O Valor do Espontâneo

Page 9

INTRODUÇÃO “A vida é mais viva e mais atraente quando estamos conscientes da morte, e a morte só possui significado porque há vida” Rollo May — Liberdade e Destino Meu tcc é a busca pelo verdadeiro significado do relacionamento humano. Nisso fui buscar quais perguntas eu teria que fazer para começar a pesquisar possíveis respostas. A procura girava em torno dos seguintes assuntos: liberdade, conformismo, felicidade e vulnerabilidade. Conectando essas palavras e relacionando-as à sociedade atual jovem descobri um padrão de comportamento das pessoas ligadas à internet que explicou muito do que eu mesma já começava a perceber: as pessoas estão se relacionando mais, se conectando mais, mas menos intimamente e mais superficialmente. A geração que nasceu nos anos 80 e 90 nasceu em uma época com prosperidade econômica e vários avanços tecnológicos. É a chamada geração Y, que carrega algumas características, como serem individualistas e ansiosos. Naquela época, com a popularização dos computadores e dos celulares, as crianças curiosas começaram a se aproximar da tecnologia. Havia infinitas possibilidades no interior de aparelhos de metal, que respondiam aos nossos comandos, nos possibilitavam conectar com outras pessoas e faziam-nos sentir felizes de certa forma.

Posteriormente a globalização se intensificou, a internet se consolidou e houve a massificação dos computadores nas casas e nas empresas. As distâncias diminuíram: era possível falar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo instantaneamente e por um preço razoável. Aos poucos foi-se criando uma sensação de que todos nós estamos conectados, estamos juntos, e não sozinhos. As redes sociais explodiram, e a vida foi sendo facilitada pela tecnologia. Chegando nos dias atuais, o cenário é este: dormimos com o nosso celular do lado, ficamos muitas horas na frente do computador, tanto no horário de trabalho quanto fora dele e levamos a internet conosco para praticamente qualquer lugar. A tecnologia entrou de uma maneira tão intensa na nossa vida que já não percebemos o limite entre o real e o virtual. As relações humanas que são bagunçadas, exigentes e cheio de altos e baixos passaram a ter uma mediação: com a distância física temos a proteção e o conforto de falar o que se quer, pensar exatamente no que falar, criar uma máscara e ser alguém sem erros, sem emoção, invulneráveis.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.