+ Sinal do Reino

Page 1

twitter.com/ibab facebook.com/oficialibab vimeo.com/ibab flickr.com/ibab www.ibab.com.br www.ibab.com.br/maissinaldoreino



ÍNDICE 3 6 12

+ Sinal do Reino

10 anos Campanha de Natal IBAB

Áreas de atuação das Organizações

13

Faixas etárias atendidas pelas Organizações

15 Valor alcançado nas Campanhas anteriores

17

16

Em 2011 – Como foi aplicada sua doação

Em 2012 - Como será aplicada sua doação

18 20

Localização das Organizações

Apresentação das Organizações e Projetos que apoiaremos em 2012

56 Como participar



SINAL DO REINO 10 A NOS. 10 A NOS SE NDO T R A NSF ORM A DOS. 10 A NOS T R A NSF ORM A NDO HIS T ÓRI A S. Mas ainda não é o bastante. É preciso mais.

O REINO DE DEUS NÃO PARA DE DAR SEUS SINAIS.

GE NE ROSIDA DE PÃO HUM A NIDA DE IGUA L DA DE

F R AT E RNIDA DE C OMPA I X ÃO V IDA E SPE R A NÇ A

O + é o sinal da transformação. O + é o sinal da esperança, que toca o coração de quem doa e de quem recebe. No Reino, menos é + multiplicar é + dividir é + + Reino, + sinais + sinais, + Reino + do Reino em nós, + de nós no Reino.

ONDE HOUVER UM

LÁ ESTARÁ UM SINAL DO REINO 3

VIDA


4

AMOR


10 A NO S DE C A MPA NH A IB A B

5

AMOR


TEMOS UMA HISTÓRIA PA R A C ON TA R! Olhamos para trás e celebramos, expressando nossa gratidão a Deus pelo privilégio de ser comunidade do Cristo, o Filho do Deus Vivo, lugar de compaixão, solidariedade e prática da justiça. Olhamos para nós mesmos, e reconhecemos que o amor de Deus Pai tem nos transformado. Somos constrangidos a romper as fronteiras do nosso próprio mundo e, encharcados pelo Espírito Santo de Deus, a abrir os braços para receber o outro e com ele nos fazer um. Olhamos para o futuro e oramos com esperança e por isso trabalhamos, porque acreditamos no novo céu e na nova terra. Sabemos que o que fazemos não é tudo, mas é sinal de que um dia a paz e a justiça darão as mãos e já não haverá mais dor ou lágrima.

A DEUS TODA GLÓRIA!

6

G R AT I D Ã O


N ATA L SOL IDÁ RIO

FAÇ A VA L E R

A V IDA POR UM F IO

Desafiada pela mensagem do Pastor Ed René Kivitz – A Utopia Cristã, do dia 27 de Outubro de 2002, e sensibilizada pela carência do povo brasileiro, a IBAB, naquele final de ano, dava início a um movimento marcado pela solidariedade, mobilizando pessoas para celebrarem o Natal servindo. Em 2002, a IBAB apoiou 9 Organizações e Projetos.

Em 2003, assumimos o compromisso de ir mais perto dos que estavam mais longe e ir mais longe com os que estavam mais perto. Entendemos que não bastava realizar ações esporádicas sem nenhum compromisso com os resultados. Aprendemos que o que somos, o que fazemos e como fazemos, faz diferença na vida das pessoas. Em 2003, a IBAB apoiou 11 Organizações e Projetos.

No Natal de 2004, fomos lembrados, de maneira incisiva e dramática, que a existência humana está em risco, não de extinção, mas de desumanização. Diante da vida humana, que está por um fio, é exatamente um fio que pode dar continuidade ao que ela deve ser: um fio de esperança, um fio de sangue que une a todos nós em um movimento a favor da vida. movimento a favor da vida. Em 2004 a IBAB apoiou 14 organizações e projetos.

SOLIDARIEDADE

COMPROMISSO

7

C O M PA I X Ã O

ESPERANÇA


E S C OL H A O NOVO MUNDO

A GENTE É QUEM FAZ

Q UE A E S T RE L A T E ORIE N T E

A Campanha de 2005 nos impactou com a realidade de milhões de pessoas ao redor do mundo que sofrem com algum tipo de miséria. Diante de um cenário trágico que conspira contra a vida, afirmamos que o mundo precisa de cada um de nós e de todos para tornar-se mais justo, mais sustentável e mais humano. Um mundo novo é possível, sim! Não é possível para a totalidade do mundo, mas é possível para boa parte dele. E, enquanto for possível, enquanto acreditarmos na utopia dos sinais do Reino de Deus, somos desafiados, a exemplo de Jesus, a dar a vida por um mundo novo. Em 2005, a IBAB apoiou 18 Organizações e Projetos.

Em 2006, nos colocamos na presença de Deus para que Ele nos transformasse, a fim de que nos tornássemos agentes de transformação. Valorizamos essa gente que fez e faz e celebramos os resultados. Gente que não faz sozinha, mas unida a muitas outras gentes espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Gente que traz uma marca: a de que atenderam à convocação de Deus e cooperam com Ele para colocar ordem no caos. Em 2006, a IBAB apoiou 22 Organizações e Projetos.

Em 2007, fomos desafiados a olhar para o céu e perceber que a estrela do Natal, que anunciou a chegada do Messias, continua brilhando. Naquele ano, guiados pela estrela fomos à procura do menino que se apresentava na face de centenas de homens e mulheres, velhos e crianças, a quem servimos, levando alguns presentes. Ao visitar aqueles sobre quem a estrela pousou, presenteamos a Jesus, que se expressava em cada pequenino: Quando fizestes a um destes, a mim o fizestes. Em 2007, a IBAB apoiou 30 Organizações e Projetos.

