O CDS e a Democracia Cristã (1974-1992)

Page 52

uma linha social-democrata de centro esquerda177. Diogo Freitas do Amaral procurou combater a hegemonia do PSD, apostando mais fortemente num novo posicionamento político do CDS do que propriamente na apresentação de um programa político178 que aliás, seria caracterizado de centrismo liberal, mais do que propriamente da democracia cristã179. Depois de dois embates eleitorais de resultados contraditórios em 1989, as Autárquicas em que o CDS perde 7 câmaras municipais, e as europeias em que o CDS obtém 14,1% com a candidatura de Lucas Pires, o partido chega ao IX Congresso. Foi nesse Congresso que Freitas do Amaral avançou com a sua estratégia eleitoral para as eleições de 1991. De acordo com essa estratégia, o CDS tornava-se um partido equidistante relativamente ao PSD e ao PS, podendo coligar-se pós eleitoralmente com qualquer um deles, não manifestando o CDS qualquer preferência especial por algum dos partidos180. Apesar de ter visto esta estratégia aprovada no Congresso do CDS com mais de dois terços dos votos, o certo é que a equidistância do partido não estava a ser bem acolhida pelas bases do partido. Freitas do Amaral teve mesmo que combater a candidatura de Manuel Monteiro, jovem líder da Juventude Centrista, a Presidente do CDS, sem ter conseguido evitar que a mesma candidatura ganhasse as eleições para o Conselho Nacional181. Pela primeira vez, Diogo Freitas do Amaral via a sua estratégia ser combatida directamente. Nunca antes Freitas do Amaral tivera de disputar a liderança do CDS e nunca antes, enquanto estivera na liderança do CDS, tivera uma oposição tão organizada e frontal.

Cfr. DIOGO FREITAS DO AMARAL, Pela Unidade …, pág.14. De facto, grande parte das propostas de Freitas do Amaral estavam absorvidas pelas propostas de Aníbal Cavaco Silva, como sejam a atribuição de um canal de televisão à Igreja Católica, uma política de privatizações, a diminuição dos impostos, o aumento das pensões ou a abertura e liberalização da economia portuguesa, cfr. DIOGO FREITAS DO AMARAL, Pela Unidade …, pág.2. 179 Cfr. JAIME NOGUEIRA PINTO, ob. cit., pág. 249, nota 26. 180 Cfr. DIOGO FREITAS DO AMARAL, Com a Democracia Cristã Vencer 1991 (Discurso do Professor Diogo Freitas do Amaral no IX Congresso – 1990), sl, sd, pág.12-13. 181 Cfr. RICHARD A. H. ROBINSON, ob. cit., pág. 968. 177 178

- 52 -


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.