Fotos & Festas - Edição 46

Page 63

Como vimos há pouco tempo, uma verdadeira INDIAMANIA, na televisão, nos cinemas e etc., veio junto esta culinária magnífica e desconhecida por nós. E uma das características mais marcantes desta cozinha, é a religiosidade deste povo aplicada diretamente a sua alimentação. Temos basicamente, duas cozinhas regionais na Índia. A do norte do país, com forte influência árabe e a do sul, com presença marcante da cultura hindu. A Índia, através dos séculos, foi invadida por macedônios, árabes, mongóis, turcos, ingleses e outros, e estes povos tanto levaram parte da culinária indiana com eles como deixaram influências. E para a surpresa de muitos, todas essas invasões foram a procura de suas especiarias, que em algum tempo, valiam mais que ouro na Europa Medieval. Um punhado de pimentas do reino, nessa época, era o mais valioso presente que se podia dar a um casal em cerimônia de matrimonio.

Tem gente que ainda acha que toda a Índia, não come carne bovina! Mentira! Somente os hindus que representam 40% da população, consideram o animal sagrado e por isso não fazem uso de sua carne. Mas os cristãos, muçulmanos e pessoas de outras religiões, fazem o uso tanto da carne de boi, quanto de carneiro e outras. Na cozinha do Sul (Hindu), usa-se muito em suas refeições, legumes, carnes de frango, peixes e frutos do mar sempre bastante carregados de especiarias puras ou em masalas (espécie de mistura de especiarias que nós ocidentais chamamos de CURRY), iogurtes, chutneys (molho feito a base de frutas ou legumes com especiarias), arroz basmati (espécie típica da Índia), leite de coco e muita pimenta. Esta culinária é considerada uma das mais picantes do mundo, tanto pelo uso da pimenta do reino quanto da pimenta dedo de moça ou chilli. No Norte, o uso do trigo é mais pungente do que o arroz no Sul, em forma de pães parecidos com o árabe e tipo slacks feitos de farinhas de trigo, lentilhas, grão de bico e outros cereais. Usa-se abundantemente, o Guie, espécie de manteiga clarificada para quase tudo. Para temperar, fritar, untar e ingredientes em vários pratos. Come-se muito carne de carneiro e de

Fotos: Beto Haddad - Apostila curso cozinhas asiáticas da Faculdade Estácio de Sá

Cozinha Indiana

boi, e esta culinária está totalmente associada a cultura muçulmana, predominante na região. Bons restaurantes, você pode conhecer em São Paulo, como o Govinda (Jardins) ou o Ganesh (Morumbi Shopping). Por aqui, temos o Maharaji na Rua Pernambuco, onde irá provar uma cozinha já um pouco adaptada ao nosso sabor. Lá os excessos indianos nas especiarias e na pimenta foram reduzidos para acompanhar nosso paladar. Mas se quiser se aventurar pelas panelas existem bons livros de culinária e siga bem as receitas para que vocês possam saborear a verdadeira ÍNDIA! Sempre tenham um bom apetite!

63 63


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.