AT I T UDE

PROXIMIDADE

TRANSFORMAÇÃO

8

JUSTIÇA


PRE SE N T E Q UE SE RV E

C OR AÇ ÃO Q UE A BR AÇ A O MUNDO

A V IDA VA L E M A IS

Seja como Jesus, seja voluntário. Essa foi a convocação que recebemos em 2008. Lembramos que não apenas a morte de Jesus foi um sacrifício voluntário, mas também a própria encarnação. Jesus foi voluntário não apenas para morrer, mas também para nascer. Celebramos o Natal como primeiro ato concreto do coração voluntário de Jesus em doar a sua vida para que todos tenham vida. Aprendemos que quem deseja seguir os passos de Jesus deve dar a sua vida de presente, estando presente, no tempo presente. Em 2008, a IBAB apoiou 30 Organizações e Projetos.

O mundo não é o que deveria ser. Em 2009, fomos confrontados com a realidade de que existem muitos submundos habitando o nosso mundo e de que há um abismo no coração de cada pessoa separando o “mundo do eu” e o “mundo do outro”. Fomos constrangidos pelo Deus que tem um coração que abraça o mundo. Fomos inspirados por Jesus, que deixou seu “mundo divino”, o céu, e veio ao mundo dos homens, a terra, para romper as fronteiras do nosso próprio mundo. Fomos encharcados do amor que nos faz abrir os braços para receber o outro e com ele nos fazer um. Em 2009, a IBAB apoiou 27 Organizações e Projetos.

Em 2010, fizemos um anúncio profético: a vida vale mais do que isso que estamos chamando de vida, para nós e para os outros. Não podemos nos calar diante dos sinais de morte, presentes em 1 bilhão e 400 milhões de pessoas no mundo que dispõem de R$ 2,25 para suprir suas necessidades básicas diárias. Também não podemos nos calar diante de nós mesmos. A afirmação de que a vida vale mais denuncia nossa indiferença, nossa incapacidade para a solidariedade, a compaixão e a generosidade. Em 2010, ao afirmar A Vida Vale Mais, fizemos uma declaração de esperança. Aprendemos com Jesus que a vida tem valor altíssimo. Para Deus, custou a vida do seu Filho. Na cruz, a morte e todos os seus sinais são vencidos pela vida, e aguardamos o dia em que essa verdade será consumada. Em 2010, a IBAB apoiou 30 Organizações e Projetos.

E N VOLV IME N T O

F R AT E RNIDA DE

DIGNIDADE 9

ENGAJAMENTO


10

AMOR


GRテ:ICOS

11

AMOR


ÁRE AS DE AT UAÇ ÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Educação Atendimento a pessoas em situação de rua Esporte Abrigo para crianças Abrigo para idosos Atuação com a comunidade Saúde

12

E N V O LV I M E N T O


FA I X AS E TÁ RI AS AT E NDIDAS PE L AS ORGANIZAÇÕES

Crianças e Adolescentes Jovens Adultos Idosos

13

IGUALDADE


ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS

14

PA R C E R I A


desafio 2011

HISTÓRICO DE ARRECADAÇÃO DA CAMPANHA

15

GENEROSIDADE


PARA ONDE FOI A SUA DOAÇÃO Em 2011, as doações para a Campanha A Vida Vale Mais atingiram o valor de R$ 473.373,80. Saiba como foi aplicada a sua doação.

1% 1%

Recursos Humanos: educadores, professores de música, esporte, professor de LIBRAS, assistente social, pedagogo, psicólogo, administrativo, serviços gerais e cozinheira.

4% 5% 3% 5%

Equipamentos Alimentação Aluguel e água Construção e melhorias do espaço físico Crianças hospitalizadas Comunidade terapêutica Crianças Projeto Pré Escola 16

COMPROMISSO

7%

2011

74%


PARA ONDE IRÁ A SUA DOAÇÃO 1% 1% 6% 9%

2012

9% Recursos Humanos: educadores, professores de música, esporte, professor de LIBRAS, assistente social, pedagogo, psicólogo, administrativo, serviços gerais e cozinheira.

9%

Equipamentos Alimentação Aluguel e água Construção e melhorias do espaço físico Crianças hospitalizadas Comunidade terapêutica 17

D E S E N V O LV I M E N T O

65%


MAPA DE AT UAÇ ÃO

NOR T E DA Á F RIC A S Ã O PA U L O – C A P I TA L AEB

SE NE G A L

Ação Vida

Fábrica de Esperança

Águia

SE RR A L E OA

AMEO Beisebol

PEPE

E S TA D O D E S Ã O PA U L O

CAF

Atibaia

Capelania

Família Alcimar a Ana

CERVI

Eldorado

Glicério

Comunidade da Serra

Luz do Mundo

Quilombo Pedro Cubas

Papel de Menino

Guarulhos

Pra viver melhor

Ação Vida

JEAME

Peregrino

Lar Batista – Aclimação

Recanto dos Avós

Lar Batista – Pirajussara Missão CENA

SANTO ANDRÉ

Missão Batista Cristolândia

SAL

Novo Lar Betânia Programa Alfabetização Ibab

RIO DE JANEIRO

Vila Criar

Escola de Música Bom Tom

18

ALCANCE

GUINÉ PEPE

Esco

BR A SIL


A NGOL A

Escola Pamosi

19

F R AT E R N I D A D E


20

AMOR


ORGANIZAÇÕES E PROJETOS Q UE A P O I A RE MO S E M 2012

21

AMOR


AÇÃO VIDA

Público-alvo: crianças e adolescentes, de 04 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Atuação: atividades pedagógicas, apoio escolar, oficinas culturais, esportivas e recreativas, e a garantia de duas refeições diárias a 150 crianças por meio do Projeto Crescendo. As famílias também são alcançadas pelo projeto.

