Issuu on Google+

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL LINDAURA MARTINS LEITÃO RUA LOURENÇO LOPES – S/N – BAIRRO - JARDIM EL-DORADO

RELATÓRIO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 1º SEMESTRE / 2009

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: Instituição: Escola de Ensino Fundamental Lindaura Martins Leitão Código: 12029491 Endereço:

Rua Lourenço Lopes S/N Bairro: Jardim El-Dorado CEP: 69.900-000 Rio Branco-AC

EQUIPE TÉCNICA-PEDAGÓGICA:

Diretor: Profª. Maria Ozineide Frota Brito Coordenação de Ensino: Prof.ª Maria Raimunda Tomaz de Melo Coordenador do Programa Mais Educação: Profª. Ceildes da Silva Pereira

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

A Escola Estadual Lindaura Martins Leitão atende 210 alunos, no Programa Mais Educação, do bairro Jardim El-Dorado e suas imediações, a saber: os bairros Vitória, Chico Mendes e São Francisco. Além dos alunos que moram em outras localidades. Levando em consideração a natureza deste projeto e a situação social de nossa comunidade, colocamos nossa escola à disposição do Programa Mais Educação como forma de atender e amparar àqueles alunos ociosos, cujo tempo era ocupado nas ruas dos bairros ao redor da escola após os turnos das aulas. Ao aderirmos ao projeto visamos a uma educação de qualidade e, acima de tudo a formação de cidadãos conscientes e dotados de conhecimentos necessários para o ingresso na vida profissional. Implantar o programa na escola não foi tarefa fácil, encontramos diversos obstáculos a serem ultrapassados: a falta de monitores capacitados, em função da baixa remuneração proposta pelo programa; a falta de espaço adequado (fora da escola e em seu interior); a falta de manutenção dos computadores e o acesso à internet bem como outros problemas de ordem funcional os quais foram contornados. Os bairros acima relacionados os quais são atendidos por esta instituição são bairros habitados por pessoas simples, de baixa remuneração, deixando transparecer os problemas sociais advindos da falta de estrutura familiar. Diante da realidade exposta, o Programa Mais Educação trouxe uma proposta encorajadora para nossa escola, criando uma expectativa de resgatar das ruas e amenizar a ociosidade das crianças dos bairros num prazo considerável, já que temos alguns relatos positivos de alunos atendidos pelo Programa. Além da ociosidade, o Programa pode ajudar a população em outros problemas relacionados a doenças sociais como a prostituição, as drogas e até mesmo o desemprego. A implantação do programa ocorreu com a participação da comunidade e a presença de pais como co-gestores. Na ocasião das reuniões públicas, demonstramos aos pais a importância e a necessidade da participação da família como agente incentivador da proposta do programa. Os carros-chefes do Programa Mais Educação na escola Lindaura Leitão foram e continuam sendo, sem dúvida alguma, as oficinas de Letramento, os jogos de recreação e a fanfarra a qual influenciou de maneira decisiva a participação dos alunos nas demais atividades. Tivemos participação significativa, de maneira indireta, da Universidade Federal do Acre e de outras Universidades Particulares com a presença de bolsistas monitores da área de Letras.

FANFARRA

A oficina de bandas e fanfarras teve para nós um papel de agente disciplinador. Os alunos aprenderam a manter uma postura coesa e disciplinar tanto durante os ensaios quanto durante o turno escolar regular. Em nossa escola, a banda ainda está em fase preparatória, porém em estágio bem avançado. Não fizemos apresentações oficiais ainda. A Oficina de Fanfarra cria um ambiente estimulador da musicalidade, além desenvolver no adolescente um sentimento de valorização pessoal, desenvolve a auto-estima, disciplina, trabalho em equipe e cidadania. A formação instrumental da banda de música permite a execução de uma variedade estilos musical, desde uma polca popular até uma peça Stravinsky, inserindo o adolescente em um elevado nível de compreensão e sensibilidade cultural. A banda de música é caracterizada pela presença de grandes famílias de instrumentos: as madeiras (flautim, flauta, clarinete, saxofone,...), metais (trompete, trombone, bombardino, tuba,...) e percussão (pratos, caixa, bombo,...), enquanto as bandas marciais só possuem os instrumentos de percussão e metais.

