Acompanhamento MRDV - Notas Sessão 2

Page 1

ACOMPANHAMENTO DO PROJETO PILOTO DE DESENVOLVIMENTO DO MECANISMO DE RECONHECIMENTO DAS APRENDIZAGENS DECORRENTES DO VOLUNTARIADO

NOTAS DA SESSร O 2

LISBOA |10 de marรงo de 2017


ÍNDICE

1. APRESENTAÇÃO DA EQUIPA E REGRESSO AO COLETIVO 2. ESTABILIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA 3. O VOLUNTARIADO NA MINHA ORGANIZAÇÃO 4. DA DIMENSÃO EDUCATIVA NA GESTÃO DO VOLUNTARIADO 5. PRÓXIMOS PASSOS

2


1. APRESENTAÇÃO DA EQUIPA E PARTICIPANTES E REGRESSO AO COLETIVO

a) Participaram na sessão 10 pessoas em representação de 8 organizações (APCC | CulturFace | Grupo Lusófona | SCML | Cerci | Banco Local de Voluntariado - CML | ACM | Serve the city). Os trabalhos foram facilitados pela Susana Pereira e Teresa Martins (Inducar). b) Foram lançadas ao grupo as seguintes frases, para posicionamento e discussão: - 1. ACORDEI ANTES DAS 7:30H HOJE. - 2. PARA CHEGAR CÁ USEI MAIS DE UM MAIS DE TRANSPORTE - 3. O MEU NOME FOI ESCOLHIDO PELA MINHA MADRINHA. - 4. A MINHA ORGANIZAÇÃO ESTEVE ENVOLVIDA NO GRUPO DE TRABALHO DE CRIAÇÃO DO MECANISMO. - 5. ESTIVE NA PRIMEIRA SESSÃO DESTA FASE DE IMPLEMENTAÇÃO DO MECANISMO. - 6. REVI A SÍNTESE DA PRIMEIRA SESSÃO. - 7. PREENCHI O QUESTIONÁRIO ONLINE QUE FOI ENVIADO POR E-MAIL. - 8. CONCORDO COM A GENERALIDADE DOS ASPECTOS REFERENCIADOS EM RELAÇÃO AO BALANÇO DO PERCURSO. - 9. CONCORDO QUE É IMPORTANTE REVER, DESCONSTRUIR E CLARIFICAR ASPECTOS RELACIONADOS COM O PROCESSO INERENTE À IMPLEMENTAÇÃO

-

(METODOLOGIA, ADAPTABILIDADE, …) 10. COMPREENDO O MECANISMO. 11. A MINHA ORGANIZAÇÃO JÁ DEU PASSOS CONCRETOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO MECANISMO. 12. SINTO QUE ESTAMOS A AVANÇAR NESTE PROCESSO.

Algumas reflexões partilhadas a partir das frases apresentadas: . Das organizações presentes poucas participaram no grupo de trabalho de criação do mecanismo, o que exige aos/às representantes destas entidades um esforço adicional para compreender o processo; . Das pessoas presentes neste momento apenas uma tinha estado na primeira sessão desta fase; . Quase todas as pessoas leram a síntese da primeira sessão que foi enviada por e-mail. Foi reforçada e validada a pertinência do envio de uma síntese para as 3


pessoas que fazem parte do grupo; . Poucas pessoas/ entidades preencheram o questionário online cujo link seguiu por e-mail. Foi referido por algumas pessoas que não tinham percebido que havia um questionário online para preenchimento devido ao facto do e-mail ter muita informação. É importante que os e-mails sejam mais simples e com informação mais sintética. . Foram revistos na síntese os aspetos referenciados na primeira sessão em relação ao balanço do processo e a maioria das pessoas identifica-se com estes aspectos. Os posicionamentos foram distintos no grupo e este ponto gerou alguma discussão, nomeadamente em relação ao tópico da perda da dimensão Não formal ao longo do processo e do rumo de se tentar formalizar este processo. Na discussão deste ponto surgiu ainda a questão se estamos a falar de competências ou de aprendizagens. . A maioria das pessoas concorda que é importante reolhar para o Manual e clarificar alguns aspetos que contempla. . A maioria das organizações não avançou ainda no desenvolvimento do Mecanismo internamente. c) Após a apresentação e discussão das frases revisitou-se a proposta de manual que resultou do grupo de trabalho inicial que se reuniu para avançar com uma primeira versão do Mecanismo de Reconhecimento das Aprendizagens decorrentes do Voluntariado.