Necessidades: armários, mesas infantis, lousas, aparelhos de som, bebedouro, adesão de sócios contribuintes.

22

POSSIBILIDADES

Rua Humaitá, 15 B – Casa 02 – Jardim Paulista – Guarulhos/SP Tels.: (11) 2452-7116 / 2452-2497 / 2452-3916 www.ongacaovida.org.br ongacaovida@globo.com

Voluntários: professores para aulas de português, matemática, esporte, psicólogos, dentistas e assistentes sociais.


ASSOCIAÇÃO ÁGUIA

Público-alvo: adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas e pós medidas sócio-educativas, e suas famílias.

Atuação: oficinas de teatro espontâneo com base na Justiça Restaurativa com adolescentes internos em Unidades da Fundação CASA. Assiste e monitora as famílias durante o período de dois anos visando a revinculação do adolescente à sua família. Oferece assistência na formação educacional e capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho e independência financeira.

Necessidades: local sede, cursos de formação profissional para adolescentes, parceiros financiadores do Programa.

23

PERDÃO

Rua Fonte do Salgueiro, 170 – Jardim Sertãozinho – São Paulo Tels.: (11) 9945-9557 / 9935-2828 www.associacaoaguia.org.br callygeorge@uol.com.br magal986@uol.com.br

Voluntários: visitas familiares, profissionais para palestras nas Unidades da Fundação CASA, psicólogos, psicodramatistas e assistentes sociais.


ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE D E C A P E L A N I A E VA N G É L I C A

Público-alvo: crianças, jovens e adultos internados em hospitais ou em tratamento, familiares, cuidadores e profissionais da saúde. Atuação: visitação, aconselhamento e apoio diário a 2500 pessoas nos hospitais. Palestras e oficinas de artesanato e geração de renda para mães de crianças e adolescentes com internação de longa duração, promovendo qualidade de vida, apoio, encorajamento e consolo no sofrimento.

Casa do Aconchego: acolhe e apoia pacientes e mães que acompanham seus filhos em internações e tratamentos, oferecendo-lhes um espaço para descanso, higiene, lavanderia, cursos, oficinas de artesanato, dia da beleza, café da manhã e apoio pastoral. Atende, em média, 60 pessoas por dia

24

CARINHO

Rua Oscar Freire, 2.229 – Pinheiros – São Paulo Tels. (11) 2507-9294 (das 7h00 às 17h00) www.capelania.com capelaniaevangelica@gmail.com

Necessidades: escovas e cremes dentais infantis, xampus, absorventes e sabonetes. Parceiros contribuintes para projetos específicos. Voluntários: cabeleireiro para a Casa Aconchego. Para atuar como visitador nos hospitais é necessária a capacitação oferecida pela associação.


m

ABBS - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Rua Dom Manoel D’Elboux, 220 – Pirituba – São Paulo Tels.: (11) 3452-4081 / 9828-6247 agnaldo.verissimo@ig.com.br

Público-alvo: crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Atuação: incentivo da prática esportiva do beisebol e softbol, com atividades semanais de preparação técnica, treino e competição, para 60 crianças e adolescentes, contribuindo para que se tornem agentes transformadores de sua história.

Necessidades: geladeira, escada de 6 metros, produtos para primeiros socorros, apoio financeiro para transporte das crianças e adolescentes.

25

CUIDADO

Voluntários: professores de educação física, psicólogos, fisioterapeutas, monitores para atividades recreativas e voluntários para preparação do café da manhã.


AMEO ASSOCIAÇÃO DA MEDULA ÓSSEA

Público-alvo: crianças, adolescentes, jovens e adultos que aguardam pelo transplante de medula óssea. Atuação: realiza campanhas de incentivo à doação de medula óssea, viabilizando o transplante aos pacientes que não possuem doadores compatíveis em suas famílias.

Casa de Apoio: acolhe pacientes transplantados de medula óssea e em tratamento de doenças onco-hematológicas. As famílias também são alcançadas pelo projeto. Oferece hospedagem, alimentação, medicamentos, recurso para transporte, apoio psicológico e oficinas de capacitação.

26

ESPERANÇA

Rua Dona Veridiana, 410, Sl 32 – Vila Buarque – São Paulo www.ameo.org.br ameo.spdoadores@terra.com.br Casa de Apoio AMEO – Rua Dr. Vila Nova, 36 – Vila Buarque ritagiorno@hotmail.com Necessidades: cestas básicas, produtos de higiene pessoal: sabonete neutro, creme dental, escova dental macia, lenço de papel, pente, enxaguante bucal e hidratante neutro. Contribuição financeira para manutenção da Casa de Apoio e para confecção de camisetas. Voluntários: para captação de doadores de medula e professores para oficina de informática para os pacientes.


AEB A S S O C I A Ç Ã O E VA N G É L I C A B E N E F I C E N T E

br Público-alvo: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Atuação: desenvolve 16 projetos nas áreas da educação, cultura, assistência social e saúde, resultando em 5000 atendimentos diários.