INFORMÁTICA

Vivemos em um mundo digital e globalizado, o mercado de trabalho exige mão-de-obra com experiência em informática, e apesar, de estarmos rodeados por computadores e outros apetrechos digitais, nossos alunos ainda não dominam essas ferramentas multiusos. Assim, desenvolvemos um trabalho que buscasse em nossos alunos o desejo de aprender a utilizar os programas existentes, principalmente o sistema operacional Linux Educacional, fornecidos juntamente com computadores pelo MEC através do PROINFO.

Essa oficina é sem dúvida a mais procurada pelos nossos alunos, temos atualmente três turmas pela manhã e três turmas pela tarde. Apesar de o programa contemplar apenas cinco turmas conseguimos fazer com que a oficina funcionasse com seis turmas.

Alunos e monitor na oficina de informática

LETRAMENTO

A falta de leitura crítica e efetiva do mundo no qual vivemos é um dos principais obstáculos enfrentados pelos alunos de nossas escolas. A oficina letramento busca aguçar o conhecimento de mundo

dos alunos, o foco principal é instigá-lo para entenderem de forma crítica e participativa o mundo no qual vivem. O mundo em que vivemos requer uma leitura e interpretação adequada ao contexto de um mundo globalizado. O letramento visa acima de tudo, dar subsídios para que nossos alunos façam uma leitura correta de nossa língua e do mundo que nos rodeia. Assim sendo, os monitores utilizam os mais diversos gêneros textuais para ensinar a leitura de forma efetiva e eficaz.

Oficina letramento

Alunos atentos nas aulas de Matemática

de

LEITURA

As oficinas de Leitura também foi uma de nossas prioridades na escola Lindaura Leitão. Os monitores em conjunto com os professores da escola fizeram valer as oficinas de leitura na escola através da doação de diversos livros infanto-juvenis para a montagem da sala de leitura que proporcionou um ambiente aconchegante, embora pequeno, no qual os alunos pudessem sentar e ler à vontade.

Oficina de leitura

FUTSAL

Em primeiro momento na escola, os alunos escolheram para si o futsal como jogo. A participação foi bastante representativa e as oficinas funcionaram durante todo o semestre com a participação de todos os alunos, sem desistências.

Uma das turmas de Futsal

Turma de Futsal

JOGOS E RECREAÇÃO

As oficinas de jogos e recreação também tiveram uma procura razoável por parte dos alunos da escola. As oficinas funcionavam nos espaços da própria escola e tinham diversos jogos à disposição dos alunos: futebol, baralho, dominó, dama, xadrez, bingos, palavras cruzadas etc.

Aula inaugural de jogos e recreação

Oficina de jogos

EVENTO ENVOLVENDO ALUNOS DO MAIS EDUCAÇÃO

Além das oficinas, a Escola Lindaura promoveu juntamente com a equipe do Programa Mais Educação um festival de música Inédita com a participação dos alunos “oficineiros”.

Festival de música Inédita

Intérprete de música inédita

DEPOIMENTO DE UM DE NOSSOS ALUNOS •

Aluno Ítalo

“O programa para mim tem sido sensacional, agora tenho mais opções de lazer e diversão e não vou mais soltar pipa com cerol na rua rsrsrs”

Ítalo em depoimento

O Programa Mais Educação na escola Lindaura Leitão está apenas começando. Temos certeza que daqui para frente só temos que melhorar e melhorar. Graças às experiências que tivemos no ano anterior, alguns erros não serão mais repetidos daqui em diante. As turmas tendem a crescer e as oficinas devem melhorar a cada dia. Os monitores de letramento e matemática, principalmente, trabalharão em conjunto com a equipe de professores de Língua Portuguesa e Matemática, numa tentativa de dirimir os problemas que vem sendo detectados nessas disciplinas. O objetivo dessa parceria é o de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos nessas áreas e em outras. Rio Branco, 28 de julho de 2009.


Relatório Mais Educação da Escola Lindaura Martins Leitão