Issuu on Google+

Manual de Normas da Empresa

Rosangela

Confeitaria

Histórico Histórico

Confeitaria Rosangela - Uma historia de dedicação e carinho. O sonho da confeitaria nasceu no coração de uma jovem corajosa e dedicada, que há 16 anos começou a produzir bombons em casa e vender em bancos, empresas e domicílios. Seus clientes começaram a pedir, além dos bombons, bolos, salgados e doces. Sempre priorizando a qualidade e o bom atendimento, Rosangela conquistou clientes em toda a cidade. Em 1998 as encomendas eram tantas, que a cozinha da Rosangela ficou pequena. Neste mesmo ano foi fundada a Confeitaria Rosangela, com a participação do marido e dos filhos, oferecendo produtos realizados com ingredientes selecionados, os quais encantam a todos pelo sabor e qualidade. Hoje a Confeitaria Rosangela continua produzindo doces, salgados e bolos com o mesmo amor e respeito ao cliente além de primar por um ambiente agradável e familiar.

Mensagem Mensagem

Você é muito importante para nós!

A partir desse momento você faz parte da nossa equipe, e juntos, buscaremos alcançar objetivos comuns. A consolidação de nossas metas é fruto de seu valioso serviço, que faz de nossa empresa, um empreendimento de qualidade. Por isso, contamos com suas habilidades e entusiasmo, para que possamos aumentar nosso capital de recursos e proporcionar a todos, um contínuo crescimento profissional e humano.

Rosangela

Confeitaria

Qualidade Total Qualidade Total

A busca contínua pela qualidade em tudo que se faz, e pela satisfação de seus clientes e funcionários, tornou-se a base de todas as atividades dessa empresa. É assim, primando pela qualidade em todos os seus setores de atuação interna e externa, que a Confeitaria Rosangela visa juntamente com seus funcionários, oferecer aos seus clientes produtos e serviços com comprometimento e total qualidade.

Integração Integração

Sua integração é indispensável! Para que possamos facilitar esse processo de nova adaptação, você participará de um programa de ambientação, onde terá a oportunidade de conhecer a empresa, a política de trabalho, os setores, os colegas e o que for necessário para uma melhor adaptação. Para isso, receberá instruções que o ajudarão a desempenhar suas funções, e no caso de dúvidas, poderá consultar seu Superior Imediato. Sua integração como um todo, se reflete em várias atitudes, tais como: Atendimento. Prestatividade. Comunicação. Cooperação. Cordialidade.

Rosangela

Confeitaria

Relacionamento Relacionamento

Sua capacidade de relacionar-se é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho. Pequenos gestos de consideração podem ser muito construtivos e evitam desentendimentos. Uma atitude desarmada e colaborativa aproxima as pessoas, contribuindo para alcançar os objetivos comuns. Mas se, ainda surgir alguma dificuldade não esqueça que seu Superior Imediato está ao seu lado e juntos poderão encontrar uma solução. Não guarde um problema para si. Nos casos de dúvida a respeito de quem procurar, recorra ao Recursos Humanos, o qual lhe orientará.

Imagem Pessoal Imagem Pessoal

A maneira de trajar, a postura e as atitudes dos funcionários de uma empresa são fatores importantes na formação de sua imagem. A empresa oferece uniforme gratuitamente para todos os funcionários, cabendo a ele a sua conservação. Ressalva Todos os integrantes da empresa deveram estar com seus uniformes limpos e passados. A imagem pessoal conta muitos pontos para a empresa, passando um ar de organização e limpeza.

Rosangela

Confeitaria

Identificação Identificação

É fornecido a cada funcionário, um crachá de identificação, o qual tem por finalidade identificar e marcar seus horários na empresa. O uso desse identificador é obrigatório e de sua responsabilidade. Será cobrada uma taxa de reposição do mesmo, caso o funcionário venha a perdê-lo ou danificá-lo.