Necessidades: alimentos não perecíveis, produtos de higiene, produtos de limpeza. Adesão ao cadastro de contribuintes.

27

DIGNIDADE

Avenida Angélica, 2.261 Consolação – São Paulo Tels.: Sede: (11) 2619-5400 / 2638-5400 www.aeb-brasil.org.br noemi@aeb-brasil.org.br

Voluntários: monitores na área de música e profissionalização; atendimento a pessoas em situação de rua: psicólogos, médicos, cabeleireiro; atendimento aos idosos: monitores para oficinas específicas e para atividades físicas.


ASSOCIAÇÃO LUZ DO MUNDO

Público-alvo: crianças de 2 a 4 anos em situação de vulnerabilidade social.

Atuação: atende, diariamente, no horário das 07h às 17h, 110 crianças de 2 a 4 anos, oferecendo alimentação, atividades recreativas, pedagógicas, educação cristã e orientação familiar.

Necessidades: máquina fotográfica, furadeira multifuncional, máquina de costura, aparelho de som ou home theater. Contribuição financeira mensal.

28

ALEGRIA

Rua Macururê, 134 – Jardim Maracanã – São Paulo. Tels.: (11) 3923-1616 (das 10h00 às 17h00) crecheluzdomundo@yahoo.com.br

Voluntários: psicólogo, pediatra, clínico geral e dentista.


br

ASSOCIAÇÃO O RAIAR DO SOL

Público-alvo: homens e mulheres, com idade igual ou superior a 65 anos, em situação de vulnerabilidade social. Atuação: acolhe 85 idosos em regime de residência plena. Oferece alimentação, cuidados com a saúde, higiene, repouso e lazer. Muitos dos idosos atendidos eram moradores de rua.

Necessidades: máquina de lavar roupa e centrífuga industrial, tinta para pintura do prédio, 50 colchões hospitalares, 50 jogos de lençóis de algodão com elástico; araras, cabides e expositor de sapatos para o bazar.

29

DEDICAÇÃO

Rua Luiz Gama, 500 – Cambuci São Paulo Tels.: (11) 3207-0216 www.asilooraiardosol.com.br contato@asilooraiardosol.com.br

Voluntários: marceneiro, pintor, psicólogo, professor de educação física, jardineiro, contador de história, e organizadores do bazar .


ASSOCIAÇÃO PEREGRINO

Público-alvo: crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Atuação: reforço escolar, apoio pedagógico, educação cristã, oficinas de artes, musicalização, inclusão digital, esportes, lazer, recreação e alimentação. As atividades acontecem diariamente em um trabalho inter turno com a escola, alcançando 30 crianças e suas famílias.

Necessidades: equipamentos e aparelhos elétricos semi-industriais para a cozinha, talheres e louça, material de limpeza, rádio portátil para CD e MP3, material esportivo, bolas, material de escritório e escolar, jogos pedagógicos, livros infantis.

30

ABRAÇO

Estrada Morro do Sabão, 421 – Cabuçú – Guarulhos – São Paulo Tels.: (11) 2402-1037 costaamerica@ig.com.br / denisenogueira27@hotmail.com

Voluntários: professores de arteeducação e artesanato, para projetos de geração de renda.


CAF CASA DE ASSISTÊNCIA FILADÉLFIA

o

m

Público-alvo: crianças, adolescentes e famílias que vivem e convivem com HIV/AIDS e em situação de vulnerabilidade social. Atuação: ações de inclusão social, educação para inserção e reinserção familiar, autocuidado e prevenção da violência sexual infantil, protagonismo infantojuvenil, capacitação de profissionais e cuidadores na temática de prevenção de DST/AIDS, geração de renda e fortalecimento da rede de proteção, alcançado mensalmente mais de 5000 pessoas.

Projetos: Meu corpo Meu bem, CCA – Centro para Criança e Adolescente, SASF – Serviço de Assistência Social à Família, Família - Geração de Renda, SINO – Socializando Informações e Oportunidades e Jovens Protagonistas.

31

INCLUSÃO

Avenida Antonio Fortunato, 627 – Burgo Paulista Tels.: (11) 2280-0367 / 2041-6140 www.caf.org.br info@caf.org.br

Necessidades: alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, carro para transporte de 15 pessoas, contribuintes mensais. Voluntários: ajudantes de limpeza, ajudantes de lavanderia, motorista para retirar doações, ajudantes de serviços gerais, manutenção predial, pedreiro e pintores, psicólogos, professores de várias disciplinas escolares, pedagogo e assistente social.


CERVI C E N T R O D E R E E S T R U T U R A Ç Ã O PA R A A V I D A

Público-alvo: mulheres gestantes, adolescentes e adultas.

Atuação: oferece assistência integral a mulheres gestantes que passam por uma gravidez inesperada, valorizando a opção pela vida. Oferecem testes de gravidez gratuitos, acompanhamento para mulheres pós-aborto e para vítimas de abuso sexual. Atendimento psicológico, encaminhamento médico, orientação, palestras sobre prevenção de DSTs e gravidez inesperada. Cursos para gestantes, apoio espiritual e enxoval para pessoas cadastradas.

Necessidades: computador, impressora, filmadora, aparelhos telefônicos, cartuchos HP, material para escritório. Fraldas tamanhos P, M, G e GG, roupas para bebê e gestante, carrinho de passeio para bebê, inaladores. Contribuições financeiras.

