Informativo da VPCNB IASCJ - Janeiro de 2013

Page 1

ANO – 2013

JANEIRO

DIA DO CONSAGRADO

A Igreja escolhe como Dia dos Consagrados a festa litúrgica da Apresentação do Senhor no Templo. O Evangelho deste dia coloca‐nos diante de uma singular Família de Nazaré. Maria e José decididos a cumprir as prescrições religiosas da sua terra preparavam‐se para apresentar Jesus no templo de Jerusalém. Nesse momento marcado do tempo são surpreendidos por duas pessoas, de idade avançada, que aguardavam esta hora: um homem e uma mulher idosos, de olhar voltado para o futuro, capazes de perceber os sinais de Deus na vida e na história e disponíveis para testemunhar a presença libertadora de Deus na humanidade. Naquele momento e naquele lugar, ainda que de forma discreta e silenciosa, é Deus o protagonista da história e o centro do acontecimento. Simeão e Ana apenas realçam o valor desta presença, o significado existencial e histórico da promessa divina cumprida e o sentido deste gesto de

apresentação e de consagração de Jesus no templo santo de Deus. Na Gênese e no coração de vidas oferecidas e dadas a Deus está sempre a consagração nas suas mais diversas formas. Também aqui a iniciativa divina tem sempre o seu lugar primordial. Lembremos o que nos diz João Paulo II: “Na tradição da Igreja a vida consagrada é considerada como um singular e fecundo aprofundamento da consagração batismal, visto que nela a união íntima com Cristo, já inaugurada no Batismo, evolui para o dom de uma conformação expressa e realizada mais perfeitamente” e é o Espírito “que forma e plasma o espírito dos que são chamados, configurando‐os a Cristo”. Como Jesus, o consagrado(a) não tem outro bem além do Reino, outra família além da de Deus, outro projeto que não seja o do Pai. (cf. Ex. Ap. Vida Consagrada, n.ºs 19 e 30). O consagrado encontra, no jeito dos discípulos de Jesus na escola do mestre, no silêncio contemplativo, na escuta atenta e orante da Palavra e na experiência intensa da missão a sua razão de ser e de viver. Por outro lado, continua sempre um permanente inquieto na busca do mistério eterno de Deus que o ama e o escolheu desde sempre e para sempre. (Site: Agencia Eclesia: por Dom António Francisco dos Santos)

CELEBRANDO

25 ANOS

Ó Senhor, de coração eu vos dou graças ( Sl 137,1) A Jesus que me amou, escolheu, e

chamou para estar com Ele como Apóstola através da consagração ao seu Divino Amor.


Celebrar o jubileu é render graças, pela bondade e misericórdia de Deus na minha história de vida e como consagrada. No dia 15, no término dos Exercícios Espirituais, na celebração eucarística celebrada pelo Padre Carlos James na casa de retiro‐SP, renovei a profissão religiosa feita há 25 anos, juntamente com as coirmãs de formação: Ir. Conceição da costa, Ir. Aparecida Miguel, Ir. Nadir Lopes. No dia 19 na minha comunidade ‐ Casa de Encontro‐ “Cor Jesu” ‐ Ceilândia DF, aconteceu com a mesma finalidade, a Celebração Eucarística , presidida pelo Pe. Silvano, com a participação das comunidades do Cor‐ Jesu, Samambaia e leigos das Paróquias de Nossa Senhora das Graças‐ Samambaia ‐DF, São Francisco de Assis‐ Ceilândia‐ DF. O meu agradecimento a todos os presentes e aos que fizeram parte da minha vida, que com sua singularidade contribuíram com o testemunho do amor a Deus. Com alegria agradeço a Deus e ao Instituto que me acolheu; a Ir. Teresinha Teixeira e Conselho, nesta tão sublime missão. O meu sincero agradecimento a minha comunidade, Ir. Lourdes da Costa e Ir. Valeriana Coelho, que com tanta dedicação e amor prepararam esta celebração e o almoço delicioso para todos. O meu muito obrigada! Que o Senhor as recompense por tudo. Que Maria Santíssima, Madre Clélia, continuem nos acompanhando e abençoando em nossa caminhada de Fé. (Ir. Iramar Maria Lopes)

Irmã Márcia Cidreira, Irmã Jacinta e todas as pessoas que colaboraram de foma direta e indireta em nossa formação no postulado e em especial nos dias de retiro. Que o Coração de Jesus as abençõe e as recompense por tudo. (noviças: Carmen Lúcia, Luciana e Marinês)

