Relatoanimadocidadeademar

Page 1

nos reunimos na ong espaço aberto na cidade ademar e levantamos com os jovens urbanos, locais de interesse deles no bairro que pudéssemos visit ar numa c a minh a d a c o l e t iva d e r e c o nh e c ime nt o e investigação. durante esta caminhada cada um recebeu duas cartas uma verde e outra rosa. Estas cartas serviram para sinalizarmos o que nos agrada e queremos expandir, e o que nos revolta e queremos tranformar no bairro. cada um pôde solicitar a anteção do grupo com a ajuda de um Caxixi quando queriam sinalizar algo. e todo grupo parava para observar a sinalização proposta.

praça da escola pastor

viela ao lado da ong

campo de futebol e bar demolido

escadões

parquinho abandonado na escola Julia

prédio da fanfula

sedinha do bairro


é isto aí!!!

sim nos queremos graffite!!! Chega de lixo no Bairro!!!

e de locais abandonados e degradados!!!

quem é o responsável? quem poderá nos ajudar?


retornamos a ong, depois de realizar todo percurso sinalizador, para compartilhar as percepções e eleger um local de atuação e um projeto específico para o local e a problemática encontrada.

mas este espaço é muito grande e está muito degradado, não vamos conseguir atuar sozinhos!

mas não precisamos atuar sozinhos podemos criar algo para revindicar o que queremos, denunciar oque nos revolta, levantar os agentes locais e e pedir ajuda. surgiram várias idéias, mas o local que mais sensibilizou

Parquinho abandonado da escola Julia... o grupo foi o

vamos bolar um dossié coletivo e criativo!!!

há um espaço de diálogo com a subprefeitura, toda última terça do mês.

que possa ser colado como lambe lambe nas ruas!

que possa ser entregue a escola e ao poder público!

finalizamos o dia elegendo o parquinho abandonado da esola julia e imaginando formas de reivindicação criativas...


iniciamos o segundo encontro mostrando algumas referências de campanhas e formas de reivindicação e denúncia criativas e impactantes.

floresta faz a diferença, camapanha SOS mata atlâtica, contra novo código florestal.

joão bonecão, intervenção popular contra os buracos na cidade.

campanha do green peace contra o desmatamento da fábrica Mattel.


logo retomamos nosso foco de atuação: o parquinho abandonado da escola julia e decidimos fazer uma história coletivamente, apontando o problema de forma divertida e mesclando elementos da realidade com a ficção. iniciamos dinâmicas de escuta e construção de histórias coletivas. Iniciamos lembrado do percurso e de todos os elementos que encontramos por lá. com estes elementos na cabeça iniciamos. primeira rodada: uma história coletiva. Local: parquinho abandonado.

segunda rodada: agora uma história de ficção. Usem a imaginação! uma história não precisa ser previsível!

terceira rodada: agora valendo exercitem: A MEMóRIA, a escuta ativa, lembrem que uma boa história responde: onde, quem, quando, oque mas não de forma previsîvel. Pirem! A hisTóRIA ´E NOSSA!!!

a PRIMEIRA RODADA FOI MUITO LINEAR E PREVISíVEL, SEM GRAÇA. NA SEGUNDA RODADA SURGIRAM DIVERSAS AÇOES MAIS INTERSSANTES E SUPER HERóIS.

QUE TAL CRIARMOS UM SUPER HEROI LOCAL??

QUE TAL:

PETMAN?!


surge a idéia de fazermos um dossiê em formato de história em quadrinhos, uma forma de unir vários talentos presentes, a dimensão criativa e imaginativa e dados concretos da realidade. nos dividimos um times de trabalho com objetivo comum: criar e produzir o HQ! Nossa equipe é a de desenho!!!

formamos um time e tanto, enquanto uns desenham nós vamos colorindo e dando vida aos personagens e situações...


e interpretação... somos o time de


após realizarmos as fotos e os desenhos, nos reunimos na sala novamente. Baixamos as fotos no computador e scaneamos os desenhos. com a ajuda do projetor pudemos escolher juntos as melhores fotos e ilustrações para compor nossa história e também aprender a mexer no programa comiclife que ajuda na construção e diagramação do HQ.

assim juntamos o roteiro criado em roda, as fotos, os desenhos e juntos sintetizamos a história, mesclando a ficcção com a realidade do bairro.


mas a história não acaba aqui não!

agora é hora de imprimi-lo em formato A3 ou até maior e cola-lo no entorno do parquinho e escola julia!

... e de imprimir em formato gibi e levar para a reunião mensal com o subprefeito! rio + 20 aí vamos nós!!! e de levar nosso HQ para a RIO + 20! e mostrar como podemos, unidos e criativos, revindicar e co-criar nossos sonhos!!!


necessário para realização desta oficina:

computador

máquina fotografiaca

intrumentos de desenho

o programa que faz quadrinhos

projetor

gra vad de v or oz

imaginação

e principalmete disposição, olhar crítico, escuta e cooperação!!! parabens a todos os envolvidos!!!

contato Floriana Breyer: ecooperante@yahoo.com.br midia claudio: midiacl@hotmail.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.