32

VA L O R I Z A Ç Ã O

Alameda Olga, 405 – Barra Funda – São Paulo Tels.: 3662-5305 / 3822-2001 www.cervibrasil.org cervi.sp@live.com

Voluntários: conselheiros, ginecologista, pediatra, profissional para captação de recursos, profissional para marketing, médico radiologista (para ultrassom), psicólogo, dentista, nutricionista, digitadores, técnico em informática, office-boy, profissionais para manutenção do prédio: eletricista, encanador, marceneiro e pedreiro, e voluntários para palestras em escolas.


C E N T R O S O C I A L FÁ B R I C A D E E S P E R A N Ç A missao@ibab.com.br

Público-alvo: crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Atuação: atendimentos na área da saúde - odontologia e medicina esportiva. Escola de Futebol, filiada à Federação Senegalesa de Futebol, atendendo crianças, adolescentes e jovens. Participam de campeonatos locais, com equipes vencedoras. O projeto oferece oportunidade para que não vivam pelas ruas mendigando, mas para que possam construir a vida com esperança.

Necessidades: aquisição de um terreno de 2000m² em Dacar, para expansão do projeto, construção de uma quadra para implementação do futebol de salão no Senegal, aparelho de profilaxia odontológica (220v), câmera fotográfica digital.

33

ESPERANÇA


COMUNIDADE NOVO GLICÉRIO

Avenida do Estado, 391 – Glicério – São Paulo Tels.: (11) 8273-1017 / 7735-7815 cochanderson1@hotmail.com

Público-alvo: crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Atuação: aulas de futebol para 250 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Diariamente, nos períodos manhã e tarde, participam dos treinamentos, jogos amistosos e campeonatos.

Necessidades: material esportivo: bola de futebol, coletes, chuteiras.

34

PRÓXIMO

Voluntários: professores ou estagiários de educação física, dentistas e médicos para avaliações periódicas.


COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PEDRO CUBAS

Eldorado – Vale do Ribeira – São Paulo missao@ibab.com.br

Público-alvo: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, moradores do quilombo. Atuação: anualmente, nos períodos das férias escolares, grupos de adolescentes, jovens e adultos da IBAB são recebidos pelos moradores do Quilombo Pedro Cubas. Em parceria com a comunidade local, são desenvolvidas ações nas áreas social, saúde e meio ambiente, técnicas de trabalhos artesanais, visando a geração de renda e ocupação, atividades esportivas, culturais e comunitárias, escola bíblica de férias e melhorias na

escola pública. Bazar com venda de roupas a preços acessíveis, cujo resultado financeiro é revertido em melhorias dos equipamentos e espaços públicos comunitários.

35

AMIZADE

Voluntários: profissionais da saúde, educação, artesanato, esportes e recreação.


JOCUM BOREL ESCOLA DE MÚSICA BOM TOM

Público-alvo: crianças, adolescentes, jovens e adultos, moradores no Morro do Borel. Atuação: ensino a 100 alunos de diferentes faixas etárias de instrumentos como violão, bateria, cavaquinho, teclado, técnica vocal, percussão, teoria musical e flauta. Realizam palestras e programas preventivos contra drogas e

violência. Compartilham o amor de Deus e os ensinamentos dos princípios e valores cristãos. A Escola expandiu e está presente em outras comunidades: Tuiutí e Comunidade de Santa Cruz da Serra, com aulas de violão, bateria e sopro.

36

BELEZA

Morro do Borel – Tijuca/ RJ Tels.: (21) 2208-6314 / 2298-3916 www.jocumborel.org.br www.jocumrio.org.br jovinoneto@hotmail.com / faleconosco@jocumborel.org.br

Necessidades: contribuição financeira.


r

E S C O L A PA M O S I I G R E J A B A T I S T A D O C A LV Á R I O

Público-alvo: crianças, adolescentes e jovens com deficiência auditiva ou visual, e familiares, em situação de vulnerabilidade emocional. Atuação: ensino da Língua Gestual para 70 alunos, aconselhamento para mães com filhos portadores de necessidades educativas especiais e realização de cursos que habilitem para geração de renda.

Necessidades: projetor de multimídia, computador portátil.

37

IGUALDADE

Caixa Postal 777 – Bairro São José - Huambo – Angola (242) 924885085 / 924122255 rosangelateck@yahoo.com.br missão@ibab.com.br

Voluntários: pessoas que possam, com recursos próprios, ir até Angola ministrar cursos de cabeleireiro, artesanato, decoração, e outros cursos com duração de até três semanas, para pessoas surdas ou cegas. Para atuar como voluntário, faça contato com a IBAB.


FA M Í L I A A L C I M A R E A N A Q UA R E S M A

Estrada Municipal, 43 – Maracanã – Atibaia – SP Tels.: (11) 4415-1341 / 7234-7119 alcimarq@hotmail.com

Público-alvo: crianças, adolescentes e jovens.

Necessidades: achocolatados, bolachas, leite, sucos e margarina. Produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, móveis, roupas pessoais e sapatos. Roupas de cama e mesa, utensílios de cozinha e de limpeza, material escolar, brinquedos, e máquinas de lavar roupa.

Atuação: Alcimar e Ana são pais de 37 filhos. Desses, 34 são adotados e hoje têm entre 4 e 32 anos. Dentre eles, 30 residem na casa. Muitas das crianças pertencem a grupos de até três irmãos, e permanecem juntos. Alguns apresentam deficiência física.

38

AMOR

Voluntários: profissionais da saúde: médicos, dentistas, psicólogos e fonoaudiólogos; professores para artesanato.


