Almanaque Socioambiental Parque Indígena do Xingu 50 anos

Page 144

Terra preta arqueológica no Parque do Xingu.

Um solo especial As TPA são um tipo especial de terra, formado pelo acúmulo de detritos orgânicos em sítios de moradia e cultivo agrícola de indígenas pré-históricos. Nesses locais também são encontrados vestígios dos antigos habitantes, como cacos de cerâmica, ossos e carvão. Cientistas estimam que algumas terras pretas são muito antigas, datadas entre 100 a 450 anos antes de Cristo. Manchas de TPA são encontradas em concentrações e tamanhos variáveis em diversas regiões da Amazônia. A área de cada mancha varia muito com o local, podendo apresentar de um até cerca de 500 hectares, como na região de Santarém, no Pará. Na bacia do Xingu, existem muitas manchas de terra preta decorrentes da intensa ocupação ancestral de povos indígenas na região, geralmente localizadas próximas às beiras de rios e córregos. Os povos indígenas costumam plantar seus cultivos mais exigentes em terras

pretas e a proximidade dessas manchas de terra é muitas vezes fundamental na escolha do local para um novo aldeamento indígena. Comunidades extrativistas não indígenas da Amazônia também as utilizam para produção voltada à subsistência e ao mercado. Isso se deve ao fato das TPA apresentarem características físicas e químicas distintas, resultando em boa fertilidade para a agricultura em relação à maioria dos outros tipos de solos da Amazônia. As atividades agropecuárias de médio e grande portes geralmente desconsideram sua existência. No PIX, há uma variabilidade significativa na fertilidade dos solos, que os índios reconhecem e manejam em seu favor. Outro fator de grande relevância para a prática agrícola é a dinâmica hídrica no solo. Os solos da região do Brasil Central (chamados latossolos), principalmente aqueles localizados em áreas de cerrado típico, têm baixa fertilidade, o que faz com que apenas culturas altamente adaptadas consigam proporcionar colheitas aceitáveis. Esse é o caso da mandioca, porém as demais culturas plantadas usualmente pelos índios não toleram essa situação. Por isso, índios utilizam a terra preta que, embora apresente equivalente de umidade similar aos solos mais próximos, têm uma fertilidade total muito superior, atenuando os efeitos da seca e permitindo a sobrevivência e a produção de culturas mais exigentes, como o amendoim, e de duração mais longa, como a banana. A seguir, selecionamos alguns exemplos de manejo praticado pelos índios xinguanos:

AlmAnAque socioAmbientAl pArque indígenA do xingu 50 Anos

143

capítulo 4 | conhecimento indígena

simone athayde/isa

o corAção do brAsil


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.