Arquivos Catarinenses de Medicina 2009

Page 146

septal severo na ponta nasal. O enxerto alargador (spreader) de cartilagem mesmo as mais rígidas como a costal, deixaria a ponta bulbosa, o que é pouco desejável na grande maioria dos casos. O trabalho pioneiro no uso de enxerto ósseo do septo na correção destes desvios foi publicado por FODA2. Não existe na literatura outro trabalho comprovando a eficiência deste tipo de enxerto, embora seja parte do arsenal de um grande numero de cirurgiões.

FIGURA 3- fixação do enxerto ósseo no septo desviado

OBJETIVO Avaliar a eficiência da correção das laterorrinias com o uso de enxerto ósseo septal. MÉTODO No período de fevereiro a dezembro de 2008, foram selecionados consecutivamente 25 pacientes com severos desvios nasais que procuraram nossa instituição e que preenchessem os seguintes critérios: Inclusão: Pacientes de ambos os sexos que apresentassem evidente laterorrinia de qualquer etiopatogenia necessitando de enxerto ósseo. Pacientes entre 18 e 60 anos de idade. Exclusão: Contra-indicações clínicocirúrgicas ao procedimento indicado; Alterações nos exames pré-operatórios; Deficiência ou falta de pele nasal. Foram coletados os dados: Peso, altura idade, a escolaridade e o hábito ou não do tabagismo, e completa anamnese coletada num protocolo criado para este fim.

FIGURA 4- Pré e- Pós-operatório

FIGURA 5- Pré e- Pós-operatório

FIGURA 6- Pré e- Pós-operatório

FIGURA 1 – perfuração do segmento ósseo a ser enxertado

FIGURA 7- Pré e- Pós-operatório

FIGURA 2- Estudo do melhor ponto de fixação do enxerto ósseo

134

FIGURA 8- fixação do enxerto ósseo no septo desviado

Arquivos Catarinenses de Medicina - Volume 38 - Suplemento 01 - 2009


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.