I N S T I T U T O PA P E L D E M E N I N O

Público-alvo: adolescentes em situação de vulnerabilidade social, internos e egressos da Fundação CASA. Atuação: esporte, lazer, cultura e evangelização são atividades desenvolvidas semanalmente com os internos da Fundação CASA, por um grupo de voluntários. A partir do resgate dos vínculos familiares, acompanham aqueles que deixam a Fundação visando a reinserção. Na sede do Instituto, oferecem aos jovens oficinas de artesanato transformando envoltório de papel sulfite em novos produtos.

Necessidades: cestas básicas, material de limpeza, material de higiene, camisetas brancas e conjunto de agasalhos de moletom nas cores vinho ou azul-marinho.

39

R E S G AT E

Rua Conselheiro Saraiva, 1623 – Santana - São Paulo Tel.: (11) 4301-1623 www.papeldemenino.org.br projetos@papeldemenino.org.br

Voluntários: psicólogos, educadores para aulas de português, matemática e informática para as oficinas desenvolvidas no Instituto e para visitação à Fundação CASA.


INSTITUTO PRA VIVER MELHOR

Público-alvo: crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Atuação: projeto de inclusão digital, com aulas de informática, acesso à internet para pesquisas, currículo e outros atendendo 2000 pessoas por mês. Escola de Música, com aulas de instrumento, para 60 alunos. Apoio pedagógico para crianças e adolescentes de 04 a 18 anos.

Necessidades: violão, teclado, guitarra e contrabaixo. Bolas, chuteiras e coletes, cesta básica. Café da manhã e apoio financeiro mensal para realização das atividades.

40

INSPIRAÇÃO

Rua das Rosas, 111 – Parque das Flores – São Paulo Tels.: (11) 2753-0531 / 2752-9191 / 8332-8777 ipravivermelhor@yahoo.com / ipravivermelhor@gmail.com

Voluntários: monitor de esportes.


JEAME

Público-alvo: crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, internos e egressos da Fundação CASA. Atuação: oferece assistência integral a crianças e adolescentes de conduta infracionária e em situação de risco pelas ruas de São Paulo, compartilhando o amor de Deus e a experiência transformadora em Jesus. Alcançam aproximadamente 2000 adolescentes internos e acompanham 70 ex-internos. Projeto Papo de Responsa: atende cerca de 30 crianças e adolescentes em situação de risco na região da Cracolândia.

Necessidades: computadores e impressoras, material de escritório, material escolar, móveis e utensílios para cozinha. Roupas para adolescentes. Produtos de higiene pessoal e limpeza. Contribuição financeira.

41

R E S TA U R A Ç Ã O

Rua Marconi, 34 - 9º. Andar – Sala 92 – República – SP. Tels.: (11) 3237-4207 www.jeame.org.br mjeame@uol.com.br

Voluntários: atuação nas unidades da Fundação CASA e apoio administrativo: informática, secretaria e tesouraria; psicólogos, assistente social, professores de música, professores de ensino fundamental e reforço escolar, professor de artesanato.


L A R B AT I S TA D E C R I A N Ç A S UNIDADE ACLIMAÇÃO

Público-alvo: crianças e adolescentes em situação de abandono e de vulnerabilidade social. Atuação: em sistema de abrigo - regime de residência plena acolhe 20 crianças e adolescentes oferecendo assistência integral e buscando reintegrá-las na família e na sociedade.

Necessidades: 120 litros de leite - consumo mensal, roupas de cama, produtos de limpeza e higiene, brinquedos e material pedagógico, móveis: guarda-roupas e sofá, playground.

42

CUIDADO

Rua Bueno de Andrade, 266 – Aclimação – São Paulo Tels.: (11) 3209-0110 / 3208-8477 www.larbatista.com.br larbatista@terra.com.br

Voluntários: professor de educação cristã, dentistas, fonoaudiólogos, professores para reforço escolar, ensino fundamental e médio.


L A R B AT I S TA D E C R I A N Ç A S UNIDADE PIRAJUSSARA

7 Público-alvo: crianças e adolescentes em situação de abandono e de vulnerabilidade social. Atuação: em sistema de abrigo - regime de residência plena, acolhe 20 crianças e adolescentes oferecendo assistência integral e buscando reintegrá-las à família e à sociedade.

Necessidades: tanquinho, jogos pedagógicos para a faixa etária de 05 a 18 anos, máquina fotográfica e sapateiras.

43

FUTURO

Rua Miguel Gonçalves Correia, 606 – Vila Pirajussara – SP. Tels.: (11) 5841-2897 www.larbatista.com.br larpirajussara@ig.com.br

Voluntários: para atividades recreativas e musicais, contador de histórias, voluntários para apoiar na manutenção do Abrigo - pintor, pedreiro e outros.


MISSÃO CENA

Público-alvo: crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de rua e de vulnerabilidade social. Atuação: prevenir, resgatar, restaurar e reintegrar os marginalizados, travestis, prostitutas, população em situação de rua, dependentes químicos, detentos e famílias que ocupam o centro velho de São Paulo, anunciando as novas do Evangelho de Jesus. Oferecem atendimento social, médico, psicológico, jurídico, pedagógico e aconselhamento espiritual, a aproximadamente 2500 pessoas por mês.

Programas: Clube Esperança, Casa de Reintegração, Casa de Recuperação Fazenda Nova Aurora e Creche de Esperança Nova Aurora.