SEMEAR É PRECISO

Em Forlì tivemos o primeiro encontro do GFASC junior. Neste primeiro encontro vieram 6 adolescentes, e outros demostraram muito interesse, portanto a promessa é de que o gurpo cresça. Refletimos sobre a fé e os adolescentes participaram com interesse e entusiasmo em todos os momentos de atividades propostas. A nós cabe semear, e o Coração de Jesus fará dar os frutos. (Ir. Antonia Passos)

ENCONTRO VOCACIONAL EM VIGIA DE NAZARÉ

"FAÇA-SE” Depois de cinco dias de retiro,nós postulantes: Carmen Lúcia, Luciana Maria e Marinês, tivemos a graça de sermos admitidas ao noviciado prático com a nossa vertição, no dia 14. Queremos, de todo coração, agradecer primeiramente a Deus pelo dom da vida e vocação e o Instituto na pessoa de Irmã Miriam Cunha (superiora provincial) e Irmã Teresinha Teixeira (vice‐provincial) que nos acolhe nessa fámilia. Somos grata também a

Alegrai‐vos sempre no Senhor! (Fil 4,4) No dia 26, aconteceu em Vigia de Nazaré‐ PA, um Encontro Vocacional, que teve como


motivação principal o encontro com Cristo, que gera em nós o conhecimento da sua vontade; desta maneira viveremos em nossa vida as palavras de nosso querido Papa Bento XVI, “Deixai‐vos atrair por Ele!”. Foi uma manhã de muita alegria e participação, onde as catorze jovens puderam conhecer um pouco mais como vivem as Apóstolas inseridas em diversas missões. Agradecemos as Comunidades de Castanhal e Benevídes, que com tanta generosidade liberaram as Irmãs para esta missão. ( Ir. Taniela H. Cunha e Ir. Maria Ivana Sampaio)

De coração agradeço as coirmãs da comunidade da Casa Geral e grupo do GFASC de Roma que rezaram incansavelmente pedindo a Madre Clélia pela minha mãe. A querida Ir.Teresinha Teixeira e todas as Irmãs da Vice Província. A querida Ir. Alda Helena Melo, , meu muito obrigada mesmo, porque enquanto nós rezávamos ela agia concretamente e assim as coisas foram se resolvendo da melhor maneira possível. Minha gratidão e preces (Irmã Onesir da Silveira)

ANIVERSARIANTES GRATIDÃO Deus é tudo em nossa vida, mas isto se torna uma realidade quando percebermos seu amor através dos sinais que acontecem em nosso cotidiano. Muitas vezes experimentamos o amor de Deus através de acontecimentos felizes, alegres ou divertidos. Outras vezes momentos de dor , sofrimentos, dificuldades. Eu quero compartilhar com você que já tive a oportunidade de experimentar estas duas realidades: No dia 12 de novembro de 2012, vivi momentos de muita dor, porque pensava que mais uma vez viveria a experiência de perder uma pessoa que amo de todo meu coração ,que é minha querida Mãe, Benedita. Ela se sentiu muito mal com problema de cisto nos ovários . No início ,a coisa era muito simples, só que foi complicando, e chegou o pior . Ela estava fraca, devia fazer a cirurgia mas não podia porque os médicos achavam que era um grande risco. Ela também não podia continuar do jeito que estava. Então é aqui que quero de coração agradecer a Deus que em sua infinita bondade atendeu as súplicas de todos os que pediram pela minha mãe : meus familiares , amigos da família, cada Apóstola, todos que se uniram a mim, para pedir o melhor em favor de minha mãe. Em especial quero agradecer a querida Madre Geral e Conselho, por ter me dado a possibilidade de estar com minha mãe.

01 – Ir. Terezinha das Neves Gregório 10 – Ir. Maria de Lourdes Castanha ( Prov. do Paraná) 24 – Ir. Maria de Lourdes Garcia NOTAS DE FALECIMENTO Dia 24 – em Marília – SP – Ir. Maura Cezar. Contava 99 anos de idade e 69 de Profissão Religiosa. Dia 27 ‐ Sr. Getúlio Moreira, pai de Ir. Graziela Moreira Lopes. Dia 28 – o pai da Sr. Mary Grace – Conselheria Geral).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.