CLB - Euclides da Cunha

Page 358

Mesmo assim, obedecer cegamente às leis históricas, ao avanço da civilização por vezes mortífera, é considerado um crime. Essa instância da modernidade deveria ter mandado, em vez do soldado, o professor e o engenheiro, pessoas como o próprio autor. Apesar do seu ceticismo, o autor assume elementos do messianismo que ele mesmo denunciou de modo exagerado no movimento de Canudos. Chamando o Conselheiro de “messias”, “apóstolo” e “profeta”, com ironia decrescente no decorrer do livro, pondo-o acima dos padres da Igreja, Euclides admite que o caráter sagrado que Canudos tem na visão dos seus moradores passe para a obra que está escrevendo. Não é por acaso que esse livro-mor da literatura brasileira foi logo chamado de “Bíblia da nacionalidade”, por Joaquim Nabuco e outros. As aporias éticas, políticas, intelectuais da recente história nacional e internacional, e as incoerências analíticas no pensamento do próprio autor encontram uma solução duradoura, exemplar e satisfatória no plano estéticometafísico. Raramente na história da literatura a identificação entre um segmento da realidade e a sua representação são tão intensas quanto aqui, pois quase todos os leitores reconhecem uma simbiose entre a obra, a região e o evento. Uma parte atrasada, carente, marginalizada do Brasil de repente se transfigura – “transfigurar” é um dos verbos prediletos de Euclides – em região virtualmente modelar do país e até da história universal. Os últimos serão ou poderiam ser os primeiros. À centralidade geográfica dos sertões, mais bem teórica e matemática, corresponde de repente uma centralidade histórica e política. Com seu caráter de epopéia nacional e sua implícita, embora trágica, teologia política, Os sertões é um livro fundador, uma súmula da nacionalidade, uma obra que, com suas ambigüidades e contradições, cria uma imagem do Brasil real e ideal, em que a nação se reconhece até hoje e que põe perguntas muito atuais ao mundo.

Berthold Zilly é professor no Instituto Latino-americano da Freie Universität, em Berlim, e tradutor de Os sertões ao alemão.

356


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.