Rua General Couto de Magalhães, 280 – Luz – São Paulo Tels.: (11) 3331-4471 / 3362-1729 www.missaocena.com.br atendimento@missaocena.com.br joaoboca@yahoo.com

Necessidades: alimentos perecíveis e não perecíveis, panelas para cozinha industrial, roupas, produtos de higiene, produtos de limpeza, material de escritório. Playground para creche, brinquedos pedagógicos e uma máquina overloque. Voluntários: médicos: clínica geral e pediatria, dentistas; voluntários para os ministérios, professor de educação física, professor de corte e costura industrial.

44

L I B E R TA Ç Ã O


M I S S Ã O B AT I S TA C R I S T O L Â N D I A

Público-alvo: crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de rua e de vulnerabilidade social. Atuação: atendem diariamente 150 pessoas por dia, durante 24 horas. Oferecem três refeições diárias, espaço para banho, lavanderia, roupas e calçados. Realizam quatro cultos diários. Oferecem abrigo e acolhimento para 41 pessoas. De acordo com as condições e interesses, são encaminhados para: casas de recuperação, cursos de profissionalização e colocação no mercado de trabalho, Centro de Formação Cristã e Seminários

Batistas. Alguns se tornam voluntários do Projeto RadicalJMM. Realizam o Ministério Celebrando a Recuperação. Coral da Cristolândia formado pelos recuperados e missionários voluntários. Com as crianças realizam o Projeto Novos Sonhos, com atividades artísticas e esportivas - balé, basquete, voleibol e natação. Desenvolvem atividades com as crianças moradoras na Favela do Moinho.

45

TRANSFORMAÇÃO

Alameda Barão de Piracicaba, 509 - São Paulo – São Paulo Tels:. (11) 6342-4891 / (11) 5404-5804 www.missoesnacionais.org.br cristolandiasp@hotmail.com

Necessidades: alimentos perecíveis, principalmente carnes. Calças jeans tamanhos 36/38/40/42 e tênis de numeração variada. Voluntários: advogados criminalistas, médicos: clinico geral e psiquiatra; dentista e assistente social.

Foto: Alexandre Seloti


MISSÃO SAL S A LV A Ç Ã O , A M O R E L I B E R T A Ç Ã O

Público-alvo: crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Atuação: alcançar os marginalizados, travestis, garotas de programa, população de rua, dependentes químicos, crianças e adolescentes da comunidade carente juntamente com suas famílias, por meio do Evangelho de Jesus Cristo. Oferecem atendimento social, jurídico e aconselhamento espiritual. Projeto Casa Família - oferecem a 20 pessoas, moradia, alimentação e ensino bíblico, retorno aos estudos e reintegração no mercado de trabalho

com resgate de sua cidadania. Outros Projetos: Comunidade Nova Chance, Comunidade dos Ciganos, Projeto Cracolândia, República e o Instituto Brasileiro de Transformação para a Educação.

46

GENTE

Rua Vitória Régia, 997 – Bairro Campestre – Santo André – SP. Tels.: (11) 4438-0368 / 7887-2533 www.missaosal.org.br s.cappelletti@uol.com.br / pcappelletti@uol.com.br

Necessidades: alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, brinquedos pedagógicos e copos descartáveis. Voluntários: professores para alfabetização, professor de educação física, psicólogo, psiquiatra, pedagogo e advogado.


NORTE DA テ:RICA

missテ」o@ibab.com.br

P. 3 Pテコblico-alvo: crianテァas, adolescentes, jovens e adultos.

47

PA Z


N O V O L A R B E TÂ N I A

Público-alvo: crianças e adolescentes em situação de abandono e de vulnerabilidade social. Atuação: em sistema de abrigo - regime de residência plena acolhe 23 crianças e adolescentes oferecendo assistência integral e busca reintegrá-las na família e na sociedade.

Necessidades: produtos de higiene pessoal, fraldas, brinquedos, livros infantis e DVDs. Apoio financeiro para realização de passeios. Voluntários: professor de educação cristã, dentistas, fonoaudiólogos.

48

PROTEÇÃO

Rua Serra do Mar, 32 – Guainazes – São Paulo. Tel.: (11) 2071.4871 www.novolarbetania.com.br abrigobetania@gmail.com

Voluntários: professor de educação cristã, dentistas, fonoaudiólogos.


PEPE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Público-alvo: crianças moradoras em comunidades empobrecidas ao redor do mundo. Atuação: oferece educação préescolar, cuidado, proteção e suporte familiar a mais de 9000 crianças, por meio de 350 igrejas locais sob coordenação regional e internacional do PEPE NETWORK.

Voluntários: dentistas para palestras sobre higiene bucal e orientação aos educadores nas unidades em São Paulo.

49

FUTURO

Rua André Saraiva, 783 – Vila Sonia – São Paulo – SP Tel.: (11) 3749.1205 www.jmm.org.br/ www.pepe-network.org terezinha.candieiro@jmm.org.br

Necessidades: material escolar, mesas e cadeiras infantis, brinquedos educativos e diversos para crianças de 04 a 06 anos, escovas de dente e creme dental, roupas de frio e calçados para criança. Computador de mesa, projetor de multimídia e notebook.


PEPE GUINÉ CONACRY E SERRA LEOA

Público-alvo: crianças de 4 a 6 anos, em situação de vulnerabilidade social

Atuação: oferece educação préescolar, amor, cuidado, proteção e suporte familiar.