Pontualidade e e Assiduidade tualidade Assiduidade Uma das responsabilidades de todos os funcionários é a de marcar ponto no inicio, no seu intervalo de descanso e no fim da jornada de trabalho. O cuidado com a pontualidade e assiduidade decorre da importância da atividade de cada funcionário em sua área de atuação. Atrasos e ausências acarretam perturbações no trabalho de todos. Por esse motivo, estes fatores sempre serão considerados na avaliação de seu desempenho. A empresa utiliza o meio eletrônico (relógio ponto), para registro das horas de trabalho do funcionário. Observe com cuidado as informações que serão passadas referentes à marcação de seus horários e de como utilizar o equipamento, sempre que surgir duvidas, procure seu superior imediato.

Ausências Ausências

Atrasos Os atrasos deverão ser justificados ao seu Superior Imediato. Essa justificativa será passada ao Recursos Humanos o qual definirá se será abonado ou não. No caso de necessidade de atrasos ou faltas, deverá sempre, ser comunicado com antecedência o motivo do afastamento. Se ocorrer algo imprevisto, comunicar o RH assim que possível mediante justificativa. ATENÇÃO: O afastamento só deve ser pedido em caso de extrema necessidade. As ausências para tratar de assuntos particulares apesar de terem sido autorizados pela empresa, podem prejudicar na sua avaliação de desempenho. Faltas Em casos de faltas, o funcionário deve comunicar, com a maior brevidade possível ao Superior Imediato ou ao Recursos Humanos. As faltas não justificadas poderão resultar em penalidades. Saídas Durante o Expediente É vetado o afastamento do funcionário do local de trabalho durante o expediente, para tratar de assuntos particulares. Entretanto, os problemas podem surgir e certos casos não podem ser resolvidos antes ou após o expediente. Por esse motivo a empresa pode autorizar ou não se houver justificativa plausível. Atestados médicos Ao necessitar de consultas médicas, evitar de marcar horários que coincidam com seu período laboral. Se for indispensável ou por emergências, deverá ser apresentado o atestado médico que comprove a finalidade da ausência. Para que o atestado possa ser aceito, deverá conter as seguintes informações: - Nome da pessoa que precisou dos serviços médicos; - Data; - Período do atestado;

- CID; - Nome, CRM e assinatura do médico responsável pelo atendimento; Ressalva A empresa aceitará apenas atestados médicos no caso de abonar a falta e o DSR. Se for declaração de comparecimento, o RH irá avaliar a possibilidade de abonar ou não. Observação Em caso de atrasos contínuos, o funcionário perde o direito do recebimento do DSR (descanso semanal remunerado), como descrito no Artigo 11 da CLT – Decreto nº. 27048. • Perderá a remuneração do dia de repouso, o trabalhador que, sem motivo justificado ou em virtude de punição disciplinar, não tiver trabalhado durante toda a semana de modo a cumprir integralmente o seu horário de trabalho. • Para fazer juz a remuneração do repouso semanal o empregado precisa ter: - Assiduidade - Pontualidade durante a semana anterior.

Rosangela

Confeitaria

Segurança Segurança

Nossa empresa preocupa-se em proporcionar a você condições para manter a higiene e segurança no trabalho. Procura com isso, reduzir ao mínimo as probabilidades de acidentes. As estatísticas demonstram que 90% dos acidentes de trabalho na empresa são causados por desatenção ou imprudência do próprio acidentado. Daí, a importância de você assumir a sua parcela de responsabilidade na prevenção de acidentes. Para que possamos melhorar a qualidade de vida no trabalho, podemos seguir algumas regras simples: a) Limpeza e Organização no local de trabalho Manter todos os setores da empresa limpos e organizados, com os itens devidamente identificados e separados. Cada funcionário tem o dever de manter essa organização. b) --EPI's (equipamento de proteção individual) É fornecido gratuitamente para os funcionários os EPI´s, de modo que todos devem ser responsáveis pelo uso adequado dos mesmos, tendo por finalidade evitar desconfortos e possíveis acidentes. Despesas: Uso do Material e do tempo Os formulários impressos, o material de expediente, material de consumo e todos os instrumentos e equipamentos de trabalho, constituem uma despesa permanente para empresa. Por isto, não deverão ser desperdiçados e nem usados para assuntos particulares. A redução de despesas é do interesse de todos. A economia deve ser buscada em todas as atividades. Esse cuidado deve começar pelos pequenos gastos, como um simples clips, por exemplo. Mas a principal economia é a que se faz no tempo de cada um. Organize e aproveite produtivamente seu tempo de trabalho. Seja econômico com o material, desenvolva espírito pratico e seja objetivo ao comunicar-se. São cuidados como esses, que revelam uma atitude verdadeiramente profissional. Por meio da colaboração de todos, teremos oportunidades de melhorias contínuas.

