Almanaque Socioambiental Parque Indígena do Xingu 50 anos

Page 173

capítulo 6 | saúde e agentes indígenas

o corAção do brAsil

Por que a chegada dos brancos leva doenças à população indígena? O contato entre índios e brancos pode gerar problemas de saúde nas comunidades indígenas em curto, médio e longo prazos. Esses problemas podem levar ao surgimento de epidemias ou quadros crônicos de doenças entre a população local. Isso porque nos primeiros momentos do contato, os brancos trazem em seus organismos e modo de vida agentes infecciosos (vírus, bactérias) desconhecidos pelos indígenas, como a gripe, sarampo, catapora,

tuberculose e dengue, além de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Os índios, que não têm anticorpos para esses agentes infecciosos, adoecem mais facilmente e podem apresentar quadros de doença mais agudos. O contato entre índios e brancos também pode gerar, em médio e longo prazos, mudança de hábitos entre a população indígena, como a sedentarização e a introdução no cotidiano da aldeia de alimentos industrializados, álcool e drogas, o que aumenta as chances do surgimento de doenças crônicas como obesidade, pressão alta, diabetes e alcoolismo.

acervo isa

Vascinação realizada por médicos da Unifesp, década de 1970. 172

AlmAnAque socioAmbientAl pArque indígenA do xingu 50 Anos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.