PEPE na Guiné Conacry - Nongo: atendimento a 40 crianças de 4 a 6 anos. PEPE em Serra Leoa - Unidade de Lungi: atendimento a 45 crianças de 4 a 6 anos.

50

POSSIBILIDADES

Rua Senador Furtado, 71 – Praça da Bandeira – Rio de Janeiro – RJ. Tels.: (11) 7047-4135 / (21) 8368-9999 www.jmm.org.br / www.pepe-network.org terezinha.candieiro@jmm.org.br

Necessidades: construção e acabamento de salas de aula. US$ 30.00 para o período de um ano escolar de uma criança.


da

P R O G R A M A E D U C A Ç Ã O D E J O V E N S E A D U LT O S

99 Público-alvo: jovens, maiores de 18 anos, que não dominem o uso da leitura e da escrita. Atuação: oferece educação alternativa para jovens e adultos, para que alcancem condições de leitura, escrita e interpretação, e participem da transformação de sua realidade pessoal e comunitária.

Voluntários: professores para alfabetização e ensino básico.

51

LUZ

Igreja Batista de Água Branca Rua Robert Bosch, 116 – Barra Funda – São Paulo www.ibab.com.br missao@ibab.com.br


COMUNIDADE DA SERRA - IPORANGA

Iporanga - Vale do Ribeira – São Paulo missao@ibab.com.br

Público-alvo: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, moradores do bairro da Serra. Atuação: anualmente, grupos de adolescentes, jovens e adultos da IBAB são recebidos pelos moradores do bairro da Serra de Iporanga. Em parceria com a comunidade local e com a Igreja Batista da Serra, são desenvolvidas ações nas áreas sociais, saúde e meio ambiente, técnicas de trabalhos artesanais, visando a geração de renda e ocupação, atividades esportivas, culturais e comunitárias, escola bíblica de

férias. Bazar com venda de roupas a preços acessíveis, cujo resultado financeiro é revertido em melhorias dos equipamentos e espaços públicos comunitários. A IBAB desenvolve projeto de visitação e capacitação da liderança da igreja local.

52

COMUNIDADE

Necessidades: literatura cristã, material odontológico e medicamentos. Voluntários: profissionais da saúde, educação, artesanato, esportes e recreação.


R E C A N T O D O S AV Ó S

Público-alvo: homens e mulheres, com idade igual ou superior a 60 anos.

Atuação: Acolhe 35 idosos, em regime de residência plena, visando a atender suas necessidades básicas em um ambiente familiar e cristão. Os idosos são encaminhados por familiares ou instituições. Oferece alimentação, cuidados de higiene, atendimento de saúde, atendimento psicológico, atividades físicas, recreação, trabalhos manuais e artesanais.

Necessidades: máquina de lavar roupa industrial, uma tenda -cobertura para eventos, 60 mesas plásticas, produtos de higiene, produtos de limpeza.

53

RECONHECIMENTO

Estrada do Saboó, 753 – Parque Santos Dumont – Guarulhos – SP. Tels.: (11) 2467-0221 / 2469-5589 www.recantodosavos.org.br recantodosavos@ recantodosavos.org.br

Voluntários: psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, médico, assistente social.


VILA CRIAR

Público-alvo: crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. Atuação: oferece assistência integral a 65 crianças e adolescentes provenientes de famílias moradoras na região oeste da capital. Oferece alimentação, atendimento médico, odontológico e psicológico, atividades de incentivo à leitura, arte-educação, esportes e orientação cristã. O projeto atua em parceria com as famílias das crianças e adolescentes atendidos.

Necessidades: camisetas brancas de manga curta, conjuntos de agasalhos de moletom nas cores azul ou preta, tênis, material escolar, cestas básicas, escovas dentais infantis e cremes dentais, datashow, filmadora, brinquedos pedagógicos, autoclave. Contribuintes financeiros.

54

SIMPLICIDADE

Rua Robert Bosch, 116 – Barra Funda – São Paulo. Tels.: (11) 3611-8331 www.vilacriar.org.br vilacriar@vilacriar.org.br

Voluntários: psicólogo, professor de educação física, assistentes de classe, pediatra, dentista e técnico em informática.


55

AMOR


COMO PARTICIPAR Conheça, acesse, acompanhe, divulgue, interceda em oração, contribua, escolha uma causa, uma instituição, seja voluntário, doe, doe-se.

DE SA F IO

R$ 500.000,00 Nosso alvo é o valor de 500 mil reais, que serão distribuídos entre os projetos das 33 Organizações parceiras da Rede IBAB Solidária.

C O TA S DE SA F IO Uma das formas de participação financeira é por meio da doação de cotas-desafio. Cada cota-desafio tem o valor de R$ 50,00. Nosso alvo:

10.000 C O TA S DE R$ 50,00

DUR A N T E A S C E L E BR AÇ ÕE S, E M E N V E L OPE PE RSON A L I Z A DO.

POR DE PÓSI T O BA NC Á RIO E M UM A DE S TA S C ON TA S: Agência Anastácio 0111-2 - Conta 91403-7 Agência Barra Funda 0328 – Conta 07480-72 Agência Emissários 6645 – Conta 12867-6 CNPJ da Igreja Batista de Água Branca: 43.281.625/0001-81 Ao efetuar seu depósito bancário, acrescente 0,12 para identificar sua contribuição para a Campanha.

56

V O L U N TA R I A D O



twitter.com/ibab facebook.com/oficialibab vimeo.com/ibab flickr.com/ibab www.ibab.com.br www.ibab.com.br/maissinaldoreino


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.