nOcorrências ilpicsiD Disciplinares saicnêrrocO A empresa tem a confiança de que cada um assumirá conscientemente suas responsabilidades. Ao ingressar na empresa, cada funcionário firma um compromisso com a equipe. Se você falhar por imprudência, imperícia ou negligência, muitos serão prejudicados. Por isso, haverá penalidade para aqueles que não cumprirem com seus compromissos. São penalidades disciplinares:

Advertência Verbal: Pode ser aplicada pelo Superior Imediato e informado ao Recursos Humanos, ou pelo próprio RH. Advertência Escrita: Será usada nos casos em que a advertência verbal não tiver sido acatada. Suspensão: Só é aplicável às faltas mais graves e nos casos injustificados de repetição da infração. Demissão por Justa Causa: Quando houver a junção de todas as advertências ou em caso de faltas gravíssimas, exemplo, roubo, desacato aos colegas e ou seus superiores, não aceitação de seus deveres entre outros. A advertência escrita, suspensão e a demissão por justa causa, serão aplicadas pelo Recursos Humanos por solicitação do Superior Imediato. Todas as ocorrências disciplinares ficarão registradas no prontuário do funcionário enquanto este permanecer na organização, servindo também de base para avaliações, promoções, etc. Recusa do Empregado em Receber a Penalidade O empregado que se recusar a receber a penalidade imposta pelo empregador, ficará ciente do ocorrido e o empregador ou responsável legal deverá ler a advertência ou a suspensão em voz alta, na presença do empregado, e de duas testemunhas, as quais assinarão o termo. A penalidade é válida mesmo sem a assinatura do empregado penalizado. Descrições de alguns atos que possam acarretar em

penalidades: Improbidade: Significa má qualidade, imoralidade, malícia. A improbidade revela mau caráter, perversidade, maldade, desonestidade. É por exemplo, furto, roubo, apropriação indébita. Desídia: Significa negligência, preguiça, má vontade, displicência, desleixo, indolência, omissão, desatenção, indiferença, relaxamento. Podendo também ser considerada como um conjunto de pequenas faltas, que mostram a omissão ao serviço. Violação dos segredos da empresa: É a divulgação de marcas e patentes, formulas do empregador sem seu consentimento, quebra de sigilo da empresa. Indisciplina: É o descumprimento de ordens gerais de serviço, como quando o empregado não cumpre o regulamento da empresa. Insubordinação: É o descumprimento de ordens pessoais de serviço. São ordens do chefe, do encarregado, (ordens ligadas ao serviço), e descumpridas pelo empregado.

Responsabilidade do Funcionário bilidade do Funcionario Cumprir as normas estipuladas neste manual a partir do momento da admissão;

Arcar com os prejuízos que causar à empresa seja por dolo, negligência, imperícia ou imprudência; Responder pelo desaparecimento de objetos confiados à sua guarda ou responsabilidade; Responder por não promover, por negligência ou imprudência, a responsabilidade de seus liderados; Manter a organização, a limpeza e a disciplina do seu local de trabalho; Observar os princípios de segurança no trabalho, com a finalidade de evitar acidentes; Cumprir qualquer ordem de serviço recebida, de modo a observar também os Procedimentos da Qualidade; Preservar do patrimônio da empresa; Responder por qualquer ação; Manter sigilo. É conveniente que todos os funcionários da empresa evitem a divulgação de detalhes a respeito do trabalho desenvolvido na mesma.

