ainda farão um teste de habilidade específica de caráter eliminatório. Entre os municípios sediados no Portal do Sertão apenas Irará e Feira de Santana irão sediar o curso, um dos principais argumentos do governo municipal na busca desse curso para o nosso município, foi o grande numero de estudantes Iraraenses em cursos técnicos situados em Feira de Santana. Em Irará As vagas são para o primeiro e segundo semestres de 2012 e o curso funcionará na Escola Alan Kardec, nas proximidades da Praça Amando Magalhães no Centro da Cidade. As aulas serão presenciais e estarão disponíveis 60 vagas para o município. Sendo 30 para o turno vespertino e 30 para o noturno.


Governo Municipal em Parceria com a Embasa Inicia Ampliação do Sistema de Abastecimento de água no Município. Durante a última semana o Governo Municipal e a Embasa iniciaram a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água em Irará, estendendo o serviço e levando água tratada e de qualidade para cerca de 400 famílias nas comunidades de Mangabeira, Rosário, Queimada, Sitio e Sobrado. Este fornecimento foi interrompido a cerca de 3 anos por falta de capacidade do antigo poço que abastecia essa região, para que essas famílias voltem a receber água em suas casas, a Prefeitura Municipal e a Embasa firmaram parceria e perfuraram um novo poço, que em breve, ao fim das obras de ampliação do sistema abastecerá cerca de 1.500 iraraenses na região.

Rua padre Jocundo.

O Natal se aproxima e agora é a hora de falarmos de paz e de vivermos em plenitude a mensagem de Jesus Cristo. Natal é sinônimo de união e de aproximação de pessoas e o sentido do Natal se realiza somente quando nossos corações absorve o verdadeiro espírito da paz. Deixem se contagiar por esse espírito natalino, reflita sobre o ano que passou e acredite no novo ano que está chegando, analise profundamente que, se houve derrotas, também houve vitórias, se houve tristeza, também houve alegria.. Em 2011 semeamos as ações em 2012 esperamos colher as conquistas. Que em 2012 possamos colher juntos, os frutos semeados agora!

São Os Votos Do Prefeito Derivaldo Pinto E Toda Equipe Governo Irará Para Toda A Gente.

Agradeço ao povo IRARAENSE o apoio recebido no ano de 2011, e conto com a ajuda de todos para continuarmos administrando essa cidade que amamos no ano que está chegando ! Peço a DEUS que abençoe cada família que faz parte dessa terra, chamada Irará e Desejo a todos um Feliz Natal e um 2012 repleto de realizações!


CADERNO 3 Pag - 05

PMI. Irará Realiza Audiência Pública de Saúde E Define Aplicação de Emenda no Valor R$ 600 Mil Reis Em Favor do Hospital Maternidade. Foi realizada nas dependências da Câmara Municipal (01/12) a I Audiência Publica da Saúde no município de Irará. Na oportunidade foram discutidas as carências do setor em Irará como as ações da pasta. Durante o evento foi apresentada a Emenda ao orçamento da União para 2012, de autoria do Deputado Federal Arlindo Chinaglia (PT/SP) que destina R$ 600 mil reais para o nosso município, respeitando propostas da comunidade para aplicação destes recursos. Foram apresentadas duas propostas: A Primeira de autoria do Governo Municipal que defendia a aplicação destes recursos para compra de equipamentos para melhorar o atendimento de urgência e emergência na Maternidade Dr.Deraldo Miranda. A Segunda proposta dos Vereadores Dudu e Nenga que defendia a necessidade da aplicação de recursos em sistemas de abastecimentos de água na zona rural de Irará, mais precisamente na região da Tapera e Saco do Capim. Após várias discussões, venceu a proposta do governo Derivaldo. Todos os presentes na audiência tiveram a direito a voto. É primeira vez que a comunidade é chamada para participar diretamente sobre a aplicação de recursos. Marcaram presenças todos os agentes de saúde do município, o Prefeito Derivaldo, o secretário Vital Bacelar, Dr. Enio do PSF do Santo Antonio, as assessoras da Secretaria de Saúde Milena e Leila, o Secretário de administração Glaubert, Tenente Leandro, e os vereadores Dudu, Nenga, Guisso e Bira. Durante as discussões foi franqueada a palavra aos presentes, quando a Professora Fabiana Marques lembrou as dificuldades do atraso no setor de saúde de Irará. Derivaldo lembrou que desde que assumiu tem feito investimentos na saúde como a compra do desfibrilador, que já vem salvando vidas. Lembrou que o seu pai José Lopes ainda chegou com vida no Hospital e na época não tínhamos equipamentos, lembrou também o caso do gerente Silvio do BB que chegou com vida ao hospital e não pôde ser salvo. Mas que está na luta dentro das possibilidades da PMI para oferecer uma saúde de qualidade para o nosso povo.





CADERNO 3

Fernanda Modas Ouriรงangas





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.