4


2.ESTABILIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA Foi apresentada a proposta de estratégia de trabalho para os próximos meses, com a qual o grupo concordou, entendendo que vai ao encontro do que o grupo precisa para dar continuidade ao trabalho desenvolvido até ao momento. Quadro 1 – Identificação das datas e dos conteúdos das sessões Sessõe s Sessão 1

Data

Conteúdos

30 Jan’ 17

Retomar e avançar na implementação do Mecanismo.

Sessão 2

10 Mar’ 17

O voluntariado enquanto contexto de aprendizagem.

Sessão 3

Abril/17

Reconhecimento de Aprendizagens O voluntariado na minha organização: que oportunidades para o reconhecimento de aprendizagens?

Sessão 4

Maio/ 17

As aprendizagens dos/as voluntários/as na minha organização.

Sessão 5

Junho/ 17

Procedimentos e instrumentos de reconhecimento de aprendizagens dos/as voluntários – processos*

Sessão 6

Julho/17

Procedimentos e instrumentos de reconhecimento de aprendizagens dos/as voluntários – resultados*

Sessão 7

Outubro/17

Partilha de práticas e de resultados e balanço de todo o percurso.

O voluntariado na minha organização.

5


3. O VOLUNTARIADO NA MINHA ORGANIZAÇÃO a) Os/as representantes de cada uma das entidades presentes foram convidados/as a representar graficamente as suas organizações a partir das seguintes questões orientadoras: NOME | O QUÊ? | PARA QUÊ? | PARA QUEM?| COMO? | COM QUÊ? | COM QUEM? b) Na mesma representação gráfica foram convidados/as a tornar evidente o voluntariado na organização.

Figuras 1 – Elaboração das representações das organizações

c) Posteriormente reuniram-se grupos de 2 ou 3 organizações para poderem partilhar as informações que colocaram nas suas representações e para procurarem identificar o que têm em comum e de diferente as entidades que representam.

6


Figuras 2 – Partilha entre as organizações

7


Desta partilha resultou a seguinte listagem de elementos em comum e diferenças:

Figuras 3 - Fotos com o flipchart com as semelhanças e diferenças identificadas.

Deste exercício de síntese ficou claro que as organizações são muito diferentes entre si e que, por conseguinte, o seu voluntariado apresenta também características muito distintas.

8


4. DA DIMENSÃO EDUCATIVA NA GESTÃO DO VOLUNTARIADO O grupo participou num exercício de simulação que implicava “Ordenarem-se por números” com os olhos vendados e sem poderem falar. Nos 10 minutos propostos o grupo conseguiu ordenar-se por números mobilizando diferentes estratégias de comunicação. Algumas reflexões que resultaram do debriefing: -

A entreajuda entre os membros do grupo foi fundamental para alcançar o objetivo; O grupo conseguiu definir estratégias e pontos comuns, treinando diferentes estratégias possíveis; Valorização do trabalho em rede/ trabalho em equipa; Esta experiência permite fazer a ponte com outras coisas que têm a ver com a nossa realidade, a diferentes níveis; Enquanto grupo querem construir uma estratégia comum a partir do Mecanismo de Reconhecimento das Aprendizagens decorrentes do Voluntariado.

Figura 4 - Fotografia do exercício de simulação

9


5. PRÓXIMOS PASSOS O acompanhamento do projeto piloto de desenvolvimento do Mecanismo visa a revisão do Manual a par do processo de capacitação/facilitação. As datas das sessões de trabalho, e o respetivo conteúdo a abordar, encontram-se sistematizados no Quadro 1. ● Ficou agendada a data da próxima sessão: 4 de abril de 2017 (terçafeira) ● Ficou indicada a data da sessão seguinte, sujeita a conformação na próxima sessão: 12 de maio 2017.

10


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.