Recomendações Recomendações

É vetado a todos os funcionários Tratar de assuntos particulares durante o horário de expediente, pessoalmente ou por telefone, salvo emergências e antecipadamente comunicado ao seu Superior Imediato. Fazer comentários sobre seus salários ou de companheiros. Praticar no local de trabalho, atos de compra e venda; circular rifa, listas, abaixo assinado; solicitar empréstimos a colegas. Praticar atos ou assumir comportamentos que possam gerar tumultos e confusões no interior da empresa ou contribuir para acidentes. Inserir pessoas estranhas, em qualquer dependência da empresa, sem a autorização dos responsáveis. Circular ou permanecer no recinto da empresa sem atividade, durante ou após o expediente de trabalho. Tirar fotos da empresa, equipamentos, produtos, etc. sem expressa autorização por escrito dos responsáveis. Deixar o local de trabalho, sem comunicar ao seu Superior Imediato e sem a autorização do mesmo. Fazer comentários desagradáveis, insinuações ou brincadeiras de mau gosto.

Sigilo É conveniente que todos os funcionários evitem a divulgação dos detalhes de seu trabalho. Evitem comentários sobre Custos operacionais; Salários pagos; Compras, suas fontes e preços; Clientes, o que e quanto compram. Em caso .de duvidas sobre informações pedidas sobre a empresa, consulte seu Superior Imediato.

Considerações finais Considerações Finais Agora que você conhece nosso pensamento. Fique certo que a empresa está interessada, em seu progresso, pois ela também se beneficia com sua realização profissional. Se empresa e funcionário unir–se, buscando o mesmo objetivo, certamente teremos um ambiente harmonioso, com sólidas realizações e de reconhecimento profissional. Os quesitos acima especificados são os fatores primordiais para o bom andamento da nossa empresa. Ao iniciar suas atividades, seu Superior Imediato poderá ajudá-Io, confie nele. Ele irá ensinar com paciência e deverá oferecer um tratamento humano e justo. Procure encontrar satisfação e alegria no trabalho. Lembre que ele ocupa a maior parte de nosso tempo útil e que não podemos passar esse tempo insatisfeitos ou amargurados. Se sentir que seu trabalho está sendo penoso, deve haver alguma coisa errada, que deve ser esclarecida com toda a brevidade e toda a franqueza. A satisfação encontrada na profissão é decisiva para nossa felicidade. Além da realização profissional, podemos encontrar na empresa experiências valiosas, fazer grandes amizades, conquistar o respeito e admiração de nossos colegas de profissão, clientes e lideres.

Diretores Diretores

Rosangela Juliani Topan Anito Topan Filho Felipe Juliani Topan Diretoria Elaboração

Andreia Voronhuk Gerente de RH e Admistração

Rosangela

Confeitaria

Observações Gerais Observações Gerais

Ressalva Poderão ocorrer mudanças nas leis trabalhistas estipulados no manual, neste caso será feita uma comunicação por escrito para cada funcionário. Este Manual pertence a: Curitiba ______, de ________________ de ___________. Nome: _________________________________________. Picote

Este manual foi entregue na data e para o funcionário descrito a baixo: Ciente de seu recebimento: __________________, _____ de ______________ de _______. Funcionário: ________________________________________.

Rosangela

Confeitaria

Anotações Anotações

Rosangela

Confeitaria

Anotações Anotações

Rosangela

Confeitaria

Rosangela

Confeitaria

arte Real Visual Comunicação Integrada Rua Bom Jesus de Iguape, 700/724 | Hauer | Curitiba | PR E-mail: realvisual@realvisual.com.br Site: www.realvisual.com.br

Rosangela

Confeitaria


Manual de Normas da Empresa