O CDS e a Democracia Cristã (1974-1992)

Page 10

democrata cristão, não só mas também por fazer pouco sentido falar em partidos democratas cristãos nos dias que correm1. Mas já tenho, isso sim, dúvidas fundadas acerca da caracterização do quadro doutrinal e político que esteve na origem do CDS como sendo um quadro democrata cristão. Aliás, as constantes oscilações ideológicas do CDS explicam-se, precisamente, pelo facto de o quadro político e doutrinal da fundação do CDS não permitir caracterizá-lo como um partido verdadeira ou predominantemente democrata cristão, antes como um partido destinado a agrupar as várias correntes da direita não socialista. Essas oscilações, que permitiram ao CDS aproximar-se do liberalismo, com Lucas Pires ou do conservadorismo, com Adriano Moreira, mereceriam uma atenção que escapa à economia deste artigo. Por agora, procurarei descrever o quadro doutrinal e político fundacional do CDS, oferecendo um contributo para um maior acerto e rigor na sua caracterização como partido político, bem como a sua evolução até que Diogo Freitas do Amaral abandonou, pela segunda vez, a liderança do CDS, levando alegadamente consigo a democracia cristã.

2. A democracia cristã como corrente partidária A democracia cristã começou por ser entendida como um movimento social. Isto é, como um movimento em que militavam os cristãos, fora da hierarquia da Igreja, com o intuito de encontrar soluções para os problemas políticos, económicos e sociais à luz dos princípios cristãos e destes deduzindo uma

1

De facto, a democracia cristã tem actualmente uma expressão bastante diferente daquela que assumia em 1976. Continua a existir em grande parte da Europa, mas não com a grandeza daqueles tempos. Nalguns casos, são correntes ou facções de partidos catch all, como o PP espanhol, que no seu Congresso de 1989, na refundação da AP em PP, se considerou conservador e democrata cristão, ou alguns membros da Democracia Cristiana Italiana integrada na Forza Itália. Noutros casos, representam franjas de eleitorado, como nos países escandinavos, ou apresentam-se ainda como partidos de governo, como a CDU alemã ou os Democratas Cristãos holandeses. Internacionalmente, o PPE engloba agora democratas cristãos, conservadores e liberais, testemunhando uma reorganização das forças políticas de centro e centro-direita que ajuda a demonstrar uma crescente descaracterização dos partidos democratas cristãos.

- 10 -


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.